Memória é a função do cérebro para codificar, armazenar e recuperar informações ao longo do tempo com o objetivo de influenciar ações futuras … é um dos componentes principais do sistema cognitivo … participa de todas as operações mentais … a memória sadia e bem trabalhada tem benefícios surpreendentes: melhora a compreensão, possibita refletir sobre o passado, reaproveitar experiências passadas e fazer associações, pensar de forma crítica, concentrar atenção.
- A nossa memória é composta por uma rede de conexões neurais que é mais densa no indivíduo que utiliza o cérebro mais intensamente e menos densa naquele que, em qualquer fase da vida, deixe de estimulá-lo.
- A memória é como um músculo … se parar de usar atrofia.
- A aquisição de informações, tais como sons, palavras, números, conceitos são armazenados na memória como “conexões neurais”.
- É importante distinguir a memória de curto e longo prazos.
- Para gravar um número de telefone para uma ligação imediata, o cérebro precisa da memória de curto prazo, mas para gravar o mesmo número para fazer ligações futuras, ele dependerá da memória de curto e longo prazos.
Incorporar técnicas de memorização em qualquer empreendimento educacional e profissional melhora os seus resultados!
- Cognição, Cognição e Aprendizagem.
- Informação
- Conceito … uma ferrramenta cognitiva
- 10 Técnicas “Neurocientíficas” para Melhorar a Aprendizagem.
Funcionamento da Memória Humana
Podemos “simplificadamente” explicar o funcionamento do nosso sistema de memória como composto de três subsistemas:
1) memória de curtíssimo prazo (ex, lembrar um número apenas o tempo suficiente para escrevê-lo ou discá-lo),
(2) memória de trabalho ou de curto prazo (ex, manter informações “arquivadas” na mente durante a execução de uma tarefa e
(3) memória de longo prazo (ex, guardar informações importantes a serem recuperadas oportunamente).
O sistema de memória é peça fundamental para qualquer processo cognitivo qualquer ação cerebral envolve a memória.
A memória de longo prazo é como um grande armazém, com uma enorme capacidade de armazenamento para “registrar tudo” que nos acontece, experiências, equações, aprendizado, emoções, solução de problemas … tudo!
As memória de curtíssimo prazo e de curto prazo são muito pequenas e utilizadas para processar as informações antes de serem armazenadas na memória de longo prazo.
Todas as memórias são conectadas e sempre trabalham de forma articulada.
Os nossos processos cognitivos que suportam tudo que fazemos, transferem informações da memória de longo prazo para a memória de curto prazo e vice versa, o tempo todo.
Considerando que a memória de trabalho é muito pequena e a de longo prazo é muito grande, o cérebro cria “ganchos mentais” e blocos de informação, para conectar conceitos, procedimentos, resolução de problemas, crenças, valores, sentimentos, emoções, comportamentos.
Para criar e fixar informação nas suas várias formas e aprender alguma coisa, é preciso concentrar a sua atenção, ler e escrever na sua memória de longo prazo repetidas vezes, de forma espaçada e fortalecer as conexões neurais.
Saiba mais.
- Ganchos Mentais,
- Blocos de Informação
- Solução de Problemas
- Repetição Espaçada
- Leitura Ativa
- Escrita Ativa.
Plasticidade da Memória.
A Plasticidade Neural é uma característica diferencial da memória humana … é a habilidade de mudar redes neurais (população de neurônios interconectados por sinapses).
- Esquecer faz parte do processo de memorização.
- A memória seletivamente descarta o que é menos importante de acordo com o uso, para não acumular uma grande quantidade de dados desnecessários, já que mudam com o tempo.
- A plasticidade dependente de atividade cerebral, uso de funções cognitivas e experiência pessoal está na base biológica para o aprendizado e a formação de novas memórias .
- Essa capacidade do cérebro de se remodelar permite reter memórias, melhorar a função motora, aprimorar, compreensão, fala, entre outras coisas.
- Exemplos de neuroplasticidade incluem aprendizagem de novas habilidades, práticas, redução do estresse, mudança de crenças e valores.
A consciência e bom uso da plasticidade neural influi no controle da sua atenção e fazer mudanças que você deseja na sua vida!
Saiba mais.
Repetição Espaçada
Pesquisas demonstram que precisamos revisitar várias vezes as informações transferidas da memória de trabalho para a memória de longo prazo para que possamos recuperá-las depois.
