Pensamento Crítico é o pensamento cuidadoso direcionado para atingir um “objetivo específico”.
Combina as evidências científicas e bom senso.
Na empresa “bom senso” pode ser definido o exercício da sabedoria ou competência na gestão do trabalho.
Refere-se a capacidade de indíduos e empresas realizar uma “atividade ou tarefa específica”.
Envolve um conjunto de conhecimentos, habilidade e atitudes (CHA) de um indivíduo, necessários para que sejam supridas as necessidades de determinado cargo.
É uma “estrutura cognitiva” ou conjunto de habilidades cognitivas e emocionais.
O pensador crítico cria métodos e ferramentas para o sujeito pensar criticamente sobre um objeto do conhecimento específico.
Isso pode ser sobre desenvolver a si próprio, planejar, desempenhar, controlar e ajustar uma tarefa, resolver um problema, ganhar familiaridade, ganhar conhecimento descritivo teórico e conhecimentos tácitos através da experiência.
O pensamento crítico desenvolve a capacidade crítica de metacognição, aprender a aprender e entender como o pensamento funciona, fazer juízo ou avaliar o contexto, pensar tático e estratégico articulados com o pensar operacional.
Exige maior esforço mental para projetar e administrar a forma de “pensar e fazer”.
Equilibrar inteligências racional (lógica) e emocional (emoções e sentimentos).
Hábitos do Pensador Crítico
- Processo mental que envolve raciocínio, dialética, debate e perguntas.
- Revisão contínua de ideias, crenças e valores.
- Criação e uso de conceitos.
- Conhecer e assumir responsabilidade para tomar decisão à luz de medidas de desempenho.
- Pesquisar hipóteses.
- Aplicar julgamento construtivo.
- Superar viés ou fanatismo e pensamento estereotipado.
- Praticar a suspeita reflexiva.
- Pensar sistemático para tomar decisão, interpretar ou resolver problemas.
- Discriminar entre fatos válidos e reinvidicações.
- Avaliar e refletir sobre crenças e comportamentos.
- Capacidade de discutir e avaliar idéias para gerar conceitos e princípios.
Existem várias definições, estudos e controvérsias sobre o pensamento crítico.
Uma concordância geral na ciência, é que o “pensamento crítico” é um “estado mental desejado” para “qualquer processo educacional e domínio cognitivo, fator integrador, autoregulador e responsivo.
Responsividade, na psicologia, refere-se a atitudes compreensivas que visam, através do apoio emocional e da bidirecionalidade na comunicação, favorecer o desenvolvimento da autonomia e da autoafirmação.
Uma concordância geral na ciência, é que o “pensamento crítico” é um “estado mental desejado” para “qualquer processo” de educação .como um fator integrador, responsivo e aplicado a qualquer domínio cognitivo.
Resumo Histórico do Pensamento Crítico
O ser humano precisa ser crítico e aprender a questionar, investigar, refletir, analisar, justificar, clarificar, sistematizar, comunicar e treinar o pensamento.
Sócrates
Embora o pensamento crítico seja um dos conceitos mais importantes do século 21, sua origem data de filósofos como Sócrates, Platão e Aristóteles que consideravam o pensamento crítico como o capacidade de fazer perguntas, testar e pensar sobre ideias e valores.
O primeiro pensador crítico foi Sócrates há 2500 anos atrás … seus fundamentos e ensinamentos foram seguidos e aprimorados até hoje em todos os domínios do conhecimento, pelas mentes mais ilustres.
Podemos dizer que todos os avanços da humanidade têm o pensamento crítico na sua essência.
Pensamento Crítico … Filosofia e Psicologia
O pensamento crítico vai além da filosofia e psicologia …
Ênfase Filosófica
Se concentra na natureza formal e na qualidade do pensamento crítico.
Um tipo de “pensamento reflexivo” que ajuda a julgar corretamente.
Relacionado ao crescimento cognitivo e à responsabilidade intelectual.
A AUTOREGULAÇÃO, AUTOMONITORAMENTO, AUTOCORREÇÃO são características importantes e almejadas do pensamento crítico.
- Autoregulação …
- Automonitoramento …
- Autocorreção …
- Interpretação … dar sentido, significar, sensibilizar
- Análise … examinar, dividir, desamarrar, evidenciar, enumerar
- Avaliação … avaliar, provar, diagnosticar características, qualidades e verdades.
- Inferência … fazer previsões baseados em axiomas, regras, dedução, indução, abdução e intuição.
- Compreensão … entender causas e efeitos; entender profundamente.
- Explicação … transferir compreensão.
Ênfase Psicológica ...
Se concentra nas habilidades do pensamento crítico.
Processos cognitivos usados para examinar problemas práticos, como percepção, imaginação, vontade , memória, pensamento, sentimentos e compreensão do cérebro, conexão com neurociência e compreender o comportamento de indivíduos e grupos.
O pensamento crítico é um filtro mental com várias camadas … é considerado importante na ciência psicológica porque permite analisar, avaliar, explicar e reestruturar o pensamento e diminuir o risco de adotar, agir ou pensar com uma premissa falsa.
