Blocos de informação são estruturas mentais (e computacionais) e computacionais usadas na construção da linguagem empresarial.
Têm como propósito identificar, empacotar, facilitar o processamento da informação por pessoa (cérebro) ou rede de computador ( sistema de informação).
São formas ou formatos de estruturar dados e informações.
Servem para organizar, registrar informações, acessá-las mais rápido nos vários tipos de memórias longo prazo, curto prazo, secundárias e artificiais.
Sempre estão associamos a uma “linguagem específica”.
Facilitam para fazer operações conceituais, transportar abstrações, tal como “containers lógicos”.
Exemplos de Blocos de Informação
- Check List … listar pontos de atenção sujeitos a verificação.
- Check List 5W2H … descrever 7 perspectivas do fato … o que, quem, por que, quando, onde, como e quanto.
- Estrutura de Matriz (n x m) … organizar informação de forma matricial ou tabular com n linhas e m colunas.
- Grafo … organizar informações graficamente como uma rede de nós e relacionamentos.
- Solicitação de serviço … especificar informações sobre qualidade, quantidade de demandada para produção, operação ou faturamento.
- Plano de referência … orientar tipos de estratégias, tarefas, atividades, classes de soluções de problemas, mais frequentes.
- Relatórios … analisar e grafar as principais variáveis qualitativas e qualitativas
- Promoção de vendas … conteúdos digitais
- Mensagem de informação … manter orientação e regularidade na manutenção do relacionamento.
- Resultado de pesquisa qualitativas e quantitativas
Observe que cada bloco de informação listado têm propósitos diferentes
Facilitar fazer comparação, analogia, dedução, indução, abdução, análise, síntese, operação de conjuntos e enumeração.
São abstrações que ajudam a desenvolver uma linguagem conceitual e empresarial que facilite a aquisição e socialização do conhecimento ma mpresa.
Construir blocos de informação diz respeito a orientar o comportamento através da linguagem que a empresa adota para aprender, gerar conhecimento, socializar e comunicar.
Linguagem de Alto Nível
Blocos de informação são construtos … uma ideia, conceito ou teoria contendo vários conceitos, geralmente considerado subjetivo e não baseado em evidências empíricas.
Blocos de Informação no contexto de gestão da informação são produtos de aplicação de ferramentas científicas.
Contrastam com o processo cotidiano da linguagem natural, que é predominantemente em tempo real, ambígua, de alto espectro e voltada para tratar a socialização e subjetividade humana.
A linguagem de alto nível, se preocupa em encontrar “formas, esquemas” ou estruturas de dados” para tratar domínios de conhecimento, classes de problemas ou ferramentas mais específicos e especializados.
Exige uma definição clara de regras de sintaxe e semântica.
Atributos da Linguagem de Alto Nível
1. Específica … não generalista … endereçada para resolver problemas específicos e foco de necessidades e soluções da empresa e mercado alvo.
2. Normativa … associada a uma padrão avaliativo como bom, desejável, permissível, ruim, indesejável ou inadmissível.
3. Científica … baseada e aplicada via métodos científicos testados.
4. Clara … simples, compreensível, não ambígua.
5. Sintética … resumida, representativa, interpretativa e integrativa.
6. Objetiva … específica, mensurável, acessível, relevante, temporal.
7. Cognitiva … facilite a cognição, atenção, memorização, pensamento, precepção, linguagem, aprendizagem.
8. Padronizada … garantia de interoperabilidade, segurança, repetibilidade, qualidade, ganhos mútuos e sinérgicos, sincronismo e alinhamento das pessoas.
9. Conceitual … baseada em axiomas, princípios, conceitos, hierarquias sintáticas e semânticas
Uma forma de qualificar uma linguagem de alto nível é analisá-la em várias perspectivas.
Propósito da Linguagem de Alto Nível
Uma linguagem de alto nível na empresa significa pensar e criar mecanismos de comunicação e resolução de problemas do seu modelo de negócio e se diferenciar nesse aspecto.
