Aprender a Aprender é uma abordagem construtivista onde o processo de aprendizagem se dá quando o indivíduo interage e constrói o conteúdo … vai além de transferência de conhecimento, usa ferramentas cognitivas para construir o conhecimento … é sinônimo de metacognição.
Aprender a Aprender
Aprender a Aprender é uma forma de abordagem do processo de ligada à linha construtivista de que o aprendizado se dá quando o indivíduo interage e constrói o conteúdo.
- Mudar o foco de “transferir conhecimento” para ” desenvolver habilidades”.
- Compreender princípios e técnicas de melhor uso do cérebro.
- Usar ferramentas cognitivas … para orientar e desenvolver funções cognitivas básicas e de níveis superiores.
- Fazer auto-diagnose … para aumentar o conhecimento de si mesmo e identificar oportunidades de aprendizagem.
- Gerenciar a Aprendizagem … administrar o tempo e desempenho, via ciclos de PDCA
Aprendizagem Cognitiva
Aprendizagem Cognitiva é baseada em “ferramentas mentais” para compreender os conceitos e procedimentos, ao invés de memorizá-los … usar o cérebro de forma mais eficaz e gerar vários benefícios …
- Desempenho cognitivo … planejar, desempenhar, controlar e ajustar o desempenho cognitivo.
- Pensamento crítico … reflexão e julgamento sobre o que acreditar e conhecer.
- Controle do conhecimento … assumir o conhecimento ao invés de simplesmente reproduzir o que foi transmitido.
- Pensar de forma mais significativa … conectar uma nova informação com o conhecimento que você já possui.
- Incentivar a discussão ativa … debater , argumentar sobre o que está sendo ensinado para aumentar a compreensão.
- Explorar o conhecimento … compreender como as ideias ou conceitos estão conectadas.
- Aumentar a autoconsciência … justificar e explicar seu pensamento.
- Facilitar a reflexão … meditar, pensar, ponderar, sobre a experiência de aprendizagem.
- Solucionar Problemas … usar métodos e ferramentas para identificar problemas e desenvolver alternativas de solução.
- Criatividade … encontrar novas maneiras mais eficazes para aprender.
- Aprender de forma estratégica … compreender como conceitos menores se encaixam nos conceitos maiores.
- Memorizar … reter e aplicar novos conceitos com sucesso e facilidade.
Oportunidades para Aprender a Aprender
- Objetivos
- Observação
- Autodiagnóstico
- Especialização.
- Revisão de conceitos
- Transferência de Habilidades
Objetivo …
É o primeiro passo para planejar qualquer coisa
- É a referência principal para a aprendizagem
- É o que dá o sentido de aprender.
- É a raiz da árvore do conhecimento
- Permite ser específico, seletivo e econômico e medir avançoS
- É fundamental para comparar e alinhar objetivos pessoais e profissionais.
- Identificar gaps e desafios.
- Deve ser desdobrado em metas SMART.
Observação é coletar informações sobre o ambiente sem alterá-lo … captar informações, emoções e sentimentos sem julgamento.
Observação é o ato de observar, isso significa ter a atenção direcionada para algo específico, com o intuito de posteriormente julgar, analisar ou investigar determinada coisa ou alguém.
a observação faz parte do método científico, consistindo unicamente em observar e perceber o objeto-alvo.
Autodiagnóstico. Fazer autodiagnosticos para avaliar os desafios em termos de conhecimento, habilidades, comportamentos, pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças.
Especialização. Discutir e compartilhar desafios, ensinamentos e buscar feedback com especialistas.
Revisão de conceitos. Analisar novos objetivos, valores e perspectivas.
Transferência de Habilidades. Identificar habilidades que possam ser transferidas entre contextos diferentes (casa, trabalho, aprendizado, esportes, lazer, …).
Aprender a Aprender significa desenvolver autonomia para aprender; construir o conhecimento, aprender de forma mais significativa e ativa, quando comparado com o que ocorre via mera transmissão do conteúdo.
Aprendizagem e Significação
- Envolvimento e Significação. A aprendizagem tem que ser uma experiência envolvente e significativa; um novo conhecimento deve estar ancorado no conhecimento corrente e construído pelo aprendiz.
- Importância e Motivação. Compreender a importância torna o aprendizado mais interessante, motivante e mais fácil de lembrar. Por exemplo, a palavra bnnaaa sem significado, é mais difícil de lembrar que uma palavra como ‘banana’; com significado, com ideias e sentimentos relacionados; por exemplo, se gostarmos mais ou menos de banana, isso vai fazer lembrar mais facilmente da palavra.
- Memorização. A memorização é fruto do processo de aprendizagem e pode ser melhorada se: 1) atribuirmos significado ao novo conhecimento associando ao que já se sabe e 2) relembrar e testar a memória.
- Solução de Problemas. As pessoas gostam de pensar desde que o pensamento seja bem-sucedido e consiga resolver os problemas no seu entorno; um problema atraente é aquele que pode ser resolvido e aprendido, não pode ser fácil demais nem impossível.
Por que Aprender a Aprender?
Aprender a Aprender emerge da compreensão do mercado de trabalho atual e futuro, onde os trabalhadores precisam cada vez mais ser capazes de se adaptar a novos papéis.
- As regras antigas não se aplicam mais.
- É necessário preparar as pessoas para oportunidades que não temos nenhuma concepção no momento.
- Desenvolver habilidades centrais, como pensamento crítico, habilidades de pesquisa, gerenciamento de tempo e habilidades de comunicação.
