Memória é a função do cérebro para codificar, armazenar e recuperar informações ao longo do tempo com o objetivo de influenciar ações futuras.
- É um dos componentes principais do sistema cognitivo e participa de todas as operações mentais.
- Memória sadia e bem trabalhada (que é dependente do sujeito, objeto do conhecimento, ferramentas e ambiente) tem benefícios surpreendentes.
- Melhora: 1) compreender (entender as relações/associações), 2) lembrar (recuparar memórias, estados mentais de desempenho), 3) provocar reflexão (atentar, ponderar, decidir), 4) reaproveitar experiências passadas, 5) aumentar o retorno do investimento em aprendizagem do sujeito e empresa.
- A organização e gestão de dados, informação e conhecimento, é um ativo de grande valor, reflete o nível de desempenho cognitivo.
Segundo Piaget uma das características mais marcantes e diferenciais da inteligência humana é a capacidade de relacionar conceitos e base para abstrações.
- A memória também contribui para pensar de forma crítica e está conectada direta com a atenção.
- É composta por uma rede de conexões neurais que é mais densa no indivíduo que utiliza o cérebro mais intensamente e menos densa naquele indivíduo que, em qualquer fase da vida, deixe de estimulá-lo.
- A aquisição de informações, tais como sons, palavras, números, conceitos são armazenados na memória como “conexões neurais”.
… a memória, essa rede de neurônios, é como um músculo, se parar de usar atrofia e se usar adequadamente se ilumina, fica mais densa, ganha força e flexibilidade.
Funcionamento da Memória Humana
Podemos “simplificadamente” explicar o funcionamento do nosso sistema de memória como composto de três subsistemas:
- Memória de curtíssimo prazo (ex, lembrar um número apenas o tempo suficiente para escrevê-lo ou discá-lo),
- Memória de trabalho ou de curto prazo (ex, manter informações “arquivadas” na mente durante a execução de uma tarefa e
- A figura ilustra: 1) um visão simplicada do funcionamento e dependência da memória de curto e longo prazo, 2) blocos de informação criados na memória de forma deliberada e controlada, 3) gancho ou associações criados pelo “sujeito epistêmico” para facilitar a aquisição, armazenamento e recuperação dos blocos de informação.
- ganchos ou associações memória de curtíssimo prazo está representada simplificadamente como parte da memória de curto prazo, ganchos são associassões deliberadas ou explicitas de relações entre conceitos ou blocos de informações, ganchos podem ser palavras chave, conceitos, aforismos, imagens, símbolos,
- Memória de longo prazo (ex, guardar informações importantes a serem recuperadas oportunamente).
- As memória de curtíssimo prazo e de curto prazo são muito pequenas e utilizadas para processar as informações antes de serem armazenadas na memória de longo prazo.
- A memória de longo prazo é como um grande armazém, com uma enorme capacidade de armazenamento para “registrar tudo” que nos acontece, experiências, equações, aprendizado, emoções, solução de problemas.
- Todas as memórias são conectadas e sempre trabalham de forma articulada, todas se percebem.
- Os nossos processos cognitivos que suportam tudo que fazemos, transferem informações da memória de longo prazo para a memória de curto prazo e vice versa, o tempo todo.
- Considerando que a memória de trabalho é muito pequena e a de longo prazo é muito grande, o cérebro cria “ganchos mentais” e blocos de informação, para conectar conceitos, procedimentos, resolução de problemas, crenças, valores, sentimentos, emoções, comportamentos.
- A atenção para registro e recuperação da informação é fundamental para que o fato ou dado de que precisamos num dado momento seja relembrado da maneira correta e no tempo correto.
Para criar e fixar informação nas suas várias formas e aprender alguma coisa, é preciso concentrar a sua atenção, ler e escrever na sua memória de longo prazo repetidas vezes, de forma espaçada e fortalecer as conexões neurais.
Atenção x Falhas de Memória
- Muitas vezes os problemas de memorização são associados à falta de concentração e não de memória.
