
Este é um “guia rápido de marketing” que destaca vários “conceitos chave”.
Serve como referência para revisões programadas sobre marketing.
- Definições de Marketing.
- Marketing Ciência e Arte.
- Plano de Marketing.
- Mix de Marketing.
- Gestão da Informação.
- Cliente Ideal.
- Necessidades.
- Mercados.
- Pessoas.
- Comportamentos.
- Percepções.
- Proposição de valor.
- Marca.
- Ofertas.
Definições de Marketing.
Existem várias definições de marketing … veja três exemplos na figura.
Exemplo 1. “Um conjunto de atividades para criar, planejar, desenvolver, comunicar e vender ofertas para satisfazer necessidades do consumidor e superar a concorrência”.
Exemplo 2. “Atividades, instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas para agregar valor aos clientes, parceiros e sociedade”.
Exemplo 3. “É o processo social e gerencial para atender necessidades e desejos, criar e trocar produtos e valores”.
Marketing … Ciência e Arte.

Marketing é uma mistura de Ciência e Arte . vide figura.
que usa outras ciências para influenciar a informação, atenção, aprendizado, conhecimentos, habilidades e comportamentos de compra dos consumidores em relação aos seus produtos e serviços.
- Ciência … aplicar métodos científicos para aumentar a informação, conhecimento e inteligências.
- Arte … explorar a imaginação, consciência, criatividade, emoção, forma, funcionalidade, cores, beleza.
Saiba mais. Marketing Ciência e Arte.
Plano de Marketing.

Mapa Mental. Plano de marketing e seus componentes; é o documento resultado do planejamento de marketing que descreve TODOS os componentes e atividades de marketing
Plano de marketing é o documento que define tudo em termos de estratégia e tática … vide figura.
- É fruto de um processo de planejamento anual.
- Detalha ações para atingir objetivos de marketing.
- Pode ser endereçado para um produto, serviço específicos ou para uma empresa como um todos.
- É dividido em parte estratégica e parte tática.
Saiba mais. Plano de Marketing
Comprador Ideal.

O Cliente Ideal, conhecido no marketing digital como Avatar, é a ferramenta de marketing que define o perfil do comprarador ideal de uma oferta específica ou campanha de marketing.
É a referência principal para todas as outras atividades de marketing e vendas, tais como pesquisa, segmentação, desenvolvimento de ofertas, produtos e serviços, propaganda, publicidade, conteúdos digitais, planejar e fazer contatos, desenvolver campanhas de marketing.
Exemplo de atributos de valor para caracterizar o perfil do cliente ideal (referência).
- NOME – como o avatar será identificado na empresa?
- OBJETIVOS – o que o avatar quer alcançar?
- VALORES – o que o avatar acha importante para alcançar seus objetivos?
- FUNÇÃO – qual o papel que o avatar exerce no grupo social ou na empresa?
- FONTES DE INFORMAÇÃO – quais os livros, revistas, blogs, notícias, que são referências para o avatar tomar as suas decisões?
- PERFIL DEMOGRÁFICO – qual a idade, gênero, estado civil, etnia, receita, empregabilidade, nacionalidade, preferência política do avatar?
- NECESSIDADES e PROBLEMAS – quais são as coisas imprescindíveis (necessidades) e obstáculos (problemas) para o avatar atingir seus objetivos?
- OBJEÇÕES – quais são as possíveis causas para o avatar não comprar os seus produtos?
- PROPOSIÇÃO de VALOR – qual a citação ou slogan que traduz o perfil do avatar e o inspire a comprar?
Saiba mais. Cliente Ideal
Necessidades.
O objetivo do marketing é conscientizar necessidades e e influenciar desejos, ativar necessidades adormecidas, criar imagens de soluções das necessidades, atrair os potenciais compradores para suas ofertas, produtos, serviços e soluções do mercado.
- A Necessidade é o nascedouro da compra e venda.
- É algo imprescindível para uma pessoas ou empresa.
Comportamento do Consumidor.
O estudo do comportamento do consumidor tem como objetivo mapear os passos psicológicos e influenciar o seu comportamento de compra, via várias estratégias – marketing de transação, marketing de relacionamento, marketing digital, campanhas de marketing, desenvolvimento de conteúdos, propaganda, venda pessoal, telemarketing, …
Gerenciamento da Marca.

A MARCA é um nome, termo, símbolo, desenho, ou uma combinação desses elementos; é um dos aspectos mais importantes de um negócio de sucesso.
O marketing GERENCIA a MARCA para “diferenciar estrategicamente” a sua empresa e ofertas no mercado.
Oferta.

A OFERTA de marketing é mais do que um produto, serviço ou solução … representa uma combinação de produtos, serviços, soluções, informações e experiências, que tornam tangível a proposição de valor apresentada aos seus clientes para satisfazer suas necessidades … representa um conjunto de benefícios que se recebe, ou se espera receber.
Saiba mais. Oferta, Produtos e Serviços
Mix de Marketing
O MIX de MARKETING é uma ferramenta que combina várias estratégias para “tangibilizar” a proposição de valor da oferta para o mercado alvo … em termos de Produto, Preço, Praça, Promoção, Processos, Pessoas e Evidências Físicas … provê alinhamento organizacional e evita erros de posicionamento das suas ofertas.
Saiba mais. Mix de Marketing e Gerência de Recursos.
Mix Promocional.

Mix de Promoção é um subconjunto de estratégias do mix de marketing para alocar recursos e orçamentos para os diferentes componentes promocionais, para gerar as melhores campanhas e resultados de marketing.
Saiba mais. Mix de Promoção.
Proposição de Valor.

