A Motivação é uma energia que “motiva a ação” e influencia a conduta e disposição das pessoas e empresas para atingir um objetivo.
No lado esquerdo da figura é apresentado Hierarquia de Necessidades de Maslow, muito usada para modelar e simular necessidades.
No lado direito da figura lista características emocionais comuns nas pessoas motivadas.
A motivação é estudada para entender o comportamento das pessoas e responder perguntas do tipo:
O que nos motiva e automotiva?
O que não motiva?
O que faz pessoas desempenharem melhor as suas tarefas?
O que é Motivação
A motivação é um processo responsável por iniciar, direcionar e manter comportamentos relacionados com o cumprimento de objetivo, expectativas e satisfação.
É um conjunto de motivos que se manifestam e influenciam a conduta de um indivíduo.
Envolve fenômenos emocionais, biológicos e sociais.
A motivação envolve uma série de gatilhos externos (ambiente, propaganda, etc.) e gatilhos internos (crenças, valores, emoções e sentimentos).
A automotivação é a “habilidade emocional” para motivar a si mesmo e a desmotivação pode ser interpretada como uma inabilidade emocional ou de se adaptar ou de procurar um “ambiente propício” para a sua automotivação.
Automotivação
A Matriz de Habilidades Emocionais é um mapa tabular que reune 100 “indicadores de desempenho emocionais” que têm como objetivo medir mudanças emocionais.
Nesta matriz de habilidades, são listadas 5 categorias emocionais: autoconsciência, autocontrole, automotivação, empatia e sociabilidade e para cada uma delas 20 habilidades sinônimas”… poderia ser mais ou menos, o tamanho varia de acordo com tipo de aplicação e escopo.
Por exemplo, quando planejamento, pensamos de forma difusa, maior e menos detalhada e podemos vislumbrar um conjunto maior de fatores da causa e efeito; ao contrári, quando executamos uma tarefa focamos num conjunto mais restrito de indicadores, conforme a situação específica.
Diante isso, a matriz emocional é uma estrutura ou modelo que serve para o planejamento, desempenho, controle e ajustes de tarefas, ou seja, para todo o ciclo de gestão … nos emocionamos e nos comportamos diferentes para cada fase da tarefa e a matriz consegue captar isso.
Ou seja, ajuda a avaliarmos o nosso comportamento e de equipes, bem como o comportamento de compra de clientes.
Em suma, a matriz de indicadores ou habilidades emocionais ajuda a descrever perfis e estados mentais e comportamentais, modelar e simular tarefas e estratégias.
Entenda “indicadores de desempenho emocional” como uma categoria de indicador de desempenho que é não é baseado em números ou percentuais, são usados para acompanhar mudanças no comportamento das pessoas e … são subjetivos.
O fato de serem subjetivos no deve ser interpretada como desvantagem, pelo contrário.
Uma opinião subjetiva mas bem qualificada e quantificada vale muito.
Uma pessoa motivada tem grande probabilidade de apresentar uma combinação de 20 indicadores ou habilidades sinônimas, ou próximas, tal como listadas … mas uma vez, não quer dizer que você sinta ou interprete a mesma coisa.
Dando “asas a imaginação”, a visão matricial nos ajuda a imaginar, modelar e simular a percepção de emoções e sentimentos, como se fosse uma matriz de leds”, na qual você “percebe” as mudanças sem quantificá-las.
Indicadores de desempenho qualitativos não são representados por números, descrevem mudanças via critérios, comparação, posicionamento relativo, movimento, caminho, semelhanças.
Dessa forma, o mapa tabular é uma ferramenta “semântica” que ajuda a entender o significado de cada indicador pela sua categoria e contexto.
É mnemônica, porque forma uma imagem mental, um “check list” tabular de indicadores, que tem o seu significado alterado em função da presença ou relevância do “arranjo”.
Todos os conceitos da tabela estão interligados e podem ser visibilizados ou não para as diferentes situações.
Para efeito de reflexão, “brain storm”, pensar em estratégias emocionais, com foco, singularidade e mensagem consitente.
Por exemplo, podemos usar um padrão de entender o problema da automotivação, numa dada situação, pela combinação ou seleção de habilidades na coluna automotivação mais alguns outras habilidades nas demais colunas.
