A figura ilustra um mapa simplificado dos estágios da gestão (parte superior) e a técnica SMART (eSpecífico, Mensurável, Acessível, Relevante e Temporal), muito usada para formular objetivos e metas.
- Objetivos e metas são “indicadores pilares da gestão”.
- Servem de referência em todas as suas etapas – planejamento, desempenho, controle e ajustes.
- Na etapa de planejamento objetivos e metas definem ou redefinem o futuro em termos qualitativos (objetivo) e em termos quantitativos (metas).
- Ambos são referência principal para a elaboração de planos, estratégias, controles e desempenhos para todas as outras etapas e subetapas da gestão (vide figura).
- O check list na sequência explora importância, propósito, características e aplicações da formulação de objetivos.

Check List.
Formulação de Objetivos e Metas.
Propósito, Características e Aplicações.
- O que é … formular objetivos e metas é uma ativividade fundamental e sistemática na gestão … objetivos são qualitativos e metas objetivos menores de um objetivo e são quantitativas ou mensuráveis … SMART é um método de análise e formulação de objetivos e metas de forma articulada, mutuamente exclusiva e completamente exaustiva, muito usada e popularizada por Peter Drucker.
- Quem … objetivos e metas são compartilhados por líderes e liderados, indivíduos, times e empresa, decisores, influenciadores, colaboradores, investidores.
- Porque … a formulação de objetivo e metas busca explicar a essência, razão, motivo, raciocínio, fatos, evidências, relações de causas e efeitos para a empresa formular um objetivo específico.
- Quando … a formulação de objetivos se dá: 1) após definido propósito, 2) desde o inico do planejamento até imediatamente antes da execução; 3) é um processo contínuo, baseado na análise do equilíbrio entre de situação, condição e desafio, 4) vem antes e é insumo para estabelecer metas, 5) é referência para a execução, monitoramento, controle, avaliação e ajustes de tarefas.
- Onde … a formulação de objetivos é uma atividade essencial pata todos os indivíduos e ambientes de tarefas da empresa.
- Como … inserir a formulação de objetivo e metas como atividade crítica da gestão, com modelo específico, métodos, ferramenta, técnicas e práticas.
- Quanto … a formulação de objetivos e o desdobramento em metas equilibra a qualidade com a quantidade, provê a referência e medida justa para o investimento ou energia a ser dada a cada uma das 7 dimensões circunstanciais 5W e 2H.

- A formulação de objetivos e metas (objetivos menores) varia com o contexto, circuntancias e situações.
- Influem em todos os estágios e atividades da gestão.
- Na realidade, no processo de gestão é uma corrente de vários elos, mas o objetivo está no início do ciclo de gestão e repercute em todo o ciclo.
Hierarquia de Objetivos.

Uma empresa é caracterizada por vários objetivos “interconectados em rede”, como um sistema de tradeoffs (compromissos mútuos) , onde um objetivo interfere e é interferido por outros objetivos (causalidade).
- Objetivos estão conectados a necessidades, situações, metas estratégias, planos , execuções, controles e ajustes, que mudam continuamente.
- Todos os objetivos empresariais necessitam de gestão, que significa, planejar, desempenhar, controlar e ajustar, continuamente, em ciclos bem determinados para que processos e recurpos possam ser comparados
- O planejamento, como estágio primeiro da gestão, sempre visa projetar o futuro para alcançar objetivos.
- Objetivos efetivos, que têm alta probabilidade de sucesso, “sempre” estão inseridos numa hierarquia de objetivos e soó tem significado, quando conectado a outros objetivos.
- Quanto mais relacionamentos um objetivo tem com outro objetivos, mais significante ele é.
- Por exemplo, o objetivo de receita está associado, ao objetivo de custo, que está associado ao do retorno do investimento.
- O objetivo financeiro depende do objetivo de marketing, objetivo de produção, etc.
- Uma empresa, é uma “rede de objetivos” e todos os seus recursos devem estar conectados a objetivos.
- Formam um sistema de tradeoff, que demanda análise multi causal, onde varias variáveis aleatórias atuam uma nas outras e no todo, de forma aleatória, mas controláveis e previsíveis..
- gestão de processos e informação, que permitam fazer previsões cada vez mais precisas, via teorias, métodos, ferramentas e prática, via ciclos de produção.
Características dos Objetivos Empresariais.
- Objetivos são fundamentais para alinhar e sincronizar áreas e pessoas, propósito e hierarquia de objetivos e metas empresariais.
- Têm um propósito de manter “sempre” a conexão da empresa com o tempo, necessidades, problemas, recursos, custos e pessoas.
- São quantificados por metas eSpecíficas, Mensuráveis, Acessíveis, Relevantes e Temporais (Objetivos e Metas SMART).
- O objetivo é “o desencadeador” de mudanças em pensamentos, emoções, sentimentos, comportamentos, ações para para alcançá-lo, são gatilhos para acionar e desenvolver a inteligência emocional, conhecimentos e inteligências, estados mentais e motivacionais de conscientização, autocontrole, automotivação, empatia, sociabilidade, autoeficácia, autoconfiança, auto regulação e automonitoramento, direcionar e valorizar habilidades emocionais, cognitivas, técnicas e comportamentais.
- Diante de um objetivo, nós seres humanos e empresas são automaticamente levadas a avaliar a situação atual e o desafio para alcançar ao objetivo desejado.
Formular objetivo é necessário mas não é suficiente para o sucesso da empresa, projeto ou tarefa, mas não é suficiente, depende de um processo de gestão para que esse objetivo formulado se torne real durante o processo de gestão, gere estratégias, plabnos, controles e ajustes.
Perguntas Fequentes para Formular Objetivos.
- O objetivo empresarial está claro para todos?
- O objetivo está articulado com os outros objetivos empresariais?
- O objetivo é relevante, agrega valor?
- A situação corrente viabiliza o alcance do objetivo?
- Quais são os recursos e habilidades envolvidos para alcançar o objetivo formulado?
- Quais são os principais desafios?
- Os desafios são motivantes?
- Quais são os indicadores que devo usar para medir desempenho e resultados?
- Em quanto tempo alcanço o objetivo?
- Quais as estratégias para garantir os objetivos e metas?
- Como devo monitorar e comunicar?
- O que devo fazer nas situações de desvios?
- Como avalio os resultados?