Fazer com que as pessoas (incluindo nós mesmos) executem atividades e registrem informações de forma sistemática, correta, consistente, e mais fáceis de serem compreendidas, reguladas e monitoradas.
Toda a linguagem de alto nível tem uma preocupação fundamental para que as informações possam ser compartilhadas, validadas de forma rápida e eficiente, por toda a empresa e interessados.
Por exemplo, qual a estrutura de referência para construir blocos de informação na empresa?
Resposta: Podemos usar o método ou modelo 5W2H
- E para usar bem uma ferramenta é necessário:
- explicar o propósito … para que se destina, foco e singularidade.
- quem usa e grau de habilidade esperado.
- porque usar … necessidades, problemas, desejos que resolve.
- quando devem ser usadas … planejamento, desempenho, controle ou ajustes.
- explicar propósito.
- que os propósitos, os ganhos em eficácia e eficiência, mostrar como funciona, dar exemplos, simular situações reais, ganhar confiança, repetir correto e consistente
- Os blocos de informação de uma forma geral são feformatadores scipts,
- O objetivo é que depois de um bloco criado para uma ideia ou conceito, fique mais simples e rápido lembrar (ou acessar) todos os detalhes subjacentes, já que a ideia principal, o bloco, é suficiente para resolver o problema.
- Dessa forma, os blocos de informação permitem ao longo do tempo pessoas e empresas construirem uma linguagem de alto nível, alto desempenho para ser acessada de forma rápida, organizada, seja processada e memorizada, gerar conhecimento e inteligência.
- O uso de blocos de informação pemite criar estruturas usando atalhos, sínteses e abstrações … tal como o ditado: “para um bom entendedor um pingo é letra”.
- Os blocos de informação aumentam a capacidade do seu cérebro de concentrar a atenção e evitam que ela se disperse ou perca a referência.
- Aumentam a capacidade para a solução de problemas, via biblioteca de blocos.
- Facilitam a repetição espaçada e memorização.
Saiba mais. Informações, Conceito, Atenção, Solução de problemas, Repetição espaçada, Memorização.
Blocos de Conceitos e Procedimentos
Blocos de Informação podem ser classificados, em blocos de conceitos e blocos de procedimentos.
Conceito (o que é) | Procedimento (como deve ser usado) |
Qual categoria de coisas que pertence? | Como deve ser usado, quais os contextos. |
Quais os seus componentes? | Como funciona |
Quais os outros conceitos e suas relações com os outros conceitos que compõem o contexto no qual está inserido? | Quando usar e não usar |
Quais as analogias ou semelhanças do uso do conceito em diferentes contextos. | O que deve saber antes de usar |
Diferenças com outros conceitos | Onde acessar |
Quanto tempo existe | |
Quais são os efeitos esperados | |
Como aplicar em larga escala | |
BLOCO de CONCEITOS são usados para descrever a realidade … no caso das empresas descrever os conceitos que representam a realidade
Exemplos de BLOCOS de CONCEITOS
- PLANOS EMPRESARIAIS …
- CONCEITOS e CONTEXTO.
- SOLUCIONAR NOVOS PROBLEMAS ou PROBLEMAS COMPLEXOS.
- DESCREVER como APLICAR um BLOCO de INFORMAÇÃO para SITUAÇÕES ESPECÍFICAS.
- IDENTIFICAR ERROS CONCEITUAIS ou de PROCEDIMENTO.
- EXPRESSAR a forma de PENSAR.
- TRANSFERIR CONHECIMENTO entre diferentes contextos.
O que é Bloco de Procedimento?
Bloco de Procedimento é o outro tipo de bloco de informação que descreve como usar blocos de conceito ou procedimento numa SITUAÇÃO ESPECÍFICA.
Principais aplicações dos blocos de conceitos são:
- DESCREVER como APLICAR um BLOCO para SITUAÇÕES ESPECÍFICAS.