- Provavelmente o foco de atenção não esta voltado para o item a ser memorizado e sim para qualquer outra coisa no momento; portanto, não é um problema de memória, mas de intenção subjetiva e involuntária de guardar ou não determinada informação.
Volume de Informações e Envelhecimento
A Andragogia, o modelo educacional para adultos, precisa ser ajustado de acordo com o ciclo de vida da pessoa, para usar da melhor forma a memória e as demais funções cognitivas do cérebro …
- As pessoas mais velhas têm patrimônio de conhecimento infinitamente maior … a sua atenção está dispersa e dividida entre inúmeras demandas.
- Quando somos mais novos, o nosso banco de informações é menor … a busca de informação é sempre rápida e facilitada, mas ficará mais demorada ao longo do tempo e reclamaremos da lentidão, se o volume de dados superar a capacidade de trânsito das informações requisitadas.
- O indivíduo mais maduro que busca por informação, pode achar que a memória está mais lenta e deficitária, entretanto, se avaliar todo o contexto, certamente verá que a resposta está adequada ao ciclo de vida e momento específico que atravessa.

Conclusão.
- Incorporar técnicas de memorização em qualquer empreendimento educacional melhora os seus resultados do sujeito (eu, você, equipe e empresa)….
- Técnicas de “aprendizagem cognitiva” que ensinam a metacognição e criação de ferramentasmentais significa ganhar inteligência e vantagem competitiva.
- É a “faculdade do cérebro” pela qual os dados ou informações são codificados, armazenados e recuperados quando necessário .
- É um dos componentes principais do sistema cognitivo … participa de todas as operações mentais.
- Podemos “simplificadamente” explicar o funcionamento do nosso sistema de memória como composto de memória de curto prazo e memória de longo prazo.
- Pesquisas demonstram que precisamos revisitar várias vezes as informações transferidas da memória de trabalho para a memória de longo prazo para que possamos recuperá-las depois, e existem formas de fazer isso eficientemente, desenvolvendo deliberadamente habilidades para tal.
- A prática de repetições espaçadas de “bloco de informações” menores” e concatenados, distribuídas ao longo dos dias, é muito mais eficaz, eficiente, econômica e prazeroza, do que repetir várias vezes o bloco de informações durante um único dia … você constata isso quando deixa para estudar na véspera das provas e em poucos dias depois já esqueceu tudo … isso é explicado neurocientificamente, principalmente pela capacidade cerebral de esquecer (neuoplasticidade).
- A atenção para aquisição, registro e recuperação da informação é fundamental para que fatos e dados sejam relembrados da maneira correta e no tempo correto.
- A associação, a capacidade de criar relações, pegar um elemento novo que você está aprendendo e associar com outros que você já conhece, é a base do funcionamento da memória … a regra universal é: “busque sempre fazer associaçções do novo com o que você já sabe”.
- O uso de um instrumental mnemônico – ferramentas para a memória – é mais do que recomendável, já que memória é falível em qualquer fase da vida.
- Todas as técnicas de memorização são fundamentadas na associação..
- A memória é uma rede de ligações neuronais, que comprovadamente será mais densa no indivíduo que utiliza o cérebro mais intensamente e menos densa naquele que, em qualquer fase da vida, deixe de estimulá-lo.
- Quanto mais densa e estruturada for a rede de conexões neurais mais fácil será fazer associações e memorizar.
- A Andragogia, o modelo educacional indicado para o adulto, é diferente do modelo pedagógico aplicado para a criança principalmente neste quesito associação. e aplica diferentes métodos de acordo com o ciclo de vida do indivíduo para prover aprendizagem significatva e conceitual.

- 10 Técnicas “Neurocientíficas” de Aprendizagem.
- Andragogia.
- Associações.
- Atenção.
- Atenção e Memória.
- Atenção e Tipos.
- Blocos de Informação
- Check Lists.
- Conceito.
- Cognição, Cognição e Aprendizagem.
- Contação de Histórias,
- Escrita Ativa.
- Funil de Aprendizagem.
