O mapa mental Marketing e Gestão de Mudanças, descreve o marketing como um processo de gestão de mudanças da demanda (lado esquerdo) e da ofertas (lado direito).
MARKETING … é uma ciência baseado num plano, ofertas, produtos, serviços, soluções, para
ESTRATÉGIA de MARKETING da organização para aumentar a PERCEPÇÃO DE VALOR da sua OFERTA; atrair e informar POTENCIAIS COMPRADORES porque devem COMPRAR a OFERTA com você, ao invés de seus CONCORRENTES; tornar os BENEFÍCIOS da sua OFERTA claros desde o início.
PROPOSIÇÃO de VALOR é uma ESTRATÉGIA de MARKETING da organização para aumentar a PERCEPÇÃO DE VALOR da sua OFERTA; atrair e informar POTENCIAIS COMPRADORES porque devem COMPRAR a OFERTA com você, ao invés de seus CONCORRENTES; tornar os BENEFÍCIOS da sua OFERTA claros desde o início.
GESTÃO DE MUDANÇAS é uma disciplina de gestão, que orienta a forma como nos preparamos, equipamos e apoiamos indivíduos para adotarem MUDANÇAS com sucesso, a fim de impulsionar os objetivos e os resultados organizacionais.
CLIENTES são consumidores das OFERTAS; têm necessidades, valores e benefícios esperados diferentes e mutáveis; são influenciados e reagem de forma subjetiva às PROPOSIÇÕES de VALOR.
OFERTA é uma combinação de produtos, serviços e soluções tangibilizados pelo MIX de MARKETING da empresa para atender NECESSIDADES, gerar BENEFÍCIOS, transcender EXPECTATIVAS; está atrelada a uma PROPOSIÇÃO de VALOR.
NECESSIDADES são coisas imprescindíveis para o cliente; são o nascedouro da compra e venda; podem estar em vários estágios (equilíbrio, latente, ativa, desejo, imagem de solução).
MIX de MARKETING é uma combinação de estratégias e recursos (produto, preço, promoção, praça, pessoas, processos e evidências físicas) que torna tangível a PROPOSIÇÃO DE VALOR que uma empresa apresenta aos seus clientes, para satisfazer suas necessidades.
Não existe um e sim vários objetivos e benefícios do conceito de proposição de valor em marketing … todas visam gerar atenção, interesse, desejo e ação de compra … a diferença está na ciência e arte de fazer.
- Definir e ajustar modelos de negócio – assumir a proposição de valor como componente central do modelo de negócio.
- Criar vantagem competitiva – diferenciar a empresa frente aos concorrentes.
- Focar no cliente – comunicar quais os consumidores, necessidades e desejos são atendidos de forma diferenciada.
- Alinhar cadeia de valor – servir de referência para desenvolver alianças que colaborem com a proposição de valor.
- Segmentar Mercado – servir de referência para selecionar clientes, parceiros, funcionários e fornecedores.
- Gerenciar a Marca – aumentar o reconhecimento da marca no mercado.
- Gerar Insights – desenvolver o pensamento estratégico, insinuar e apreender novas formas de fazer negócios.
- Motivar – emocionar e influenciar colaboradores, parceiros e clientes a atingir objetivos, metas e planos de negócios.
- Relacionamento – ganhar e reter o cliente ao invés de fazer uma venda única.
- Justificar Valor –
A Proposição de valor é uma mistura de estratégias para aumentar a percepção de valor da empresa e suas ofertas …
Saiba mais.