Leitura é um testemunho oral da palavra escrita , é parte fundamental do processo de educacional e segredo do sucesso de muitas pessoas.
Leitura é a maneira mais simples, frequente, barata e flexível de obter informações, desenvolver o conhecimento e a inteligência.
O hábito da leitura desenvolve o raciocínio, o senso crítico e a capacidade de interpretação.
O desempenho da leitura é medido pelo nível de COMPREENSÃO da LEITURA.
A leitura e a escrita são lados de uma mesma moeda – são interdependentes.
Mapa Mental da Leitura
Este Mapa Mental da Leitura é uma representação gráfica do conceito de leitura ativa.
O domínio da leitura requer desenvolver habilidades fundamentais e altamente interrelacionadas: decodificação, vocabulário, fluência e compreensão.
LEITURA = DECODIFICAÇÃO + VOCABULÁRIO + FLUÊNCIA + COMPREENSÃO
Decodificação
Decodificar é a ação de traduzir a escrita (código de escrita) em fala (código oral).
Pressupõe reconhecer as letras, sílabas, palavras expressões e seus sons num contexto fonológico, de forma automática e rápida.
É importante porque é a base de todos os outros componentes da leitura … vocabulário, fluência e compreensão.
A boa decodificação libera mais recursos cognitivos do leitor para aumentar a fluência e compreensão, via estratégias de leitura ativa.
Decodificação = função (tradução, sons, signos, sinais, automatização, rapidez, recursos cognitivos).
Vocabulário
Vocabulário é o conjunto de palavras (vocábulos) de um idioma.
Conhecer o vocabulário é um dos principais preditores do sucesso da leitura.
Não é apenas saber o significado de uma palavra mas conhecer seus usos em diferentes contextos.
É muito mais fácil, veloz e profunda a leitura quando conhecemos os vários significados das palavras e suas palavras sinônimas.
Vocabulário = função (idioma, significado, palavra, sinônimos, usos, contextos)
Fluência da Leitura
Fluência é a capacidade de ler com velocidade e precisão as palavras e frases de forma automática em bloco.
Permite concentrar mais atenção na compreensão e conexão de frases e parágrafos e criar significado a partir do texto.
A fluência é afetada pela complexidade do texto e pela familiaridade do leitor (sujeito) com sua estrutura.
Ler fluentemente, com velocidade e precisão, não significa compreender o que se lê … é possível ler rapidamente sem entender o assunto de que trata o texto.
Fluência = função (velocidade, precisão, automação, ritmo, familiaridade, complexidade, estrutura, formatos)
Compreensão da Leitura
A compreensão da leitura é a capacidade de processar, entender e integrar conceitos novos com o que você já sabe.
A compreensão é desenvolvida por meio do “acesso e uso” de habilidades, estratégias, ferramentas e práticas de aprendizado.
Exige mais do que decodificar, conhecer o vocabulário e ter fluência.
Exige metacognição (auto regulação e auto monitoramento), e habilidade de gestão (planejar, desempenhar, controlar, ajustar melhorias e ciclos de leitura.
Na compreensão da leitura, o conhecimento prévio do material, crenças, motivações ou atitudes em relação ao bloco de informação influem diretamente na compreensão da leitura.
Referências de Velocidades de Leitura
A velocidade de compreensão da leitura varia de acordo com o objetivo da leitura, diminui diante de conceitos novos e aumentar diante de conceitos é familiares.
Objetivo da leitura | Palavras por Minuto – ppm | Páginas por Minuto | Página por Hora |
Memorizar | menos que 100 | até 1/4 | até 15 |
Aprender | 100 a 200 | 1/4 a 1/2 | 15 a 30 |
Compreender | 200 a 400 | 1/2 a 1 | 30 a 60 |
Leitura Rápida | 400 a 700 | 1 a 2 | 60 a 100 |
Limite de Leitura | 900 ppm | 2 a 3 | 135 |
Leitura e Memorização
Ler mais só agrega valor se você “lembrar com qualidade” o que leu, caso contrário é um desperdício de tempo …
- O nosso cérebro para ser mais eficiente esquece devido à uma importante característica chamada plasticidade .
- Aquilo que você foca a atenção tem um poder especial para mudar o seu cérebro.
- É necessário que haja repetições espaçadas de leitura e escrita para criar, fixar e aumentar conexões neurais no seu cérebro, que representam as informações.