Pensamento Crítico e Suspensão do Julgamento
A essência do pensamento crítico é a “SUSPENSÃO DO JULGAMENTO” ou seja, só concluir alguma coisa até que um problema seja completamente compreendido.
John Dewey (1910)
Exemplo do médico ao diagnosticar um paciente …
Se um médico ao ouvir um paciente que descreve os seus sintomas, interrompe o paciente assim que ele ouve sintomas que sugerem uma doença, o médico poderá perder informações críticas do paciente que podem sugerir um diagnóstico diferente.
Exemplo do Vendedor ao conscientizar um potencial comprador …
O mesmo pensamento crítico do bom médico se aplica ao bom vendedor … que antes de apresentar uma solução deve usar técnicas investigativas para fazer o potencial comprador falar sobre a sua situação, seu problema, impactos do problema e imagem de solução que ele tem sobre o problema, para só depois construir a solução baseado em fatos e dados coletados e declarados pelo próprio comprador.
Pensamento Crítico, Dedução e Indução
John Dewey sugeriu que a DEDUÇÃO e INDUÇÃO, operações lógicas, são os componentes primários do pensamento crítico:
1) INDUÇÃO é usada para passar de fatos detalhados e de escopo mais específico a princípios gerais de maior escopo.
2) DEDUÇÃO para partir de princípios gerais e concluir questões específicas, testar as hipóteses desenvolvidas por indução e confirmar conclusão.
(dedução e indução trabalham em conjunto para conectar leis gerais com leis específicas e gerar conclusões, aprendizagem e novos conhecimentos)
Transferência do Pensamento Crítico entre Domínios do Conhecimento
A grande maioria dos teóricos e práticos apoiam o conceito de “transferibilidade limitada” do pensamento crítico entre domínios.
A principal questão da transferência do pensamento crítico entre domínios do conhecimento é menos sobre se as habilidades são transferíveis e mais sobre o quanto da habilidade é transferível.
Uma boa prática é desenvolver e testar a transferência entre domínios para demonstrar que ela suporta o conceito.
A questão da transferência do pensamento crítico é importante para a discussão de como as habilidades de pensamento crítico devem ser ensinadas
Por exemplo, se as habilidades de pensamento crítico para um determinado domínio não são transferíveis, não se pode esperar que o aprendiz tenha ganho num curso de pensamento crítico específico.
O pensamento crítico é o método de pensar para chegar a especialização em qualquer domínio, e vice versa.
Um primeiro passo para desenvolver o pensamento crítico é focar num dado domínio de conhecimento e aplicar o filtro do pensamento crítico construído à partir de regras bem definidas para pensar.
A especialização é a única forma de construir o pensamento crítico … uma vez ele construído num determinado domínio via especialização, ele depois pode ser aplicado entre domínios diferentes.
Não existe o pensamento crítico num formato genérico e sim parte dele …
… ou seja, a questão não é se pode ou não se pode transferir e sim o quanto pode ser transferido, mantidos os mesmos níveis de qualidade de pensamento.De uma forma simplificada, a razão disso está no fato do pensamento crítico envolver tanto o conhecimento descritivo filosófico, obtido via proposições, para “compreender a verdade”, descobrir como as coisas realmente funcionam e o conhecimento procedural e psicológico, obtido através de experiência.
Pensamento Crítico e Ceticismo Reflexivo
É reconhecido que uma qualidade comum de todos os pensadores críticos é o Ceticismo Reflexivo
- Atitude de Questionamento ou Dúvida … em relação a afirmações colocadas como mera crença ou dogma, sem justificativas consistentes.
- Capacidade de Suspender o Julgamento … diante de situações controversas.
- Tratar Incertezas … que nada pode ser conhecido com certeza … que podemos saber pouco ou nada sobre assuntos não empíricos.
- Ceticismo Científico … testar a confiabilidade das crenças, submetendo-as a investigação sistemática usando o método científico , para descobrir evidências empíricas para elas.
Pensamento Crítico e Metacognição
O Pensamento Crítico tem como ferramenta principal a metacognição, aprender a aprender, pensar sobre pensar,mapear o ambiente e se ver dentro dele, como uma peça do todo … saltar da posição de “criatura para criador”.
É fundamental entender o pensamento crítico como uma habilidade metacognitiva …
Um modo de pensar em que o pensador crítico melhora a qualidade de seu pensamento ao assumir habilmente o controle das estruturas / crenças inerentes ao pensar e impor padrões intelectuais sobre os pensamentos.
Em outras palavras … o pensadores crítico continuamente analisa e avalia seu próprio pensamento para chegar a uma conclusão melhor.
“A instrução no pensamento crítico deve ser projetada para alcançar uma compreensão da relação da linguagem com a lógica, o que deve levar à capacidade de analisar, criticar e defender idéias, raciocinar indutiva e dedutivamente e chegar aos fatos ou conclusões de julgamento baseadas em inferências sólidas tiradas de declarações inequívocas de conhecimento ou crença “
Saiba mais. Tipos de Pensamento, Habilidades Cognitivas, Tomada de Decisão.