- Você já teve um “branco”? Esse problema é muito comum e também fácil de resolver. Tudo está ligado a seus hábitos e a maneira como você utiliza sua memória.
- Por exemplo, nas primeiras 48 horas (2 dias), uma pessoa normal esquece cerca de 70% do conteúdo estudado e armazenado na memória de longo prazo; a curva de esquecimento ocorre de forma mais lenta e gradativa ao longo do tempo, chegando a 80% ou mais em um período de 30 dias.
- Se revisitarmos o conteúdo estudado, por exemplo via leitura ativa, na forma de teste ou via anotações não lineares (mapas mentais e mapas conceituais), em períodos específicos e cada vez mais espaçados de tempo, é possível interromper a curva de esquecimento.
- Para transferirmos informações da memória de curto prazo para a memória de longo prazo e recuperá-las quando necessário, é necessário tempo e prática; uma forma de fazer isso é usar a técnica de “repetição espaçada” – repetir o que você deseja reter (palavra, problema, conceito, etc) de forma espaçada, por alguns dias.
- A repetição espaçada constrói estruturas neurais mais fortes ao repeti-las ao longo de vários dias … prolongar a prática de repetir o que você deseja reter por alguns dias faz a diferença.
Saiba mais.
Experiências demonstram que a prática de repetições espaçadas de um bloco de informações, distribuídas por alguns dias, é muito mais efetiva do que repetir várias vezes o bloco de informações, durante um único dia – você constata isso, quando deixa para estudar apenas na véspera das provas e em poucos dias depois, já esqueceu tudo.
Saiba mais.
Construção de locos de Informação,
Memória e Atenção
A atenção para registro e recuperação da informação é fundamental para que o fato ou dado de que precisamos num dado momento seja relembrado da maneira correta e no tempo correto.
- A atenção é condição indispensável para a aquisição de informação e memorização … em outras palavras, a memorização está relacionada com a importância que atribuímos à uma informação … e isso pode ser chamado de atenção.
- Lembraremos de informações adquiridas num determinado momento, quanto mais detalhes tivermos observado …
- Por exemplo, podemos não lembrar de uma dada informação inicialmente, mas se lembrarmos de outras informações associadas no momento em que foi captada, como cheiro, cor, som, emoção, isso pode remeter para a informação desejada … esse é um princípio das técnicas de memorização … associar outras informações àquela que temos interesse de lembrar.
- Quando a necessidade de atenção aumenta é uma boa prática usar mecanismos mnemônicos para acessar informações com maior eficiência.
- A qualidade da memória, quando devidamente utilizada, não perde em nada do adulto normal para o idoso normal; daí a ocorrência de produções artísticas e consagradas num octogenário ou nonagenário.
Saiba mais.
Atenção x Falhas de Memória
- Muitas vezes os problemas de memorização são associados à falta de concentração e não de memória.
- Provavelmente o foco de atenção não esta voltado para o item a ser memorizado e sim para qualquer outra coisa no momento; portanto, não é um problema de memória, mas de intenção subjetiva e involuntária de guardar ou não determinada informação.
Associações para Memorização
Associação é pegar um elemento novo que você está aprendendo e associar com alguma coisa que você já conhece.
Essa é a base do funcionamento da Memória!
- Não existe memorização, e por conseguinte, aprendizado, sem associação … a associação é a base dos métodos de memorização … são criadas via ganchos e gatilhos mentais.
- Ganchos são artefatos mentais para memorizar blocos de informação … para criar ganchos você deve aumentar a quantidade de informações que entram na memória para conectar a informação nova com as informações antigas.
- Embora a criação de ganchos demanda mais memória e processos cognitivos, eles geram grande economia de tempo quando da recuperação das informação na memória de longo prazo.
- Os ganchos mentais facilitam as revisões e as tornam bem mais rápidas, já que será mais rápido lembrar pelas associações criadas … é uma espécie de atalho para acessar as informações …
- O tempo gasto pensando nas associações (ganchos) inicialmente é disparadamente compensado ao longo dos ciclos de aprendizado e aplicação … o tempo para tomar decisões e processar o bloco de informação diminui significativamente.
Saiba mais. Ganchos e Gatilhos Mentais, 10 Gatilhos Mentais para Influenciar a Compra
Mnemônicos
A memória é falível em qualquer fase da vida e o uso de um instrumental mnemônico e recomendável.