- As repetições sinalizam ao seu cérebro que a informação é importante e não deve ser esquecida.
- Para você lembrar é necessário que a leitura seja importante … tenha significado … esteja conectada com o seu conhecimento corrente … e quanto mais emoção envolvida, mais memorável será a experiência.
Saiba mais. Memória, Repetições Espaçadas, Plasticidade.
Leitura Seletiva
Saber selecionar o que será lido influi tecnicamente e emocionalmente em todo o processo de leitura e aprendizagem.
- Para você memorizar é preciso ser seletivo, não desperdiçar o seu tempo, ser objetivo, usar critérios de seleção da leitura e planejar a leitura com inteligência e habilidade.
- Uma boa prática para ser seletivo é procurar livros recomendados por especialistas que você esteja interessado, por motivos pessoais ou profissionais.
- Folhear e fazer uma ‘pré-leitura’ (leitura de helicóptero) é uma ótima maneira de selecionar a sua leitura.
- Ler para lembrar dá mais trabalho, exige mais esforço e inteligência para criar uma maior número de conexões neurais … seja seletivo para ler com mais eficácia e eficiência.
- A maioria dos livros são muito longos e contêm muitas informações que não são do seu interesse.
Leitura Ativa
LEITURA ATIVA significa aplicar métodos e ferramentas para você ativamente, continuamente e em camadas melhorar a compreensão da leitura.
- Simplesmente fazer uma LEITURA PASSIVA, ler e reler o material, NÃO é uma maneira efetiva para aprender.
- É necessária a LEITURA ATIVA – se envolver ativamente na leitura – PLANEJAR, INTERAGIR , CONSTRUIR, CRITICAR o texto.
- Usar técnicas para CONCENTRAR a ATENÇÃO e aumentar a VELOCIDADE, PROFUNDIDADE da COMPREENSÃO da LEITURA em REPETIÇÕES ESPAÇADAS.
- Usa FERRAMENTAS COGNITIVAS para acrescentar metadados (dados sobre outro dados) e MNEMÔNICOS (informações para facilitar a memorização e releituras futuras).
Pesquisas mostram que LEITORES COMPETENTES utilizam várias estratégias de LEITURA ATIVA que também podem ser usadas por leitores menos proficientes para melhorar a compreensão.
Boas Práticas para a Leitura Ativa
Check list – Boas Práticas para a Leitura Ativa
A leitura ativa é um conjunto de técnicas para aumentar FIXAÇÃO DO APRENDIZADO na sua memória de longo prazo e reduzir a curva de esquecimento, isso pode ser obtido combinando várias técnicas, que você pode usar imediatamente!
1. PLANO de LEITURA. É o primeiro passo … identificar o objetivo (onde você quer chegar) e o propósito (a razão, os valores, o que vai nortear a sua leitura) … ler como lazer, fazer um estudo, ler notícias, buscar informações, preencher uma lacuna de conhecimento, estudar para uma prova, buscar especialização … o propósito e objetivo irão determinar a estratégia de leitura, velocidades a serem adotadas nas passagens do texto, nível de compreensão necessário e tipos de técnicas a serem adotadas. O que eu quero?
Saiba mais. Objetivos e Metas SMART
2. LEITURA SELETIVA. Assumir o controle da leitura … saber escolher, ler com propósito, ler para atingir o seu objetivo … investigar informações úteis … selecionar e ler apenas partes do texto e pular outras partes, aumentar a velocidade da leitura. Qual o meu foco?
Saiba mais. Autocontrole.
3. INDICADORES de COMPREENSÃO. Ter como referência os seguintes indicadores: IDEIA PRINCIPAL, CONTEXTO, VOCABULÁRIO, FLUÊNCIA, CONCLUSÃO, RESUMO, PERGUNTAS, IMAGENS, INTENSÕES e MEMORIZAÇÃO. Como medir o sucesso?
