O que é PABX e qual a sua importância na telefonia empresarial?
O PABX. Private Automatic Branch Exchange é um tipo de central telefônica de uso empresarial que permite efetuar ligações entre telefones internos ou ramais sem intervenção manual, ou ainda telefonar e receber ligações da rede de telefonia externa.
Figura. Características e Benefícios do PABX
O PABX é o mais importante componente na telefonia empresarial convencional. É automático, fácil de usar e flexível. Permite conexão de softphones, terminais VoIP, terminais analógicos
Funciona como um central telefônica instalada nas dependências da empresa. Possui interfaces para comunicação analógica, digital, TDM (time division multiplex), RDSI e IP (Internet). Pode ser conectado a rede local ou à rede de telefonia. Concentra vários recursos de comunicação e gerência. Permite economias. reduz a quantidade de troncos com a central local. Permite chamadas gratuitas entre ramais. Pode compor redes privativas de voz sobre IP VPNs MPLS. Agrega valor na Gestão, Economia, Escalabilidade, Disponibilidade, Desempenho e Segurança de serviços de voz e multimídia. O PABX tradicional está sendo substituído pelo PABX IP.
Representa grandes economias para as empresas para ligações entre ramais, evitando as tarifas da rede pública de telefonia. No ambiente corporativo normalmente existe muito mais ramais do que troncos (linhas telefônicas), havendo a necessidade de um ponto central de gerenciamento e distribuição das chamadas – o PABX.
Para completar uma chamada para um usuário que não está conectado a ele, o PABX precisa rotear a chamada até a central pública de telefonia. Normalmente necessita de código de acesso como “0” ou “9”, seguindo do número destino, incluindo o código de área e código do país, se for o caso.
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