- Mnemônicos são técnicas usadas conscientemente para melhorar a memória via associações … ajudam a usar as informações já armazenadas na memória para tornar a memorização de novas informações uma tarefa mais fácil.
- Exemplos gerais de mnemônicos … abreviações de palavras, acrônimos, frases memoráveis, imagens, objetos, palavras chaves … que ajudam a tornar a memória acessível a qualquer momento.
- Exemplos específicos de mnemônicos via acrônimos:
- Exemplos específicos de mnemônicos via fórmulas:
- Valor … Valor = Benefício / Custo … Valor = Benefício / (Custo x Risco)
- Risco … Risco = Probabilidade de Ocorrência x Impacto da Ocorrência
- Inteligência Emocional = Autoconsciência + Autocontrole + Automotivacao + Empatia + Sociabilidade.
- Fechamento da Venda = Necessidade Ativa + Imagem de Solução + Valor da Solução + Controle da Venda + Acesso a Decisão.
- Palácio da Memória – associar o que você precisa memorizar com objetos ou lugares que você conhece.
- Modelos Mnemônicos – usar diagramas, ciclos, gráficos e fluxogramas para ajudar a compreender ou memorizar uma ideia.
Ganhe o hábito de criar e aplicar mnemônicos … isso exige esforço mental, reflexão, criatividade, repetição … ajuda a entender, compreender, aprender, comunicar, ensinar e se especializar … monte uma biblioteca de mnemônicos!
Saiba mais. Ganchos Mentais, Processo de Educacional.
A Importância do Uso Contínuo da Memória
A rede de ligações neuronais, ou seja a memória, será mais densa no indivíduo que utiliza o cérebro mais intensamente e menos densa naquele que, em qualquer fase da vida, deixe de estimulá-lo.
- A memória é como um músculo, se não usar atrofia e este fato se estende a toda a atividade cerebral.
- Um aposentado, pode perceber perda de capacidade de raciocínio e de memorização, mesmo seis meses depois do último dia de trabalho … no entanto, a capacidade intelectual desenvolvida pode ser recuperada ou aumentada, frente a novas demandas … esse mesmo tipo de situação pode ocorrer com crianças e adolescentes, se forem privados de informações.
- O número de neurônios é estável ao longo da vida, mas as comunicações que eles estabelecem são estimuladas ou desestimuladas conforme o grau de atividade cerebral.
- Os vários conceitos e técnicas citados aqui aumentam a quantidade e qualidade das conexões neurais que podem ser significativamente aumentadas se você se conscientizar e fazer práticas deliberadas.
- Para aumentar as suas conexões neurais … crie bons hábitos cognitivos tais como … criar ou adotar ferramentas cognitivas, fechar os olhos e relembrar uma passagem importante do livro ou de uma conversa, ler e escrever ativamente, fazer anotações e resumos, usar mnemônicos, criar e contar histórias, fazer perguntas e desenvolver o senso crítico, pensar sobre um assunto importante que queiras resolver antes de dormir, fazer check list de pontos importantes para fazer alguma coisa, montar uma biblioteca de conceitos e blocos de informações e assim por diante … quanto maior o esforço mental, maior será o seu desempenho para ganhar conhecimento e inteligência … os avanços da neurociência têm comprovado isso!
Saiba mais. Como se tornar um especialista, Prática Deliberada, Kit de Ferramentas Cognitivas, Contação de Histórias, Leitura Ativa, Escrita Ativa, Sono e aprendizagem, Check Lists.
Volume de Informações e Envelhecimento
A Andragogia, o modelo educacional para adultos, precisa ser ajustado de acordo com o ciclo de vida da pessoa, para usar da melhor forma a memória e as demais funções cognitivas do cérebro …
- As pessoas mais velhas têm patrimônio de conhecimento infinitamente maior … a sua atenção está dispersa e dividida entre inúmeras demandas.
- Quando somos mais novos, o nosso banco de informações é menor … a busca de informação é sempre rápida e facilitada, mas ficará mais demorada ao longo do tempo e reclamaremos da lentidão, se o volume de dados superar a capacidade de trânsito das informações requisitadas.
- O indivíduo mais maduro que busca por informação, pode achar que a memória está mais lenta e deficitária, entretanto, se avaliar todo o contexto, certamente verá que a resposta está adequada ao ciclo de vida e momento específico que atravessa.
