O método qualitativo orienta procedimentos de pesquisa, aprendizagem, execução de tarefas, solução de problemas e tomada de decisão na empresa.
Foca em objetos de estudo e conhecimento que requerem descrições e análises que vão além dos números de um fênômeno ou contexto específico.
Permite compreensão mais profunda dos significados e percepções através de discursos e resoluçãode problemas falados ou escritos.
É de grande importância para analisar sentimentos e opíniões ou pontos de vistas das pessoas.
Ferramentas qualitativas são indutivas e usada na ciência, economia, administração, marketing, vendas
Check List Ferramentas Qualitativas
Método qualitativos explicam
A análise qualitativa permite uma compreensão mais profunda dos significados e percepções das pessoas através de seus discursos falados ou escritos. Por isso, pode ser de grande importância para analisar sentimentos que não ficam evidentes nos números.
- 5w2h … explicar ou resolver problemas avaliando 7 variáveis circunstanciais – o que, quem, porque, quando, onde, como e quanto.
- PDCA … gerenciar processos, atividades ou tarefas em 4 passos: Planejar, Desempenhar, Controlar e Ajustar.
- Metas SMART … formular objetivos eSpecíficos, Mensuráveis, Acessíveis, Relevantes e Temporais.
- Perguntas SPIS … investigar Situação, Problema, Implicação e Solução antes de propor uma solução.
- Pergunta de Situação … avaliar situações, clima emocional, insatisfações, despertar necessidades latentes, orientar estratégias.
- Pergunta de Problema … descrever problemas e necessidades que a solução resolve, identificar causa raiz de problemas.
- Pergunta de implicação … identificar efeitos do problema nos objetivos, pessoas, processo, satisfação e justificar valor da solução.
- Pergunta de Solução … identificar: 1) imagens de solução, 2) valores e critérios para a solução, 3) capacidades importantes para a solução.
- Imagem de Solução … criar imagens de solução com alta percepção de valor para aumentar o desejo de compra.
- Análise de SWOT … analisar a competitividade: pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades e sugerir metas e estratégias.
- Estratégia AIDA … avaliar estratégias para: Atrair, Interessar, Despertar desejo e Ação em contatos e campanhas de marketing.
- Regra de Pareto … priorizar 20% das atividades que representam 80 % dos resultados.
- Plano de Contato … definir objetivo SMART, perguntas SPIS, imagens de solução, solução e resultados para o potencial comprador.
- ROI … calcular o retorno do investimento da solução para o potencial comprador.
- Tomada de decisão racional … decidir em etapas: informação, conscientização, alternativas viáveis, decisão e avaliação da decisão.
- Leitura ativa … leitura metódica , seletiva, rápida, repetitiva, instrumentalizada, memorável e com alto nível de compreensão.
- Escrita Ativa ... escrita metódica para aumentar o desempenho da comunicação e leitura ativa.
- Mapa Mental … representar graficamente um contexto à partir de um conceito central … analisar de baixo para cima (button-up)
- Mapa Conceitual … representar graficamente um contexto (todo) com seus conceitos e relações (partes) … visão top down, de cima para baixo.
- Matriz de valor … representar graficamente o desempenho de uma oferta ou empresa comparativamente com alternativas concorrentes e desenvolver estratégias com foco, singularidade e mensagem de valor.
- Mensagens de valor … usar declarações de benefícios da sua oferta que atendam a imagem de solução declarada pelo potencial comprador.
- Solução sob medida … descrever a solução via mensagens de valor alinhadas com a imagem de solução criada previamente.
- Modelagem financeira … usar mapa conceitual financeiro para visualizar os principais indicadores financeiros e justificar valor da solução para o potencial comprador.
- Modelagem de produção … usar a fórmula de desempenho: R = V x T = N x % x $, para modelar e simular a produção e justificar o valor financeiro da solução nos processos de negócio do potencial comprador.
- Mapa de Valor … categorizar principais atributos de valor para compor propostas de valor para o mercado alvo ou objetivo de negócio.
- Abordagens, Roteiros e Scripts de Venda …
- Contação de Histórias … contar histórias para explicar logicamente emocionalmente
- Rapport …
- Check list para Autodiagnóstico …
Foram listados muitos conceitos acima para aumentar o significado de cada um deles.
Ferramentas ajudam a pensar prático … planejar, desempenhar, controlar e ajustar.
O foco principal da ferramenta é ajustar o sujeito ao método que se propões a resolver o problema da forma mais inteligente, equilibrando eficiência, produtividade e eficácia, para alcançar propósitos, objetivos, metas, padrões de qualidade, satisfação e alto valor.
A aprendizagem com foco ferramentas cognitivas, conceituais e uso de IA permite a aprendizagem em rede e à partir daí mapear o tráfego de demanda e oferta de conhecimento da empresa.
Só quando
azendo alusão à teoria de Piaget, a abstração projetada e reflexiva, voltada para