- RESOLVER muitos problemas conhecidos e semelhantes.
- Obter GANHO de ESCALA COGNITIVO
- REPETIR procedimentos para construir e fortalecer conexões neurais na memória de longo prazo
- APRENDER
- FOCAR no PROCESSO FUNCIONAMENTO e suas relações com o todo.
- Constrói e fortalece conexões neurais para acessar os blocos de informação e aumentar a capacidade de processamento cognitivo.
Blocos de Informação e Modos de Pensamento Focado e Difuso
A criação de blocos mentais está diretamente associada ao modo de pensar difuso e o modo focado.
Segundo a neurociência e simplificadamente falando, existem duas maneiras que o cérebro usa para pensar ou resolver problemas, que trabalham de forma combinada.
Pensamento focado … para “executar atividades conhecidas”, numa forma repetitiva, específica, sequencial, correta e eficiente.
Pensamento difuso … forma relaxada e intuitiva de pensar, que conecta informações / traços de memória, “aparentemente sem relação” entre si para resolver problemas novos e mais complexos, com a ajuda do modo focado.
Construção de Blocos de Informação
Blocos de informação devem ser construídos com um objetivo bem definido, exigem atenção concentrada, repetição espaçada e criação de gatilhos e ganchos para serem acessados e acionados no momento certo.
Como o cérebro constrói blocos de informação?
- Inicialmente, a sua PERCEPÇÃO identifica um PROBLEMA.
- O PROBLEMA atrai a ATENÇÃO para ser resolvido.
- A ATENÇÃO CONCENTRADA pode gerar ou COMPREENSÃO e SOLUÇÃO do problema ou BLOQUEIO.
- EM SITUAÇÕES de BLOQUEIO … você deve COMUTAR para o PENSAMENTO DIFUSO, o modo relaxado de pensar, para desbloquear e solucionar o problema, no próximo ciclo de pensamento focado.
- A COMPREENSÃO não é suficiente APRENDER ou seja, “enraizar blocos de informação na sua memória de longo prazo” e dar autonomia para que você possa usá-los em outras oportunidades, já que não foram estabelecidas conexões neurais suficientes.
- Você só conseguirá ir além de COMPREENDER e realmente APRENDER, se houver REPETIÇÃO ESPAÇADA, PADRONIZADA e CONSISTENTE da solução do problema.
Quanto maior for o uso de “blocos de informação padronizados”, maior será a ATENÇÃO CONCENTRADA, quantidade de CONEXÕES NEURAIS e maior será o ENRAIZAMENTO de BLOCOS e … mais rápido, significativo e duradoura será a sua APRENDIZAGEM.
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Check List – 3 Passos para Construir Blocos de Informação
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1º Passo – CONCENTRAR a ATENÇÃO no BLOCO de INFORMAÇÃO que você deseja construir
- Buscar ambiente silencioso, confortável, bem iluminado e adequado para a aprendizagem.
- Afastar qualquer tipo de distração ou interrupção.
- FOCAR em FORMAR NOVAS CONEXÕES NEURAIS e CRIAR ASSOCIAÇÕES com CONEXÕES JÁ EXISTENTES e espalhadas em muitas áreas do cérebro.
Saiba mais. Atenção, Tipos de Atenção,
2º Passo – ENTENDER o BLOCO de INFORMAÇÃO
Para compreender e explicar o bloco de informação podem ser usadas várias ferramentas.
- Objetivo SMART – definir os objetivos do bloco de informação.
- Conceituação – descrever os conceitos chave do bloco.
- Palavras chave – destacar as palavras mais importantes do bloco de informação para efeito de conceituação, resumo e pesquisa na Internet.
- Explicar as variáveis circunstanciais 5W2H do bloco.
- Check list – listar conjunto de condutas e comportamentos descritos no bloco, sujeitas à observação sistemática.
- Resumo – representar o bloco de informações como uma lista de proposições com conceitos e palavras chave mais importantes.
- Síntese
- Perguntas
- Solução de problemas
- Contação de historia
- Mapa mental
- Mapa conceitual
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… No entanto, a compreensão não é suficiente para criar um bloco que você possa trazer a mente mais tarde; ainda falta conhecimentos mais sólidos ou enraizados)
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3º passo – Repetir para Aprender
Após entender e compreender a solução do problema o próximo passo é repetir a solução para enraizar e criar mais conexões praticando
- Prática é aquilo que é real e não apenas teórico é bem diferente da teoria.
- Para aprender precisamos repetir e aplicar a teoria na realização de uma ação ou aplicação.
- A prática ajuda a ampliar a rede de neurônios, criar e sedimentar vários caminhos diferentes.
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A construção de blocos para a resolução de problemas baseada na prática de recordação e repetição espaçada é uma das formas mais poderosas de aprendizado; e a medida que você pratica as coisas ficam mais fáceis e rápidas e você ganha cada vez mais autonomia para expandir o seu conhecimento e inteligência e vice versa.
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Quais os benefícios de uma biblioteca de Blocos de Informação?
Matéria atrai matéria … Informação atrai informação …
Quanto maior for a sua biblioteca de blocos de conceitos e soluções, maior será a sua rede de conexões neurais e maior será a sua capacidade de chegar mais facilmente e eficientemente a uma solução, percebendo os sussurros do modo difuso de pensar do seu cérebro …
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- Mais fácil será para você incluir um novo conceito (ou bloco) ou resolver um problema, consultando as diferentes técnicas de solução.
- O seu cérebro estará treinado para reconhecer e “resolver automaticamente” não apenas um problema específico, mas diferentes categorias de problemas.
- Você será mais eficiente para a formação de novos blocos de conhecimento; o segundo bloco será mais fácil que o primeiro, o terceiro bloco mais que o segundo e assim por diante.
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Há duas maneiras de resolver problemas que são complementares; a primeira é via o pensamento focado – sequencial passo a passo; a segunda é via o pensamento difuso – intuitivo e holístico, que associa vários blocos de informação aparentemente sem relação entre si.
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Os problemas mais difíceis, ou aqueles que você não está familiarizado, são mais facilmente resolvidos pelo modo difuso; mas devem ser cuidadosamente verificadas usando o modo focado, já que nem sempre a intuição está correta.
Procedimento para construir e enraizar blocos em 24 hs.
A construção eficiente (rápida) de blocos de informação usa dois princípios fundamentais 1) usar ferramentas de memorização, como ganchos e gatilhos mentais para aumentar a sua acessibilidade e 2) definir métodos de repetir e aplicar o bloco com criatividade e fazendo ajustes …
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Procedimento para construir uma biblioteca com a ferramenta Solução de Problemas
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Check- list – Como construir um bloco de informação usando a “técnica de solução de problema”
Passo 1: Resolver um problema chave até o fim. Você deve ter a solução do problema, mas tente resolver sozinho sem consultar; consulte só em ultimo caso; siga todos os passos da solução.
Passo 2: Repetir a solução do problema. Dessa vez com atenção nos procedimentos chave em função do aprendizado do ciclo anterior; a repetição cria conexões e raízes; ilumina o caminho entconcentrada re o problema e a solução.
Passo 3: Fazer uma pausa. Fazer alguma coisa diferente, como uma outra atividade, qualquer coisa, para dar tempo do modo difuso de pensar do seu cérebro internalizar o problema; refrescar os conceitos, fazer conexões mais remotas na sua memória de longo prazo e trazer conceitos distantes à tona. Ver técnica Pomodoro.
Passo 4: Relembrar os principais passos da solução do problema antes de dormir e deliberadamente sinalizar para o seu modo de pensamento difuso que irá dominar o seu sono, que o assunto é importante e que ele traga mais informações e conceitos que facilitem ou refinem a solução do problema.