Saiba mais. Check List Compreensão de Leitura
4. LEITURA de HELICÓPTERO. Também chamada de skimming ou leitura dinâmica … prepara o cérebro para o aprendizado, “rapidamente” entender o objetivo e contexto do texto que você terá pela frente … identificar os pontos principais e pular os detalhes … isso fará o seu cérebro fazer conexões neurais iniciais do conhecimento novo com o que você já sabe … para fazer a leitura de helicóptero seguir os seguintes passos: olhar estratégico (panorâmico, difuso, “o todo”), observar título, estrutura do texto, introdução, subtítulos, palavras chaves, perguntas, imagens, conclusão e, com isso, identificar os desafios ou obstáculos que você terá pela frente e saber quando acelerar ou desacelerar a leitura. Onde estão as coisas mais importantes?
Saiba mais. Pensamento focado e difuso, Memoria.
5. DESTAQUES e PALAVRAS CHAVE – Marcar ou sublinhar passagens, palavras e frases chaves e desconhecidas, para facilitar a busca e tratamento de informações de ciclos de leitura ativa futura, é uma boa prática para interagir e “ativar a sua leitura”. Quais os principais conceitos?
Saiba mais. Conceitos
6. REPETIÇÃO ESPAÇADA. Para reduzir a curva de esquecimento … distribuir carga de estudo ao longo dos dias, relembrar e recuperar a informação a cada retorno, preferencialmente usando ferramentas cognitivas diferentes e complementares. O que eu quero memorizar?
Saiba mais. Repetição Espaçada
7. LEITURA DETALHADA. Ler todas as palavras para entender a passagem do texto para extrair informações com precisão. Qual o nível de detalhamento e precisão?
8. ANOTAÇÕES – Fazer notas, comentários, lembretes, símbolos, desenhos, exemplos, usar cores e atentar para não poluir o texto … para aumentar sua capacidade de concentração e exigir mais esforço dos seus processos cognitivos e memória. Como participar mais ativamente da leitura?
9. RELEMBRAR. Fechar os olhos e procurar relembrar a passagem do texto ou o bloco de informação recém lido é uma técnica simples e poderosa para criar e fortalecer conexões na memória de longo prazo, avaliar o seu nível de aprendizado, esquecimento e necessidade de fazer uma repetição espaçada. Qual o meu nível de retenção da leitura?
Saiba mais. Curva de Esquecimento da Memória.
10. RESUMOS. Sintetizar o bloco de informações, descrever a essência, selecionar o mais importante, compactar, abreviar, facilitar a memorização e releituras; é um exercício mais sofisticado por envolver a escrita; que exige mais do seu cérebro, dos processos cognitivos e memória. Qual a essência do aprendizado da leitura?
11. PERGUNTAS. Formular perguntas sobre o texto exige esforço de compreensão: Qual a ideia principal? Qual o contexto? Entendi o vocabulário? Li com fluência? Qual o resumo ou essência? Quais são as imagens mentais? Qual a conclusão ? Qual a intenção? Quais as perguntas principais?
Saiba mais. Perguntas.
12. TESTES, SIMULADOS e PROVAS. Testes de conhecimento sobre o assunto foco, mesmo não respondidos, simulados e provas são excelentes ferramentas para o aprendizado … fazer prova é uma forma engenhosa de concentrar a atenção e criar conexões neurais. Qual o nível de aprendizagem?
13. PODCAST. Conveniente e efetivo para aumentar a compreensão da leitura … gravar leituras e resumos, ouvir ao viajar ou esperar algo, fazendo tarefas domésticas ou rotineiras. Qual a melhor forma de comunicar verbalmente o conteúdo lido?
14. MAPA MENTAL. Resumo gráfico radial, com o conceito principal no centro do mapa conectado com outros conceitos, através de ramos, palavras chaves, cores e imagens; estrutura de árvore. Qual o conceito central e adjacentes?
Saiba mais. Mapa Mental
15. MAPA CONCEITUAL. Descrever graficamente conceitos através das relações entre eles utilizado grafos, onde os conceitos são os nós e os relacionamentos são as conexões (significados) entre nós. Quais os conceitos que traduzem o escopo?
Saiba mais. Mapa Conceitual.
Observações
- A leitura ativa trata a leitura e sua memorização como um processo em camadas.
- O plano de leitura, anotações, resumos e mapas gerados num ciclo são insumos e ferramentas para os próximos ciclos da leitura.
- O uso da leitura ativa cria novos padrões e hábitos de leitura, gera fluência, é flexível, permite dosar o aprendizado de acordo com a situação e ajuda a você se tornar um autodidata.
Palavras chaves: leitura e escrita, mapa mental da leitura, compreensão de leitura, velocidade de leitura, mapa mental da leitura ativa.
