
Diferenças
- O mapa mental se concentra em um conceito … o mapa conceitual conecta vários conceitos ou ideias.
- As “setas” do mapa conceitual são rotuladas para representar o tipo de conexão com o nó ancestral … os “links” do mapa mental são rotulados para representar o relacionamento com o nó ancestral.
- O processo de criação de um mapa mental é rápido, espontâneo e reflete a visão do autor (designer) sobre um determinado tema. Um mapa conceitual é a abstração de um problema real, sua criação exige pensar em detalhes para cobrir todos os casos reais.
Aplicações
- Os mapas mentais são mais adequados para traçar as próprias ideias ou “o que eu sei sobre”, em vez de organizar o conhecimento com o objetivo de reter informações.
- Os mapas mentais são mais flexíveis que os mapas conceituais, já que não estão limitados na estrutura radial e hierarquia.
- A ideia do mapa mental é organizar conceitos de forma radial é muito útil para brainstorm e atividades similares.
- Para resolver problemas, analisar fatores chave em um mercado ou sistema de decisão os mapas conceituais são mais efetivos.
- Os mapas mentais são excelentes para traduzir ideias, documentos, artigos, apresentação, cursos de treinamento.

Saiba mais. Processos e ferramentas Cognitivas, Aprendizado Construtivista, Aprender a Aprender, Conceitos, Definições e Palavras Chaves, Check list – 5W1H, Mapas Mentais, Mapas Conceituais, Mapas Conceituais e Ferramentas, Mapa Conceitual vs Mapa Mental, Ferramentas da Inteligência Competitiva.