ATRIBUTOS de VALOR ou simplesmente VALORES são “coisas” que as pessoas e empresas percebem, valorizam e investem.
- É um conceito fundamental no marketing para formular proposições, objetivos, comunicar, influenciar e motivar comportamentos e decisões de compra.
- São usados pelo marketing e vendas para construir crenças > pensamento > sentimentos > vontade > atenção > interesse > desejo > ação de compra
- É tudo que gera benefício e vantagem competitiva para o potencial comprador ou para o mercado alvo.
- É o “julgamento” de alguém sobre o que é importante na vida, negócios e serviços.
- Podem ser ATRIBUTOS de VALOR TÉCNICO ou ATRIBUTOS de VALOR EMOCIONAL.
- Podem ser interpretados como metas amplas desejáveis que motivam as ações das pessoas e servem como princípios orientadores.
Cada pessoa tem um conjunto de atributos de valor, que modela suas crenças, personalidade, pensamento, hábitos, cultura, educação, experiência, conhecimento, habilidades.
O marketing considera que a comunicação dos ATRIBUTOS de VALOR da empresa conectados com suas OFERTAS quando endereçados ao PÚBLICO ALVO correto, influencia a PERCEPÇÃO de VALOR, COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR, VALOR PERCEBIDO, VANTAGEM COMPETITIVA e SATISFAÇÃO.
ATRIBUTOS > PÚBLICO ALVO > OFERTAS > PERCEPÇÃO de VALOR > COMPORTAMENTO de COMPRA > VALOR PERCEBIDO > VANTAGEM COPETITIVA > SATISFAÇÃO > SUCESSO