Como é a topologia móvel de uma grande corporação?
A intensificação de projetos de TI focados em mobilidade tem aumentado significativamente, impulsionada pelas oportunidades vislumbradas diante da massificação dos dispositivos móveis, como smartphones e tablets.
A tecnologia móvel possibilita agilidade e precisão com leitura de códigos, otimização com geo referenciamento, sincronismo online e remoto de informações, disponibilidade para coleta em regiões sem cobertura de rede, são bons exemplos de funcionalidades que trazem benefícios para os processos de uma organização, reduzindo custos, agilizando a operação, elevando a qualidade, entre outros.
A topologia móvel, das pequenas às grandes empresas, têm que atender um perfil esperado GEEDDS – Gerência, Economia, Escalabilidade, Disponibilidade, Desempenho e Segurança.
A figura acima ilustra uma estrutura de mobilidade de uma empresa de grande porte, com 5 camadas: Aplicações de Negócio, Rede Corporativa, Middleware, Rede de Acesso e Dispositivos.
Middleware é um termo geral para o software que serve para conectar sistemas de software. O middleware é um programa intermediário que medeia atividades de back end (interface com aplicação interna interna) e atividades de front end (interface com a aplicação do usuário). Logo, middleware mobile é o software que permite a conexão e interação entre variados sistemas, programas e aplicações móveis de provedores diferentes. Alguns componentes de software que são frequentemente relacionados com middleware incluem a integração de aplicações empresariais e serviços Web.
O papel do middleware móvel é cada vez mais importante para diversas plataformas e dispositivos entrarem no espaço móvel. Como resultado, muitos fornecedores de middleware móvel oferecem serviços de desenvolvimento para lidar com um mercado de hardware e software móvel de rápido crescimento. Adicionalmente, permite que arquitetos e desenvolvedores reutilizem a mesma lógica back-end para vários dispositivos móveis, sem a necessidade de reescrever back-ends para cada dispositivo.
Saiba mais. Mobilidade;Mobilidade e Valor, BYOD – Bring Your Own Device, MDM – Mobile Device Management, M2M – Machine to Machine, Mobilidade e Unified Communication, Mobile Payment, Topologia Móvel Corporativa, RFID – Radio Frequency Identification.
Saiba mais. SmartPhones – Comparação de smartphones, Android x IoS, Segurança e Mobilidade, Segurança em smartphones, Segurança de aplicativos em smartphones, Apps de Segurança – Android?
Saiba mais. Internet Banda Larga – Bits e Bytes, Wi-fi e interferências, Ethernet x Wi-fi, Previsão de Consumo de Dados, Jogos on line, SLAs Internet Banda Larga, 10 giga bytes por mês, Consumo Internet Celular, 5 Gigabytes por mês, Previsão de Consumo de Dados