![](https://colaborae.com.br/wp-content/uploads/2023/04/objetivo_gestao-1024x618.png)
–
“Objetivos, Estratégias e Planos andam de mãos dadas … em tripla … um não vive sem os outros”.
- As empresas nos seus ciclos de planejamento, formulam objetivos, estratégias e planos … de forma hierárquica … e sinérgica.
- Os objetivos estratégicos definem o desempenho esperado acima de 1 ano, muitas vezes são representados como declarações de missão, valores e visão, modelo de negócio, objetivos financeiros, mercados alvo … orientações gerais para o alinhamento organizacional.
- Os objetivos operacionais são desdobrados dos objetivos estratégico nas várias áreas funcionais da empresa, como áreas de negócio, financeiro, marketing, venda, operações, tecnologia de informação … definem o desempenho esperado em base mensal, diária e até por tarefa, de acordo com o modelo de negócio.
- Por exemplo, definir um objetivo financeiro implica na definição de objetivos e metas de marketing, processo, TI, etc, para que ele seja alcançado … em contrapartida, definir quaisquer objetivos de marketing, vendas, TI, etc, dependerá de estar em conformidade com os objetivos financeiros.
- O conjunto hierárquico e sinérgico de objetivos, metas e indicadores de controle traduzirá o modelo de negócio e determinará a capacidade da empresa de atingir objetivos e metas.
![](https://colaborae.com.br/wp-content/uploads/2019/12/bt_saibamais_dump.png)
Saiba mais. Planejamento Empresarial, Formulação de Objetivos e Metas SMART, Planos Empresariais, Plano Estratégico, Plano Operacional, Plano de Negócio, Plano de Marketing, Plano de Venda, Plano de Contato.
Objetivos Empresariais
De uma forma geral podemos dizer que o objetivo empresarial é “melhorar continuamente e ao mesmo tempo fazer seus clientes felizes”; no entanto, esse objetivo não é SMART … é necessário dividir ou desdobrar esse objetivo em cinco objetivos mais específicos ou metas.
- Atendimento – capacidade de resolução e cortesia no atendimento.
- Acessibilidade – a capacidade de estar disponível para atender usuários, com tempo de fila de espera adequado.
- Eficiência – capacidade de atender o planejado com produtividade fazer mais com menos.
- Financeiro – atingir maiores receitas com menores custos; aumentar o valor da empresa no mercado.
- Marketing – atingir objetivos de satisfação de clientes, cobertura de mercado, reconhecimento da marca.
Objetivos Estratégicos
![](https://colaborae.com.br/wp-content/uploads/2019/11/plano_estrategico_operacional-1024x580.png)
Os objetivos e planos estratégicos são gerados anualmente pela alta direção e líderes da empresa, para determinar onde se quer chegar no horizonte de longo prazo, de 3 a 5 anos.
- As declarações de missão, visão, valores são usadas para direcionar o pensamento estratégico e formular objetivos estratégicos da empresa; são também utilizados metodologias menos formais e imprevisíveis, baseadas em panoramas gerais ao invés de muitos números e informações.
- A escolha dos melhores objetivos estratégicos para a sua empresa dependerá do seu processo de gestão estratégica, do seu modelo de negócio, indústria, setor e taxa de crescimento, ambiente competitivo e vantagens competitivas.
- Os objetivos estratégicos podem ser financeiros, marketing, TI, produtos, serviços, segurança, gerenciamento de despesas, redução de custos, ou qualquer combinação disso.
- Dois negócios bastante semelhantes, no mesmo setor, podem ter objetivos de negócios muito diferentes, mesmo com a mesma missão, visão, valores, se tiverem proposição de valor e abordagens diferentes.
- Os objetivos estratégicos são direcionadores e desdobrados em objetivos operacionais.
Objetivos Operacionais
![](https://colaborae.com.br/wp-content/uploads/2020/08/objetivos_operacionais-1024x577.png)
Objetivos Operacionais são de curto prazo e se combinam para garantir o cumprimento dos objetivos estratégicos e / ou de maior hierarquia; são normalmente formulados pelo gerentes de nível médio nos próximos seis a doze meses.
- Dinâmicos. Os objetivos operacionais mudam ao longo do tempo devido a fatores internos e externos.
