O nosso cérebro usa ganchos mentais para para fazer associações e executar processos mentais com maior eficiência … ganchos mentais funcionam como atalhos para não precisar refletir tanto para a tomada de decisão …
- O nosso cérebro, via os nossos sentidos, avalia muitas situações e pode ficar confuso em agir ou não.
- Quanto mais dinâmico, complexo ou competitivo for o ambiente, mais demandaremos inteligência e conhecimento para tomar decisões.
- A escolha e frequência desses caminhos desenvolve “naturalmente” redes neurais com diferentes formatos, que em função do uso ficam mais intensas ou viram traços de memória ou são esquecidas.
- Blocos de informação são blocos ou redes neurais criados pelo cérebro para aumentar o desempenho dos processos cognitivo e tomada de decisão … podem ser “inteligentemente” construídos e utilizados como “ferramentas cognitivas” para aprender, criar, emocionar, sentir, resolver problemas … cada tipo de bloco de informação é mais adequado e eficiente para determinadas situações … blocos de informação devem ser usados de forma combinada ou em camadas.
- Exemplos de blocos de informação usados como ferramentas cognitivas são conceitos, proposições, definições, palavras chave, fórmulas, equações, anotações, check list, histórias, mapas mental e conceitual, imagens, métodos, ferramentas, que permitam controlar, criar, repetir e ajustar conceitos e procedimentos conhecimentos, habilidades, emoções, sentimentos, que suportam o processo cognitivo e de tomada de decisões.
- O ganchos mentais podem ser usados como “ferramentas cognitivas” para concentrar a atenção, desenvolver automotivação para atingir objetivos, resolver problemas, aprender a aprender e vender as nossas ofertas!
O marketing é uma ciência que estuda o comportamento do consumidor para criar ganchos mentais para influenciar o seu processo de compra … fazer com que um consumidor à partir de um estímulo externos interno ou externo compre os seus produtos … automaticamente … “quase sem pensar” …
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Gatilhos e Ganchos Mentais
Gatilho Mental é qualquer estímulo que chega via os 5 sentidos – visão, olfato, paladar, audição, tato.
Gancho Mental é um pensamento, emoção ou sentimento iniciado por um gatilho.
- Gancho mental é um pensamento, emoção ou sentimento iniciado por um gatilho.
- Ganchos são associações ou conexões neurais, criados no cérebro, após repetições, para tratamento automático e eficiente de questões frequentes, urgentes e importantes.
- Funcionam para o cérebro como atalhos mentais engatilhados para aumentar o desempenho cerebral para fazer coisas.
- Um gancho no processo de aprendizagem dá uma prévia de emoções e sentimentos de como uma lição incrível está se preparando para ser ensinada e aprendida, como ela poderá ser aplicada, como ela pode ser incorporada aos conhecimentos, habilidades correntes e ampliar a sua capacidade de pensar e fazer.
- Os ganchos podem ser conscientes ou inconscientes e servem para que os nossos blocos de informações, emoções e sentimentos não fiquem à deriva no nosso cérebro.
- Devemos nos conscientizar, perceber e avaliar os nossos ganchos negativos ou positivos, já que quando eles são criados estamos num estado emocional alterado .
- Tomar um “café com leite com açúcar” (gatilho) e lembrar da infância (gancho).
- Sentir um cheiro (gatilho) e lembra de alguém (gancho).
- Escutar uma música (gatilho) e lembrar de uma situação (gancho).
- Receber uma mensagem ou informação (gatilho) e despertar o desejo de compra (gancho).
Benefícios de Gatilhos e Ganchos
- Gatilhos e ganchos são muito usados no marketing tradicional e agora mais ainda no marketing digital para atrair e converter vendas.
- São muito efetivos no marketing de conteúdo … na formulação de títulos, desenvolvimento de conteúdos que prendam a atenção e para a “chamada de ação”.
- O Modelo de ganchos é um método de análise … divide o problema original (criar hábitos) em 4 partes menores (gatilhos, ação, recompensa e investimento) mais simples de serem resolvidas.
- É um “método prático de descobertas” … você faz pequenas alterações controladas, nas 4 partes e chega a uma mistura ideal, que será aprimorada a cada ciclo.
- Por dividir a estratégia para criar hábitos em etapas, facilita: 1) análise de SWOT, 2) comparação de estratégias em termos de gatilhos, ação, recompensa e investimento e 3) fazer melhorias de produtos específicas e continuadas.