Vale lembrar que a estratégia de automotivação para uma pessoa, em uma determinada situação, tal qual descrito na tabela, poderia trabalhar o “animo, autoestima e encorajamento”, para outra situação, “criatividade, comprometimento e curiosidade” e assim por diante.
Ajuda a desrever o significado semântico
entender os aspectos emocionais que podem ser usados como referências ou critérios, para autodiagnostico, automonitoramento.
Podem ser usados em vários momentos: planejamento, execução, controle, ajustes.
avaliados e focados tanto pelos gestores, quanto pelas equipes e membros.
, para avaliar empresa desenvolver a motivação de equipes e de forma complementar ca ind´íduo desenvolver suas habilidades de automi=otivação.
Quais as características das pessoas com Motivação?
Motivação, Objetivos e Expectativas
A motivação está associada a definir para alcançar objetivos (internos e externos) e trabalhar as expectativas de alcança-los.
A chave da motivação parece depender fortemente e não exclusivamente de Objetivos e Expectativas.
Se você estudar bem como formular objetivos e trabalhar expectativas em você e em outras pessoas, talvez consiga 20% para conseguir 80 % dos resultados.
- As pessoas motivadas buscam desafios criativos, amam aprender e têm bastante orgulho de um trabalho bem feito.
- Querem melhorar as coisas, explorar novas abordagens para o trabalho e para a vida.
- Gostam de estabelecer objetivos, monitorar o progresso de si próprias, do time e da empresa, usar métodos de gestão, como PDCA.
- São geralmente pessoas com autocontrole, principalmente demonstrados quando os resultados não são alcançados e a frustração precisa ser vencida.
- Estão sempre em processo de mudança, buscando satisfazer novos níveis de necessidades.
Fórmula da Motivação
Motivação = função (objetivos, necessidades, expectativas, satisfação, valor)
Por que estudar a Motivação nas Empresas?
A principal questão da psicologia da motivação nas empresas é:
1) entender porque nos comportamos de determinada maneira (assertivo, passivo, agressivo, manipiulador)
2) o que deve ser feito para influenciar a si próprio e outras pessoas agir de uma determinada maneira e de forma assertiva.
3) maximizar a equação: resultado = f (motivação) = f (objetivo, expectativa).
A motivação está subjacente e atua de forma direta nas várias habilidades emocionais.
Ela reune várias outras habilidades para formatá-la, por exemplo
- Autoconsciência … para conhecer a si e pensar sobre seus pnsamentos, sentimentos, emoções.
- Automotivação para gerar estímulos internos para atingir objetivos.
- Liderança para influenciar, inspirar, comandar e atingir objetivos.
- Energia física e mental para cumprir tarefas e atingir objetivos.
- Produtividade para aumentar a capacidade de produzir, fazer mais com menos.
- Resiliência para superar as adversidades e transformar em oportunidades para aprender, crescer e mudar.
Necessidade e Motivação
Segundo Maslow, nosso objetivo de vida é adquirir o pleno sentimento de auto realização.
Agimos o tempo todo em prol desse desejo inato de conquista, que nos gera a motivação para agir.
Porém, antes desse nível de satisfação ser atingido é preciso atender necessidades básicas do ser humano, como alimentação e sono.
Necessidades e Motivação estão fortemente interconectados … a necessidade é o combustível da motivação.
… segundo a teoria de hierarquias de necessidade de Maslow, o ser humano na sua essência busca satisfazer necessidades em 5 níveis de prioridades: fisiológico, segurança, afiliação, autoestima e autorealização.
- Entender a hierarquia de necessidades das pessoas ajuda a entender o processo de motivação, prioridades e comportamentos das pessoas.
- Cada um dos 5 níveis da hierarquia de necessidades de Maslow explicita uma certa quantidade de expectativa interna que deve ser atendida para que uma pessoa se satisfaça e evolua na sua hierarquia de necessidades.
- A teoria argumenta que uma vez atendidas as necessidades básicas, as pessoas estão livres para explorar habilidades mais sofisticadas, ou seja, de maior hierarquia.
