Para ser mais inteligente você precisa saber estudar … o que, com quem, porque, quando, onde, como e quanto.
É necessário
O que é Estudar na Empresa?
Estudar na empresa é investir no desenvolvimento de competências (conhecimento, habilidade e comportamento) para desempenhar atividades chave do modelo de negócio da empresa.
Envolve gestão do processo educacional … definir objetivos de conhecimento, orçamento, análise competitiva, metas de aprendizagem, estratégias educacionais de aprendizagem para os diferentes perfis de profissionais e atividades.
Acessar recursos síncronos (acontece ao mesmo tempo) ou assíncronos (não acontece ao mesmo tempo)
- Síncrona = acontece ao mesmo tempo.
- Assíncrona = não acontece ao mesmo tempo.
- Com a aprendizagem síncrona, os participantes podem receber feedback imediato.
- Com a aprendizagem assíncrona, os participantes podem aprender em seu próprio ritmo.
- Isso pode ser feito de várias formas, mas seja qual forma, é componente fundamental para ganhar vantagem competitiva.
Autotreinamento … muitos projetos atuais são assíncronos de autotreinamento, suportados por facilitadores e tecnologia digital, são mais econômicos, gerenciáveis, escaláveis e flexíveis.
Em alguns sistemas, o profissional inscreve-se quando quiser, participa quando quiser e termina quando quiser.
Em outros são configurados programas, em períodos de tempo bem determinados e curtos, para atender e suportar sazonalidades do negócio, lançamento de serviços e reciclagem.
A aprendizagem “on the job”, é outra alternativa cada vez mais aplicada com as novas tecnologias móveis digitais e ferramentas de gerenciamento de processos de negócios (BPM – business process management) onde as atividades chave são modeladas e suportadas por ferramentas digitais especificamente projetadas para o modelo de negócio e tomada de decisão; gerando atividades, recursos e fluxos de informações padronizados mais fáceis de serem compreendidos, processados, monitorados, controlados e ajustados em tempo real e com autonomia.
Porque Estudar nas Empresas?
Existem várias razões para desenvolver sistemas de aprendizagem e gestão de informações e conhecimentos na empresa.
- Uma razão fundamental é melhorar a qualidade de vida, que envolve o bem-estar físico, mental, psicológico e emocional, social e famíliar.
- Aprender a ganhar e especializar o conhecimento de forma eficaz (focar no que deve ser estudado) e eficiente (rápido e econômico)
- Identificar oportunidades para aprender a trabalhar em troca de um maior retorno financeiro.
- Se diferenciar e chamar a atenção na empresa e na sociedade.
- Ensinar outras pessoas a aumentar a compreensão e ganhyar autonomia para resolver problemas.
- Liderar e motivar pessoas em empreendimentos e projetos de negócios.
- Desenvolver vários tipos de inteligências – lógica, comunicação, visual, cinestésica, emocional, competitiva, artística, científica.
- Atingir objetivos de forma mais precisa, consistente e segura.
- Incentivar e suplantar desafios para atingir novos objetivos
- Ganhar competições.
- Fazer coisas de forma mais criativa.
- Fazer coisas de forma mais rápida.
- Fazer coisas que você deseja.
- Etc.
Pergunta Porque?
A pergunta porque, é uma ferramenta poderoza para investigar a razão das coisas, que por conseguinte é fundamental para a automotivação.
A automotivação é a energia que mantêm a atenção, interesesse e desejo, para aprender e desempenhar com excelência.
A “pergunta porque” é um “gatilho de automotivação”.
Leva também ao estado mental de reflexão e diagnóstico.
Abre caminhos para examinar e compreender sintomas e causas cognitivas e emocionais.
A pergunta porque, dessa forma, é uma ferramenta de “solução de problemas”.
A concatenação de perguntas porque é um método conhecido de resolução de problemas.
Concatenar 5 “porques” resolve qualquer problema ou tomada de decisão.
A pergunta porque nos faz dar uma “parada cognitiva estratégica” e facilita um olhar mais “cético científico” e afastar preconceitos e viésese pode ser feita mentalmente em fração de segundos.
Quando Estudar?
O estudo na empresa deve ser contínuo e seletivo e acompanhar o fluxo de negócio, já que tudo muda o tempo todo e temos restrições de recursos cognitivos e físicos.
