Outro aspecto fundamental na teoria construtivista é a metacognição.
Metacognição explora formas de buscar uma percepção consciente do pensamento superior.
Fazer generalizações.
Traçar regras e nomear estratégias de pensamento.
Analisar quando, por que e como a estratégia de pensamento deve ser ou não usada.
Quais são as desvantagens de não usar estratégias apropriadas e quais características da tarefa exigem o uso da estratégia.
É um conjunto de “abstrações de nível superior” ou tática, acima da cognição operativa.
É uma habilidade extremamente importante para a tomada de decisão e resolução de problemas.
Seus primeiros estudos documentados datam de Aristóteles (384–322 aC).
A metacognição busca a consciência e compreesão dos próprios processos do pensamento, gatilhos e padrões por trás deles.
Refletir sobre maneiras de pensar, saber quando e como pensar.
Usar estratégias específicas, regras e regulamentos, para resolver problemas.
Montar esquemas ou ferramentas para abstrair e guiar o pensamento, modelar funções cognitivas e adquirir conhecimento.
Regular e monitorar o próprio processo de aprendizagem.
O conhecimento metacognitivo permite regular e maximizar a aprendizagem em várias perspectivas, tais como:
- Conhecimento declarativo sobre o conteúdo.
- Conhecimento de como fazer a tarefa em tempo real.
- Conhecimento sobre estratégias, métodos e ferramentas que podem ser usados.
- Executar tarefas cognitivas de forma mais eficaz e eficiente.
- Em contrapartida, pode aumentar o tempo médio da tarefa (tempo de resposta) devido o processo de análise adicional que demanda.
Metacognição explora formas de buscar uma percepção consciente do pensamento superior … fazer generalizações, traçar regras e nomear estratégias de pensamento, analisar quando, por que e como a estratégia de pensamento deve ser ou não usada, quais são as desvantagens de não usar estratégias apropriadas e quais características da tarefa exigem o uso da estratégia … esse é o caminho.
Todas as estratégias metacognitivas visam melhorar a qualidade e desempenho do processo cognitivo e suas funções – atenção, linguagem, pensamento, memória, percepção e aprendizagem.
Exemplos de boas práticas são:
- Perguntas de Autodiagnóstico … “o que eu já sei sobre esse tópico? Como resolvi problemas como esse antes?”, O que é necessário saber agora?
- Perguntas circunstanciais … como analisar e explicar os fatos e dados? quais são as principais dimensões: o que, porque, quem, quando, onde, como, quanto?
- Múltiplas inteligências e sentidos … lêr, ouvir, escrever, pensar, imaginar para potencializar as funções e processos cognitivos.
- Representações ráficas ... usar linguagem não linear, mapas conceituais, mapas mentais, fluxos, grafos, e representações visuais.
- Fazer Listas de Verificação … destacar estágios, recursos e pontos de atenção chave.
- Escrever de Forma Ativa … provocar o ato físico de escrever.
- Ler de forma ativa … ler com alto desempenho e qualidade … linguagem, vocabulário, fluência e compreensão.
- Escuta ativa … focar em ouvir e compreender o que o outro tem a dizer e abrir o canal de comunicação.
Metacognição explora formas de buscar uma percepção consciente do pensamento superior … fazer generalizações, traçar regras e nomear estratégias de pensamento, analisar quando, por que e como a estratégia de pensamento deve ser ou não usada, quais são as desvantagens de não usar estratégias apropriadas e quais características da tarefa exigem o uso da estratégia … esse é o caminho.