- Mudanças Internas dizem respeito a financiamento disponível, tipo e tamanho da organização, modelo de negócio, estrutura legal, principais interessados, etc.
- Mudanças externas são associados a problemas na economia e podem mudar os objetivos da empresa para se concentrar na sobrevivência do negócio; da mesma forma, mudanças na tecnologia podem afetar os objetivos do processo de produção e distribuição e assim por diante.
Os objetivos orientam uma empresa ou negócio a se adaptar às mudanças, inovar e obter vantagens competitivas e diferenciação frente aos seus concorrentes.
Objetivos Financeiros
Os objetivos financeiros são escritos como metas financeiras e estão sempre atrelados aos objetivos estratégicos com os objetivos operacionais, de marketing, vendas, processos, tecnologia da informação e demais áreas que geram receitas ou custos.
Veja exemplos de indicadores de controle e metas financeiras …
- Receita – aumentar a receita é o objetivo financeiro mais básico e fundamental de qualquer negócio; envolve focar nas atividades de vendas e marketing; são geralmente definidos em termos de aumento percentual ou valores específicos.
- Custo – manter os custos baixos, otimizar processos, construir relacionamentos com fornecedores confiáveis, projetar operações “enxutas” e aproveitar as economias de escala, são exemplos de métodos para atingir objetivos de custo.
- Margens de Lucro – são metas alcançadas por qualquer dinheiro que sobrar da receita de vendas, depois de todas as despesas terem sido pagas; as metas de lucro estão relacionadas as metas de receita e custo.
- Retorno sobre o Investimento – esse objetivo é aplicado em dois cenários básicos: 1) investimento em recursos que geram receitas e lucros para justificar o custo de aquisição e 2) investimentos em ações, títulos e outros instrumentos de investimento.
- Alavancagem financeira – é o objetivo aplicado para limitar a participação de recursos de terceiros para multiplicar a rentabilidade através de endividamento …
–Objetivos de Marketing
Objetivos de Marketing buscam satisfazer as necessidades do mercado e seus consumidores, criar relacionamentos valiosos e gerar lucro por meio das vendas e com isso, atender os objetivos estratégicos e financeiros da empresa … alguns exemplos …
- Criar Conhecimento da Marca, produtos, serviços ou soluções.
- Aumentar a Base de Clientes.
- Entrar em Novos Mercados.
- Crescer a Participação de Mercado.
- Revigorar o Interesse de um produto que está no mercado há muito tempo.
- Lançar Novos Produtos ou serviços.
- Reformular Estratégias de Marketing de um produto.
- Melhorar Relacionamentos da empresa com as partes interessadas (stackholders).
- Melhorar os Relacionamentos com Clientes.
- Melhorar a Comunicação Interna …
Objetivos com Foco no Cliente
Esses objetivo são “objetivos de marketing ” escritos na forma de uma frase ou uma declaração que um cliente diria ao falar sobre seus produtos ou serviços … veja exemplos …
- Melhor Valor – investir para os clientes perceberem que eles não estão comprando o produto ou serviço mais caro ou mais barato ou de mais alta qualidade, mas sim o melhor negócio (valor = benefício/custo x risco).
- Produtos / Serviços Confiáveis – usar quando a sua empresa se destaca em Confiabilidade de produto ou serviço.
- Venda Cruzada – concentrar em mais produtos para a composição do Ticket de Venda.
- Aumentar a Participação de Mercado – direcionar a venda para uma maior Quantidade de Clientes em segmentos de mercado específicos.
- Parceria para Fornecer Soluções – entregar Soluções Orientadas a Serviços ou fazer com que os clientes participem de pesquisa e desenvolvimento; a parceria tem seu Custo, mas exige Lealdade do cliente e Redução do Custo Total.
- Melhor Serviços para Clientes; se posicionar como “fácil de lidar” para que os potenciais compradores optem por trabalhar com a empresa mesmo com produtos semelhantes aos dos concorrentes.
- Foco em Necessidades; esse objetivo reflete, tal como os demais, a estratégia de intimidade com o cliente; o cliente percebe que a sua empresa entende suas necessidades e situações específicas e escolhe os seus produtos e serviços.
Objetivos de Processos
Objetivos de processos são objetivos que sua empresa busca diferenciação em três áreas: inovação, intimidade com o cliente e excelência operacional.
