
Check List – Kit de 20 Ferramentas Cognitivas Básicas
Propósito Características e Apçlicações.
- 5W2H … analisar circunstâncias, comunicar, resolver problemas, persuadir, via 7 perguntas circunstanciais – o que, quem, porque, quando, onde, como e quanto.
- Autodiagnóstico … avaliar conhecimentos, habilidades, comportamentos e competências.
- Check List … listar pontos de atenção ou observação, fazer resumos rápidos para facilitar a compreensão e, memorização de procedimentos, e atividades.
- Conceito … representar uma ideia geral e abstracta de uma realidade, para criar produtos específicos para um determinado propósito, cliente ou mercado.
- Escrita Ativa – técnica para aumentar a qualidade da escrita para atingir objetivos específicos, atrair, interessar, causar desejho e ação de compra.
- Contação de Histórias – comunicar de forma lúdica, situações, problemas, implicações ou soluções, … para gerar atenção, emoções, sentimentos, conscientização e declarações de necessidades e desejos.
- Equações e Fórmulas … descrever a relação entre conceitos ou variáveis de forma, matemática, clara, específica, memorável e previsível.
- PDCA – gestão de processos e atividades (ex. aprendizagem, tarefas, negócio.) em 4 passos: planejar, desempenhar, controlar e ajustar.
- Gestão do tempo – técnica para controlar e otimizar o tempo de atividades e evitar a procrastinação.
- Imagens – usar imagens para aumentar o desempenho da comunicação e “substituir mais do que 1000 palavras”.
- Leitura Ativa – aumentar a velocidade de compreensão da leitura e aprendizagem via ferramentas neurocientíficas e práticas de repetição espaçada.
- Mapa Mental – representar graficamente e mnemonicamente, a relação entre conceitos em relação a um conceito principal e central.
- Mapa Conceitual – representar graficamente a relação entre conceitos de forma hierárquica, via proposições … modelar conceitualmente.
- Palavra chave – usar palavras indexadoras para conceituar, criar ganchos, gatilhos, mnemônicos e facilitar a pesquisa na Internet.
- Pergunta – formular frases interrogativas para obter informações, investigar, questionar, conscientizar, conversar, solucionar ou concluir.
- Prática Deliberada – modelo e método de significar, usar repetições espaçadas, especializar o conhecimento e habilidades.
- Procedimento – descrever o passo a passo de tarefas para executar atividades, para transformar insumos em resultados, de forma repetitiva e padronizada.
- Relembrar – trazer informações da memória de longo prazo para a de curto prazo, para reduzir o esquecimento e aumentar a memorização e aprendizagem.
- Reflexão – pensar sobre si mesmo, identificar crenças, justificativas das crenças, valores, preferências, pontos fracos e fortes.
- Repetições Espaçadas – aprender de forma deliberada e ativa para aumentar a velocidade de aprendizagem e redução do esquecimento.
- Solução de Problemas – formular / descrever o problema, identificar causas raiz, avaliar alternativas de solução, decidir e avaliar a solução.
- Pensamento Focado x Difuso …deliberar e controlar a comutação mental entre pensamentos focado e difuso, para resolver problemas, aprender a aprender, aumentar o desempenho cognitivo.
Ferramentas cognitivas são usadas de forma combinada.

Saiba mais.