O que é empatia, quais seus benefícios e como desenvolvê-la?
Empatia é a capacidade de entender os sentimentos da outra pessoa, imaginar-se na situação dela.
- Muitas vezes empatia é referida como a capacidade de ajudar.
- Desenvolver a empatia depende do desenvolvimento de várias outras habilidades, como escutar, sentir o que a outra pessoa sente, perguntar, buscar semelhanças e alinhar comportamentos.
- Empatia pode significar o oposto da antipatia.
- A palavra empatia tem origem da palavra grega “empatheia”, que significa paixão.
- Ou seja, para medir o nosso nível de empatia, uma boa prática é avaliar se o contato com outra pessoa foi prazeroso.
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A empatia é informação sobre os sentimentos dos outros. Esta informação não resulta necessariamente na mesma reação entre os receptores, mas varia, dependendo da competência em lidar com a situação, e como isso se relaciona com experiências passadas e outros fatores.
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Benefícios da Empatia
A empatia é fundamental para o relacionamento interpessoal, trabalho em times, a necessidade de reter talentos próximos a nós, melhorar quem somos através da percepção dos feedbacks das pessoas. Veja importantes benefícios da empatia:
- Entender e sentir as outras pessoas e melhorar os relacionamentos.
- Atrair as pessoas pelo interesse verdadeiro em entender seus objetivos, necessidades, sentimentos, emoções e comportamentos.
- Aumentar a capacidade de ajudar os outros e a nós mesmos.
- Estabelecer relações interpessoais prazerosas.
- Gerar confiança pela atenção e vontade de ajudar.
- Melhorar a comunicação, conflitos e objeções, pelo fato de considerar o ponto de vista das outras pessoas.
- Valorizar as nossas opiniões e soluções pelo fato de demonstrar respeito e interesse pelo outro.
Check List – Boas práticas para Desenvolver a Empatia
- Se CONSCIENTIZAR sobre o que é EMPATIA e seus BENEFÍCIOS.
- SORRIR de forma sincera para sinalizar que está à disposição e com vontade de se CONECTAR.
- Prestar ATENÇÃO na outra pessoa.
- OLHAR nos olhos para manter a CONEXÃO ativa.
- PERGUNTAR para entender VALORES, preferências, SENTIMENTOS das pessoas.
- ESCUTAR e não interromper o fluxo da fala e “derrubar a conexão”.
- DESENVOLVER RAPPORT, buscar semelhanças e respeitar divergências e pontos de vista da outra pessoa.
- Entender o porquê do COMPORTAMENTO das pessoas e ligação com o nosso COMPORTAMENTO.
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