Mapa Conceitual, segundo o autor Joseph Novak, é uma “ferramenta administrativa” para organizar e representar graficamente o conhecimento e relações significativas entre conceitos em forma de proposições.
O mapa conceitual representa graficamente um conjunto de conceitos cujas relações entre eles são evidentes.
Os “conceitos” aparecem como palavras chave dentro de círculos (ou retângulos).
As relações (associações) entre os conceitos são especificadas através de “sentenças de ligação” nos arcos (links) que unem os conceitos.
A “sentença de ligação” descreve a relação entre dois conceitos.
Os dois conceitos conectados por uma “sentença de ligação” são chamados de “proposição“.
Sentenças proposicionais é uma característica particular dos mapas conceituais, se comparados a outros tipos de representação como os mapas mentais ou infográficos.
Mapa Conceitual é um tipo de linguagem formal gráfica, não linear, relacional, posicional, metacognitiva e capaz de agregar muitas metainformações.
Mapas Conceituais são “muito” úteis para instrumentalizar e automatizar o processos cognitivos:
- descrever conceitos e contextos … representar a realidade e o ambiente de tarefas, com todos os seus componentes e circunstâncias.
- estudar caminhos … encontrar formas eficientes de aprender novos conceitos, associações e decidir os melhores caminhos.
- analisar meios e fins …
- analisar causalidades
- e relações de causa e efeito.
- compreender, com os recursos disponíveis.
- compreender … ir além de entender; conhecer as relações de causa e efeito entre conceitos.
- desenvolver conceitos … conectar e criar rede de conceitos; fazer operações lógicas entre conceitos; argumentar, justificar e inferir.
- repetir para aprender … fazer repetições espaçadas para aprender mais rápido, recordar conceitos e contextos, discernir fatores determinísticos e aleatórios.
- ler de forma ativa … planejar e selecionar a leitura da para prover alta qualidade e velocidade de compreensão.
- resumir …
- síntetizar
- comparar
e cenários, operações, avaliar distâncias, relacionamentos, caminhos entre conceitos, são facilmente transformados em estrutura de grafos e aplicados nas várias técnicas da Inteligência Artificial.
Mapas ou modelos conceituais representam um conjunto de suposições simplificadas baseadas no mundo real que interpretam e indicam as regras e componentes essenciais de um sistema, que pode ser um processo de negócio, um produto ou serviço, uma ideia, uma tarefa e assim por diante.
Permite “sintetizar” um domínio de conhecimento”, um “determinado assunto” ou relações entre dois ou mais conceitos e prover significados mais precisos de acordo com diferentes contexto e mudanças..
Porques e Exemplos de Uso
Por que usar
Mapa conceitual é uma ferramenta metacognitiva que permite desenvolver modelos de informação e conhecimento sobre qualquer coisa.
- Resolver problemas e tomada de decisão via linguagem gráfica.
- Descrever e explicar contextos graficamente … conceitos (nós), relações (conexões), caminhos, tal como um mapa rodoviário.
- Usar uma estrutura de informação não linear para representar o conhecimento, com múltiplos caminhos, sentidos e destinos para acessar ou interpretar cada conceito.
- Provê uma visão de caminhos mínimos e máximos entre dois pontos da mapa (grafo), que podem ser analisados dinamicamente.
- Provê visão periférica.
- Provê visão focada.
- Ganhar visão periférica
- Desenvolver funções e habilidades cognitivas – controlar atenção, memorizar, organização as ideias para pensar melhor e realizar operações mentais, perceber e interpretar e aprender a aprender ganhar conhecimento.
- Externar conhecimentos e compreensões, relações de causa e efeito (tradeoffs); ensinar e gerar autonomia para si e para o entorno.
- Identificar mudanças no contexto de fprma mais fácil e coletiva as mudanças; aumentar a predição e precisar a previsão.
- Modelar e simular estudos de casos, atividades e tarefas.
- Atender diferentes estilos e estratégias de aprendizagem.
- Visão de rede com nós (conceitos) e conexões (relações entre conceitos).
- Facilitar a recuperação e processamento da informação.