A PROPOSIÇÃO DE VALOR é a estratégia de para atrair potenciais compradores, diferenciar a sua oferta da concorrência e fazer com que os potenciais compradores comprem de você ao invés da concorrência … é o resultado do processo de marketing, que busca entender necessidades dos clientes, definir objetivos, alinhar a organização, segmentar mercados, desenvolver parcerias, fortalecer a marca, melhorar o modelo de negócio, motivar pessoas e desenvolver relacionamentos.
Saiba mais. Proposição de Valor, Matriz de Valor, Mapa de Valor,
Marketing de Relacionamento.
O marketing objetiva atrair, vender e conquistar clientes … duas estratégias bem diferentes para fazer isso são o marketing de transação que foca no relacionamento de curto prazo e marketing de relacionamento, que foca no relacionamento de longo prazo.
Para decidir qual estratégia escolher, você precisa entender os principais conceitos de marketing envolvidos, o seu cliente ideal, o tipo de relacionamento que deseja ter, o ambiente competitivo e o produto que está vendendo
Saiba mais. Marketing de Transação e Relacionamento
Funil de Marketing.

O funil de marketing é uma ferramenta do marketing de relacionamento para gerenciar a jornada de compra do cliente em estágios … cada estágio tem um objetivo e estratégia de marketing e vendas.
Saiba mais. Funil do Marketing Digital
Marketing Digital.
O MARKETING DIGITAL é um tipo de marketing de relacionamento via Internet … pode ser segmentado em marketing de conteúdo, marketing de mídia social e marketing via e-mails.
Usa tecnologias digitais como telefones celulares, motores de busca, marketing de conteúdo, e-commerce, media social, e-books, jogos, e assim por diante.
O funil do marketing digital é uma ferramenta utilizada para segmentar a “jornada de compra do cliente” em vários estágios com objetivos, atividades e “ofertas digitais” específicas para cada estágio.

Conclusão.
- São listados conceitos e ferramentas de marketing usados no dia a dia das empresa para uma visão holística do marketing, seu propósito, característcas e aplicações.
- Na empresa moderna da era digital, fundamentada em produtos e serviços de informação e inteligência artificial, todos devem conhecer conceitos e princípios básicos do marketing, tal como sumarizadamente apresentados aqui.
- São estratégias que podem e devem ser compreendidas e usadas por empresas de qualquer porte.
- Permite aumentar a capacidade das pessoas e empresas para identificar necessidades com ferramentas científicas, criar e inovar produtos e serviços para a sociedade.
- Toda a empresa deve elevar o nível do pensamento crítico de marketing, que não é mais uma ciência apenas para especialistas.
- O MARKETING é uma CIÊNCIA aplicada, orienta o uso de outras ciências, como educação, psicologia, comunicação, ciência cognitivas, incluinso neurociência, sociologia e econonomia … é multidisciplinar.
- O marketing como ciência desenvolve PESQUISAS de MARKETING, SEGMENTAÇÃO de MERCADOS, conscientizalçao de NECESSIDADES, DESEJOS, DEMANDAS e COMPORTAMENTOS DO CONSUMIDOR.
- O marketing como arte complementa a ciência no que tange a emoção, criatividade, sentimento, atração, beleza, prazer.
- O marketing é regido por um PLANO de MARKETING anual, atrelado à outros PLANOS EMPRESARIAIS, que explica tudo.
- É um conjunto de atividades que visa, desenvolver continuamente PROPOSIÇÃO DE VALOR da MARCA das suas ofertas, comunicar e atrair potenciais compradores e convencê-los a comprar com você.
- A GESTÃO da MARCA, junto com a proposta de valor e o cliente referência, são princípios usados para elaborar estratégias para “diferenciar a identidade da empresa e suas ofertas no mercado, prover consistência entre todas as atividades, produtos e serviços de marketing … define um “padrão de ser empresarial”.
- Uma atividade fundamental é o desenvolvimento de OFERTAS (e campanhas atreladas) para empacotar, adequar, demandas e fertas, pela combinação de produtos, serviços, soluções, informações, e experiências.
- Para suportar a variedade de ofertas, muitas empresas usa a ferramenta MIX de MARKETING para combinar várias estratégias e OFERTAS diferentes com os mesmos recursos, produtos e serviços.
- Desenvolver o MARKETING de RELACIONAMENTO com os clientes em estágios e num horizonte de longo prazo.
- Desenvolver o MARKETING DIGITAL – o marketing via Internet – com novos canais de marketing e vendas, conteúdos digitais, pesquisas otimizadas via motores de busca (search engine optimization), campanhas digitais via e-mail, mídias sociais, e-commerce, e assim por diante.

Teste seu conhecimento.
- O que é Marketing?
- Marketing é uma ciência? Explique.
- Qual o propósito do Plano de Marketing?
- Quais são os principais componentes do Plano de Marketing?
- Para que serve a Marca?
- Qual o propósito das Pesquisas de Marketing?
- Quais são as Pesquisas de Marketing mais frequentes?
- O que são necessidades, desejos e demandas em marketing? Qual a importância?
- Quais são os estágios de necessidades que são estudados em marketing?
- Qual a importância de pesquisar o comportamento do consumidor?
- Quais são as etapas do processo de compra que passa um potencial comprador?
- Qual o objetivo da segmentação de mercado?
- O que é Cliente Alvo?
- Quais são os principais tipos de segmentação de mercado?
- Qual a importância da percepção de valor no marketing?
- O que são Ofertas de marketing?
- Qual a utilidade da ferramenta Mix de Marketing?
- O que é Proposição de Valor em Marketing? Qual a sua importância?
- Explique o Marketing de Relacionamento.
- O que é Marketing Digital?