Inovação
Os objetivos de Inovação estão voltados para a “realização de novas combinações” , como “a introdução de novos serviços, … novos métodos de produção, … a abertura de novos mercados, … a conquista de novas fontes de abastecimento.
- Diferenciar o produto; sua empresa pode usar esse objetivo num ambiente em que o cliente não consiga diferenciar seus produtos da concorrência; neste caso o objetivo é desenvolver novos serviços em torno do produto ou novos recursos de diferenciação do produto ou serviço.
- Aumentar a participação de vendas de novos produtos; se concentrar no resultado que sua empresa espera alcançar; isso força a inovar constantemente, mesmo em seus produtos de maior sucesso.
- Melhorar ou focar a pesquisa e desenvolvimento (P & D); inovar especificamente em uma linha de produtos em detrimento de outra.
- Inovar para aquisição de novos clientes; concentrar no motivo pelo qual você coloca o foco na inovação, para entrar em um novo mercado ou atrair clientes que talvez não consiga alcançar com suas ofertas atuais.
Intimidade com o Cliente
O objetivo de obter mais intimidade com o cliente envolve o uso de tecnologias para melhorar o relacionamento com os clientes, de forma mais rápida, eficiente e personalizada … são exemplos …
- Ótimo Atendimento – definir os serviços que serão diferenciados na empresa … por exemplo, automação, inteligência artificial, suporte proativo, mobilidade, consultividade, personalização e assim por diante … concentrar investimentos em uma melhoria específica no atendimento ao cliente.
- Gerenciamento de Clientes: concentrar investimentos em processos de gerenciamento e relacionamento de clientes, mais do que no passado.
- Melhorar a Satisfação do Cliente; isso pode ser um bom objetivo para aprimorar e focar em áreas específicas de satisfação.
- Melhorar a Retenção de Clientes: isso pode significar definir medidas e projetos em torno de atividades para ajudar a reter os clientes.
Excelência Operacional
O Objetivo de Excelência Operacional foca na diferenciação do processo, procedimentos, gestão, eficiência, desempenho, segurança, e comportamentos
- Reduzir o Custo – reduzir custos específicos de um produto ou serviço ou em toda a organização.
- Reduzir Desperdício – reduzir custos de matérias-primas, desperdício de recursos e processos.
- Gestão da Qualidade Total – fazer as coisas da maneira mais eficiente ou eficaz, com recursos existentes e dentro de padrões e conformidades.
- Segurança do Trabalho – reduzir custos e melhorar a satisfação no trabalho; nos casos que a empresa usa equipamentos pesados, produtos químicos, peças mecânicas ou maquinário.
- Processos Empresariais – reduzir tempo de processos longos e demorados, aumentar a produtividade e reduzir custos.
- Confiabilidade das Operações: direcionar investimentos e mudanças nos processos que podem aumentar a confiabilidade.
![Palavra Chaves](https://colaborae.com.br/wp-content/uploads/2019/11/palavra_chave.png)
Palavras chave – objetivo, plano, estratégia, objetivo estratégico, objetivo de longo prazo, pensamento estratégico, objetivo operacional, objetivo de curto prazo, objetivo financeiro, objetivo de marketing, objetivo de processo, inovação, intimidade com cliente, excelência operacional.
![](https://colaborae.com.br/wp-content/uploads/2019/11/check_list_botao.png)
10 Princípios para Formular Objetivos Empresariais e de Negócios
Use as 10 boas práticas para ajudar você avaliar e elaborar objetivos empresariais e de negócios.
- Objetivos empresariais são formulados para orientar a empresa a se adaptar às mudanças, inovar e obter vantagens competitivas frente aos seus concorrentes.
- Objetivos estratégicos são gerados anualmente pela empresa, para determinar onde se quer chegar no horizonte de longo prazo, de 1 a 5 anos.
- Objetivos operacionais são objetivos de curto prazo que se combinam para garantir o cumprimento dos objetivos estratégicos; são formulados pelo departamentos e gerentes de nível médio num horizonte de seis a doze meses.
- Objetivos financeiros são metas financeiras atreladas aos objetivos estratégicos e operacionais … por exemplo, receita, custo, margem, ROI, etc.