Perfil de Pensador Crítico
O termo “pensamento crítico” foi cunhado por John Dewey em 1910, mas o primeiro pensador crítico conhecido foi Sócrates (470 – 399 AC).
Você é um pensador crítico?
Alguém com habilidades de PENSAMENTO CRÍTICO apresenta várias características:
- “Pensadores críticos” têm DISPOSIÇÕES e HABILIDADES que os levam a pensar criticamente quando apropriado … é constatado que intervenções educacionais as melhoram experimentalmente, especialmente quando inclui diálogo, instrução ancorada e mentoria.
- As habilidades podem ser identificadas diretamente, ao passo que as disposições indiretamente, considerando quais fatores contribuem ou impedem o exercício das habilidades.
- Existem controvérsias sobre a generalização do pensamento crítico em todos os domínios, sobre as teorias, instrução do pensamento crítico e sobre a relação do pensamento crítico com outros tipos de pensamento.
Característica | Descrição |
---|---|
ANALISAR . | segmentar um problema em problemas menores para obter melhor entendimento. |
APRENDER a APRENDER | ser um APRENDIZ ATIVO, usar pensamento superior e metacognição … AUTODIDATISMO. |
ASSERTIVIDADE | ter COMPORTAMENTO CRÍTICO e respeitoso em relação a si e outras pessoas. |
ATENÇÃO | DISPOSIÇÃO e CUIDADO sobre um OBJETIVO ou JULGAMENTO. |
CLAREZA | facilitar a percepção, entendimento, acreditar e fazer alguma coisa. |
COMUNICAÇÃO | trocar INFORMAÇÕES nas suas várias formas … ler, escrever, falar, gesticular, ouvir, olhar, sorrir. |
CONSTRUTIVISMO | usar associações ao conhecimento novo para significar, memorizar, aprender, comunicar, avaliar. |
MÉTODOS | aplicar REGRAS e FERRAMENTAS para fazer CORRETO e obter resultados CONSISTENTES. |
EMPATIA | analisar as perspectivas das pessoas para preencher lacunas e refinar o conhecimento e análise. |
ESPECIALIZAÇÃO | ganhar habilidades e conhecimentos aprofundados em algum domínio de conhecimento. |
INVESTIGAR | procurar com MÉTODO descobrir e compreender algo antes de formar um JULGAMENTO. |
JULGAR | avaliar EVIDÊNCIAS para TOMAR DECISÃO. |
JUSTIFICAR VALOR | ponderar BENEFÍCIOS, CUSTOS, RISCOS de uma solução ou tomada de decisão. |
LÓGICA | usar REGRAS CAUSAIS consistentes para construir ARGUMENTOS e identificar erros comuns. |
NEUTRALIDADE | garantir a imparcialidade e evitar preconceitos … suspender o julgamento. |
OBSERVAR | usar sentidos, tecnologias, ferramentas, para aquisição ativa de informações. |
PERGUNTAR | usar perguntas para adquirir informações, questionar, investigar, formar novas associações, ampliar o conhecimento e inteligência. |
PESQUISAR | referências, evidências, pensamentos, motivos, argumentos, para sustentar uma observação ou resposta. |
PLANEJAR | projetar o futuro … formular objetivos, estratégias, recursos. |
REFLETIR | pensar sobre si, conceitos e fenômenos passados … ganhar autoconsciência … introspectar. |
RESOLVER PROBLEMAS | descrever o problema, identificar sua causa raiz, |
SINTETIZAR | Integrar resultados da análise para concluir e resolver problemas |
Check list para fazer reflexões sobre o seu nível de pensamento crítico … garanta que entenda o significado desses conceitos … esse é um passo inicial fundamental para direcionar atenção e criar hábitos.
Qual o seu nível de pensamento crítico? Que área de domínio ele é mais contundente?
Exemplos de Pensamento Crítico
Clima – um homem em uma caminhada nota que de repente esfriou … pensa que provavelmente vai chover … olha para cima e vê uma nuvem escura obscurecendo o sol e … acelera seus passos.
Desordem – um homem encontra seu quarto em desordem, com seus pertences espalhados … pensa primeiro em roubo como uma explicação … então pensa em crianças travessas como uma explicação alternativa … então olha para ver se objetos de valor estão faltando … e descobre que estão.
Doença: um médico que diagnostica um paciente cujos sintomas evidentes sugerem um doença específica evita tirar uma conclusão, até que mais dados sejam reunidos, questiona o paciente e faz exames, evita perder informações críticas que podem sugerir um diagnóstico diferente.
Vendas: um vendedor investiga um cliente e identifica o seu problema … em vez de propor uma solução, ajuda o comprador a se conscientizar do problema, identificar sua causa raiz, cria uma imagem de solução junto com o comprador, para só depois sugerir a solução, com isso ele cria confiança, mostra empatia e foco no cliente.
Tomada de Decisão: um sujeito para facilitar a tomada de decisão, sistematiza o processo em 3 etapas … 1) conscientização (fatos, dados, suposições, evidências), 2) avaliação de alternativas de solução baseada em critérios e 3) escolha de alternativa ponderando valor, benefícios, custos e riscos.
