Balancear a venda significa PRIORIZAR e ADMINISTRAR o TEMPO das atividades de venda para manter um fluxo constante de receit e atingir as metas.
É uma habilidade tática fundamental para o sucesso de gerentes e vendedores e empresa
A sazonalidade no fechamento da venda, em grande parte, é gerada pela forma como a carteira de oportunidades de venda é construída e gerenciada e não pela variedade da demanda.
Num ambiente dinâmico, podem existir diversas oportunidades sendo trabalhadas em fases diferentes, num determinado momento.
Toda a empresa, precisa olhar para a demanda e oferta.
Na empresa e área de vendas em particular, o tempo de vendas é precioso e escasso, e dessa forma, é essencial quea empresa e o vendedor tenha “ferramentas inteligentes” para “priorizar oportunidades” e “alocar tempo para tratar oportunidades”, de forma apropriada.
É fundamental que todos na empresa tenham a “compreensão do funil de marketing” e o “fluxo de demanda e oferta em curso presente, no curto e médio prazo … “tal como o olhar atento aos movimentos das ondas de mercado, para poder surfá-las ou não, de acordo com os planos e objetivos traçados.
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Funil de de Marketing
Funil de Marketing (ou vendas) ou “pipeline” é uma ferramenta de gestão de marketing e vendas utilizada para administrar, aumentar a inteligência, balancear as atividades da empresa e processo de venda, atingir metas planejadas, por toda a cadeia de valor interna e externa, tendo o cliente como alvo central.
Pode ser implementado de várias formas, desde uma planilha em excel até sofisticados sistemas de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM – Custom Relationship Marketing) envolvendo a empresas em toda a sua cadeia de valor.
Funcionalidades Típicas
Configurar funil … estágios, componentes, algoritmos, ofertas, indicadores.
Coletar informações sobre o comportamento de compra do cliente … necessidades, problemas,, desejos, preferências,
Priorizar atividades
Administrar o tempo de venda.
Identificar desvios dos indicadores de controle da venda.
Definir metas.
Inserir planos de venda.
Inserir campanhas
inserir ofertas
Gerenciar proativamente o processo da venda.
Reduzir sazonalidades nos resultados de vendas.
Aumentar a probabilidade de atingir as metas planejadas.
Controlar e refinar estratégias e comportamentos do vendedor alinhados com o modelo de negócio da empresa.
Priorização da Venda
Potenciais Benefícios da Ferramenta Funil
Planejamento … plano (contato, oportunidade, cliente, carteira)
Alinhamento … (estratégias, táticas, técnica) da venda.
Priorização de Atividades … (fechamentos, prospecções, qualificações).
Alocação de Tempo … (tempo, atividade, tarefa, atenção, aderência, ritmo, prazo).
Eficácia de Prospecção … (oportunidades potenciais, oportunidades prospectadas).
Eficácia de Qualificação … ( oportunidades qualificadas / oportunidades potenciais).
Eficácia de Fechamento … (oportunidades fechadas / oportunidades qualificadas).
Eficácia da Venda … (prospecção, qualificação, fechamento).
Velocidade de Venda … quantificar (receita / tempo )
Tempo Médio do Ciclo de Venda … quantificar (tempo total de venda fechadas /, quantidade de vendas fechadas)
Acurácia … conformidade com o fato real, representatividade; exatidão, correção.
Planos de referência … estratégias e táticas frequentes; reprodução de soluções
Precisão … quantificar (variabilidade da medida, consistência, clareza, concisão)
Previsão de venda … aumentar a precisão da venda.quantidade, distribuição, fluxo de receitas e custos.
Informação … gerar relatórios gráficos, em várias pespectivas, para planejamento, desempemho, controle e ajustes de atividades estratégicas, táticas e operacionais.
Balanceamento da Venda …. selecionar estágio, atividade, tarefa, oferta, táticas, plano de referência de marketing e venda de forma integrada e visível.
Histórico de dados … padrões, desvios, tendências sazonalidades, previsões e resultados.
O pipeline é uma ferramenta de gestão de venda para analisar vendas numa perspectiva tática.
que coopera para o alinhamento entre diferentes áreas ou funções empresariais, como planejamento, marketing, venda, planejamento, implantação.
O método de usar a estrutura de um funil para configurar e controlar o fluxo de processos de produção como logística (insumos), produção, vendas, implantação,
- Coletar informações sobre o comportamento de compra do cliente.
- Monitorar atividades e administrar o tempo de venda.
- Identificar desvios dos indicadores de controle da venda.
- Gerenciar proativamente o processo da venda.