Passo 5: Dormir e sonhar com o problema. Deixar que o “pensamento difuso” trabalhe o problema durante o sono e encontre conceitos, caminhos, atalhos, conectados ao problema e a solução.
Passo 6: Fazer outra repetição de forma deliberada no dia seguinte. Tão logo possível, trabalhe o problema outra vez; você deverá resolver o problema mais rapidamente; a compreensão deverá ser mais profunda; nesse passo você pode dedicar menos esforço para à computação de cada passo e focar nas partes do problema que você considera mais difíceis – isso é chamado de prática deliberada; uma alternativa ou complemento é tentar resolver um problema semelhante; a repetição deliberada é o método fundamental para desenvolver a especialização ou seja o aprendizado de excelência.
Passo 7: Acrescentar um novo problema/bloco. Repita o procedimento utilizado no primeiro bloco; a solução para esse problema será o segundo bloco da sua biblioteca de blocos; repetir os passos de 1 a 5 para esse novo problema; quando estiver acabado esse problema, vá para outro; você observará que mesmo com poucos blocos a sua capacidade de resolver novos problemas aumentará significativamente.
Paso 8: Relembrar e fazer repetições ativas. Rever mentalmente os passos da resolução dos problemas chave, ao fazer alguma atividade física, esperando um ónibus ou uma reunião, ou qualquer situação que sobre um” tempinho” para isso; exemplos de repetição ativas são, relembrar palavras chave, perguntas principais, imagens, resumir ou refletir sobre conceitos procedimentos e escutar podcasts; o esforço de relembrar é uma excelente técnica de memorização e de identificação de conceitos ou procedimentos que precisam ser relembrados e ajuda a selecionar qual o método ou estratégia do próximo ciclo de repetição ativa;
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Como resultado desse método repetitivo, você estará construindo e reforçando uma teia cada vez mais interligada de neurônios.
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- Observe que essa técnica deve ser aplicada para problemas mais frequentes, já conhecidos e resolvidos.
- É uma técnica muito mais poderosa do que simplesmente reler um bloco de informação; exige muito mais esforço e tempo do que uma simples leitura.
- Use esta técnica para os seus problemas chave do dia a dia, de forma deliberada para acelerar e fortalecer a sua aprendizagem e suas habilidades para resolver problemas.
- Não se sinta desmotivado pela quantidade de coisa que você precisa aprender; concentre-se no processo de formar bem um novo bloco.
- Lance mão da “serendipidade” – o ato ou capacidade de descobrir coisas boas por acaso.
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Repetição Espaçada
Entender e compreender não são suficientes para criar blocos enraizados na memória … é necessário praticar de forma repetida e espaçada
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- Quando você se dedica a entender um determinado assunto, são criadas conexões entre traços de memória ainda fracas.
- Quando você pratica e vê o bloco de informação em mais contextos ele fica mais forte na sua mente.
- Quanto mais você pratica você “enraíza” o bloco e o torna mais visível e alcançável na memória de longo prazo.
- Diante disso, é importante na fase inicial do processo de aprendizado reforçar o padrão de aprendizado para que ele não desapareça da sua memória de longo prazo e a repetição espaçada é um método recomendado para fazer isso.
- O desafio de repetir e praticar é que isso pode ser enfadonho. No entanto não é possível aprender sem repetição.
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Ambas as abordagens de formação de bloco de cima para baixo (difusa, contexto, ideia geral) e de baixo para cima (focada, repetição de procedimento) são vitais para você se tornar um especialista.
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Ferramentas para construção de Blocos
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Blocos de informação podem ser construindo usando diferentes abordagens ou ferramentas; o uso de diferentes mecanismos ajuda a visitar e revisitar conceitos explorando perspectivas complementares, cuja a aplicação repetida e espaçada aumenta a rapidez do aprendizado, a memorização e a aplicação da teoria (mental) na prática (atividades diárias)
Check List – Ferramentas Cognitivas e Blocos de Informação
Veja uma lista de ferramentas para você construir blocos de informação imediatamente!