- Segundo Maslow, quanto maior o nível hierárquico de necessidades, as pessoas são mais espontâneas, livres para serem elas mesmas e explorarem seu potencial máximo para criar uma vida realizada.
- A hierarquia original de Maslow afirma que um nível mais baixo deve ser satisfeito e cumprido antes de passar para um nível mais alto; isso significa que os níveis mais baixos têm precedência sobre os outros níveis a qualquer momento.
A teoria de Maslow é bastante popular e útil para entender o processo de motivação, comportamentos atrelados e explicar a natureza humana de forma bem intuitiva …
Saiba mais. Conscientização de necessidades, Necessidades e desejos, Necessidades e problemas, Como despertar necessidades adormecidas, Como desenvolver necessidades ativas, Como criar imagens de solução para aumentar o desejo de compra.
Pessoas automotivadas são mais valorizadas no mercado.
Como se Automotivar?
Checl List – Boas Práticas para Automotivação
- Formular objetivos e metas pessoais e profissionais … planejamento.
- Alinhar metas pessoais e profissionais para evitar objetivos conflitante e desmotivantes … empatia.
- Compartilhar objetivos para criar um sistema de suporte e aumentar a responsabilidade para alcançá-los … sociabilidade.
- Investir em boas práticas e ferramentas para aprender novos conhecimentos, habilidades e comportamentos … cognição.
- Buscar trabalhos desafiadores e gratificante para “facilitar” motivar a conclusão das tarefas … investigação.
- Buscar feedback para aumentar o moral, a motivação e o desempenho …
- Criar rotinas pessoais – reflexão, meditação, exercícios, lazer, que gerem inspiração e vontade para avançar em direção ao objetivo.
- Aprender a aprender para criar mais espaço para motivação e inspiração.
Palavras Chaves – motivação, automotivação, necessidades, comportamento, planejamento, objetivo, meta, desafio, monitoramento, ajuste, brilho interior, competição, persistência, objetivos, energia, empreender, paixão, otimismo, influência, ânimo, energia, encorajamento
Conclusão sobre Motivação e Automotivação
- A motivação é uma habilidade emocional muito importante para as pessoas e empresas.
- Pode ser resumidamente descrita como uma energia interna que “motiva a ação” e influencia a conduta e disposição para atingir objetivos.
- O entendimento do processo motivacional é fundamental para você se automotivar e desenvolver outras habilidades como liderança, produtividade e resiliência.
- A motivação está diretamente associada a atender necessidades humanas e atingir objetivos.
- O ser humano, segundo Maslow, busca satisfazer 5 níveis de necessidades: Fisiológico –> Segurança –> Filiação –> Estima –> Auto realização.
- Motivar gera muito benefícios, tais como energia, compromisso, qualidade de vida, saúde, produtividade, auto-estima e liderança
- Para motivar a si mesmo ou outras pessoas você deve: definir objetivos e metas, alinhar metas pessoal e empresarial, compartilhar objetivos, prospectar oportunidades de mudança, focar num plano de carreira, aprender a aprender, buscar desafios e feedbacks, criar rotinas e bons hábitos e aprender a ser otimista.
Teste seu conhecimento sobre Motivação e Automotivação.
- O que é motivação?
- Cite 3 benefícios da motivação nas empresas?
- Quais são as características das pessoas motivadas?
- A motivação é uma habilidade que pode ser desenvolvida? Explique a sua resposta.
- Uma pessoas desmotivada significa uma inabilidade emocional? Explique a sua resposta.
- Qual a razão do estudo da motivação nas empresas?
- Qual a relação entre necessidade e motivação?
- Qual o propósito da teoria de Maslow?
- Quais são os 5 níveis de hierarquia da teoria de Maslow?
- Como os conceitos da teoria de Maslow podem ajudar você no seu dia a dia a desenvolver a automotivação e motivação de equipes?
- Cite 5 boas práticas para desenvolver a automotivação.
Saiba mais. Motivação em Vendas, Inteligência Emocional, Habilidades Emocionais, Autoconsciência, Autocontrole, Empatia, Sociabilidade, Planejamento Empresarial, Objetivos e Metas, Objetivos SMART, Objetivos Empresariais, Alinhamento de Objetivos, Atingir metas.