Definições de Marketing
Existem várias definições de marketing …
“Um conjunto de atividades para criar, planejar, desenvolver, comunicar e vender ofertas para satisfazer necessidades do consumidor e superar a concorrência”.
“Atividades, instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas para agregar valor aos clientes, parceiros e sociedade”.
“É o processo social e gerencial para atender necessidades e desejos, criar e trocar produtos e valores”.
Mapa Conceitual de Marketing
Uma forma de explicar o marketing é focar em 4 componentesconceitos: arte, ciência, processos de ofertas e plano de marketing.
Arte – explora a imaginação, consciência, criatividade, conceituação, emoção, forma, funcionalidade, cores, beleza.
Ciência – aplica métodos científicos para aumentar a informação, conhecimento e inteligências.
Processo gerencial – cria, comunica, entrega e troca (comercializa) ofertas, para resolver necessidades e agregar valor para clientes e empreas.
Plano de marketing – documento que descreve objetivos, estratégias (geral e específicas), informações para todas as atividades de marketing.
Saiba mais.
Marketing como Ciência
Marketing é uma mistura de Ciência e Arte que usa outras ciências para influenciar a informação, atenção, aprendizado, conhecimentos, habilidades e comportamentos de compra dos consumidores em relação aos seus produtos e serviços.
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Plano de Marketing
Plano de marketing é o documento que define tudo em termos de estratégia e tática.
É fruto de um processo de planejamento anual.
Detalha ações para atingir objetivos de marketing.
Pode ser endereçado para um produto, serviço específicos ou para uma empresa como um todos.
É dividido em parte estratégica e parte tática.
Saiba mais. Plano de Marketing
Comprador Ideal
- NOME – como o avatar será identificado na empresa?
- OBJETIVOS – o que o avatar quer alcançar?
- VALORES – o que o avatar acha importante para alcançar seus objetivos?
- FUNÇÃO – qual o papel que o avatar exerce no grupo social ou na empresa?
- FONTES DE INFORMAÇÃO – quais os livros, revistas, blogs, notícias, que são referências para o avatar tomar as suas decisões?
- PERFIL DEMOGRÁFICO – qual a idade, gênero, estado civil, etnia, receita, empregabilidade, nacionalidade, preferência política do avatar?
- NECESSIDADES e PROBLEMAS – quais são as coisas imprescindíveis (necessidades) e obstáculos (problemas) para o avatar atingir seus objetivos?
- OBJEÇÕES – quais são as possíveis causas para o avatar não comprar os seus produtos?
- PROPOSIÇÃO de VALOR – qual a citação ou slogan que traduz o perfil do avatar e o inspire a comprar?
O Comprador Ideal, conhecido no marketing digital como Avatar, é a ferramenta de marketing que define o perfil do comprarador Ideal de uma oferta.
É a referência principal para todas as outras atividades de marketing e vendas, tais como pesquisa, segmentação, desenvolvimento de ofertas, produtos e serviços, propaganda, publicidade, conteúdos digitais, planejar e fazer contatos, desenvolver campanhas de marketing,
Saiba mais. Cliente Ideal
Necessidades
A Necessidade é o nascedouro da compra e venda.
É algo imprescindível para uma pessoas ou empresa.
O objetivo do marketing é conscientizar e influenciar necessidades, desejos, ativar necessidades adormecidas, criar imagens de soluções das necessidades e atrair os potenciais compradores para suas ofertas, produtos, serviços e soluções do mercado.
Comportamento do Consumidor
O estudo do comportamento do consumidor tem como objetivo mapear os passos psicológicos do potencial comprador para influenciar o seu comportamento de compra via várias estratégias – marketing de transação, marketing de relacionamento, marketing digital, campanhas de marketing, desenvolvimento de conteúdos, propaganda, venda pessoal, telemarketing, …
Gerenciamento da Marca
A MARCA é um nome, termo, símbolo, desenho, ou uma combinação desses elementos; é um dos aspectos mais importantes de um negócio de sucesso. O marketing GERENCIA a MARCA para “diferenciar estrategicamente” a sua empresa e ofertas no mercado
Oferta
A OFERTA de marketing é mais do que um produto, serviço ou solução … representa uma combinação de produtos, serviços, soluções, informações e experiências, que tornam tangível a proposição de valor apresentada aos seus clientes para satisfazer suas necessidades … representa um conjunto de benefícios que se recebe, ou se espera receber.
Saiba mais. Oferta, Produtos e Serviços
Mix de Marketing
O MIX de MARKETING é uma ferramenta que combina várias estratégias para “tangibilizar” a proposição de valor da oferta para o mercado alvo … em termos de Produto, Preço, Praça, Promoção, Processos, Pessoas e Evidências Físicas … provê alinhamento organizacional e evita erros de posicionamento das suas ofertas.
Saiba mais. Mix de Marketing e Gerência de Recursos
Mix Promocional
Mix de Promoção é um subconjunto de estratégias do mix de marketing para alocar recursos e orçamentos para os diferentes componentes promocionais, para gerar as melhores campanhas e resultados de marketing.