Devemos estudar espaçadamente, de forma consciente, necessária e suficiente, para manter o que queremos na nossa memória de longo prazo, de fácil acesso, para tomar decisões mais rápidas e seguras.
O quando e quanto estudar estão relacionados ao controle dos recursos cognitivos e físicos limitados na empresa e dependem do não acúmulo de tarefas para não gerar gargalos, congestionamento neural, bloqueios e estresse.
O estudar na empresa depende do entendimento das mudanças da demanda e da capacidade cognitiva do indivíduo e da empresa em responder com mudanças nas ofertas de produtos e serviços.
Qual a frequência para Estudar?
Devido à neuroplasticidade, ou a caracterítica do cérebro esquecer, é recomendável relembrar um aprendizado no mesmo dia, de preferência logo depois do primeiro contato, para evitar o esquecimento do cérebro (neuroplasticidade).
De uma forma geral, um novo aprendizado deve ser estudada no mesmo dia e o melhor momento é logo na primeira hora, com repetições espaçadas, em pequenas doses, de tal forma que o novo conhecimento seja repetido e adquirido aos poucos, adequadamente enraizado e integrado, ao conhecimento corrente.
Por exemplo, parar por instantes e relembrar o que foi lido, fechar os olhos, fazer anotações, perguntas e resumos, que aumentem a qualidade de compreensão da leitura.
O benefício principal de estudar no mesmo dia e aos poucos é estimular o cérebro não esquecer o assunto e aumentar a retenção da informação na memória de longo prazo.
A aplicação da técnica de repetição espaçada exige disciplina, gestão do tempo e bom senso, para o cérebro relembrar o aprendizado ao longo do tempo, ter um plano mental e ferramentas de estudo e repetição diária.
Quanto Estudar?
Estudar é um processo e todas as técnicas de gestão se aplicam e são fundamentais.
Devemos estudar e praticar pouco e sempre.
O “quanto” estudar depende do “o que”, “porque”, “quando”, “onde”, “como” e “quem”.
Depende de um plano que responda a essas variáveis circunstanciais, que variam ao longo do dia e modelo de negócio.
Para avaliar o quanto é necessário formular o objetivo de estudo e resultados pretendidos ao longo do tempo.
A quantidade de energia para o próximo ciclo de estudo é função do histórico de resultados.
Saber gerenciar ciclos de PDCA – Planejar, Desempenhar, Controlar e Ajustar é uma habilidade fundamental para aprender a aprender sobre isso.
Como Estudar?
A seletividade é uma habilidade essencial para focar nas informações relacionadas aos objetivos SMART – Específico, Mensurável, Acessível, Relevante e Temporal – das atividades e tarefas.
- Quanto mais específico e relevante o objetivo, melhor.
- Avaliar e definir critérios de seletividade do estudo.
- Reduzir a quantidade de coisas a serem pesquisadas.
- Se preocupar em gerar economia cognitiva no aprender (pensar, memorizar, processar, comunicar).
- Não esquecer de ponderar ciência (método) e arte (emoção).
- Conectar com o conhecimento e inteligência do sujeito – situação, condição, desafios e objetivos.
- Analisar a necessidade e suficiência do estudo para atingir um objetivo.
- Existem vários níveis e critérios de seletividade do estudo.
Como evitar a Procrastinação?
Para evitar a procrastinação devemos:
Ter em mente o objetivo (e plano) do estudo como referência principal, precisamos tomar cuidado com as armadilhas criadas por nós mesmos, principalmente com a procrastinação.
- Procrastinar é quando você não administra adequadamente o seu tempo e atenção para um estudo ou tarefa e posterga ou deixa para a “última hora”.
- Isso acontece quando temos deficiência ou não gostamos de fazer alguma coisa.
O que deve ser feito?
- Planejar o estudo das principais tarefas ao longo do dia – manhã, tarde e noite.
- Administrar o tempo em blocos de tarefas de 30 minutos.
- Usar métodos e ferramentas para facilitar a “gestão PDCA” dos estudos e tarefas.
- Reservar tempo para fazer repetições espaçadas.
Saiba mais. Gerenciamento de Tempo.
Qual a capacidade do cérebro reter o conhecimento?
As funções cognitivas do cérebro que suportam o estudo e aprendizagem são limitadas em capacidade.
As células do cérebro responsáveis por reter conhecimento são os neurônios, via sinapses – conexões com outros neurônios.
