Pergunta de Problema … descrever problemas e necessidades que a solução resolve, identificar causa raiz de problemas.
Pergunta de implicação… identificar efeitos do problema nos objetivos, pessoas, processo, satisfação e justificar valor da solução.
Pergunta de Solução… identificar: 1) imagens de solução, 2) valores e critérios para a solução, 3) capacidades importantes para a solução.
Imagem de Solução … criar imagens de solução com alta percepção de valor para aumentar o desejo de compra.
Análise de SWOT … analisar a competitividade: pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades e sugerir metas e estratégias.
Estratégia AIDA … avaliar estratégias para: Atrair, Interessar, Despertar desejo e Ação em contatos e campanhas de marketing.
Regra de Pareto … priorizar 20% das atividades que representam 80 % dos resultados.
Plano de Contato … definir objetivo SMART, perguntas SPIS, imagens de solução, solução e resultados para o potencial comprador.
ROI … calcular o retorno do investimento da solução para o potencial comprador.
Tomada de decisão racional … decidir em etapas: informação, conscientização, alternativas viáveis, decisão e avaliação da decisão.
Leitura ativa … leitura metódica , seletiva, rápida, repetitiva, instrumentalizada, memorável e com alto nível de compreensão.
Escrita Ativa ... escrita metódica para aumentar o desempenho da comunicação e leitura ativa.
Mapa Mental … representar graficamente um contexto à partir de um conceito central … analisar de baixo para cima (button-up)
Mapa Conceitual … representar graficamente um contexto (todo) com seus conceitos e relações (partes) … visão top down, de cima para baixo.
Matriz de valor … representar graficamente o desempenho de uma oferta ou empresa comparativamente com alternativas concorrentes e desenvolver estratégias com foco, singularidade e mensagem de valor.
Mensagens de valor … usar declarações de benefícios da sua oferta que atendam a imagem de solução declarada pelo potencial comprador.
Solução sob medida … descrever a solução via mensagens de valor alinhadas com a imagem de solução criada previamente.
Modelagem financeira … usar mapa conceitual financeiro para visualizar os principais indicadores financeiros e justificar valor da solução para o potencial comprador.
Modelagem de produção … usar a fórmula de desempenho: R = V x T = N x % x $, para modelar e simular a produção e justificar o valor financeiro da solução nos processos de negócio do potencial comprador.
Mapa de Valor … categorizar principais atributos de valor para compor propostas de valor para o mercado alvo ou objetivo de negócio.