- Engajar pessoas em atividades de forma mais significativa
Exemplos de Uso
- Realçar similaridades ou diferenças entre conceitos
- Visualizar sequência de passos envolvidos no desenvolvimento de um conceito ou tarefa, projeto, etc.
- Resumir lições, procedimentos, explicações, experiências, modelos, simulações e lições aprendidas
- Visualizar as partes de um conceito ou sistema.
- Avaliar o nível de compreensão e conhecimento.
- Avaliar o desempenho do processo de aprendizagem.
- Fazer repetições espaçadas sobre procedimentos e assuntos específicos.
Teoria de Grafos … permite aplicar vários algoritmos ou indicadores de rede da teoria de grafos.
Linguagem mais apropriada para desenvolver habilidades cognitivas
Mapas conceituais têm uma variedade de aplicações e benefícios para gestão e aprendizagem EMPRESARIAL …
- “Algoritmizar” graficamente … registrar uma sequência de instruções e tomada de decisões; facilitar a leitura e compreensão de humanos e computadores; facilitar a aplicação da IA (inteligência artificial).
- Analisar graficamente … dividir o todo em partes (conceitos) graficamente conectadas (relacionamentos) e articuladas.
- Aplicar teoria de grafos … capacitar indivíduos e empresas a usar mapas e teoria de grafos no dia a dia para expandir a sua “inteligência artificial”.
- Aprender a Aprender … descrever graficamente o pensamento e facilitar ganhar autoconsciência, automonitoramento e autocontrole do ato cognitivo.
- Atender e Integrar estilos diferentes de aprendizagem, através da linguagem gráfica universal.
- Comunicar ideias e argumentos complexos … multifacetados, envolvendo diferentes componentes, de difeerntes naturezas.
- Construir e gerenciar o conhecimento … criar e gerenciar a manutenção e visibilidade de conceitos e suas conexões.
- Contar histórias … desenvolver scripts e roteiros.
- Cooperar e aumentar a interação social, a comunicação e o trabalho colaborativo e em equipe.
- Criar Visão e Compreensão compartilhada.
- Desenhar cenários conceituais para informar, aprender, analisar, fazer diagníostico, resolver problemas.
- Descrever o conhecimento, entender, produzir e representar.
- Descrever relações de causa e efeito e aumentar a compreensão de um ou mais conceitos.
- Detalhar a estrutura inteira de uma ideia para a análise de outra pessoa.
- Pensar logicamente para construir argumentos e cpnclusões válidos.
- Preservar e Reter o conhecimento pessoal e institucional de forma gráfica e compacta.
- Mapear ou Delimitar o escopo do conhecimento da empresa, negócios, equipes, pessoas.
- Modelar o conhecimento (estruturar) de forma colaborativa entre pessoas e empresa.
- Organizar informações … conhecimento, racicocínio, relações e sinergias entre “coisas”.
- Processar informações … servir como instrumento de análise para resolver problemas e criar soluções.
- Resumir conceitos chave, relacionamentos e hierarquias.
- Transformar conhecimento tácito (prático) em conhecimento empresarial.
- Raciocinar em alto nível com a “visão de todas as peças do tabuleiro”
- Transferir conhecimento especializado.
- Recuperar e facilitar o registro organizado de informações.
- Visualizar informações de forma não linear e estruturada.
O mapa conceitual é uma ferramenta que explica conceitos, proposições …. qualquer coisa:
- Ajuda a compreensão de tópicos complexos.
- Construir modelos mentais
- Organizar o raciocícnio
- Integrar conteúdo de várias fontes distintas de diferentes mídias.
- Revelar conexões entre conceitos em um todo maior.
- Conectar conceitos em rede.
- Prover visão de cima para baixo (top down) de um assunto.
- Descrever contexto, situação, problema, caminho.
Mapa Conceitual e Teoria da Aprendizagem Significativa.
Mapa Conceitual é baseado na teoria da aprendizagem significativa … uma nova informação adquire significado através de uma “ancoragem” ou “associação” com conceitos relevantes da estrutura cognitiva preexistente da pessoa.
Na aprendizagem significativa, há uma interação entre o novo conhecimento e o já existente, na qual ambos se modificam … ou seja, a estrutura cognitiva está constantemente se reestruturando.
Mapa Conceitual e Proposições
Proposição é uma declaração que descreve a relação entre dois conceitos e provê significado.