- Objetivos de marketing buscam qualificar e quantificar as necessidades e tamanhos do mercado, definir personas, tipos de relacionamentos, desempenho de venda … e atender aos objetivos estratégicos e financeiros da empresa.
- Objetivos com foco no cliente são objetivos de marketing que focam em necessidades e personalização … por exemplo, melhor valor, alta confiabilidade, bundle de serviços, soluções sob medida, etc.
- Objetivos de processos direcionam investimentos para inovação, intimidade com o cliente e excelência operacional.
- Objetivos de inovação buscam novas combinações de valores, introdução de novos serviços, novos métodos de produção, abertura de novos mercados, conquista de novas fontes de abastecimento.
- Objetivos de intimidade com o cliente implicam em investimento em tecnologias para melhorar o relacionamento com os clientes, de forma mais rápida, eficiente e personalizada.
- Objetivos de excelência operacional focam na diferenciação do processo, procedimentos, gestão, eficiência, desempenho, segurança e comportamentos.
![](https://colaborae.com.br/wp-content/uploads/2019/12/bt_dicas.png)
Conclusão sobre Formulação de Objetivos Empresariais
- Os objetivos orientam uma empresa ou negócio a se adaptarem às mudanças, inovar e obter vantagens competitivas frente aos seus concorrentes.
- Objetivos, Estratégias e Planos andam de mãos dadas … em tripla … um não vive sem os outros.
- As empresas elaboram objetivos de longo e curto prazo de forma articulada e hieráquica para definir e facilitar entender a jornada planejada pela empresa, os níveis de objetivos, graus de subordinação e cooperação, relações de causa e efeito entre áreas, funções, processos e pessoas. Os objetivos e metas precisam ser SMART.
- Os objetivos e planos estratégicos são gerados anualmente pela alta direção e líderes da empresa para determinar onde se quer chegar no horizonte de longo prazo, de 3 a 5 anos.
- Objetivos Operacionais são formulados pelo gerentes de nível médio da empresa, para os próximos seis a doze meses, para garantir o cumprimento dos objetivos estratégicos e / ou de maior hierarquia
- Objetivos financeiros são escritos como metas financeiras e estão atrelados aos objetivos estratégicos … são essenciais.
- Objetivos de marketing buscam satisfazer as necessidades do mercado, consumidores, criar relacionamentos valiosos e gerar lucro por meio das vendas e atender os objetivos estratégicos e financeiros da empresa.
- Objetivos com foco no cliente são “objetivos de marketing ” escritos na forma de uma frase ou uma declaração que um cliente diria ao falar sobre seus produtos ou serviços.
- Objetivos de processos podem ser divididos em três áreas: inovação, intimidade com o cliente e excelência operacional.
- Os objetivos de Inovação estão voltados para a “realização de novas combinações” , como “a introdução de novos serviços, novos métodos de produção, a abertura de novos mercados, a conquista de novas fontes de abastecimento.
- O objetivo de intimidade com o cliente envolve frequentemente o uso de tecnologias para melhorar o relacionamento com os clientes, de forma mais rápida, eficiente e personalizada.
- O objetivo de excelência operacional foca na diferenciação do processo, procedimentos, gestão, eficiência, desempenho, segurança, e comportamentos
![](https://colaborae.com.br/wp-content/uploads/2019/11/teste_seu_conhecimento.png)
- O que significa dizer “Os objetivo geram estratégias que geram planos … e andam em tripla”.
- O que significa formular objetivos de forma 1) hierárquica, 2) condicionada e 3) sinérgica?
- Qual a utilidade dos objetivos estratégicos?
- Qual a utilidade dos objetivos operacionais?
- Qual a relação entre objetivo estratégico x objetivo operacional?
- Dê 3 exemplos de objetivos estratégicos.
- Dê 3 exemplos de objetivos operacionais.
- Dê exemplo de 1 objetivo estratégico com 3 objetivos operacionais atrelados.
- Dê 3 exemplos de objetivos financeiros.
- Dê 3 exemplos de objetivos de marketing.
- Dê 3 exemplos de objetivos de processo.
- Dê 3 exemplos de objetivos de inovação.
- Dê 3 exemplos de objetivos de intimidade com o cliente.
- Dê 3 exemplos de objetivos de TI.
- Qual a vantagem competitiva que você pode ganhar se desenvolver habilidades de formulação de objetivos empresariais?