Quando os neurônios são utilizados intensamente, podem se esgotar em 30 a 40 minutos.
Para que os neurônios possam continuar desempenhando o seu papel e necessário tempo para recompor, por exemplo 5 minutos.
A psicologia e a neurociência comprovam que a habilidade de controlar a atenção, influi decisivamente na capacidade do cérebro reter conhecimento.
Como perceber que os nossos neurônios estão esgotados?
Quando não conseguimos prestar ou concentrar a atenção … isso significa que estamos com os nossos neurônios saturados!
Qual a razão disso?
- A saturação dos nossos neurônios, depende de fatores externos (mudanças no ambiente) e internos (pensamentos, emoções e sentimentos).
- Como os recursos são escassos, quando existem muitos fatores competindo, os neurônios se esgotam mais rapidamente.
O que deve ser feito para evitar esgotamento e bloqueios cognitivos?
Existem várias técnicas e princípios para evitar e tratar com esgotamento e bloqueios cognitivos.
- Distribuir a carga de trabalho mental … usar repetições espaçadas, reduzir a “carga atencional” demandada.
- Compreender o sistema cognitivo … fazer autodiagnose das habilidades e capacidades cognitivas e tradeoffs.
- Usar métodos e ferramentas cognitivos … para executar as atividades cognitivas com maior produtividade, menos tempo e energia.
- Saber comutar pensamentos focado e difuso … para resolver problemas já resolvidos e novos (não resolvidos), respectivamente.
- Gerenciar tarefas em blocos de 30 minutos … para facilitar planejar, desempenhar, controlar e ajustar o processo e comportamento da tarefa.
- Gerenciar pausas de 5 minutos … para pausar deliberadamente o pensamento focado e acionar o pensamento difuso ou outros pensamentos focados.
- Evitar “atenção fixa” … identificar excesso de atenção específica (pensamento, problema, sentimento, crença), que atrapalha atrair e prestar atenção.
- Buscar “atenção livre” … estado mental acessível, disponível, descomprometido, de alto desempenho … estado mental oposto ao de atenção fixa.
Quanto tempo devemos descansar para recompor os neurônios?
Estudar ou executar uma tarefa por um período de 30 minutos e dar um intervalo de 5 minutos (ver Técnica Pomodoro) é uma boa prática.
Podemos estudar e descansar em intervalos de tempo diferentes?
Sim! mas não mais que 50 minutos de pensamento focado.
Como estudar?
Aprendendo a ser um autodidata.
O autodidata sabe: o que estudar, porque, quando, onde, como e quanto estudar.
O que significa ser um autodidata?
Ser professor de si mesmo.
Assistir as aulas para entender, princípios, métodos e ferramentas, atalhos, para aprender a aprender.
Estudar para compreender e aprender de verdade.
Desenvolver a capacidade de aprender algo sem ter um professor dedicado e sim um facilitador ou mentor.
Direcionar o seu esforço particular para desenvolver caminhos, métodos, ferramentas cognitivas para a sua aprendizagem continuada.
- O autodidatismo é alvo de estudo para modelar sistemas educacionais on-line que facilitem o aprendizado on the job.
- As ferramentas tem como objetivo gerenciar o processo ou tarefa em todos os estágios da aprendizagem: planejar, desempenhar, controlar e ajustar.
Na aula você aprende?
Na aula você não aprende … na aula você entende!
- Entender é o estágio inicial do conhecimento, após descobrir.
- Após entender, vem o estágio de compreender, onde precisamos conectar ou integrar o conhecimento inicial entendido com o nosso conhecimento.
- Compreender é ir além de entender e analisar as relações de causa e efeito da nova informação ou contexto e ter autonomia para resolver problemas.
- Já aprender, demanda mais que compreender, sair do plano mental, demanda repetição e saber fazer com resultados previsíveis.
- Reflita sobre o ditado chinês: “Quando você vir um homem com fome, não lhe dê um peixe … ensine-o a pescar.
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Qual o intervalo de tempo mais importante para o aprendizado?
O que você passa estudando sozinho.
Para estudarmos ou trabalharmos sozinho e em grupo, precisamos de métodos e ferramentas para gerenciar o processo:
- leitura ativa … usar e desenvolver sistemas e método de aquisição de informação e conhecimento padronizados.
- escrita ativa … usar blocos de informação padronizados de fácil construção, cooperação, leitura e compreensão.