Mapa conceitual é uma lista de proposições dispostas graficamente.
Na sua forma mais simples, um mapa conceitual tem “PELO MENOS ” uma proposição, ou seja, dois conceitos conectados por uma sentença (normalmente um verbo).
As proposições aumentam o significado de um conceito … proposições bem arranjadas definem um conceito numa determinada perspectiva, num dado contexto
Veja um exemplo simples:
A proposição “flor é branca”
é representada por um mapa conceitual simples com 2 conceitos “flor ” e “branca”, conectados com uma seta com a sentença “é”.
Quanto mais proposições são incluídas envolvendo um conceito mais significado é adicionado ou e aumentam o significado e precisão desse conceito … por exemplo:”flor é branca”.
“flor é cheirosa”.
“flor é bela”.
“flor é órgão de reprodução da planta”.
“flor tem cor”.
“flor tem nome”.
“flor tem forma”.
rosa é uma flor”
A grande maioria dos significados de conceitos adquiridos pelo ser humano é via proposições nas quais os significados dos conceitos estão embutidos.
Veja outro exemplo ..
A proposição “Tarefa pode ser feita por deliberação ou obrigação”.
… é uma área de estudo da gerência de projetos.
… é uma atividade que precisa ser feita com restriçoes e metas.
… tem tempo de duração planejado.
… tem prazo para início
.. tem prazo de conclusão.
… tem objetivos operacionais, táticos e estratégicos do trabalho.
… pode e normalmente é dividida em atribuições.
… é colocada em execução por 1 ou 2 ou mais atribuições.
… é concluída quando todas atribições da tarefa são concluídas.
… está vinculada a outras tarefas, para criar conexões e sinergias em rede e time.
… requer coodenação e monitoramento maior de times e pessoas … para corrigir, melhorar alinhar, sincronizar, garantir consistência e capacidade.
… congrega
Saiba mais. Propósito do Planejamento, Proposição de Valor, Tomada de Decisão.
Como Fazer Mapas Conceituais
Check List … Construir Mapas Conceituais
A construção de de qualquer mapa conceitual pode ser explicada em 5 etapas.
1. MÍDIA de DESENHO
O primeiro passo fundamental é selecionar papel e lápis (ou aplicativos em nuvem disponíveis no mercado).
Para ser usado em REPETIÇÕES ESPAÇADAS, para facilitar a recuperação para usos futuros, compartilhar, editar, aperfeiçoar.
Usar o papel é uma boa prática para iniciar e rascunhar o mapa mental num exercício inicial e depois usar o computador e aplicativos.
A escrita em papel é a com maior “poder cognitivo” para a memorização, já que envolve com uma enorme variedade de conexões neurais envolvendo cérebro, sistema nervoso e muscular.
2. CONCEITO PRINCIPAL.
Este é outro passo primordial.
É o título do mapa conceitual.
O objetivo do Mapa.
A ideia central a ser trabalhada ou problema a ser resolvido.
Um bom teste é fazer uma “pergunta de foco” que especifique claramente o problema ou questão que o mapa conceitual ajudará a resolver
Qual o significado deste conceito? Quais os conceitos chave que estão associados?
3. CONCEITOS CHAVE.
A partir do conceito central faça uma LISTA DE PROPOSIÇÕES envolvendo o conceito chave e outros conceitos subordinados.
Este procedimento deve ser repetido para todos os conceitos chave.
Classifique as proposições (e por conseguinte os conceitos) do geral ao específico, que serão representadas no mapa conceitual.
Escreva cada proposição o mais resumidamente possível … normalmente, uma ou duas palavras por sentença.
Mantenha suas descrições concisas para evitar que o seu mapa fique inchado e com muito texto.
4. ORGANIZAÇÃO e HIERARQUIA
Posicione os conceitos mais gerais no topo do mapa e os mais específicos ou exemplos na parte inferior.
Seu mapa conceitual assumirá forma (de cima para baixo) à medida que você conecta proposições (conceitos, relações e sentenças) no local correto do mapeamento.
5. AJUSTE
Quando adicionar um arco (link, associação) a cada conceito, examine cuidadosamente as relações que está ilustrando.