- Reduzir sazonalidades nos resultados de vendas.
- Aumentar a probabilidade de atingir as metas planejadas.
- Controlar e refinar estratégias e comportamentos do vendedor alinhados com o modelo de negócio da empresa.
Como o Pipeline é configurado?
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No pipeline, o processo da venda é configurado em etapas (prospectar, qualificar e fechar a venda) e cada etapa agrupa um conjuntos de atividades, que variam em quantidade e qualidade, de acordo com o modelo de negócio da empresa.
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- Cada atividade recebe um nome para facilitar o reconhecimento na empresa e descreve tanto tarefas do vendedor e “principalmente” o comportamento (reações e comprometimentos) do comprador.
- Os indicadores de controle da venda são definidos e relatórios disponibilizados para vendedores e gerentes de equipes.
- As informações são registradas no pipeline pelos vendedores ou agentes de venda, para medir o esforço, habilidades, comportamento do comprador e servir de insumo para planos para fechar as oportunidades qualificadas, para vendedores e gerentes de equipes.
Pipeline balanceado significa fluxo de vendas contínuo, equilíbrio entre oportunidades prospectadas, em qualificação e em fechamento, atingimento das metas de vendas.
Como Alocar Prioridade ?
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Embora bem diferentes, “alocar prioridades” e “alocar tempo” são processos integrados, regidos e melhorados pela análise conjunta provida pela gestão do funil
Serve para priorizar atividades e alocar tempo, tomar decisão e avaliar resultados e efeitos na cadeia de venda (marketing e empresa) ao longo do tempo.
Nas empresas B2C (varejo) , B2B (empresa) ou B2B2C, (empresa-varejo) existem muitas oportunidades em diferentes estágios, com diferentes categorias de prioridades e alocações de tempo … a gestão do funil de marketing ou venda é fundamental para a gestão da empresa e negócios … conecta cliente, venda, marketing, logística, informação, inteligência, entrega, inovação.
Qual a regra geral para Alocar Prioridades ?
Priorizar atividades de vendas significa saber qual a atividade focar primeiro.
- Primeiro, fechar vendas – o senso comum diz que a primeira prioridade é sempre fechar um pedido para aumentar a receita, reduzir o ciclo da venda e reduzir custos.
- Segundo, prospectar novas oportunidades – é frequente o vendedor priorizar a qualificação de oportunidades já abertas, em vez de prospectar novos negócios; isso é um erro; a prospecção de oportunidades deve ser a segunda prioridade; se a prospecção não for feita cedo, a produção de receitas acabará secando e, dessa forma, provocará não atingimento de metas.
- Terceiro, qualificar oportunidades já abertas. Determinar se o relacionamento deve continuar, qual o valor da oportunidade e riscos.
Quais os fatores para Alocar Tempo de Venda?
Uma vez a prioridade definida, o vendedor deve decidir quanto tempo gastar em cada atividade; isso dependerá de vários fatores:
- Tipo de tarefas a executar?
- Carga de trabalho exigida?
- Grau de dificuldade?
- Volume de receita envolvido?
- Linha de produtos e serviços?
Como o Pipeline coopera com o Alinhamento Organizacional?
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O pipeline pelo fato traduzir o processo de compra e venda, fatos e dados, indicadores e relatórios, facilita o diálogo entre áreas, executivos e gerentes quando ele está integrado num sistema maior conhecido como CRM (Custom Relationship Management)
- O pipeline é uma ferramenta de alinhamento organizacional.
- Ajuda o vendedor direcionar esforços para cumprir as cotas de vendas.
- Ajuda o gerente de equipes a diagnosticar pontos fortes e fracos das equipes, elaborar planos de ação e reação e fornece referências ao “coaching”.
- Ajuda o executivo sênior estabelecer estratégias e alocar recursos para vendas e alinhar toda a empresa.
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Como o Pipeline coopera com a Gestão Proativa?
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O pipeline facilita o profissional proativo desenvolver o conhecimento sobre o cliente e a oportunidade de venda, se antecipar às situações e fatos da venda.
- Melhora o aprendizado e conhecimento do processo de venda.
- Permite gerentes e vendedores serem proativos, identificar desvios e agir antes dos resultados.
- Facilita a geração de planos.
- Padroniza processos e comportamentos das equipes de vendas.
- Estabelece regras simples e eficientes para acompanhar e controlar a evolução das vendas.
Como Balancear a Venda com o Pipeline?
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Quais as 5 atividades básicas para balancear o Pipeline?