Exemplos de Pensamento Não Crítico:
Qualquer atividade mental linear.
Leitura não crítica (ou pré-crítica) para reconhecer o que um texto diz sobre o assunto.
Pesquisa de informações para ajudar a decidir algo.
Reconhecer o que um texto diz sobre um assunto.
Compreender as informações, ideias e opiniões, frases e parágrafos de um texto.
Ler e compreender informações fornecidas por uma fonte.
Memorizar e Relembrar informações na memória de longo prazo.
Aceitação imediata de uma ideia sem refletir sobre a sua eficiência ou eficácia.
Suspensão do julgamento, durante um processo de análise frente à dúvida sobre uma possível solução e optar por um atalho sugerido.
Repetir um procedimento para ganhar habilidade
Como desenvolver o Pensamento Crítico
Existem muitas discussões e divergências sobre como aprender a aprender sobre o pensamento crítico …
Check List – Componentes para Desenvolver o Pensamento Crítico
A conscientização das habilidades que compõem o pensamento crítico é fundamental para você desenvolvê-lo …
Podemos descrever o pensamento crítico segmentado em 3 dimensões: Conhecimento, Habilidades e Disposições.
Distinguir, rotular e caracterizar resumidamente esses componentes contribuem para entender e desenvolver o pensamento crítico, já que facilita definir metas educacionais, formular estratégias e avaliar o desempenho do seu processo de aprendizagem.
Conhecimentos | Habilidades | Atitudes |
---|---|---|
Ambiguidade Argumento Conclusão Especificidade Evidência Hipótese Inferência Leitura ativa Escrita ativa Metafísica Necessidade Suficiência Problema Neutralidade Observação Precisão Previsão Questionamento Raciocínio Lógico Significância Estatística Viéses Cognitivos | Abstrair Analisar Argumentar Avaliar Conceituar Concluir Criar Conhecer Experimentar Imaginar Inferir Julgar Observar Pesar Opiniões Prever Questionar Refletir Sintetizar Sentir Supor Testar Hipóteses e Conclusões | Atenção Autoconsciência Autocontrole Automotivação Autoconfiança Autocorreção Coragem Empatia Foco e Sustentação Investigação Mente aberta Neutralidade |
Conhecimento sobre Pensamento Crítico
A Teoria contribui para conhecer regras corretas de raciocínio lógico, resolução de problemas, métodos de raciocínio científico … saber o que deve ser feito, falácias típicas, preconceitos e limitações no raciocínio, evitar erros que as pessoas cometem … tudo isso nos alerta para problemas potenciais.
Quais os conceitos regras, métodos e ferramentas para o pensamento crítico?
Veja conceitos importantes para entender o pensamento crítico:
- Ambiguidade … saber distinguir duplicidade de sentidos, incertezas ou indefinições … para deixar de ser subjetivo e ser objetivo.
- Argumento … saber compor informações ou premissas, que sejam consistentes e provem a verdade de uma afirmação … para ser convincente.
- Conclusão … entender como fazer um julgamento ou inferência fundamentada … para tomar decisões.
- Especificidade – conhecer características, singularidades, a essencialidade de uma pessoa ou situação … para poder definir objetivos e estratégias.
- Experimento … aplicar métodos científicos com o objetivo de comprovar um fenômeno físico … para confirmar ou refutar e tirar conclusões
- Hipótese ou Suposição – fazer suposições, formular possibilidades consideradas válidas antes de suas confirmações.
- Evidência
- Inferência – deduzir um resultado, por evidências e lógica.
- qdedução, indução ou abdução) com base na interpretação de outras informações consideradas verdadeiras.
- Investigação – explorar, observar e responder a perguntas que permitirão a construção ou teste de uma hipótese previamente estabelecida.
- Necessidade e suficiência (análise) – identificar o essencial e a quantidade suficiente para atingir seu objetivo.
- Neutralidade – identificar e anular predisposições ou preconceitos para analisar, preferir ou acreditar em algo.
- Observação – adquirir ativamente informação de uma fonte primária para posterior análise.
- Precisão – ser rigoroso no registro e na definição do valor, de uma característica ou medida de algo.
- Previsão – supor sobre o que ainda não ocorreu.
- Questionamento – fazer perguntas e duvidar das relações de causa e efeito ou raciocínios lógicos.
- Raciocínio Lógico – aplicar a lógica para buscar a verdade e tirar conclusões.
- Significância Estatística – saber rejeitar ou não uma hipótese.
- Viéses Cognitivos – identificar e anular predisposições ou preconceitos para analisar, preferir ou acreditar em algo.
- Outros.
Habilidades de Pensamento Crítico são definidas como competências ou inteligências para pensar e agir com resultados previsíveis e conseguir um desempenho inteligente.
Quais são as habilidades mais destacáveis do pensamento crítico … atividades mentais que você precisa fazer bem?
- Abstrair – usar ideias abstratas para interpretar informações, fazer simplificações e analogias.
- Analisar – quebrar um problema complexo em partes menores para obter um melhor entendimento e solução.