Saiba mais. Trilha Perguntas.
Importância da Formulação de Objetivos.
A habilidade de formular objetivos permite …
- Ser eficaz … definir o que deve ser feito, de forma específica e clara.
- Criar desafios … instigar, provocar, olhar para o presente, antever e direcionar o futuro.
- Identificar necessidades … identificar necessidades e problemas para cumprir os objetivos.
- Atrair pessoas … que têm objetivo ou propósito semelhante.
- Motivar a ação … i
- Servir de referência … para se auto guiar, guiar grupos, empresas e multidões.
- Avaliar o sucesso … de si, das pessoas e empresas.

- A formulação de objetivos na empresa “essencialmente” precisa projetar uma imagem clara, consistente e motivadora do “mercado x produtos x consumidores”.
- Objetivos deve ser desdobrado em metas quantitativas.
- Devem estar ancorados em uma rede de objetivos.
- O método SMART (inteligente em ingles) é um mnemônico que significa 5 características essenciais para dedobrar objetivos em metas. – eSpecífico, Mensurável, Acessível, Relevante e Temporal.
- O exercício de desdobrar obetivos emmetas SMART refina a gestão e a formulação de objetivos e metas.
- A formulação de objetivo é uma habilidade essencial da gestão que gera objetivos eficazes e eficientes para direcionar grupos sociais, times, pessoas.
- O Objetivo é a maior abstração na gestão, após o propósito.
- Orienta, direciona e dá sentido às pessoas, conhecimentos, materiais, ferramentas, planos, articula e sincroniza.
- O objetivo essencialmente precisa projetar uma imagem clara, consistente e motivadora do “mercado x produtos x consumidores”.
- Exemplo: “entrar no mercado Z, com o produto X e ganhar Y % do mercado em 1 ano”.
- Cada área com seus objetivos enteelaçados monitora grupos de indicadores de controle interconectados.
- Objetivos financeiro – foca na perspectiva de receita, custo, retorno do investimento, margem, turnover, lucro.
- Objetivos de produção definem vcidade de negócio (receita no tempo), capacidade e produtividade.
- Objetivos de administração focam na gestão de recursos, processos, mudança, pessoas, conhecimento, etc.
- Objetivos de logística direcionam processos de compra, armazenamento, distribuição, eentrega.
- Objetivos TIC que envolve redes e sistemas de informação e comunicação.
- Objetivos cognitivos para educar e treinar reunir todas as competências para atingir os vários tipos de objetivos de forma eficaz e eficiente.
- Dessa forma objetivos permitem avaliar o desempenho das equipes, identificar desvios e fazer previsões.
- Fazem a máquina empresarial andar mais rápido, precisa e na direção certa.
- Toda a atribuição, tarefa, atividade, processo têm o objetivo (característica qualitativa e meta (característica quantitativa).
A melhor forma de formular propósito, objetivo e metas é analisar a situação da “tripla” em conjunto, já que cada um deles não deve existir sem o outro.