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- Monitorar indicadores e desvios – Estamos atendendo a meta até aqui? Existe algum indicador de controle de vendas que sinalize algum desvio para atender à meta no futuro?
- Analisar as causas dos desvios – A causa do desvio está em que fase do funil? Prospecção? Qualificação? Proposta? Fechamento?
- Avaliar a gravidade dos desvios – Quais as previsões de venda e impacto dos desvios nos resultados de venda?
- Comunicar desvios – Como comunicar os desvios, causas, gravidades e os próximos passos?
- Definir plano de ação – Quais as ações, responsáveis e prazos, considerando os desvio e as novas previsões, para atingir as metas de venda?
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Análise das Causas dos Desvios
O desvio da meta pode ter duas causas: 1) quantidade de prospecções 2) eficácia de vendas
- As causas dos desvios são analisadas através dos indicadores do funil
- Isto permite fazer ajustes de curso antes que os resultados de vendas sejam negativamente afetados.
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Quais os Indicadores da Vendas no Pipeline?
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Oito indicadores de controle do Pipeline
- Quantidade de Oportunidades em Prospecção (QP) – São as oportunidades que estão no pipeline, mas ainda nos primeiros estágios.
- Quantidade de Oportunidades em Qualificação (QQ) – São também chamadas de Oportunidades Viáveis. São as oportunidades que atingiram o estágio do comprometimento de reserva financeira.
- Eficácia de Venda (EV) – É um número, ou um valor percentual baseado na média histórica da relação entre o número de negócios fechados e a quantidade de oportunidades viáveis do pipeline, EV = EP x EQ.
- Eficácia de Prospecção (EP) – Percentual calculado pela relação entre o número de oportunidades qualificadas e o número de oportunidades prospectadas.
- Eficácia de Fechamento (EF) Percentual calculado pela relação entre o número de oportunidades fechadas e o número de oportunidades qualificadas em um ciclo de vendas
- Receita Viável – RV – É o valor monetário de todas as Oportunidades Viáveis em qualquer estágio do pipeline
- Gap – É a diferença entre o valor da meta de vendas e o valor do total das vendas fechadas até o momento do cálculo.
- Fator de Pipeline – é o indicador de eficácia principal do pipeline; é representado pela fórmula: FP = Receita Viável / Gap; FP > 1 significa que, considerada a “eficácia de fechamento corrente”, a meta será atingida.
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Exemplo do uso do Fator de Pipeline
Quantificação do Fator de Pipeline
Na prática, um valor recomendado para estabelecer inicialmente o Fator de Pipeline pode ser 3, isto é, o pipeline deve ter a Receita Viável 3 vezes maior que o GAP para fechar a cota.
- Na realidade, o “benchmark” para o Fator do Pipeline é determinado pela Eficácia de Venda.
- Se o seu benchmark para o fator de funil é 3, isto que dizer que são fechadas 1/3 de todas as oportunidades que são prospectadas.
- Para uma Eficácia de Venda igual a 50%, o seu fator do pipeline será 2.
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Quando da determinação da eficácia de venda, esteja consciente do seguinte: em qual estágio do funil,você está se referindo para calcular a Eficácia de Venda? É recomendado usar o final do estágio de qualificação como referência para estabelecer a Eficácia de Venda e atribuir o valor de referência para o Fator de Pipeline.
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Como avaliar gravidade de desvios?
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A melhor forma de avaliar a gravidade de um desvio é fazer novas previsões de venda considerando o desvio e comparar com a meta.
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- Para fazer previsões confiáveis, é necessário que todo o trabalho de qualificação tenha sido completado – o vendedor deve conhecer o cliente – processo de decisão (decisão e influenciadores), necessidades e demandas e o resultado esperado da solução, no final da etapa de qualificação.
- Os próximos passos para que a oportunidade caminhe dessa fase para o fechamento devem estar claramente definidos por meio de um “plano de ação“; uma previsão sem plano de ação é inconfiável.
- Um bom plano de ação foca em duas áreas: como prospectar novas oportunidades e como fechar mais vendas; esses dois objetivos serão alcançados balanceando velocidade, conversão e tamanho da venda.
- Quando usamos a abordagem, proativa, baseada em fatos e dados e previsões, todos tornam-se pessoalmente comprometidos com o sucesso da venda; os negócios que não são fechados no momento previsto são revistos e verificados pela gerência e pela equipe responsável pelo cliente em reuniões de controle.
- Essa abordagem pode levar algum tempo até ser assimilada pela organização, mas, quando a equipe de venda se torna firmemente comprometida com ela, a exatidão das projeções aumenta exponencialmente.