- Gatilhos e ganchos são muito usados no marketing tradicional e agora mais ainda no marketing digital para atrair e converter vendas.
- São muito efetivos no marketing de conteúdo … na formulação de títulos, desenvolvimento de conteúdos que prendam a atenção e para a “chamada de ação”.
Saiba mais sobre Análise.
Chek list – Como Criar Ganchos e Gatilhos Mentais
Aprenda um método simples de criar gatilhos
1Estado Emocional – identificar o “estado emocional” (coragem, motivação, calma, determinação, outros), conceitos ou blocos de informação que você quer ancorar (criar o gancho).
2Experiência de Referência – associar uma recordação na qual o estado que você quer ancorar foi intenso, por exemplo uma situação, lembrança, imagem, etc.
3Instalar Gatilho – quando estiver no auge da sua experiência emotiva, usar uma combinação de palavras, gestos, imagens para conectar o gatilho ao gancho (âncora).
4Repetir para memorizar a “conexão gatilho – gancho” – fazer esse exercício repetidas vezes, por alguns dias, até sentir a força da conexão gatilho – gancho.
5Usar o gatilho e gancho, quantas vezes necessário, nas várias situações, para se sentir confiante e motivado.
6Avaliar a eficácia da criação de gatilhos e ganchos. Perceber você mesmo … estou acionando forças, identificando oportunidades e alimentando vontades, bons pensamentos, sentimentos e atitudes positivas? Consigo influenciar a mim e outras pessoas via ganchos e gatilhos?
Observações:
- Faça esse exercício repetidas vezes por alguns dias.
- Após ter memorizado e sentido a força do gancho, comece a usá-lo, via gatilhos emocionais, nos momentos e situações necessários para gerar estímulos para ativar atenção, curiosidade, interesse, desejo e ação em você e outras pessoas.
- Toda vez que algum pensamento negativo ou sabotador aparecer na sua mente, você ativa o gancho quantas vezes for necessário, até se sentir confiante, motivado e seguro para continuar a sua evolução.
- A ideia de saber criar ganchos positivos é fazer com que saibamos acionar forças, oportunidades, vontades … permitir exercitar o autoconsciência, autocontrole, automotivação e empatia.
Observar que esse processo se aplica tanto para criar ganchos mentais para você, bem como para outras pessoas e, especificamente, para potenciais compradores das suas ofertas.
Ganchos e Aprendizagem
Existem muitos tipos de ganchos e gatilhos que podem ser criados de forma deliberada por você, para facilitar o cérebro escrever e ler informações na sua memória de longo prazo e fazer conexões neurais, tais como: palavras chaves, conceitos, fórmulas, perguntas, imagens, cheiro, cores, histórias, símbolos, gestos, procedimentos, “um barbante amarrado no dedo”, etc.
- Os ganchos são abstrações que liberam a memória de curto prazo para processar outras informações, acessar, ler e escrever na memória de longo prazo e, com isso, trabalhar com blocos e aumentar a velocidade de processamento cognitivo.
- Qualquer bloco mental, pequeno ou grande, simples ou complexo, pode ser representado por apenas uma posição na memória de curto prazo … isso gera economia, controle, visão do todo e organização …
- Uma analogia com o computador … é como usar uma “função”, representada por apenas um item de memória para representar um procedimento de milhares de itens de memória.
Os ganchos são formadores de hábitos … hábitos são coisas que fazemos no “automático” e estão na base do comportamento humano.
O empresário e investidor Nir Eyal, destilou essa habilidade em uma metodologia que ele chama de “modelo de gancho”. Como as empresas podem mudar o comportamento dos seus clientes e criar hábitos diários em torno de seus produtos?
Ganchos, Hábitos e Marketing
Hábitos são “comportamentos automáticos acionados por pistas situacionais” … coisas que fazemos com pouco ou nenhum pensamento consciente.
Como as empresas podem mudar o comportamento dos seus clientes e criar hábitos diários em torno de seus produtos?
- As empresas podem mudar o comportamento guiando os usuários por uma série de experiências chamadas ‘Ganchos’.
- Quanto mais os usuários passarem por esses Ganchos, maior será a probabilidade de eles formarem hábitos.
- Os hábitos não são criados, são construídos