Faça perguntas para si mesmo.
Cada conceito se encaixa bem em seu lugar?
Existe uma posição melhor para este conceito ou grupo de conceitos?
Posso usar uma “palavra de ligação” (sentença) mais precisa para representar esse relacionamento?
A construção de conceitos via mapas conceituais desenvolve habilidades para pensar de forma sistemática e clara.
Exige foco!
Você deve selecionar todos os conceitos e proposições necessários e suficiente para descrever a ideia central.
Só serão visibilizados os principais conceitos e os seus principais relacionamentos.
Neste particular, a construção de mapas mentais é uma arte.
Cuide para construir um “grafo” (conjunto de nós e relacionamento) o mais simples e enxuto possível.
Existe um exercício constante de alinhamento do conteúdo com a forma do mapa, o seu visual.
A definição do objetivo do mapa é de extrema importância.
Não tornar o mapa muito complexo com muitos conceitos e relacionamentos.
Mapa Conceitual e Configurações Equivalentes
Diferentes pessoas podem ter configurações de mapas conceituais diferentes para representar a mesma coisa.
Você notará isso em vários momentos ou repetições espaçadas envolvendo o uso dos mapas.
Para um mesmo conjunto de proposições existem vários mapas de valor equivalentes, função de perspectivas diferentes de observação para conceituar a mesma coisa.
Diferentes sentenças podem expressar a mesma proposição ou mesmo significado.
O importante é que não haja conflitos de significação de conceitos no mapa.
Mapa Conceitual e Criatividade
Mapa Conceitual e Representação de Significados
Mapa Conceitual é uma forma de representação gráfica de BLOCOS de INFORMAÇÃO e SIGNIFICADOS e existem muitas outras formas gráficas, tais como mapa mental, fluxograma, organograma, diagrama, etc.
Fluxogramas geralmente são utilizados para representar sequência de atividades.
Organogramas são usados para representar hierarquias de unidades administrativas e/ou funções.
Diagramas circulares e árvores de decisão são outros exemplos de representação.
O Mapa Mental é outra alternativa menos formal e mais simples aos mapa conceitual, com vantagens e desvantagens.
O uso sistemático de mapas conceituais e mapas mentais, melhora os processos de aprendizagem, resolução de problemas, criação e pesquisa.
Mapa Conceitual e Mapa Mental, diferentemente de outras representações (fluxograma, organogramas, diagramas, árvores de decisão, etc) são baseadas na “teoria da aprendizagem”, que busca a melhoria do processo educacional.
Entender a dinâmica de ensinar e aprender.
Reconhecer a evolução cognitiva de uma pessoa ou empresa.
Explicar a relação entre o conhecimento pré-existente e o novo conhecimento.
Saiba mais. Mapa Mental, Processo de Aprendizagem
Mapa Conceitual e Criatividade
Devido ter como essência a conexão de conceitos graficamente, mapas conceituais são “muito” usados como ferramenta para desenvolver a criatividade, já que facilitam a reflexão, visualização ou imaginação de novas perspectivas e proposições que possam detalhar ou ampliar um determinado escopo (conjunto de conceitos).
- Mapeamento conceitual é uma técnica para “externalizar” conceitos e proposições.
- Podemos investigar, prospectar, revelar e criar novos conceitos e relacionamentos entre conceitos via mapas conceituais … “as fichas caem …”
- Isso pode ser feito se você procurar ativamente relacionamentos proposicionais entre conceitos que não foram previamente reconhecidos como relacionados.
- Profissionais, estudantes, professores e facilitadores dão prova disso, e frequentemente apontam que reconhecem novos relacionamentos e, portanto, novos significados, manipulando mapas conceituais.
Mapa Conceitual e Metacognição
MAPAS MENTAIS SÃO FERRAMENTAS METACOGNITIVAS, já que “conceituam” ou explicam ou modelam outras ferramentas.
Facilitam a AUTO APRENDIZAGEM, MODELAGEM, AUTOCORREÇÃO, REFLEXÃO e forma AUTODIDATAS.
É uma CONSCIÊNCIA dos PRÓPRIOS PADRÕES de PENSAMENTO.
É uma “COMPREENSÃO GRÁFICA” e uma compreensão dos padrões por trás deles.