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Observações sobre Previsões
- Qualquer tipo de previsão depende do histórico de fatos e dados.
- São altamente dependentes da qualidade das informações registradas no pipeline de vendas.
- São obtidas através da identificação de padrões de comportamentos.
- É dependente do momento em que é feita no ciclo da venda; cujo melhor momento é no final da etapa de qualificação, após acesso ao decisor da compra.
- A melhor forma de avaliar a gravidade de um desvio na meta é fazer previsões considerando os desvios e avaliar o impacto nos resultados.
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Basear estimativas de vendas nas atividades que devem ser realizadas junto ao cliente, nas probabilidades determinadas pelo ambiente de negócios em que atuamos e nas informações históricas que temos de nosso desempenho resultará em informações mais confiáveis e decisões mais coerentes.
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Como elaborar estratégias de comunicação das oportunidades de venda?
A Estratégia de Comunicação tem como objetivo manter a equipe de vendas e colaboradores atualizados sobre a participação de cada um numa dada oportunidade de venda.
- A estratégia de comunicação define qual informação, para quem, quando e como deve ser encaminhada e varia de acordo com a gravidade do desvio.
- A comunicação deve ser sucinta e endereçada aos agentes do plano de ação.
- Deve resumir a conclusão do vendedor em relação aos próximos passos do plano de ação, se existem desvios, quais as causas e gravidade (o efeito na meta), ações, responsáveis e prazos.
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Quais as situações e ações mais frequentes de Balanceamento do Pipeline?
Para balancear o pipeline é necessário entender os vários formatos de pipeline, as situações/causas que geram esse formato e o tipo de ações corretivas a serem disparadas.
As situações mais frequentes de balanceamento do pipeline de vendas que devem disparar ações corretivas são:
- Muitas Oportunidades no estágio inicial do pipeline.
- Poucas Oportunidades no estágio inicial.
- Concentração de oportunidades no meio do pipeline.
- Instabilidade dos estados das oportunidades
- Muitas oportunidades no fechamento do pipeline.
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Situação: Poucas oportunidades na borda do pipeline
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Situação: Muitas oportunidades no estágio inicial
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Situação: Alta concentração de oportunidades em qualificação
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Situação: Instabilidade nos estágios das oportunidades
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Situação: Instabilidade nos estágios das oportunidades
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Check List para Balanceamento de Vendas
Perguntas de referência para diagnosticar gargalos de habilidades de venda.
- As prospecções estão sendo feitas em quantidade e qualidade adequadas? (prospecção)
- Quantos contatos devem ser feitos para trazer novas oportunidades e atingir a meta ? (eficácia de vendas)
- Como ocorre a abertura, qualificação e fechamento das oportunidades? (saber vender)
- Como desenvolver conexão emocional nos contatos? (rapport)
- Qual a técnica de investigação utilizada no contatos de venda? (perguntas SPIS e Socraticas)
- Quais são os problemas que a as ofertas resolvem? (conhecer a oferta)
- Como conectar necessidades dos potenciais compradores com as capacidades das ofertas? (fluência situacional)
- As pessoas influentes e de decisão estão sendo abordadas? (estratégia e cobertura da venda)
- Como criar imagens de solução para despertar ou aumentar o desejo de compra? (imagem de solução)
- Como o valor das soluções está sendo justificado? (estratégia de valor)
- Como controlar a venda durante o contato? (controle e alinhamento)
- Quais as técnicas utilizadas para fechar a venda? (fechar a venda)
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Quais os erros mais frequentes a serem evitados no Pipeline?
Veja alguns erros que devem ser evitados:
- Qualidade do Pipeline – opiniões pessoais que não retratam as causas e efeitos da interação de vendas e compra. Foco no passado ao invés de ações para o futuro.
- Qualidade do Plano de Ação – ausência de planos; planos desatualizado, que não apontam para o futuro ou colaboram com o avanço da venda.
- Foco na venda – Cexcesso de foco nas atividades e opiniões do vendedor e pouco foco para refletir os fatos, posicionamento e os compromissos do cliente.
- Falta de foco no processo de venda – os campos destinados às descrições das ações referentes ao status da oportunidade refletem somente a burocracia interna da empresa, em vez de um processo eficiente de vendas.
- Rigidez da ferramenta – os estágios no pipeline são seguidos sequencialmente de uma forma rígida e assim não há espaço para a queima de etapas, conforme as situações encontradas e a habilidade do vendedor.
- Erro na previsão de vendas – O esforço associados ao estágio de cada oportunidade é confundido com as probabilidades de fechar o negócio; o esforço de vendas influi, mas é um componente para a previsão de vendas.
