
A tomada de decisão é o processo cognitivo que resulta na seleção de uma alternativa de solução dentre várias alternativas possíveis, podendo ser racional ou intuitiva … é um processo de raciocínio baseado em suposições de valores, preferências e crenças do tomador de decisão … produz uma escolha final que pode ou não levar à ação.
- Decidir racionalmente, é a capacidade de conscientemente escolher uma alternativa, dar sentido às coisas, aplicar lógica, adaptar ou justificar práticas, crenças com base em informações novas ou já existentes.
- Decidir emocionalmente é a capacidade de intuir no processo de tomada de decisão, aplicar um método de processamento ou resolução de problema, não sequencial … influenciar o julgamento por meio da emoção ou da cognição … julgamentos instantâneos possibilitados por heurísticas (métodos práticos suficientes para alcançar uma meta de curto prazo).
O bom tomador de decisão entende e combina com sinergia os dois métodos racional e intuitivo
Qual a importância de saber Tomar Decisões?
–
- Somos todos fundamentalmente tomadores de decisão.
- Tudo o que fazemos conscientemente ou inconscientemente é o resultado de alguma decisão.
- As informações que recolhemos são para nos ajudar a compreender as ocorrências, a fim de desenvolver bons julgamentos para tomar decisões sobre essas ocorrências.
- Nem todas as informações são úteis para melhorar a nossa compreensão e julgamento e também muita informação atrapalha a decisão.
- Se tomamos decisões apenas intuitivamente, estamos inclinados a acreditar que todos os tipos de informação são úteis e quanto maior a quantidade, melhor; mas isso não é verdade; muita informação é tão ruim quanto pouca informação; ter mais informação não significa saber mais e não garante que entendemos melhor.
Tomada de Decisão e Planejamento
–
O processo de planejamento toma decisões com antecedência do que deve ser feito … pode ser dividido em etapas ou componentes: 1) objetivo, 2) situação, 3) formulação de metas e 4) estratégias, 5) plano de ação, 6) execução, 7) avaliação de desempenho.
O processo de tomada de decisão escolhe alternativas baseado num conjunto de crenças, valores, influências… pode ser dividido em etapas e componentes: 1) Conscientizar sobre a necessidade, 2) Coletar Informações, 3) Análisar Alternativas, 4) Escolher a melhor alternativa e 5) Avaliar a decisão.
- Planejamento e a Tomada de Decisão estão inter-relacionados e são os componentes mais importante da gestão de negócios.
- Quando planejamos orientamos o nosso sistema mental e empresarial sobre as boas práticas para a tomada de decisão.
- O planejamento envolve várias tomadas de decisões para alcançar um objetivo.
- A tomada de decisão envolve escolher alternativas viáveis e um curso de ação a partir dela.
- O planejamento e a tomada de decisão têm como “referência principal” os objetivos de negócios.
- A tomada de decisão sempre é dependente de fatores emocionais, como valores, preferências e crenças e fatores racionais, como benefícios, custos e risco do tomador de decisão.
As decisões podem ser tomadas sem planejamento, mas o planejamento não pode ser feito sem tomar decisões.
Tomada de Decisão Racional

A tomada de decisão racional pode ser resumida em 5 passos:
- Entender a necessidade … identificar a situação específica ou a “problemática” (necessidade, problema, insatisfação, desejo, imagens de solução)
- Coletar informações … pesquisar e analisar informações de fontes internas e externas.
- Avaliar alternativas … encontrar alternativas disponíveis para lidar com a situação … avaliar a eficácia dessas alternativas.
- Selecionar Alternativa … usar as habilidades de tomada de decisão (suas, da equipe e da empresa) para selecionar o melhor caminho de ação.
- Avaliar a decisão tomada durante as outras etapas que sucedem o planejamento no ciclo de PDCA – desempenhar, checar e ajustar.
–
Saiba mais. Processo de Tomada de Decisão de Compra
–
Processo de Tomada de Decisão Intuitiva
–
É comprovado em pesquisas que em situações com maior pressão de tempo, ambiguidades aumentadas, os especialistas “podem usar” a tomada de decisão intuitiva, em vez das abordagens racionais.
- Quando falamos de intuição, estamos descrevendo algo que é conhecido, percebido, entendido ou acreditado por instinto, sentimentos ou natureza sem evidências reais, e não pelo uso de pensamento consciente, razão ou processos racionais.
- O “ambiente” de decisão pode desempenhar um papel importante no processo de tomada de decisão … por exemplo, o fator tempo, a complexidade ambiental, organização, limpeza, ruído, são alguns exemplos de fatores que influenciam e restrigem o processo de tomada de decisão.
- Qualquer abordagem para melhorar a tomada de decisões deve ponderar o estilo racional e intuitivo de tomada de decisão.
- A decisão intuitiva NÃO é irracional … ao invés disso, a explicação é que a escolha não está diretamente conectada no pensamento consciente ou lógico e sim no modo difuso de pensar.
A decisão racional é considerada por muitos, como limitada para escolher a melhor solução … o que você deve procurar não é a solução ideal, mas a solução mais “satisfatória” que também leva em conta o aspecto emocional da tomada de decisão.

Intuição
Intuição é a capacidade de adquirir conhecimento via acesso direto ao conhecimento inconsciente, sem qualquer necessidade de raciocínio consciente.
- Costuma-se recorrer às intuições, independentemente de qualquer teoria particular e sempre deve estar acompanhada ou contraposta com a razão.
- A intuição, pode ser vista como um “pressentimento baseado na experiência” e é usada para fazer julgamentos sobre pessoas, culturas e estratégias.
- Jung disse que uma pessoa em quem a intuição é dominante, um “tipo intuitivo”, age não com base no julgamento racional, mas com base na pura intensidade da percepção.
- Na psicologia moderna a intuição expande a capacidade de conhecer soluções válidas para problemas e tomada de decisão e explica como as pessoas podem tomar decisões relativamente rápidas sem ter que comparar opções … é um tipo de processo de análise ou simulação mental, uma revisão inconsciente e deliberada dos cursos de ação.
- Pesquisas demonstram que muitas pessoas são capazes de prever movimentos ou mudanças antes de serem notados pelas demais pessoas,
- De acordo com as obras de Daniel Kahneman , a intuição é a capacidade de gerar soluções automaticamente sem longos argumentos lógicos ou evidências.
- Platão conceituou intuição como “uma capacidade fundamental da razão humana (para compreender a verdadeira natureza da realidade” …um “conhecimento pré-existente”.
- Descartes … a intuição é um conhecimento pré-existente obtido pelo raciocínio ou contemplação … intuição e dedução são as únicas fontes possíveis de conhecimento do intelecto humano, enquanto a última pretende ser uma “sequência conectada de intuições” …
- Immanuel Kant … difere consideravelmente da noção cartesiana e explica que a intuição consiste na informação sensorial básica fornecida pela percepção … a nossa mente projeta todas as nossas intuições externas na forma de espaço e todas as nossas intuições internas ( memória , pensamento) na forma de tempo.