Qual a importância da respiração para o nosso desempenho mental e físico?
–
A respiração é responsável por manter o bom funcionamento de todo o nosso corpo e interfere diretamente no nosso bem-estar, melhoria da digestão, eliminação de toxinas, equilíbrio das funções orgânicas, combate a ansiedade e a obesidade, e assim por diante.
O ritmo da respiração está conectado com a nossa consciência, suas funções e estados.
Respirar lentamente ajuda a acalmar, relaxar o organismo e diminuir a frequência cardíaca, estimula as funções mentais, traz foco para a mente, controla as suas respostas físicas e melhora o desempenho quando você está sob pressão.
Disfunções respiratórias geram instabilidade psíquica e dispersão mental.
A solução para ter saúde, relaxamento, diminuição da frequência cardíaca, desempenho das funções mentais, depende do seu “respirar consciente” – saber controlar modo como você respira.
—
Como respiramos?

Sistema respiratório e ação do diafragma na inspiração e expiração.
A respiração é composta de inspiração e expiração.
A inspiração disponibiliza o oxigênio que será utilizado pelas células para a produção de energia e a expiração retira o gás carbônico resultante do metabolismo celular.
O “processo de respiração” é uma ação conjunta de músculos intercostais e do diafragma, que permitem a entrada e a saída do ar.
–
A respiração ideal acontece quando todo o pulmão é preenchido pelo ar e, quando isso acontece, há a movimentação do diafragma, que projeta ligeiramente a barriga.
–
Quais as principais causas de disfunções na respiração?
–
Apesar de o ato de respirar ser algo automático para o ser humano, ele também muda de acordo com manias e com o estado psicológico da pessoa.
A ansiedade, nervosismo e estresse e o fato da grande maioria das pessoa terem se acostumado a respirar de forma errada, seja inspirando menos ar do que poderia, seja puxando o ar pela boca, são as principais causas das disfunções respiratórias.
–
Se você é como a maioria das pessoas, seu padrão de respiração provavelmente tem alguns problemas como, por exemplo, respiração acelerada, curta, forçada, respiração no peito ou prender a respiração.
–
Quais as consequências da má respiração?
–
Todo o processo no organismo depende de oxigênio, qualquer disfunção no processo respiratório resulta em queda de desempenho físico e mental.
Um padrão de respiração disfuncional resulta em um corpo tenso e níveis muito mais elevados de estresse.
- As vias aéreas ficam mais apertadas e dificulta que o ar passe da boca para os pulmões; como resultado, seu corpo tem que trabalhar mais e respirar mais rápido.
- Os vasos sanguíneos se contraem, a pressão arterial aumenta e força o coração a trabalhar mais.
- Menos energia é produzida já que a disfunção respiratória diminui a capacidade do seu corpo de fornecer oxigênio às células, que ficam estressadas e precisam priorizar a sobrevivência em vez do desenvolvimento;
- O cérebro, que usa 20% do oxigênio que consumimos; quando há falta de oxigênio, trabalha mais devagar e, como o cérebro regula muitas outras funções do corpo, elas também são afetadas.
- O coração que bate cerca de 100.000 vezes ao dia, é um enorme consumidor de oxigênio; escassez no fornecimento de oxigênio significa que o coração não pode bombear o sangue com a mesma eficiência. Isso leva a má circulação do sangue e transporte de oxigênio.
- Os músculos ficam rígidos, tensos e cansados com a falta de oxigênio e tem um efeito negativo no desempenho atlético.
Não é a toa que quando se está nervoso, respira-se mais pela boca; é algo que o próprio organismo faz como mecanismo de defesa, para não faltar ar, e isso prejudica na hora de fazer um bom discurso, cantar, conversar e se conectar com outras pessoas.
–
–
Check List para controlar e melhorar a sua respiração
–
- Se conscientizar da importância do controle da sua respiração e os efeitos no seu bem estar, pensamentos e atitudes – obter informação, adquirir saber, aprofundar estudos e investigar.
- Fazer exercícios aeróbicos para educar o seu processo respiratório, como andar, correr, nadar, pedalar, dançar, para manter a forma, exercitar a respiração de forma repetitiva e controlada, perceber os efeitos positivos da boa respiração, combater a rigidez e falta de elasticidade do pulmão e “aprender a respirar”.
- Treinar a respiração diafragmática deliberadamente (com intenção) com frequência e várias vezes ao dia – respirar profundamente, expandindo o diafragma e levando o ar rico em oxigênio até os pulmões bem expandidos para aumentar a capacidade volumétrica dos pulmões, oxigenar todo o corpo e cérebro.
- Respirar pelo nariz para permitir que o ar seja adequadamente filtrado e evitar respirar pela boca, para não permitir a passagem de impurezas e micro-organismos e não expor nossas vias respiratórias a diversas infecções; manter a língua acomodada no céu da boca sempre que possa, para favorecer a circulação da energia vital dentro do corpo.
- Buscar manter a sua postura ereta, para facilitar a respiração diafragmática e se conectar com a sua respiração.
- Controlar a sua respiração em momentos de stresse, para ajudar a acalmar, relaxar o organismo e diminuir a frequência cardíaca.
- Ganhar o hábito de respirar fundo antes de tomar decisões, ações e reações importantes; isso gera mais oxigênio para o seu cérebro e mente (consciente e sub-consciente); além disso, acrescenta alguns segundos preciosos para controlar atitudes e comportamentos.
- Intensificar o controle da respiração antes de uma apresentações ou contatos para gerar um efeito imediato de bem estar, concentração e segurança: 1) respirar profundamente e lentamente, para aliviar a tensão, 2) respirar pelo nariz profunda e lentamente, pausar de 5 segundos e expirar pelo nariz suave e lentamente, de forma mais prolongada possível, 3) inspirar pelo nariz profunda e lentamente, dar uma pausa (6 segundos) e expirar pela boca emitindo um “A” sonoro.
Palavras chaves – respiração, inspiração, expiração, respiração pelo diafragma, respiração pelo nariz, respiração pela boca, disfunções respiratórias, respiração acelerada, respiração curta, respiração forçada, respiração centrada no peito, respiração presa, conexão emocional, concentração, confiança, segurança.
–
Teste seu Conhecimento sobre Respiração
- Como respiramos?
- Qual a importância do controle da respiração?
- Como funciona a respiração diafragmática?
- Quais são exemplos de disfunções respiratórias?
- Devemos respirar pelo nariz ou pela boca? Explique a sua resposta.
- Quais são as principais causas das deficiências respiratórias?
- Quais são as consequências das disfunções respiratórias para as pessoas?
- Cite 5 boas práticas para melhorar a qualidade da sua respiração.
- Qual a importância da respiração para as suas conexões emocionais?
–
Saiba mais. Rapport, Olhar, Sorrir, Escutar, Aparência, Inteligência Emocional.