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Como garantir a Qualidade do Pipeline?
A qualidade do pipeline depende de vários fatores:
- Configuração correta do pipeline para representar o processo de venda do modelo de negócio da empresa.
- Capacitação dos vendedores e gerentes de equipe sobre estratégias, táticas e atividades de venda
- Qualidade das informações “inseridas no pipeline pelos vendedores.
- Balanceamento contínuo do pipeline, priorizando fechamento da venda, prospecção de novas oportunidades e qualificação da oportunidade.
- Ação do gerente de vendas para fazer a equipe de venda aprender a aprender a administrar a venda com o uso do pipeline
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Palavras chave sobre administração da venda – balanceamento, pipeline, funil de venda, prospecção, qualificação, fechamento, prioridades, tempo de venda, configuração de pipeline, alinhamento organizacional, gestão proativa, indicadores da venda, monitoramento, desvios, análise de causas e efeitos, indicadores de eficácia, gravidade, previsões, comunicação, situações, ações de balanceamento,
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- Balancear a venda significa PRIORIZAR e ADMINISTRAR o TEMPO das atividades de venda para atingir metas de forma consistente.
- Priorizar atividades deve seguir a seguinte regra: primeiro: fechar vendas, segundo: prospectar oportunidades e terceiro: qualificar oportunidades.
- A alocação de tempo dependerá do tipo de atividade, carga de trabalho, grau de dificuldade, receita envolvida, produtos e serviços envolvidos.
- O balanceamento do pipeline envolve 5 etapas: 1) monitorar desvios, 2) avaliar causas dos desvios, 3) avaliar a gravidade do desvio e fazer previsões, 4) comunicar desvios, gravidade e ações e 5) balancear a venda (tempo de venda, habilidades e comportamentos, plano e treinamento).
- O desvio da meta tem basicamente 2 causas: 1) quantidade de prospecções 2) eficácia de vendas .
- Para calcular a gravidade dos desvios devemos fazer as previsões de fechamento de vendas considerando esses desvios é avaliar o impacto na meta.
- A comunicação é importante para manter a equipe de vendas e colaboradores atualizados e compromissados com o fechamento da oportunidade de venda.
- As situações mais frequentes de balanceamento podem ser caracterizadas como: 1) poucas oportunidades no estágio inicial de prospecção, 2) muitas oportunidades no estágio de prospecção, 3) concentração de oportunidades no meio do pipeline, 4) instabilidade dos estados das oportunidades e 5) muitas oportunidades no estágio de fechamento do pipeline.
- O pipeline facilita o diálogo entre áreas, executivos e gerentes, pelo fato traduzir o processo de compra e vendas em fatos e dados, indicadores e relatórios.
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Teste seu conhecimento sobre pipeline e administração da venda
- O que é balancear a venda?
- O que é pipeline?
- Como configurar um pipeline?
- O que significa pipeline balanceado?
- Como as atividades devem ser priorizadas no pipeline de vendas?
- Quais os fatores que influencia a alocação de tempo das atividades de venda?
- Como o pipeline contribui com vendedores, gerentes de equipes e executivos da empresa?
- Como o pipeline aumenta a proatividade das equipes de venda?
- Quais as 5 atividades fundamentais para balancear o pipeline de vendas?
- Quais são as 2 principais causas de desvios das metas de venda?
- Quais são os indicadores de venda mais frequentemente utilizados no pipeline?
- Explique o que é eficácia de prospecção, fechamento e eficácia da venda?
- O que é Fator de Pipeline (FP) e qual a sua utilidade? O que significa FP > 1?
- Qual a melhor forma de medir a gravidade de um desvio num dado indicador de venda?
- Qual o melhor momento para fazer previsões sobre uma oportunidade de venda?
- Quais são os cuidados ao fazer previsões de venda?
- Quais os principais aspectos para comunicar a oportunidade de venda e comprometer a equipes que a suportam?
- Quais são as principais situações e ações de balanceamento mais frequentes num pipeline de vendas?
- Quais as ações mais prováveis para a situação de “poucas oportunidades” na borda do pipeline?
- … para a situação de “muitas oportunidades” na borda do pipeline?
- … para a situação de “alta concentração de oportunidades em qualificação”?
- … para a situação de “instabilidade nos estágios das oportunidades”?
- … para a situação de acumulo de oportunidades em fechamento?
- Quais são as principais perguntas para balancear a venda?
- Quais os erros mais frequentes que devem ser evitados?
- Como garantir a qualidade do pipeline e atingir metas?