As pessoas que trabalham com planejamento e análise de negócios, convivem com várias situações e tipos de análise … a melhor forma de criar hábitos e especialização em análise é usar ferramentas de análise …
Analisar é … uma ferramenta e método ( processo ) de examinar um objeto complexo, como um texto, dados ou uma substância, problema, decompondo-o nos seus elementos para obter uma melhor compreensão, identificar padrões ou resultados.
- Está presente em maior ou menor grau em todos os domínios do conhecimento.
- Analisar significa decompor, dividir um todo em componentes mais simples de serem resolvidos.
- Obter uma melhor compreensão, identificar padrões ou resultados.
- Investigar minuciosamente um assunto e observar todos os seus detalhes.
- Interpretar … descobrir e comunicar padrões significativos em dados para extrair conhecimento e apoiar a tomada de decisões.
A análise comprova que tudo é diferente … cada coisa tem a sua individualidade e relação que podem ser reveladas e compreendidas pela análise.
O check list a seguir “denominado” tipos de análise” , apresenta propósito, características e aplicações dos tipos de análises mais frquentes nas empresas.

Check List.
Tipos de Análise
- Análise …
- Análise Cliente Ideal … identificar os clientes ideais dos seguimentos mais lucrativos para focar as atividades de marketing e vendas.
- Análise Circunstancial …
- Análise de Contexto …
- Análise de Dados – transformar dados em informação para suportar a tomada de decisão e fazer previsões.
- Análise de Desempenho – avaliar os fatores de desempenho de um processo, tradeoffs, previsões e balanceamento.
- Análise de Escopo …
- Análise Econômica …
- Análise Estatística – representar um grupo de dados via um conjunto de métricas estatísticas – media, desvio, distribuição.
- Análise Estratégica – analisar o sucesso e a sustentabilidade da empresa ou negócio no longo prazo.
- Análise Financeira …
- Análise de Mercado … pesquisar e identificar os segmentos mais lucrativos para a sua empresa.
- Análise de Negócio … analisar a estratégia e viabilidade econômica e financeira do negócio.
- Análise de Prioridade …
- Análise de Problema … identificar as variáveis e relações de compromisso que resolvem um problema ou tomada de decisão.
- Análise de Problema …
- Análise de Processo …
- Análise Qualitativa …
- Análise Quantitativa …
- Análise SMART … formular objetivos e metas eSpecíficas, Mensuráveis, Acessíveis, Relevantes, Temporais
- Análise de Produto … definir a melhor mistura 7P – Produto, Preço, Praça, Promoção. Pessoas, Processos e Evidências Físicas.
- Análise de Resultado …
- Análise de Risco … calcular a probabilidade de um evento acontecer, seus efeitos e propor estratégias de mitigação.
- Análise do ROI … analisar o valor de uma solução em termos do Retorno do Investimento = Lucro / Investimento.
- Análise de SWOT (FOFA) – avaliar competitividade, forças, fraquezas, ameaças, oportunidades e propor estratégias viáveis.
- Análise SPIS … investigar e criar uma Imagem de Solução para uma Situação, Problema e suas Implicações
- Análise de Sistemas …
- Análise de Tarefa …
- Análise de Tradeoff – identificar padrões de relações entre variáveis ou fatores de um sistema ou processo e fazer previsões.
- Análise de Valor – racionalizar o valor de alguma coisa ou solução em termos de Benefícios, Custos e Riscos….