- Argumentar – saber compor premissas e afirmações entender
- Conceituar – formular ideias, conceitos e relacionamentos ocultos ou novos.
- Conhecer – usar o conhecimento acumulado do assunto para gerar respostas possíveis.
- Considerar alternativas – saber justificar várias soluções para um mesmo problema.
- Experimentar – testar a ocorrência dos resultados com as hipóteses planejadas.
- Imaginar – pensar nas respostas possíveis.
- Inferir – fazer conclusões com argumentos e relações causais logicamente consistentes.
- Observar – obter informações relevantes e reconhecer fatores que afetam a observação.
- Pesar Opiniões – usar critérios, balancear crenças e valores.
- Questionar – fazer perguntas, avaliar gaps, perspectivas, processos e resultados.
- Sentir – identificar incertezas, sentimentos, diferenças emocionais, despertar curiosidade.
- Testar Conclusões e Hipóteses – avaliar se evidências e argumentos suportam as decisões.
A Prática é a repetição de uma atividade ou comportamento com o objetivo de aprimorá-la … fazer com mais facilidade, rapidez e confiança … internalizar a teoria (conhecimento) para aplicar na vida diária … fazer exercícios, discutir, pensar mais profundamente sobre o conhecimento que adquirimos … fazer com mais facilidade, rapidez e confiança … exige tatnto tempo / esforço quanto qualidade e eficácia da prática.
A prática exige mais tempo / esforço do que qualidade e eficácia? Como devemos praticar deliberadamente?
Saiba mais. Prática Deliberada, Especialização.
Disposições e Atitudes do Pensamento Crítico
Disposição são estados mentais e atitudes que contribuem para você ser um pensador crítico … é o modo de pensar e não de se comportar perante os outros …. não são virtudes morais e sim intelectuais … são tendências, propensões ou inclinações para pensar de determinada maneira.
Podemos desenvolver uma disposição para uma determinada área de conhecimento / habilidade?
- Atenção – estar habitualmente atento ao ambiente, sentimentos, incertezas, crenças e atitudes.
- Autoconfiança – acreditar na sua capacidade de indagação para alimentar a vontade de pensar criticamente.
- Autocorreção – avaliar e abandonar estratégias improdutivas.
- Confiança no Método – mas também confiar na intuição, imaginação e emoção.
- Coragem – enfrentar agonia , dor , perigo , incerteza ou intimidação.
- Foco e Sustentação – determinar e manter a atenção concentrada para formular e concluir uma questão.
- Investigação – estar disposto a pesquisar, examinar, analisar e aprofundar uma questão, assunto, pergunta, problema.
- Mente aberta – examinar questões com respostas já aceitas, mas que evidências ou raciocínios possam gerar respostas diferentes.
- Suspensão do Julgamento – não bloquear o pensamento crítico enquanto as alternativas de solução são exploradas.
- Outros.
O pensador crítico vai além da força do hábito …valoriza e gosta de pensar sobre as coisas por si próprio … é amante da investigação …. pratica a teoria de forma deliberada, disciplinada, persistente e investigativa … busca descobrir perguntas e respostas, ao invés de simplesmente recebê-las … racionaliza as decisões, sem abandonar a intuição … revisa erros cometidos e aceita criticas.
Eu sou um pensador crítico?
Saiba mais. Comportamento e Atitudes, Comportamento Assertivo.
O pensamento crítico usa o “Conhecimento” – conceitos, princípios e objetivos – para suportar as “Habilidades” e Disposições” do pensamento crítico.
Saiba mais. Dados, Informação, Conhecimento, Conceitos.
Princípios do Pensamento Crítico
Princípios são verdades ou proposições fundamentais, que servem como base para o sistema de crença ou comportamento de uma pessoa … existem vários princípios que servem de guia para o pensamento crítico … veja alguns destaques …
Quais são bons exemplos de princípios do pensamento crítico?
- Ser LÓGICO, não significa que seja REAL, ou seja, que tenha existência verdadeira, tangível.
- Uma AFIRMAÇÃO não refutada de forma conclusiva não significa que seja VERDADE.
- Um ARGUMENTO não comprovado de forma conclusiva, não significa que seja FALSO.
- Ser POSSÍVEL, não significa que seja real.
- PARECER real, não significa que seja.
- ACREDITAR que algo seja verdade, não significa que seja.
- Não poder ou saber EXPLICAR algo, não significa que seja sobrenatural.
- Existe uma REALIDADE EXTERNA INDEPENDENTE de nós.
- DUVIDAR se uma proposição CONFLITAR com outras que acreditamos.
- Ser ESPECIALISTA em um campo não significa ser especialista em outro.
- Se não temos MOTIVO para duvidar do que é revelado então estamos justificados em acreditar.
- AVALIAR uma afirmação com todas as EVIDÊNCIAS relevantes, não apenas as evidências psicologicamente disponíveis.
- Identificar a melhor HIPÓTESE que faz as PREVISÕES mais inovadoras, mantidas as outras coisas iguais.