- Análise de SWOT
- Conceitos e Blocos de Informações – criar símbolos mentais ou “unidade de conhecimento” com significado, para aprender, criar, resolver problemas de forma mais rápida e consciente.
- Check List
- Explicações 5W2H
- Procedimentos – descrever etapas, objetivos, atividades e comportamentos para permitir a repetição, aprendizagem, aplicação, desempenho, corretismo, consistência de resultados, coleta de informação, especialização para executar uma atividade.
- Imagens – usar imagens e analogias para conceituar, representar visualmente alguma coisa na mente das pessoas … ajudar a memorizar … despertar emoções, sentimentos e desejos … facilitar a comunicação, alinhamento de perspectivas … substituir de forma sintética “mais que mil palavras”
- Solução de Problemas – usar métodos e ferramentas para desenvolver soluções de problemas já conhecidos com eficiência … e ajudar a resolver problemas análogos …
- Palavras chaves – referenciar, indexar e pesquisar blocos de informação para aumentar a velocidade de acesso à informação.
- Perguntas – investigar, entender, ensinuar, questionar as relações de causa e efeito
- Escrita – documentar, registrar, informar, resumir, aprender, ensinar, contar experiências, emocionar, influenciar e gerar vantagem competitiva.
- Posts
- Planos Empresariais
- Plano Estratégico.
- Plano de Negócio.
- Plano de Marketing.
- Plano de Venda
- Plano de Contato
- Histórias de Sucesso– contextualizar, emocionar, educar, descrever fatos verídicos ou fictícios,
- Mapas Mentais – descrever um conceito central e suas relações com outros conceitos.
- Mapas Conceituais – descrever um escopo de conceitos que podem ser hierárquicos (tipo árvore) ou mesh (grafo)
- Fórmulas – expressar informações simbolicamente e descrever relações entre várias variáveis de forma concisa, mnemônica e racional.
- Scripts de Venda
- Script Web
- Assimilar novos conhecimentos leva tempo e terão momentos que você achará que não evoluiu na sua compreensão; isso é natural; é devido ao reexame do cérebro sobre o material.
- A organização de seus problemas e soluções em blocos de informação na sua mente é muito importante para o trabalho eficiente do seu cérebro e processos cognitivos para poder encontrar e rever conceitos e procedimentos rapidamente.
- Você pode construir blocos de informação de várias formas, usando diferentes ferramentas cognitivas, tais como conceitos, procedimentos, palavras chave, solução de problemas, fórmulas, contação de histórias, mapas mentais, mapas conceituais.
- Escrever um bloco de informação à mão é cientificamente provado ser uma boa prática para focar, aumentar a compreensão da leitura, aumentar a criatividade, acalmar e facilitar guardar na memória o que você escreveu.
- A boa prática recomendada é criar um repositório de blocos com uma lista de blocos, com a formulação de problemas e suas soluções.
- Formar bloco significa integrar um conceito a um padrão neural de pensamento conectado, aumenta a capacidade da memória de trabalho disponível, aumentam a intuição na solução de problemas
- Quando você formar blocos é muito importante se concentrar deliberadamente nos conceitos e aspectos mais difíceis da resolução dos problemas.
- A construção de blocos é facilitada quando usamos métodos de solução de problemas; quando conhecemos a formulação do problema e o passo a passo da solução, fica mais fácil entender > compreender > repetir > aprender > comunicar > ensinar um bloco de informação e ganhar conhecimento e inteligência.
- Usar ferramentas para formar e fixar blocos de conhecimento não se trata de usar uma abordagem mecânica ou decorar uma receita de bolo; ao contrário, deve funcionar como um guia para ajudar a fixar caminhos e criar novos caminhos.
- Lembrar da lei da serendipidade, os resultados começam a acontecer sem você esperar.
Palavras chaves
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