- Ganchos Mentais.
- Ganchos Mentais.
- Informação.
- Inteligências.
- Kit de Ferramentas Cognitivas,
- Repetição Espaçada.
- Leitura Ativa.
- Mapas Mentais,
- Memória.
- Mnemônico,
- Perguntas,.
- Processo de Educacional.
- Plasticidade cerebral.
- Rede de Conexões Neurais.
- Repetição Espaçada.
- Solução de Problemas
- Processo de Educacional.
- Prática Deliberada.
- Sono e aprendizagem.
- Valores.

Conclusão
- Técnicas de memorização ajudam indivduos e empresas concentrar a sua atenção e fazer associações entre o conhecimento novo e o conhecimento corrente.
- Iso é de extrema importância para ganhar agilidade metal e de serviços no dia a dia.
- Estão baseadas em técnicas de atenção, linguagem, associação, repetição e mnemônicos.
- Fazer associações está na base do funcionamento e desenvolvimento da memória.
- Associações criam e refinam o instrumental mnemônico.
- Aumente a rede de conexões neurais de indíduos e emprea como um todo (inteligência e memória coletiva).
- A meditação, nos seus vários tipos, é um exercício mental poderoso, que trabalha principalmente a atenção, consciência e monitotaramento do pensamento, exige que o o sujeito saia do operacional e cotidiano e observar a si mesmo … isso não é fácil, não a meditação em si, mas a construção do hábito … através da meditação, ao longo do tempo, é possível identificar bloqueios, pensamentos persistentes, atenções fixas, crenças transparentes que afetam a nossa forma de pensar e sentir e resolver problemas e tomar decisões … … é uma ferramenta que cria conexões do consciente com o inconciente, não é um trabalho passivo, e sim construtivo, onde o sujeito é um ser ativo que pode ser ver do campo ou da arquibanca e por essas razões é tido como um dos meios mais eficientes para ganhar sabedoria e domínio do uso do próprio sistema cognitivo.
- Exercite a reflexão e o raciocínio.
- faça leitura ativa,
- repetições espaçadas,
- resumos .
- explore perguntas
- mapas mentais.
- diagnostique o seu perfil de inteligências.
- Identifique e reforce áreas em que já é forte e melhore aquelas mais fracas.
- Use o poder da plasticidade cerebral para criar e mudar crenças e valores.
- Dê a devida importância para a sua memória para transformar você num ser epistêmico, uma pessoa diferenciada na vida pessoal e profissional!

- O que é a memória humana?
- Dê 5 exemplos de diferentes tipos de informações tratadas pela memória humana.
- Dê um exemplo de uso da memória de curtíssimo prazo, de curto prazo e de longo prazo.
- O esquecimento é uma característica da memória. Por que o nosso cérebro esquece?
- O que é plasticidade da memória e quais são seus benefícios?
- Por que a repetição espaçada é um excelente método para aprender e memorizar?
- Qual a relação entre aprendizado e memorização?
- Nas primeiras 48 horas o nosso cérebro esquece no entorno de __% do conteúdo estudado e 30 dias depois esquece __%.
- Qual a razão da repetição espaçada de um bloco de informação distribuída por alguns dias e muito mais efetiva do que repetir várias vezes num único dia?
- Por que quando estudamos um assunto de última hora a qualidade do aprendizado é reduzida e a curva do esquecimento é mais agressiva?
- Qual a relação entre memorização e atenção?
- O que significa o conceito “associação” e qual a relação com memorização, aprendizado e mnemônicos?
- O que são ganchos mentais?
- O que é mnemônico e para que é utilizado? Dê 3 exemplos de mnemônicos?
- Como aumentar a capacidade da sua memória?
- Qual a diferença em termos de conexões neurais entre um indivíduo especialista numa determinada área e outro que não especialista?
- O especialista consegue aprender mais rápido do que um não especialista? Qual a razão?
- Por que o modelo educacional indicado para o indivíduo numa fase mais avançada da vida precisa ser diferente do mais jovem?