COMPREENSÃO GRÁFICA SIGNIFICA UMA COMPLEXÃO MAIS PROFUNDA QUE VAI MUITO ALÉM DA COPREENSÃO TEXTUAL.
MAPAS MENTAIS são IMAGENS que valem mais do que mil palavras.
Mapas Conceituais x Mapa Mentais
Os mapas conceitual e mental apresentam diferenças e preferências de uso …
- Mapa mental se concentra em um conceito … mapa conceitual se concentra em vários conceitos ou ideias.
- O processo de criação de um mapa mental é rápido, espontâneo e reflete a visão do autor (ou designer) sobre um determinado tema … já o mapa conceitual é a abstração de um problema real, exige pensar detalhes para cobrir todos os casos reais.
- Mapa mental é mais adequados para traçar as próprias ideias ou “o que eu sei sobre” … os mapas conceituais organizam o conhecimento e retêm informações.
- Os mapas conceituais são mais flexíveis que os mapas mentais, já que não estão limitados à estrutura radial hierarquia.
- O mapa mental é muito útil para brainstorm e atividades similares, para traduzir ideias, documentos, artigos, apresentação, cursos de treinamento.
- O mapa conceitual é mais efetivo para resolver problemas, analisar fatores chave em um mercado ou sistema de decisão.
Palavras chave. Mapa conceitual, Conceito, Mapa Mental, Processo de Aprendizagem, Aprendizagem Construtivista, Aprender Aprender, Processos e Ferramentas Cognitivas
- Mapa Conceitual é uma “ferramenta administrativa” para organizar e representar graficamente o conhecimento e relacionamentos significativos entre conceitos em forma de proposições
- Proposições são sentença que conectam (ou relacionam) dois conceitos e provê significado, gera informação, conhecimento, outros conceitos, influencia crenças e valores, que são fatores da tomada de decisão.
- A maioria dos “significados” adquiridos pelo ser humano são via proposições nas quais os significados dos conceitos estão embutidos.
- O mapa conceitual tem uma variedade de aplicações e benefícios para a cognição e aprendizagem … visualizar, organizar, armazenar, delimitar escopo, estruturar, resumir, transferir, comunicar, compartilhar, detalhar, desenhar, aprender a aprender, raciocinar, recuperar, processar, analisar, diversificar, cooperar, aplicar … o conhecimento.
- Um Check List de 5 passos para fazer mapas conceituais é:
- Escolher a mídia para o desenho.
- Definir o conceito principal.
- Identificar conceitos associados ao conceito principal.
- Hierarquizar os conceitos, com os mais gerais no topo.
- Ajustar o mapa … posicionamento dos conceitos, proposições e sentenças.
- Diferentes pessoas podem ter configurações de mapas conceituais diferentes para representar a mesma coisa … ou seja, para um mesmo conjunto de conceitos e proposições podem existir vários mapas de valor equivalentes.
- Mapas conceituais são também usados como “ferramenta para desenvolver a criatividade”, já que facilita a reflexão, identificação de novas perspectivas e proposições que possam detalhar ou ampliar um determinado escopo ou um conjunto de conceitos.
- Mapa conceitual é uma dentre várias formas de representação de significados e existem muitas outras formas …fluxogramas, organogramas, diagramas … e mapas mentais.
- O uso sistemático de mapas conceituais, melhora o processo educacional e de pesquisa.
- Os mapas conceitual e mental apresentam diferenças e preferências de uso …
Conclusão
Mapa Conceitual é uma poderosa ferramenta cognitiva para aumentar o seu desempenho na aprendizagem, resolução de problemas e criatividade …
É aplicado para … visualizar, organizar, armazenar, delimitar escopo, estruturar, resumir, transferir, comunicar, compartilhar, detalhar, desenhar, aprender a aprender, raciocinar, recuperar, processar, analisar, diversificar, cooperar, aplicar repetições espaçadas, especializar … o conhecimento.
Teste seu Conhecimento
Saiba mais. Aprender a Aprender; Como se tornar mais inteligente?; Ferramentas Cognitivas; Conceitos, Definições e Palavras Chaves; Perguntas; Mapa Mental; Mapa Conceitual.