Saiba mais. Mix de Promoção.
Proposição de Valor
A PROPOSIÇÃO DE VALOR é a estratégia de para atrair potenciais compradores, diferenciar a sua oferta da concorrência e fazer com que os potenciais compradores comprem de você ao invés da concorrência … é o resultado do processo de marketing, que busca entender necessidades dos clientes, definir objetivos, alinhar a organização, segmentar mercados, desenvolver parcerias, fortalecer a marca, melhorar o modelo de negócio, motivar pessoas e desenvolver relacionamentos.
Saiba mais. Proposição de Valor, Matriz de Valor, Mapa de Valor,
Marketing de Relacionamento
O marketing objetiva atrair, vender e conquistar clientes … duas estratégias bem diferentes para fazer isso são o marketing de transação que foca no relacionamento de curto prazo e marketing de relacionamento, que foca no relacionamento de longo prazo.
Para decidir qual estratégia escolher, você precisa entender os principais conceitos de marketing envolvidos, o seu cliente ideal, o tipo de relacionamento que deseja ter, o ambiente competitivo e o produto que está vendendo …
Saiba mais. Marketing de Transação e Relacionamento
Funil de Marketing
O funil de marketing é uma ferramenta do marketing de relacionamento para gerenciar a jornada de compra do cliente em estágios … cada estágio tem um objetivo e estratégia de marketing e vendas.
Saiba mais. Funil do Marketing Digital
Marketing Digital
O MARKETING DIGITAL é um tipo de marketing de relacionamento via Internet … pode ser segmentado em marketing de conteúdo, marketing de mídia social e marketing via e-mails … usa tecnologias digitais como telefones celulares, motores de busca, marketing de conteúdo, e-commerce, media social, e-books, jogos, e assim por diante … o funil do marketing digital é uma ferramenta utilizada para segmentar a “jornada de compra do cliente” em vários estágios com objetivos, atividades e “ofertas digitais” específicas para cada estágio.
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Resumo sobre Conceitos e Ferramentas de Marketing:
- O MARKETING é uma CIÊNCIA que usa outras ciências, como educação, psicologia, neurociência, sociologia e econonomia – exige competências nessas áreas.
- Atrelar as atividades de marketing a um PLANO de MARKETING anual, atrelado à outros PLANOS EMPRESARIAIS.
- GERENCIAR a MARCA para “diferenciar estrategicamente” a sua empresa e ofertas no mercado e prover consistência entre todas as atividades de marketing.
- Desenvolver PESQUISAS de MARKETING, SEGMENTAR MERCADOS, compreender as NECESSIDADES, DESEJOS e DEMANDAS e COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR.
- Desenvolver OFERTAS como uma combinação de produtos, serviços, soluções, informações, e experiências.
- Usar a ferramenta MIX de MARKETING para combinar várias estratégias para “tangibilizar” as OFERTAS.
- Desenvolver continuamente PROPOSIÇÃO DE VALOR das suas ofertas para comunicar e atrair potenciais compradores e convencê-los a comprar com você.
- Desenvolver o MARKETING de RELACIONAMENTO com os clientes em estágios e num horizonte de longo prazo.
- Desenvolver o MARKETING DIGITAL – o marketing via Internet – com novos canais de marketing e vendas, conteúdos digitais, pesquisas otimizadas via motores de busca (search engine optimization), campanhas digitais via e-mail, mídias sociais, e-commerce, e assim por diante.
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Palavras chaves de Marketing- ciência, educação, psicilogia, sociologia, neurociência, economia, plano de marketing, pesquisa de mercado, marca, segmentação de mercado, mercado alvo, cliente alvo, avatar, necessidades, desejos, demandas, comportamento do consumidor, percepção do consumidor, oferta, produto, serviço, proposição de valor, marketing de racionamento, marketing digital.
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Teste seu conhecimento sobre Aprendizagem Construtivista
- O que é Marketing?
- Marketing é uma ciência? Explique.
- Qual o propósito do Plano de Marketing?
- Quais são os principais componentes do Plano de Marketing?
- Para que serve a Marca?
- Qual o propósito das Pesquisas de Marketing?
- Quais são as Pesquisas de Marketing mais frequentes?
- O que são necessidades, desejos e demandas em marketing? Qual a importância?
- Quais são os estágios de necessidades que são estudados em marketing?
- Qual a importância de pesquisar o comportamento do consumidor?
- Quais são as etapas do processo de compra que passa um potencial comprador?
- Qual o objetivo da segmentação de mercado?
- O que é Cliente Alvo?
- Quais são os principais tipos de segmentação de mercado?
- Qual a importância da percepção de valor no marketing?
- O que são Ofertas de marketing?
- Qual a utilidade da ferramenta Mix de Marketing?
- O que é Proposição de Valor em Marketing? Qual a sua importância?
- Explique o Marketing de Relacionamento.
- O que é Marketing Digital?