Benefícios de Aprender a Aprender
- Autonomia. Aumentar a capacidade de tomar uma decisão proativa (não forçada) baseada nas informações disponíveis; organizar seus próprios estudos, buscar fontes de informação e conhecimento, e construir um saber ligado aos seus próprios objetivos. Aprender a Aprender é a filosofia do autodidata que assume o controle do aprendizado e dita o ritmo, sem ou com pouca ajuda de professores.
- Eficiência. Aprender a Aprender aumenta a relação entre resultados obtidos e recursos empregados, qualidade de produtos gerados por você e sua empresa e insumos necessários para obtê-los e aumenta a capacidade de “fazer as coisas direito” e mais rápidas; você se especializa em processos e ferramentas de aprendizado para aumentar a eficiência de seus processos cognitivos e de negócios; essa metodologia gera um aprendizado mais profundo, significativo e duradouro.
Motivação. Aprender a aprender aumenta o nível de esforço, atenção energética que você investe na busca de um resultado de aprendizagem; a maior independência e controle do aprendizado, somados ao aumento de competências, ganho de eficiência e alcance de objetivos, aumenta a auto estima e motivação.
- Economia. O autodidatismo reduz os custos e desperdícios do sistema tradicional de ensino (instituições, professores, recursos de aprendizado, segurança, etc); endereça o seu tempo para onde você precisa mais ou tem mais prioridade; evita ficar engessado numa estrutura de aprendizado pouco flexível e gera mais tempo para você fazer mais coisas.
- Disciplina. Aprender a aprender aumenta a sua capacidade de conformidade, obediência, regras, responsabilidades, boa conduta, que interferem diretamente na consistência no desempenho, resultados e comportamentos.
Como resolver problemas de aprendizado?
De uma forma geral quando você tem dificuldades para aprender é sinal que existe um problema na sua estratégia de aprendizado e não com você:–
5 dicas para resolver problemas no seu aprendizado:
- Considerar que não existem problemas ou limitações no seu cérebro.
- Foque na estratégia de estudo – planejamento
- Não atribua o fracasso do aprendizado em você e não crie crenças limitadoras.
- Todas as pessoas têm um grande potencial que ainda não foi aproveitado.
- Se você quer se destacar, use estratégias eficientes de aprendizado!
Conclusões sobre Aprender a Aprender–
- Aprender é o processo de adquirir ou modificar conhecimentos, comportamentos , habilidades, valores ou preferências.
- As principais motivações para aprender são: memorizar informações, ganhar habilidades intelectuais para usar o conhecimento, aprender mais rápido, especializar o aprendizado, desenvolver atitudes, comportamentos e habilidades motoras.
- Aprender a Aprender é um conjunto de habilidades e uso de ferramentas cognitivas para lhe transformar num autodidata e aumentar o desempenho dos seus processos de aprendizado, está ligado à linha construtivista de que o aprendizado se dá quando o indivíduo interage com o conteúdo.
- Exige mudança no processo de aprendizado, onde o “aprendiz desenvolve conhecimento e habilidades via ferramentas cognitivas e o professor dá lugar ao facilitador.
- Exige desenvolver “habilidades cognitivas centrais”, como controle da atenção, observação, percepção, interpretação, organização, memorização, pensamento crítico, habilidades de pesquisa, gerenciamento de tempo, habilidades de comunicação.
- Usa ferramentas cognitivas, para aumentar o desempenho processo de cognição, aprender mais significativamente, conectar o novo conhecimento com o conhecimento corrente e assumir a propriedade e construção do seu conhecimento.
- Aprender leva tempo e paciência; é um processo auto-dirigido e poderoso para facilitar e inspirar o desenvolvimento individual, em grupo e organizacional.
- Para aprender a aprender e se transformar num autodidata é necessário usar novas abordagens e mudar o seu modo de pensar.
- Descobrir novas ferramentas mentais que possam ser adicionadas ao seu kit de ferramentas.
- Se você é um especialista, use ferramentas para lhe dar novas ideias de aprendizado.
- Se você enfrenta dificuldades nos estudos busque melhores técnicas para suplantar as dificuldades e encontrar um caminho para o sucesso.
Palavras chaves aprender, aprender a prender, processo, educar, cognição, conhecimento, comportamento, habilidades, atenção, informação, ferramentas, organizar, gerenciar tempo, autonomia, cérebro.
Teste seu Conhecimento sobre Aprender a Aprender
- Relembre esse bloco de aprendizado utilizando as palavras chaves listadas.
- O que é Aprender?
- O que é “aprender a aprender”?
- O que significa “aprendizado construtivista”?
- Qual a razão principal dos problemas de aprendizado?
- Porque aprender a aprender, nos dias de hoje?
- Como aprender a aprender?
- Quais as mudanças no processo de aprendizado para aprender a aprrender?
- Porque aprender a aprender desenvolve o “autodidatismo”?
- Aprender a aprender permite aprender de forma mais “significativa” – o que isso significa?
–
Saiba mais. Processo Educacional, Check List para Aprender a Aprender, Pensamento Focado x Difuso, Construção de Blocos de Informação, Ferramentas Cognitivas, Memórias de Trabalho e de Longo Prazo, Gerenciamento do Tempo de Aprendizado, Sono – o grande aliado do aprendizado, Como se tornar um especialista, Aprendizado Construtivista, Como se tornar mais inteligente?, Conceitos, Definições e Palavras Chaves, Perguntas, Check list (CL), Check list – 5W2H, Mapa Mental, Mapa Conceitual, Mapas Conceituais e Ferramentas