Como a Internet contribui para um melhor conhecimento do comportamento dos consumidores?
Uma das características essenciais da Internet é a interconexão de diversos bancos de dados. A “abertura” dos bancos de dados é o que dá ao Supercomputador Mundial grande parte de seu poder. Mas também facilita a descoberta de relações secretas. A análise dessas relações revela um tesouro rico de informações confidenciais sobre usuários da Web. Os sistemas de computadores em geral, e a Internet em particular, colocam um poder enorme nas mãos dos indivíduos. Mas colocam um poder maior ainda nas mãos de empresas, governos e outras instituições.
À medida que passamos mais tempo on-line, alimentando os bancos de dados com os detalhes de nossa vida e de nossos desejos, os softwares serão cada vez mais capazes de descobrir e explorar as tendências sutis de nosso comportamento. Em 1995, o Netscape introduziu melhorias no navegador para dispor daqueles “cookies mágicos” que permitem às empresas identificar e monitorar os visitantes de seus sites. A sofisticação crescente do marketing da Web pode ser vista com mais clareza na propaganda.
Mas a Internet não é só um canal de marketing …
Também é um laboratório de marketing, fornecendo às empresas insights sem precedentes sobre as motivações e o comportamento dos consumidores.
Até logo!