- Identificar a HIPÓTESE com maior ABRANGÊNCIA … que explica e prevê os mais diversos fenômenos, mantidas as outras coisas iguais.
- Identificar a HIPÓTESE mais SIMPLES … aquela que faz menos suposições, mantidas as outras coisas iguais.
- A melhor HIPÓTESE CONSERVADORA, ou seja, aquela que melhor se ajusta às crenças estabelecidas, mantidas as outras coisas iguais.
- Fazer EXPERIMENTOS controlados, em etapas que permitam isolar e observar elementos e fazer comparações e avaliações corretas.
Busque refletir e tomar consciência dos princípios do pensamento crítico para percebê-los quando você ouve, lê, fala e escreve … isso facilitará avaliar afirmações, argumentos, teorias feitas por você ou outras pessoas … e tomar melhores decisões.
Pensamento Crítico e Objetivos de Aprendizagem
Taxonomia de Bloom (1956) é um modelo de referência hierárquico usado para dosar e avaliar os níveis de esforço, conhecimento e habilidades que você precisa ou quer atingir num dado processo de aprendizagem.
O pensamento crítico ocupa os 3 níveis superiores da taxonomia de Bloom – Análise, Síntese e Avaliação.
- Conhecer – lembrar e reconhecer informações, reconhecer, organizar, sem necessariamente entender.
- Compreender – resumir, traduzir, generalizar, captar as ideias principais de um bloco de informação.
- Aplicar e Aprender – usar o conhecimento adquirido para resolver problemas em novas situações e relacionamentos.
- Análise : dividir informações em partes, relações, identificar causas, fazer inferências, encontrar evidências e apoiar generalizações ou decisões.
- Síntese e Criação – juntar as partes para fazer um todo e prover uma comunicação única e integrada.
- Avaliação – julgar informações, identificar inconsistências lógicas, comparar argumentos e teorias, julgar evidências internas, julgar em termos de critérios externos.
Observações
- O pensamento crítico usa processos cognitivos de “ordem superior”, representados pelos 3 níveis superiores da “pirâmide” de Bloom – Analisar > Sintetizar > Avaliar.
- O pensamento crítico é uma “habilidade metacognitiva” … envolve “aprender a aprender” sobre “processos cognitivos“.
- Embora exista uma hierarquia de níveis de complexidade, isso não significa que os níveis mais baixos …. Conhecer > Compreender > Aplicar … sejam menos importantes … na realidade, eles constituem a base da estrutura de pensamentos e são mais demandados e, em alguns campos ou situações, são suficientes e dispensam o pensamento crítico.
- O foco do pensamento crítico está nos processos, habilidades e ferramentas (ao invés de conteúdo) para facilitar o desenvolvimento e transferência de habilidades entre domínios de conhecimento.
- Você precisa estar ciente dos bons princípios de raciocínio e refletir sobre o próprio raciocínio, fazer um esforço consciente para melhorar a si mesmo.
- Outro ponto importante é identificar viéses (preconceitos) e manter a objetividade … isso é notoriamente difícil de fazer.
- Todos somos capazes de pensar, mas pensar de forma crítica, requer um longo período de aprendizagem … mas é recompensador.
O domínio do pensamento crítico está no centro de todos os outros domínios do conhecimento humano … quando nos especializamos em algum domínio ganhamos habilidades de pensamento crítico genéricas (mais fácil de serem transferíveis pela aprendizagem explícita) e específicas (transferíveis pela aprendizagem tácita e mais difíceis de serem transferíveis).
Saiba mais. Aprender a Aprender, Processo Educacional.
Pensamento Crítico e Pensamento Lógico
O pensamento crítico engloba vai além do pensamento lógico para equilibrar o que você percebe e obter um entendimento equilibrado entre vários outros fatores, como político, situacional, emocional, econômico, etc.
- O pensamento lógico trata de conectar uma coisa a outra, ao passo que o pensamento crítico garante que as conexões entre essas coisas sejam legítimas e, se não forem, desconectá-las
Pensamento Crítico e Pensamento Analítico
Pensamento analítico termina quando uma conclusão é alcançada e o Pensamento crítico aplica interpretações as conclusões do pensamento analítico.
- Pensamento analítico é o pensamento focado, passo a passo …. coleta fatos, examina informações, analisa em várias perspectivas, verifica a consistência lógica de causas e efeitos e chega a uma conclusão … quando você tem um problema complexo ou solução para encontrar, você deve usar as suas habilidades analíticas.
- Pensamento crítico é o modo de pensamento holístico (do todo, do sistema) … com clareza e racionalidade obtém conhecimento externo, usa vários tipos de fontes, avalia cuidadosamente informações para determinar como interpretar e fazer um julgamento, incluindo o próprio conhecimento.
Saiba mais. Análise, Análise de Dados, Análise de Tradeoff, Análise de SWOT, Análise de Desempenho,
Pensamento Crítico e Criativo
O pensamento criativo e o crítico processam informação de formas diferentes e são complementares … podemos transferir competências de um pensamento para o outro.
