Quais são os componentes principais do sistema de telefonia?
O Sistema de Telefonia é formada por vários componentes – redes, sinalizações e tipos de usuários , residenciais e usuários corporativos.
Rede de Acesso. A Rede de Acesso da Rede de Telefonia é composta de troncos e cabos de pares para interligar usuários corporativos e residenciais. Os Cabos de Pares consistem de cabeamento físico, juntores que interligam o telefone do assinante à operadora de telefonia local; já os troncos são linhas que conectam PABX empresarial diretamente à central telefônica pública ou a um outro PABX, em outra localidade; os acessos podem ser analógicos ou digitais; a tecnologia “wireless” é outra alternativa de acesso; adicionalmente, as redes de acesso também são utilizadas para trafegar dados para acessar a Internet. Esta demanda viabilizou a tecnologia DSL (Digital Subscriber Line) que utiliza as linhas telefônicas para transmissão de dados em banda larga.
Usuários residenciais. Interligam-se à rede acesso através de: cabos de pares (fios metálicos); wireless – conexão sem fio; Fibra óptica; tecnologias DSL (Digital Subscriber Loop).
Usuários Empresariais. Interligam-se à rede acesso através de: Linhas de tronco (analógicos, digitais, DDR – Discagem Direta ao Ramal); Troncos E1; Troncos RDSI PRI (Rede Digital de Serviços Integrados – Primary Rate Interface– 2Mbps); Wireless; Satélite; Fibra óptica.
Central Telefônica. As linhas telefônicas chegam às centrais telefônicas e são conectadas entre si quando um assinante (A) deseja falar com outro assinante (B). Comutação é o termo usado para indicar a conexão entre assinantes. Circuitos são caminhos criados nas centrais de comutação. Durante uma chamada telefônica, vários circuitos temporários são estabelecidos envolvendo várias centrais.
Central Local. A central telefônica que atende os assinantes em uma região é chamada de Central Local. Para permitir que assinantes ligados a uma Central Local falem com outros ligados a outra Central Local são estabelecidas conexões entre as centrais, conhecidas como “circuitos troncos”; vários caminhos alternativos são criados para as conexões das centrais de telefonia, para possibilitar a alta confiabilidade.
Central de Trânsito. Centrais Trânsito são organizadas hierarquicamente conforme sua área de abrangência sendo as Centrais Trânsito Internacionais as de mais alta hierarquia. Desta forma, é possível conectar um assinante com outro em qualquer parte do mundo.
Plano de Numeração. A cada assinante do serviço telefônico é atribuído um número telefônico. Os 4 dígitos iniciais correspondem ao prefixo da central telefônica local a qual o assinante está conectado e os 4 últimos dígitos ao número do assinante na central. Para ligações nacionais ou internacionais, é necessário discar os códigos adicionais (nacional, internacional e seleção de operadora). Para permitir a busca de um assinante na rede mundial, foi definido o Plano de Numeração Internacional, com o código de cada país (Brasil 55, EUA 1, Itália 39, Argentina 54, etc.), assim como algumas regras básicas que facilitam o uso do serviço, como o uso de prefixos.
Sinalização. Para que a chamada seja estabelecida, o sistema telefônico tem que receber do assinante chamador o número completo a ser chamado, estabelecer o caminho para a chamada e avisar ao assinante de destino que existe uma chamada para ele. O mecanismo que cumpre estas funções em uma rede telefônica é chamado de sinalização.
Saiba mais sobre Datacenter. Resumo Telefonia Empresarial, Telefonia Características e Limitações, Comutação por Circuito, Sinalização em Telefonia, PABX, Interfaces da Telefonia, PDH, E1 e TDM, Rede e Serviços Inteligentes, Sinalização SS7, Redes Privativas de Telefonia, VPN de Voz, Call Center e Contact Center, Digitalização da Rede de Telefonia, Telefonia e Internet, Entroncamento e bloqueio, Erlang, Dimensionamento de canais e entroncamentos.