Análise é um “método cognitivo” usado na solução de problemas.
- Dividir o problema em partes menores mais fáceis de serem resolvidas (enumerar, desamarrar).
- Compreender cada parte, suas relações e como trabalham em sistema (evidenciar).
- Se não conseguir evidenciar quaisquer das partes ou relações quebre em partes ainda menores, até conseguir evidenciar.
- Com todas as partes enumeradas, desamarradas e solucionadas, faça uma síntese e reconstrua o “novo todo”, de acordo com seus objetivos (solução).
- Enumere o novo todo, conclua e descreva as partes da solução.
É um “método prático de descobertas” usado pelas várias ciências e data de Aristóteles (384-322 aC ).
Significa em grego “separação”, “desamarramento”, “desconstruir”.
É um método também atribuído a vários matemáticos e físicos como Alhazen , René Descartes, Galileo Galilei e Isaac Newton.
Processo de Análise
O processo de análise transforma um sistema complexo em subsistemas menores, de melhor compreensão e facilidade de explicação … facilita o processo para quem aprende e ensina.
O DFD – Diagrama de Fluxo de Dados, descreve simplificadamente (escopo) o processo de análise na empresa – insumos, recursos, atividades, sistema de informação e resultados; componentes fundamentais da gestão de processo.
Os INSUMOS do processo de análise são os problemas, fatos, dados, informações.
As ATIVIDADES são:
- Descrever: formular o problema de forma precisa e prática para facilitar a segmentação e o uso de soluções viáveis e disponíveis.
- Segmentar: decompor o todo (problema) em seus componentes (sub-problemas) e variáveis (fatores, indicadores, medidas); enumerar.
- Investigar: pesquisar componentes, atributos, relações de causa e efeito (tradeoffs).
- Diagnósticar: identificar a natureza e causa do problema e propor estratégias de solução.
HISTÓRICO de DADOS do processo de análise – representa o sistema de dados e informações coletados sobre eventos e circunstâncias (elementos importantes no entorno), gerados manual / automaticamente, via relatórios, indicadores, desvios, padrões, previsões.
RESULTADO – solução de problema, conhecimento, inteligência, estratégia, tomada de decisão.
Habilidades e Tipos de Análise
No planejamento e análise de negócios, convivemos com várias situações e tipos de análise
- Análise de Problema – identificar as variáveis e relações de compromisso que resolvem um problema ou tomada de decisão.
- Análise de Mercado – pesquisar e identificar os segmentos mais lucrativos para a sua empresa.
- Análise de Clientes Ideais – identificar os clientes ideais dos seguimentos mais lucrativos para focar as atividades de marketing e vendas.
- Análise de Mix de Produto – definir a melhor mistura 7P – Produto, Preço, Praça, Promoção. Pessoas, Processos e Evidências Físicas.
- Análise de Negócio – analisar a estratégia e viabilidade econômica e financeira do negócio.
- Análise de Modelo de Negócios – analisar os componentes e relacionamentos essenciais para representar e simular o negócio
- Análise Estratégica – analisar o sucesso e a sustentabilidade do negócio no longo prazo.
- Análise de Proposta de Valor – formular estratégias de marketing e vendas para informar por que comprar com você, ao invés de seus concorrentes.
- Análise Qualitativa x Quantitativa – argumentos e conclusões + formulas matemáticas e estatísticas.
- Análise de Dados – transformar dados em informação para suportar a tomada de decisão e fazer previsões.
- Análise de Informações – transformar informações em conhecimento.
- Análise de Tradeoff – identificar padrões de relações entre variáveis / indicadores de um sistema ou processo e fazer previsões.
- Análise de SWOT – avaliar competitividade, forças, fraquezas, ameaças, oportunidades e propor estratégias viáveis.
- Análise de Valor – racionalizar ou formular o valor de uma solução em termos de Benefícios, Custos e Riscos.
- Análise do ROI – analisar o valor de uma solução em termos do indicador finananceiro ROI.
- Análise de Risco – propor estratégias de mitigação de riscos baseadas na probabilidade de um evento acontecer e seus efeitos.
- Análise de Desempenho – avaliar os fatores de desempenho de um processo, tradeoffs, previsões e balanceamento para atingir metas.
- Análise SPIS – investigar e criar uma Imagem de Solução para uma Situação, Problema e suas Implicações
- Análise Estatística – representar um grupo de dados via um conjunto de métricas estatísticas – media, desvio, distribuição, e outros.
- Análise Financeira – compreender, simular e comparar estratégias financeiras.
Palavras chaves. Análise, processo, decisão, resolução de problemas, coleta de fatos e dados, organização, exame, limpeza, entendimento, aprendizado, conhecimento, inteligência; estudo, natureza, características essenciais, causas e efeitos, métricas estatísticas, visualização de dados, fórmulas matemáticas, modelos, algoritmos.
espaço
Teste seu conhecimento.
- O que é análise e qual a sua utilidade?
- Porque a análise é importante?
- Como deve se feito o processo de análise?
- Qual a relação entre análise, resolução de problemas e tomada de decisão?
- O que são habilidades analíticas?
- Porque você deve desenvolver habilidades analíticas?
- Como você deve desenvolver as suas habilidades analíticas?
- O que é análise de dados?
- Quais são as etapas do processo de análise de dados?
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- Como uma hipótese inicial deve ser criada?
- Qual a importância de um modelo estruturado para fazer análise?
- O que significa gerar uma árvore de decisão fruto de uma processo de análise?
- O que significa focar o processo de análise em resultados?
Saiba mais. SWOT, Processo, Gerência de Processo, Planejamento, Objetivos e Metas, Tradeoffs, Atitude Proativa, Tomada de Decisão, Indicadores de Controle.