- O pensamento o criativo busca ideias / soluções não padronizadas, pensar fora da caixa, ao passo que o pensamento crítico é mais estruturado, envolve habilidades de raciocínio dedutivo, comparar possibilidades e alternativas, avaliar a utilidade e tomar decisões.
- Por exemplo, quando escolhemos um nome para uma marca fácil de pronunciar e lembrar, estaremos usando principalmente o pensamento criativo, mas para avaliar afirmações, resultados de pesquisas, conclusões, o pensamento crítico é mais adequado.
- Tanto o pensamento criativo quanto o pensamento crítico têm suas vantagens e desvantagens e existem casos em que um deles é mais útil do que o outro.
- Mesmo que o estágio de gerar ideias exija mais do pensamento criativo, podemos escolher o que fazer, quais técnicas usar, quanto tempo dedicar, quantas pessoas e quem envolver, etc, via o pensamento crítico.
- Pensamento crítico enfatiza a lógica e o pensamento o criativo a imaginação … um está com os pés no chão, o outro nas nuvens.
Não podemos resolver os nossos problemas com o mesmo pensamento que usamos para criá-lo.
Albert Einstein
Saiba mais. Pensamento Criativo
Pensamento Crítico e Científico
O pensamento crítico está na base do pensamento científico, que busca responder a uma pergunta ou estudar uma área de investigação de acordo com o método científico e sem preconceitos … O método científico depende do pensamento crítico.
O pensamento científico trabalha dentro do paradigma dominante (conjunto distinto de conceitos ou padrões de pensamento), enquanto o pensamento crítico questiona os pressupostos que compõem os “fatos” que formam os limites do paradigma científico.
Saiba mais. Pensamento Científico
Frases Famosas sobre o Pensamento Crítico
Se um homem começa com certezas, terminará com dúvidas; mas se ele se contentar em começar com dúvidas, terminará em certezas.
Francis Bacon
Eu carrego meus pensamentos comigo por um longo tempo, freqüentemente por muito tempo, antes de escrevê-los.
Ludwig van Beethoven
Não acredite em nada simplesmente porque você ouviu. Não acredite em nada simplesmente porque é falado e espalhado por muitos. Não acredite em nada simplesmente porque está escrito em seus livros religiosos. Não acredite em nada meramente na autoridade de seus professores e anciãos.
Buda
Ler sem refletir é como comer sem digerir.
Edmund Burke
Um intelectual é alguém cuja mente observa a si mesma.
Albert Camus
Saber o que você sabe e o que não sabe, esse é o verdadeiro conhecimento.
Confucius
Estudar e não pensar é fútil. Pensar e não estudar é perigoso.
Confucius
Descoberta é a capacidade de se confundir com coisas simples.
Noam Chomsky
Pensar é o trabalho mais difícil do mundo; e a maioria de nós fará de tudo para evitá-lo.
Louise Dudley
O estágio mais elevado possível na cultura moral é quando reconhecemos que devemos controlar nossos pensamentos.
Charles Darwin
A atitude mais importante que pode ser formada é a de querer continuar aprendendo.
John Dewey
Só pensamos quando somos confrontados com um problema.
John Dewey
Não aprendemos com a experiência … aprendemos com a reflexão sobre a experiência.
John Dewey
Qualquer tolo inteligente pode tornar as coisas maiores, mais complexas e mais violentas. É preciso um toque de gênio e muita coragem para ir na direção oposta.
Albert Einstein
Tudo deve ser o mais simples possível, mas não mais simples.
Albert Einstein
Pensar é o trabalho mais difícil que existe, e provavelmente por isso tão poucos se dedicam a ele.
Henry Ford
Quem para de aprender é velho, seja aos vinte ou oitenta. Qualquer pessoa que continua aprendendo permanece jovem.
Henry Ford
Todos os pensamentos verdadeiramente sábios já foram pensados milhares de vezes; mas para torná-los verdadeiramente nossos, devemos pensá-los novamente com honestidade, até que criem raízes em nossa experiência pessoal.
Johann Wolfgang von Goethe
Palavras Chave – Análise, Aprender, Argumentos, Comunicação, Cognição, Conceito, Conhecimento, Construtivismo, Crenças, Criatividade, Escrita Ativa, Experimentos, Habilidades, Hipóteses, Informação, Inteligência Emocional, Inteligência, Julgamento, Leitura Ativa, Lógica, Metacognição, Método Científico, Planejamento, Reflexão, Síntese, Solução de Problemas, Valores, Tomada de Decisão.
Resumo sobre o Pensamento Crítico
- O pensamento crítico é a capacidade de pensar com clareza e racionalidade sobre o que fazer ou acreditar.
- Envolve várias habilidades cognitivas … está no nosso cotidiano e na investigação e resolução de problemas mais complexos.
- É importante para saber resolver problemas de forma sistemática, justificar soluções, convencer as pessoas e saltar de um estado de perplexidade ou dúvida para um estado de clareza e certeza.
- O pensamento crítico reúne vários tipos de pensamento, tais como pensamento filosófico (epistemologia, lógica, ética e metafísica), pensamento reflexivo (e inteligência emocional), pensamento analítico, pensamento analógico, pensamento prático … ou seja, avalia e aplica o tipo de pensamento mais adequado, de acordo com objetivos e situações.