Resumo sobre Leitura Ativa
- Leitura é um testemunho oral da palavra escrita … é parte fundamental do processo de aprendizagem … é o segredo do sucesso de muitas pessoas.
- Ler mais só agrega valor se você “lembrar com qualidade” o que leu, caso contrário é um desperdício de tempo.
- Saber selecionar a leitura influi tecnicamente e emocionalmente em todo o processo de leitura e aprendizagem.
- Como dizia Francis Bacon … “ Alguns livros devem ser provados, outros devorados, mas apenas alguns devem ser mastigados e digeridos completamente ”.
- Ler livros traz benefícios para a saúde física e mental, tais como … fortalecimento do cérebro, aumento da velocidade, vocabulário, compreensão, conhecimento, inteligências, experiências, memorização, criatividade, relaxamento, humildade.
- Tal como descrito no mapa mental componentes da leitura, o domínio da leitura requer desenvolver habilidades fundamentais e altamente interrelacionadas: decodificação, vocabulário, fluência e compreensão.
- Usar indicadores para avaliar compreensão é um passo estratégico para melhorar a leitura … os principais indicadores são: 1) ideia principal, 2) contexto, 3) vocabulário, 4) fluência, 5) conclusões, 6) resumo, 7) visualização, 8) perguntas, 9) intensões e 10) memorização.
- Para você ter referências, avaliar e melhorar a sua velocidade e compreensão da leitura, veja a tabela Tipos e Velocidades de Leitura.
- LEITURA ATIVA significa aplicar métodos e ferramentas para você ativamente, continuamente e em camadas melhorar a compreensão da leitura … as “leituras antigas” ou “versões de leitura” viram insumos e ferramentas cognitivas que tornam a leitura mais prática e eficiente nos próximos ciclo de leitura.
- Pesquisas mostram que leitores competentes utilizam várias estratégias de leitura ativa que também podem ser usadas por todos os leitores para melhorar a compreensão.
- O Check list – Boas Práticas para a Leitura Ativa inclui: 1) plano, 2) seleção, 3) indicadores de compreensão, 4) leitura rápida, 5) palavras chave, 6) repetição espaçada, 7) leitura detalhada, 8) anotações, 9) relembrar, 10) resumos, 11) perguntas, 12) testes, 13) podcasts, 14) mapas mentais, 15) mapas conceituais.
Conclusão
As técnicas de leitura ativa aumentam o seu desempenho do processo de leitura, compreensão, memorização e aprendizagem de novos conhecimentos, habilidades e comportamentos … combina várias técnicas de leitura em camadas que devem ser usadas no seu dia a dia.
Teste o seu conhecimento sobre leitura ativa
- Descreva textualmente, o mapa mental que que resume o conceito de leitura.
- O que é leitura?
- Qual a relação entre leitura e escrita?
- O que significa dizer que leitura e escrita são lados de uma mesma moeda?
- Qual a relação entre linguagem, leitura e escrita?
- Qual a relação entre linguagem e múltiplas inteligências?
- Cite 5 principais benefícios da leitura.
- Cite 10 principais benefícios da leitura.
- Por que a leitura aumenta o seu conhecimento?
- Como a leitura aumenta a sua inteligência?
- Quais são as 4 etapas do processo de leitura?
- Qual a importância do vocabulário para aumentar a compreensão da leitura?
- Qual a importância da fluência (velocidade e precisão) para a compreensão da leitura?
- Qual a diferença entre velocidade de leitura e velocidade de compreensão de leitura?
- Como avaliar o seu nível de compreensão de leitura?
- O que é leitura passiva? Qual a desvantagem?
- O que é leitura ativa? Qual a vantagem?
- Que tipos de objetivos de leitura que a leitura ativa é recomendada?
- Cite 5 ferramentas de leitura ativa para aumentar a “velocidade de compreensão” da leitura?
- O que significa aplicar leitura ativa em camadas?
- Quais são as ferramentas de leitura mais adequadas para aprendizado rápido?
- Quais são as ferramentas de leitura mais adequadas para aprendizado especializado?
- Cite exemplos do uso de diferentes tipos de inteligência na prática de leitura ativa?
- Quais os benefícios da leitura ativa para você agora?
- O que você deve fazer para melhorar as suas habilidades de leitura ativa?