Saiba mais. Andragogia
Palavras chave – memória, atenção , associações, mnemônico, rede de conexões neurais, leitura ativa, repetição espaçada, perguntas, mapas mentais, inteligências, plasticidade cerebral, valores.
Resumo sobre Memória
- Incorporar técnicas de memorização em qualquer empreendimento educacional e profissional melhora os seus resultados … significa ganhar vantagem competitiva.
- Memória é a faculdade do cérebro pela qual os dados ou informações são codificados, armazenados e recuperados quando necessário … é um dos componentes principais do sistema cognitivo … participa de todas as operações mentais.
- Podemos “simplificadamente” explicar o funcionamento do nosso sistema de memória como composto de Memória de trabalho ou de curto prazo e Memória de longo prazo.
- Pesquisas demonstram que precisamos revisitar várias vezes as informações transferidas da memória de trabalho para a memória de longo prazo para que possamos recuperá-las depois.
- A prática de repetições espaçadas de um bloco de informações, distribuídas por alguns dias, é muito mais efetiva e econômica do que repetir várias vezes o bloco de informações durante um único dia … você constata isso quando deixa para estudar na véspera das provas e em poucos dias depois já esqueceu tudo.
- A atenção para registro e recuperação da informação é fundamental para que fatos e dados sejam relembrados da maneira correta e no tempo correto.
- A Associação, pegar um elemento novo que você está aprendendo e associar com outros que você já conhece é a base do funcionamento da memória … busque sempre fazer associaçções do novo com o que você já sabe.
- A memória é falível em qualquer fase da vida e o uso de um instrumental mnemônico e recomendável … existem várias técnicas utilizadas e todas usam a associação.
- A rede de ligações neuronais, ou seja a memória, será mais densa no indivíduo que utiliza o cérebro mais intensamente e menos densa naquele que, em qualquer fase da vida, deixe de estimulá-lo … quanto mais densa for a rede de conexões neurais mais fácil será fazer associações e memorizar.
- A Andragogia, o modelo educacional indicado para o adulto, é diferente do modelo pedagógico aplicado para a criança … a andragogia aplica diferentes métodos de acordo com o ciclo de vida do indivíduo.
Conclusão
Técnicas de memorização ajudam você a concentrar a sua atenção e fazer associações entre o conhecimento novo e o conhecimento corrente … fazer associações está na base do funcionamento e desenvolvimento da memória! … crie o seu instrumental mnemônico! … aumente a sua rede de conexões neurais! … faça meditação, exercite a reflexão e o raciocínio, faça leitura ativa, repetições espaçadas, resumos … explore perguntas, mapas mentais, … diagnostique o seu perfil de inteligências … reforce áreas em que já é forte e melhore aquelas mais fracas … use o poder da plasticidade cerebral para criar e mudar crenças e valores … dê a devida importância para a sua memória para transformar você numa pessoa diferenciada na vida pessoal e profissional!
- O que é a memória humana?
- Dê 5 exemplos de diferentes tipos de informações tratadas pela memória humana.
- Dê um exemplo de uso da memória de curtíssimo prazo, de curto prazo e de longo prazo.
- O esquecimento é uma característica da memória. Por que o nosso cérebro esquece?
- O que é plasticidade da memória e quais são seus benefícios?
- Por que a repetição espaçada é um excelente método para aprender e memorizar?
- Qual a relação entre aprendizado e memorização?
- Nas primeiras 48 horas o nosso cérebro esquece no entorno de __% do conteúdo estudado e 30 dias depois esquece __%.
- Qual a razão da repetição espaçada de um bloco de informação distribuída por alguns dias e muito mais efetiva do que repetir várias vezes num único dia?
- Por que quando estudamos um assunto de última hora a qualidade do aprendizado é reduzida e a curva do esquecimento é mais agressiva?
- Qual a relação entre memorização e atenção?
- O que significa o conceito “associação” e qual a relação com memorização, aprendizado e mnemônicos?
- O que são ganchos mentais?
- O que é mnemônico e para que é utilizado? Dê 3 exemplos de mnemônicos?
- Como aumentar a capacidade da sua memória?
- Qual a diferença em termos de conexões neurais entre um indivíduo especialista numa determinada área e outro que não especialista?
- O especialista consegue aprender mais rápido do que um não especialista? Qual a razão?
- Por que o modelo educacional indicado para o indivíduo numa fase mais avançada da vida precisa ser diferente do mais jovem?