- planejamento de tarefa … explicar objetivos, etapas, procedimentos, resultados, pontos de atenção para o aprendizado.
- desempenho de tarefa … usar uma lista de verificação, para fazer correto, atingir objetivo e coletar informações para controle.
- controle de tarefa … avaliar resultados, indicadores de desempenho, planejado x realizado, desvios e dificuldades.
- ajustes de tarefa … fazer melhorias corretivas e preventivas para aumentar a precisão dos resultados planejados.
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Onde Estudar?
Na empresa você precisa ganhar uma combinação de 3 tipos de conhecimento: familiaridade (conviver), descritivo (saber o que) e habilidade (saber fazer).
- Conhecimento por familiaridade … entender o todo, suas partes e relações de causa e efeito … usar ambiente natural e não controlado.
- Conhecimento descritivo … saber o que fazer e acreditar … usar ambiente controlado, sossegado, confortável, que permita concentrar a atenção.
- Conhecimento procedural … saber como fazer e desenvolver habilidades … usar ambiente controlado para simular tarefas e ambiente natural para desempenhar a tarefa.
Existem várias técnicas e ferramentas mentais e tecnológicas (Internet, mobilidade, cloud computing) usadas para desenvolver e encontrar espaços adequados para a aprendizagem desses 3 tipos de conhecimento em diferentes ambientes.
- Na empresa
- No ambiente de tarefa.
- Em casa.
- Em viagem.
- Em deslocamento.
- Em espera.
Quais são as ferramentas de aprendizagem que a minha empresa usa para desenvolver o conhecimento por familiaridade, conhecimento descritivo e conhecimento de habilidades?
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Você pode estudar escutando música?
Pode! Mas com regras!
O cérebro usa “processamento paralelo” – várias partes do cérebro conseguem realizar tarefas diferentes ao mesmo tempo (por exemplo, dirigir, mascar chiclete, escutar um som e conversar ao mesmo tempo).
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- Cada um dos hemisférios cerebrais são especializadas para fazer atividades específicas.
- Do lado direito os módulos cognitivos: 1) linguístico e 2) lógico matemático; no lado esquerdo os módulos 3) musical e 4) espacial.
- Para estudarmos, usamos mais os módulos 1, 2 e 4.
- Se você estudar escutando música instrumental (num idioma que você não entenda), não apenas o módulo 3 não interferirá, como ajudará a abafar outros ruídos do meio ambiente que podem atrapalhar a sua concentração.
- Se for uma música num idioma que você entenda, haverá uma interferência da letra da música no seu módulo 1 e distrairá a sua atenção.
- No ambiente de trabalho, a escolha do repertório musical, volume baixo e qualidade sonora é fundamental para satisfazer todos as pessoas.
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Devemos usar os sentidos para aprender?
Sim! Devemos combinar todos os sentidos para aumentar a capacidade de aprendizagem.
- Se você ouve você esquece; se você vê, você entende, se você faz você aprende!
- Não adianta ler um livro de forma passiva e faça leitura ativa!
- Tente descobrir as questões mais importantes e escreva-os numa folha de papel … o ato de escrever ajuda na fixação e compreesão.
- O papel pode ser jogado no lixo na sequência … o mais importante é o que está gravado na sua mente pelo ato de escrever e não o que está escrito.
Qual a matéria mais fácil de aprender?
Matemática!
Isso ilustra a diferença entre entender e aprender.
- A matemática é mais difícil de se entender, mas é mais fácil de aprender, via a repetição.
- Uma vez que um conceito matemático é entendido, se torna fácil de ser repetido e aprendido!
- Estudar matemática é fazer, fazer e fazer.
Qual a diferença entre entender e aprender?
- Durante as aulas normalmente você ouve e vê e pouco faz.
- Isso significa que durante as aulas, se muito, você entende.
- Depois no estudo, você tem a chance de fazer – resolver problemas, elaborar um resumo de um texto, escrever, desenhar…
- É no momento do estudo que você aprende.
- Você aprende quando faz!
Como o bom professor ensina o aluno?
O bom professor ensina para fazer o aluno entender e motivar e gostar do que está sendo apresentado.
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Qual o único professor capaz de fazer um aluno aprender?
O próprio aluno!
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Por que estudar?
As pessoas buscam aprender por várias razões, que podem ser de curto e longo prazo,
- Identificar oportunidades de aprendizado, evolução e diferenciação.