- O pensamento crítico melhora os relacionamentos e contatos de negócios, ajuda a entender melhor a perspectiva dos outros, “abrir a mente”, identificar mais oportunidades de negócios e subir na carreira.
- Pensamento crítico é alvo de estudo por várias áreas e domínios do Conhecimento desde Sócrates (2500 anos atrás), Platão, Aristóteles, São Tomás de Aquino, Francis Bacon, Descartes, Lake, Newton, Boyle, Hume … o termo ‘pensamento crítico’ para descrever uma meta educacional remonta ao filósofo americano John Dewey (1910).
- Existem vários conceitos e princípios para guiar o pensamento crítico … lógica, realidade, afirmação, verdade, falsidade, argumento, explicação, possibilidade, parecer, acreditar, realidade independente, dúvida, conflito, especialização, motivação, avaliação, evidências, hipótese, previsões, abrangência, simplicidade, conservadorismo, experimentos …
- Busque entender e aplicar esses princípios ao que você ouve, lê, fala e escreve … isso facilitará avaliar afirmações, argumentos e teorias, tomar melhores decisões, com mais confiança.
- O pensamento crítico pode ser segmentado em 3 dimensões: Conhecimento, Habilidades e Disposições … para facilitar o seu entendimento, definir metas educacionais, formular estratégias e avaliar o desempenho do processo de aprendizagem.
- Habilidades – são competências ou inteligências para pensar e agir com resultados previsíveis e conseguir um desempenho inteligente … a prática, a repetição de uma atividade ou comportamento visa aprimorar habilidades … contribuir para internalizar a teoria (conhecimento) para ser aplicada na vida diária … envolve fazer exercícios, discutir, pensar mais profundamente sobre o conhecimento que adquirimos.
- Disposições – são estados mentais e atitudes que contribuem para você ser um pensador crítico … é o modo de pensar e não de se comportar perante os outros …. não são virtudes morais e sim intelectuais … são tendências, propensões ou inclinações para pensar de determinada maneira … ir além da força do hábito …valorizar e usar seus conhecimentos e habilidades para pensar sobre as coisas por si próprio … a prática disciplinada, persistente e investigativa traz melhorias cognitivas pela busca da descoberta de respostas, ao invés de simplesmente recebê-las … pensar sobre as decisões, não se basear apenas nas intuições … revisar erros cometidos e aceitar criticas.
- Conhecimento – conhecer teorias, regras corretas de raciocínio lógico, resolução de problemas, métodos de raciocínio científico para suportar habilidades e disposições … saber o que deve ser feito, falácias típicas, preconceitos e limitações no raciocínio, evitar erros que as pessoas cometem … antever problemas potenciais.
- O pensamento crítico é uma habilidade metacognitiva de nível superior que envolve pensar e aprender sobre o processo de pensamento.
- A Taxonomia de Bloom (1956) é um modelo de referência hierárquico para ser usado para classificar objetivos educacionais em níveis de complexidade … nele, o pensamento crítico ocupa os 3 níveis superiores – Análise, Síntese e Avaliação.
- O domínio do pensamento crítico envolve vários tipos de pensamento ou habilidades:
- Usa o pensamento lógico e equilibra com vários outros fatores, como político, situacional, emocional, econômico, etc.
- Vai além do pensamento analítico para resolver um problema ou chegar a uma conclusão … interpreta as conclusões.
- Trabalha de forma diferente e complementar ao pensamento criativo.
- Está na base do pensamento científico, para responder perguntas, provar hipóteses e teorias, sem preconceitos.
Conclusão
A teoria e prática do pensamento crítico ajudam você aprender a aprender de forma mais eficiente … com clareza e racionalidade … ganhar mais autonomia nos seus julgamentos e suas decisões e ter desempenho inteligente … ajudam a criar ferramentas para acelerar e melhorar a pesquisa e a investigação … criar métodos de análise de dados para garantir descobertas verdadeiras … decidir quais projetos de pesquisa realmente valem a pena prosseguir.
Teste seu Conhecimento
- O que é o pensamento crítico?
- Qual a importância e benefícios do pensamento crítico?
- Cite 5 características de um pensador crítico.
- Cite 5 CONHECIMENTOS fundamentais do pensamento crítico.
- Cite 5 HABILIDADES fundamentais do pensamento crítico.
- Cite 5 DISPOSIÇÕES (atitudes) fundamentais do pensamento crítico.
- Explique a Taxonomia de Bloom e sua utilidade para desenvolver o pensamento crítico?
- Qual a relação entre pensamento crítico e os pensamentos lógico, reflexivo, analítico e científico? Qual a utilidade de saber isso no seu dia a dia?
- Qual a relação entre pensamento crítico e pensamento Socrático?
- Qual a relação entre pensamento crítico e inteligência emocional?
- Porque o pensamento crítico é responsivo e se aplica a qualquer domínio do conhecimento?
- Qual a diferença e relação entre dedução e indução?
Qual a diferença entre