Qual a relação entre PDH, E1 e TDM?
O PDH foi o primeiro sistema de transmissão de telefonia para transportar grupamentos de canais telefônicos, através da técnica de multiplexação TDM – Time Division Multiplexing, para melhor aproveitamento dos meios de transmissão.
Vide figura. O PDH é um sistema de transmissão digital que considera Multiplexadores TDM em várias hierarquias. O Mux (o equipamento que faz a multiplexação) básico dos sistemas PDH considera um canal básico de 64Kbit/s. Multiplexando-se 31 canais de 64 Kbit/s, chega-se a um frame (ou quadro) de 2 Mbit/s. Adicionalmente, grupos de circuitos E1 são agrupados em “links” E3 (um hierarquia de maior nível) de maior capacidade.
Diferentemente da comutação por pacotes (ex: Internet), os sistema E-carrier alocam permanentemente o canal de comunicação para a chamada durante toda a sua duração. Isso apresenta a vantagem de garantir a qualidade de voz, mas apresenta a “grande” desvantagem de aproveitar pouco o meio de transmissão e recursos de rede, que são caros.
O Sistema PDH foi substituído por um sistema mais moderno, chamado SDH – Synchronous Digital Hierarchy, para suportar a rede interna das operadoras, mas o padrão E1 e E3 ainda é utilizado para prover acessos de alta velocidade às operadoras, via TDM.
TDM e acessos digitais. A multiplexação digital por divisão de tempo é usada para compartilhar um meio de transmissão no tempo. Em redes de comutação de circuitos é desejável transmitir múltiplas chamadas de assinantes através do mesmo meio de transmissão para utilizar eficazmente a largura de banda do meio. O TDM cria subcanais em um canal de comunicação, com intervalos de tempo de comprimento fixo (time slot) , um para cada subcanal. Um byte ou bloco de dados do subcanal 1 é transmitido durante o intervalo de tempo 1, o subcanal 2 transmite durante o intervalo de tempo 2, e assim por diante. Cada sub canal transmite apenas no seu time slot. Se um subcanal não transmitir no seu time slot, o canal ficara ocioso durante este time slot. Um quadro TDM consiste em intervalo de tempo por subcanal mais um canal de sincronização e, às vezes, um canal de correção de erros antes da sincronização. Os quadros são concatenados e transmitidos sincronamente.
O TDM é aplicado nos seguintes sistemas:
- PDH – sistema de hierarquia digital plesiócrona(PDH), também conhecido como sistema PCM.
- SDH – sistema transmissão de rede síncrona que substituio o PDH.
- RDSI – como padrão de transmissão para a Rede Digital de Serviços Integrados.
- Acesso múltiplo por divisão de tempo (TDMA), no sistema GSM.
Saiba mais sobre Datacenter. Resumo Telefonia Empresarial, Sistema de Telefonia, Telefonia Características e Limitações, Comutação por Circuito, Sinalização em Telefonia, PABX, Interfaces da Telefonia, Rede e Serviços Inteligentes, Sinalização SS7, Redes Privativas de Telefonia, VPN de Voz, Call Center e Contact Center, Digitalização da Rede de Telefonia, Telefonia e Internet, Entroncamento e bloqueio, Erlang, Dimensionamento de canais e entroncamentos.