- Aumentar conhecimento e a Inteligência.
- Atingir objetivos, suplantar desafios e ganhar competições.
- Fazer coisas de forma diferente e mais rápida.
Quando estudar?
- Estudar pouco, em intervalos, todo dia (gerenciamento do tempo).
- Não postergar uma atividade, estudo ou resolução de problema para a véspera da prova ou compromisso (pensamento focado e difuso).
- O estudo de um novo aprendizado deve ser feito tão logo possa, no mesmo dia, em “pequenas doses”. (memória de longo prazo)
- É eficiente estudar antes de dormir, para preparar o subconsciente para trabalhar por você durante o sono.
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Quanto estudar?
- Pouco e sempre; calibrar o quão pouco ao longo do tempo.
- Não exagerar o foco no que já sabe e procrastinar aquilo que não sabe (ou tem dificuldade de estudar).
- Não sobrecarregar os neurônios com longos períodos de estudo sem intervalo.
- Trabalhar em blocos de atenção concentrada (sem interrupções) durante 30 a 40 minutos, no máximo.
- Parar o estudo e atenção concentrada, quando perceber bloqueios, dificuldade de atenção e pensamentos paralelos.
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Como estudar?
- Aprender a ser autodidata, um professor de si mesmo.
- Procurar lugares sossegados, confortáveis, que permitam a concentração.
- Trabalhar todos os módulos cognitivos da sua inteligência – linguística, lógica matemática, musicalidade, raciocínio espacial; psicocinética, interpessoal, intrapessoal.
- Utilizar todos os sentidos; se você ouve você esquece; se você vê, você entende, se você faz você aprende.
- Usar imagens; uma imagem vale mais do que 1000 palavras
- Fazer perguntas e descobrir as questões mais importantes que resumem o aprendizado.
- Escrever para fixar o aprendizado na sua mente e sistema neural e motor; tornar a leitura ativa, poder reler o que escreveu e usar como memória auxiliar para resumir, observar ou facilitar repetições espaçadas.
- Durante as aulas e treinamentos em grupo e facilitadores, se concentrar em entender os principais conceitos
- Durante a aprendizagem individual, concentrar em compreender, ir além do entender, resolver problemas, resumir, sintetisar, desenhar mapas, modelos e simulações para aprender.
- A empresa deve facilitar o profissional a focar, entender, gostar e trilhar o caminho do seu aprendizado.
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Como aumentar a sua inteligência?
- Entender que inteligência vale mais que conhecimento, já que significa “o que” possibilita fazer com o conhecimento.
- Usar todos os módulos cognitivos da sua inteligência – linguística, lógica matemática, musicalidade, raciocínio espacial; psicocinética, interpessoal, intrapessoal.
- Fazer auto-análise para desenvolver a autoconsciência e planejar ações para aumentar as forças e reduzir as fraquezas.
- Observar que qualquer pessoa tem falhas mentais, passíveis de serem eliminadas e pode desenvolver qualquer tipo de habilidade.
- Se conscientizar que o seu raciocínio sempre poderá ser mais rápido, ágil e criativo.
- Observar que as limitações auto impostas são as maiores inimigas do seu desenvolvimento.
- Evitar coisas que não estimulam a inteligência ou a enfraqueçam, como drogas, muita televisão, má alimentação, má respiração, etc.
- Estudar principalmente para aprender e não para obter certificados ou diplomas.
- Criar o hábito de estudar pouco, mas todo o dia.
- Aprender a se organizar e aplicar métodos para entender e aprender.
- Buscar desafios para exercitar o cérebro, fazer ginástica mental e resolver problemas.
- Praticar a leitura para desenvolver a imaginação e criatividade.
- Treinar a sua fala e ler em voz alta para aumentar a capacidade de se comunicar, raciocinar e escutar você mesmo.
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Palavras chaves: inteligências x conhecimento, processos cognitivos, estudar, entender, aprender, reter conhecimento, gerenciar tempo, repetir espaçadamente, dormir, sono, pensamento focado, pensamento difuso, memórias, memorização, neurônios, sinapses, capacidades, limitações; gerenciar tempo, procrastinação.
Saiba mais. Aprender a Aprender; Como se tornar mais inteligente?; Ferramentas Cognitivas; Conceitos, Definições e Palavras Chaves; Perguntas; Mapa Mental; Mapa Conceitual.