A gerência de processos tem o propósito de melhorados continuamente o processo nos seus vários estágios … planejar, desempenhar, controlar e ajustar.
O PDCA é o método mais simples e conhecido para gerenciar processo em quatro estágios … Planejar,
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Executar processos de negócios com sucesso nem sempre é uma tarefa fácil. Existem inúmeros desafios que surgem …
- Prever carga de trabalho – prever carga de trabalho para dimensionar recursos de curto e longo prazos, para atender a demanda com garantia de níveis de serviço.
- Gerenciar gargalos – gerenciar capacidades do processo, prevenir lentidão ou interrupção do processo devido a um erro ou dificuldade humano / máquina.
- Evitar desperdícios – otimizar o processo e tratar atividades e recursos ineficientes, redundantes ou desnecessárias.
- Prover visibilidade e controle – mapear os processos, acompanhar KPI e tradeoffs em tempo real, aumentar a precisão nas previsões.
- Integrar pessoas e atividades – alinhar atividades e tecnologia de informação e comunicação.
- Desenvolver a Inteligência competitiva – desenvolver métodos, ferramentas e habilidades para resolver problemas, criar, aprender e ensinar o modelo e processo de negócio da empresa.
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Três Princípios Fundamentais da Gerência de Processo
Gerência de processos é o conjunto de atividades de planejamento, monitoramento, avaliação e ajustes de processos necessárias para qualquer processo de negócio para atingir seus objetivos.
- Quando gerenciamos processos buscamos alinhar ciclicamente, tudo no entorno … objetivos, necessidades, atividades, sistemas, inteligência, ferramentas, comportamentos, capacidades e resultados.
- Isso gera mais consciência sobre o ambiente e a nossa interação com ele, aprendemos com o processo a desenvolver nossas habilidades técnicas e controlar melhor nossas emoções e comportamentos e ações.
- Ficamos mais confiantes e motivados para fazer mudanças que nos mantenham na trilha do sucesso.
- PDCA é um método simples e poderoso para gerenciar processos em 4 etapas – Planejar, Desempenhar, Controlar e Ajustar.
A seguir são apresentados três princípios utilizados na gestão de processos.
1º Princípio. Separar o Processo do Produto
Devemos gerenciar o processo e … o produto
- Produto é o resultado de um processo.
- Podem existir vários processos para criar um único produto.
- O produto é uma parte da história … a ponta do iceberg.
- De uma forma geral, estamos mais acostumados a avaliar produtos.
- Por exemplo, avaliar se uma pizza está gostosa ou não é fácil, mas saber a razão de estar gostosa ou repetir o resultado com a mesma qualidade e sucesso é outra história, já que depende de avaliar seus componentes, qualidade e quantidade de ingredientes, receita, procedimentos, tempo de cozimento, tipo do forno, temperatura do forno e pizzaiolo.
Orientação de Processo x Produto.
- Ambos, produto e processo, devem ser descritos e entendidos separadamente.
- Este princípio nos ajuda a entender o que podemos ou não gerenciar, medir e monitorar.
- Se procurarmos inovação a tendência é investir mais em gestão de produto.
- Se procurarmos melhorar gradativamente no mercado conhecido, precisamos de gerente de processo.
- O equilíbrio entre essas duas atividades e habilidades é a melhor estratégia.
2º princípio. Estabelecer diferentes planos e ciclos de gestão
Dividir a gestão do processo em planos com diferentes ciclos (diário, semanal, mensal) de PDCA:
- Nível estratégico – (LONGO PRAZO) avaliar o posicionamento de valor do negócio, os potenciais clientes, necessidades e como serão atendidos com diferenciação e recursos adequados para a realização do trabalho.
- Nível tático – (MÉDIO PRAZO) avaliar o foco, a melhor alocação e uso DOS para o trabalho.
- Nível operacional – (CURTO PRAZO) avaliar o corretismo na execução de procedimentos e melhor uso de ferramentas. Pôr em prática os recursos e funcionalidades fornecidas pelos níveis estratégico e tático de forma correta e consistente.
3º princípio. 3C: Corretismo, Consistência e Capacidade:
Monitorar indicadores de controle para garantir:
- Corretismo – O processo está sendo realizado de forma correta?
- Consistência – O processo está gerando resultados de acordo com o planejado?
- Capacidade – O processo fornece o que o cliente deseja de acordo com os SLAs programados?
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Gargalos
Um gargalo, na perspectiva de processos de negócios, é qualquer obstáculo à produtividade de um sistema.
- Gargalos são os responsáveis pelo aumento da dificuldade para alcançar metas pessoais e empresariais.
- O maior desafio está em identificar com clareza esses pontos.
- Todo sistema que utiliza recursos limitados tem gargalos.
- Quando resolvemos um gargalo um novo gargalo é criado!
- Identificar e tratar gargalos gera maior conhecimento das capacidades das pessoas, processos, sistemas e suas partes.
Os processos de negócios podem ser processos operacionais, de controle ou suporte.
Método é uma forma inteligente de realizar um Processo via uma o mais Ferramentas.
Dividir projetos ou processos em partes menores, mais específicas e mais gerenciáveis, é um princípio de gestão, facilita o processo de decisão, o desempenho de tarefas, uso de métodos e ferramentas mais adequados.
O processo de gestão de processo visa implementar um meio de formular as estimativas de produção e financeiras, mais precisas possível.
Procedimento é uma forma especifica de descrever e realizar uma tarefa.
Um procedimento é uma ótima ferramenta para reter e registrar informações importantes sobre o processo.
A ferramenta 5W2H é uma excelente ferramenta para descrever processos, atividades, tarefas, procedimentos … explica qualquer processo em 7 componentes ou variáveis circunstanciais.
Os processos são projetados para melhorar continuamente.
Executar processos de negócios com sucesso nem sempre é uma tarefa fácil. Existem inúmeros desafios que surgem.
Gerência de processos é o conjunto de atividades de planejamento, monitoramento, avaliação e ajustes de processos necessárias para qualquer processo de negócio para atingir seus objetivos.
1º Princípio. Separar o Processo do Produto
2º princípio. Estabelecer diferentes planos e ciclos de gestão.
3º princípio. 3C: Corretismo, Consistência e Capacidade:
Saiba mais. Ferramentas Cognitivas; Inteligência Competitiva; Ferramentas da Inteligência Competitiva
A ferramenta 5W2H é uma excelente ferramenta para descrever processos, atividades, tarefas, procedimentos … explica qualquer processo em 7 componentes ou variáveis circunstanciais.
Os processos são projetados para melhorar continuamente.
Executar processos de negócios com sucesso nem sempre é uma tarefa fácil. Existem inúmeros desafios que surgem.
Gerência de processos é o conjunto de atividades de planejamento, monitoramento, avaliação e ajustes de processos necessárias para qualquer processo de negócio para atingir seus objetivos.
1º Princípio. Separar o Processo do Produto
2º princípio. Estabelecer diferentes planos e ciclos de gestão.
3º princípio. 3C: Corretismo, Consistência e Capacidade: