Pensamento é uma função cognitiva que abrange um fluxo de ideias e associações com outras pessoas, coisas ou ambientes e modula estados mentais que envolvem outras várias funções como memórias, atenção, linguagem, aprendizagem . .
É uma habilidade fundamental do ser humano. “Se penso logo existo”
Estamos sempre pensando de várias formas que nos levam a diferentes estados mentais.
Gerenciar o pensamento significa planejar, desempenhar, controlar e ajustar pensamentos e desenvolver “pensamentos de nível superior”
A melhor forma de desenvolver “pensamentos de nível superior” é via o autodesenvolvimento, mediação, métodos, ferramentas e práticas.
O autodesenvolvimento, autoregulação e auto monitoramento dependem da inteligência emocional – autoconsciência, autocontrole, automotivação, empatia e sociabilidade, para criar energia para pensar sobre pensar (capacidade de metacognição).
Além disso, o ambiente propicio, liberdade e flexibilidade para pensar, criar e inovar são fatores importantes para desenvolver a “habilidade de pensar” nas suas várias formas.
Todo o “conjunto cognitivo” e seus subconjuntos são influenciados pela formulação e a atenção dada aos propósitos e objetivos, de indíduos e empresas) que criam conexões entre necessidades e motivos.
Pensamento, Inteligência e Conhecimento
O desenvolvimento dos pensamentos está “diretamente” associado aos conceitos de inteligência, conhecimento que são conceitos duais.
Inteligência é a capacidade de saber escolher os pensamentos adequados para interagir com as várias situações do ambiente, resolver problemas e ganhar conhecimento.
Conhecimento é o resultado consciente dos processos inteligentes de resolução de problemas que estão subjacentes aos processos cognitivos.
Inteligência e Conhecimento são dois componentes cognitivos duais diferentes e viceralmente dependentes de fatores externos e internos.
Múltiplos Tipos de Pensamento
Como você pensa? Qual o seu padrão de pensamento?
Quais são as várias formas de pensar?
Existem diferentes tipos de pensamento que usamos para diferentes situações e propósitos ….
- Abdutivo … fazer inferências lógicas à partir de observações mais simples e prováveis para chegar a uma conclusão plausível.
- Analógico … criar e fazer associações ou representações de novos conceitos com conceitos familiares; facilitar compreensão.
- Analítico … resolver problemas; dividir e enumerar um “todo” em partes menores e fáceis de serem resolvidos.
- Científico … aplicar métodos não refutáveis, para ganhar conhecimento, formular, testar, validar, comunicar hipóteses e conclusões.
- Criativo … produzir novas ideias, experiências, realidades, quebrar paradigmas, buscar soluções flexíveis, originais, artísticas e funcionais.
- Crítico … conduzir o pensamento filosófico para julgar ou atingir um objetivo, de forma disciplinada, neutra e com sabedoria.
- Dedutivo – fazer inferência partindo de uma certeza para a interpretação de dados ou fatos (da causa para os efeitos).
- Deliberativo … tomar decisões com lógica, critérios, valores e princípios éticos.
- Difuso … estado mental relaxado ou de atenção não focada; adequado para a solução de novos problemas, criação e inovação.
- Estratégico … projetar o futuro, à partir da situação presente e antever os efeitos das ações, inovações e criações.
- Focado … estado mental de concentração, resolução de problemas conhecidos, eficiência, precisão, velocidade.
- Epistêmico … gerir o conhecimento – formular objetivos, estratégias, teorias, modelos, métodos e ferramentas, técnicas.
- Ético … gerir comportamentos; – regular, distinguir e orientar bom comportamento e intensões.
- Holístico … distinguir as características essenciais do todo, além das suas partes componentes.
- Indutivo … processo de raciocínio lógico qie considera um número suficiente de casos particulares para conclui uma verdade geral.
- Inovativo … ir além de ser criativo e desenvolver novas aplicações para as criações.
- Lógico ou Racional … expressar ideias de maneira ordenada, consistente e convincente, com premissas e conclusões.
- Objetivo …centrar no objeto, que não depende do sujeito que o detém, para compreender, explicar, buscar verdades.
- Prático … fazer planos; aplicar o conhecimento de maneira simples e adaptável ao ambiente para atingir metas.
- Reflexivo … pensar crítico sobre si mesmo, desenvolver a autoconsciência, mudar crenças, valores e comportamentos.
- Sistêmico … pensar holístico, entender como diferentes partes dos sistemas se interrelacionam e influenciam o todo.
- Subjetivo … buscar o ponto de vista pessoal, condicionado somente por sentimentos e afirmações arbitrárias do sujeito.
- Tático … pensar no curto prazo, no agora ou no que está próximo); orientado a tarefas,
- Todos os pensamentos listados podem ser desenvolvidos pela gestão.
- Esse check list rápido sobre pensamentos é “esmiuçar” os vários tipos de pensamento e suas relações, causas e efeitos.
- Observe que todos os pensamentos estão interconectados e podem ser acionados à partir de outros.
- Cada pessoa tem um mix de pensamentos dominantes baseados nas suas crenças e valores.
- Todas as pessoas são capazes de aplicar todos os tipos de pensamentos.
Saiba mais. Processos Cognitivos, Ferramentas Cognitivas, Memorização, Atenção, Percepção, Aprendizagem, Leitura Ativa, Escrita Ativa.
Pensamento Analógico
Analogia e uma forma de pensar sobre semelhanças entre diferentes fenômenos da natureza … é o tipo de pensamento mais básico que você usa …
Quais são as características do Pensamento Analógico?
Características do Pensamento Analógico
O pensamento analógico é construtivista … está na base de todos os outros tipos de pensamentos.
É o pensamento que cria abstrações e simplificações para aumenta a eficiência cognitiva do cérebro para processar e armazenar informações.
Facilita a compreensão, aprendizagem e comunicação.
No entanto é necessário ser validado pelos outros tipos de pensamento, principalmente o pensamento lógico.
Quais são as características do pensamento analógico?
- Conceito … uma analogia acontece quando a relação de “A com B” e “C com D” são semelhantes entre domínios diferentes.
- Aprendizagem … analogia é fazer associações entre conceitos novos e antigos e expandir o conhecimento.
- Transferência de Conhecimento … analogias ultrapassam as fronteiras entre domínios do conhecimento e possibilitam usar ideias, aprendizado ou especialização de um domínio para obter descobertas em outros.
- Resolução de Problemas … analogias ajudam a projetar o conhecimento de uma situação bem compreendida e solucionada para outra menos familiar ou mais abstrata.
- Tomada de Decisão … as analogias facilitam compreender novas situações à partir de situações semelhantes e tomar decisões mais rápidas.
- Comunicação … uma boa analogia vale mais do que mil palavras … ajusta a linguagem entre fonte e destino e melhora a compreensão da informação.
- Lógica … o pensamento analógico formula ideias via comparações e o lógico as valida, para que conceitos diferentes e indesejáveis do “análogo” passem para o que se quer representar, ensinar ou comunicar.
- Incerteza e Criatividade … o raciocínio analógico não oferece certeza, somente uma certa dose de probabilidade, mas abre o espaço para a invenção artística e científica.
Quando não compreendemos alguma coisa, a causa está em não termos encontrado nenhuma referência nos conhecimentos já adquiridos para incorporar a nova informação e integrá-la em seu sistema cognitivo … ESTÁ FALTANDO ANALOGIA … associações.
Resumidamente falando, o pensamento analógico usa conceitos de semelhança, associação, comparação, categorização e metáfora … e a aplicação das analogias exige cuidados para que conceitos diferentes e não desejáveis do “análogo” passem para o que se quer ensinar ou comunicar.
Saiba mais. Construtivismo, Ferramentas Cognitivas, Processos Cognitivos.
Como Aplicar o Pensamento Analógico
São muitas as oportunidades para usar analogias para aprender, comunicar, ensinar, argumentar, memorizar, prever, emocionar, tomar decisão … para criar “argumentos analógicos”
Quais são as formas de uso de analogias?
Tipo de Analogia | Exemplos de Semelhanças |
---|---|
Coisas que andam juntas | pão/manteiga, arco/flecha, garfo/faca. |
Sinônimos | elegante/magro, triste/infeliz. |
Antônimo | pequeno/grande, doente/saudável, maçante/excitante, triste/alegre. |
Causa e Efeito | displicência/erro, método/eficiência, atenção/memorização. |
Parte e Todo | cabeça/corpo, estratégia/planejamento, planejamento/gestão de negócio. |
Objeto e Ação | avião/voar/carro/dirigir/pergunta/investigar. |
Objeto e Característica | grama/verde, elefante/grande. |
Objeto e Categoria | gato/felino, marketing/gestão de negócio. |
Objeto e Localização | carro/garagem, leão/zoológico, aluno/escola. |
Objeto e Propósito | régua e medida, caneta e escrita. |
Objeto e Relacionamentos | pais e filhos, aliança e casamento |
Objeto e Fonte | fruta e árvore, leite e vaca, produto e marketing |
Trabalhador e Criação | carpinteiro e mobília, escritor e livro, vendedor e imagem de solução. |
Trabalhador e Ferramenta | carpinteiro e martelo, vendedor e perguntas, aprendiz e ferramentas cognitivas. |
Outros … |
Outros exemplos de analogias um pouco mais elaboradas são …
- “O sistema cognitivo é análogo ao sistema de computação … seus componentes principais são pensamento, memória, linguagem, controle da atenção e percepção”.
- “O balanceamento entre ciência e arte está presente em todos os processos de negócios”.
- Todos os tipos de planejamento são iguais na perspectiva de processo … têm propósito, objetivo, situação, metas, estratégias, planos, execução, e avaliação”.
- “O PDCA é como uma corrente circular com 4 elos … Planejar, Desempenhar, Controlar e Ajustar “.
- “Qualquer boa estratégia é análoga em relação a 3 qualidades essenciais: foco, singularidade e mensagem consistente”.
- “Para você estabelecer qualquer objetivo seja SMART”.
- “A atenção ativa é como a energia de uma lâmpada e a atenção seletiva como a energia de uma lanterna”.
As analogias ajudam a transferir conhecimentos e copiar o que funciona … criar analogias é um exercício mental poderoso.
Pensamento Filosófico
O pensamento filosófico é usado para construção de conceitos, ideias e usos do raciocínio … estuda as questões mais básicas e profundas da existência humana … visa tomar decisões consistentes.
- É uma busca racional de verdades fundamentais, princípios de conduta e compreensão em todas as dimensões da vida humana.
- Não se contenta em descrever fatos e sim compreender as suas relações de causa e efeito.
- É indicativo de instrução, juízo, bom senso e retidão.
- Busca questões em todas as dimensões e suas técnicas se aplicam a problemas em qualquer campo, ciência, arte, etc.
- Foca o significado de uma ideia com base na coerência e relações com outras ideias.
- Procura estabelecer padrões de evidências para não dar margem à dúvidas.
- Fornece métodos racionais de resolução de conflitos e técnicas de avaliação de ideias e argumentos.
Filosofia significa “amor pela sabedoria”, busca da verdade, compreensão mais profunda de nós mesmos, da sociedade e dos eventos no tempo.
Ramos da Filosofia
A filosofia pode ser melhor entendida quando analisamos seus vários ramos que a explicam …
- Epistemologia – estudar a natureza, origem e escopo do conhecimento e crenças … o que significa saber algo?
- Ética – estabelecer regras de comportamento … como se deve viver e com que base tomar decisões?
- Lógica – estudar sistemas de regras válidas de inferência … como avaliar a consistência entre premissas e resultados?
- Metafísica – estudar a existência e a relação entre as coisas, incluindo mente e matéria … porque isso existe ou está sendo proposto?
- Política – estudar a governança, cidadania, comunidade.
- Estética – estudar a arte, beleza, cultura, natureza.
A filosofia estuda a natureza do conhecimento e crenças, regras de comportamento e inferência, a razão de existir, relação entre as coisas, política e estética.
Check List – Boas Práticas do Pensamento Filosófico
Existem várias técnicas utilizadas pelo pensamento filosófico … duvidar, formular questão, enunciar solução, justificar solução, criticar e motivar.
- Duvidar … fazer perguntas para guiar a curiosidade e o pensamento crítico … suspeitar do pleno entendimento das crenças mais básicas sobre o mundo.
- Formular Problemas … formular “claramente” questões ou problemas, como princípio fundamental da resolução de problemas, aprendizagem e criação.
- Enunciar Solução … oferecer uma definição ou análise, na tentativa de resolver um problema filosófico.
- Justificar Solução … apresentar argumentos – declarações de razões claras, organizadas e convincentes – para persuadir as pessoas.
- Críticar … praticar a “dialética” – a pratica da “conversa filosófica” entre pessoas que não concordam umas com as outras sobre tudo, mas questionam suposições para compreender mais profundamente.
- Motivar … entender por que as pessoas iniciam, continuam ou terminam um determinado comportamento em um determinado momento.
Saiba mais. Pensamento Socrático
12 Benefícios do Pensamento Filosófico
- Pensar melhor e não desperdiçar o seu tempo.
- Resolver Problemas – analisar conceitos, argumentos e problemas de uma pessoa … organizar ideias, extrair o essencial, diferenças de pontos de vista, semelhanças entre posições opostas e sintetizar várias soluções.
- Aprendizagem – expandir o conhecimento via perguntas do tipo: O que? Porque? Qual a essência? Qual a importância?
- Inteligência Emocional – questionar crenças, valores e comportamentos para prover auto conhecimento e bons relacionamentos.
- Gestão de Negócios – ajudar a responder questões complexas, escrever argumentos persuasivos, ser eficaz e eficiente.
- Sabedoria – aplicar melhor o conhecimento para prever as consequências das ações e provocar mudanças.
- Transferência de Conhecimento – compreender outras disciplinas e suas relações com o uso da lógica e epistemologia.
- Pensamento Lógico (Racional) – analisar afirmações e ideias e avaliar se são boas ou ruins.
- Comunicação – apresentar ideias por meio de argumentos bem construídos, sem ambiguidades e imprecisões de escrita, fala e gestual.
- Persuasão – gerar formulações claras, bons argumentos e exemplos para defender suas opiniões e alternativas.
- Escrita – fortalecer a capacidade de escrever de forma interpretativa, comparativa, argumentativa e descritiva.
- Formulação de Hipóteses – prever consequências e resultados esperados para a solução de um problema, para teste, confirmação ou negação.
O pensamento filosófico aumenta potencializa o seu desempenho empresarial pelo fato de ajudar a entender a natureza humana.
Pensamento Reflexivo … Quais são suas características?
PENSAMENTO REFLEXIVO é um tipo de pensamento FILOSÓFICO fundamental para o pensamento CRÍTICO.
É um pensamento ativo, persistente e cuidadoso sobre uma crença ou “suposto conhecimento”.
Desenvolve a autoconsciência e inteligência emocional … promove mudanças de crenças, valores e comportamentos.
O que é Pensamento Reflexivo?
Características de uma Pessoa Reflexiva
Uma característica marcante da PESSOA REFLEXIVA é a capacidade de avaliar o que sabe, o que precisa saber e como preencher essa lacuna, durante as situações de negócios, aprendizagem, resolução de problemas e criação.
Quais as características mais frequentes das pessoas reflexivas?
Veja uma lista de características de uma pessoa reflexiva.
- Autoconsciência … examinar os próprios pensamentos, sentimentos, emoções, comportamentos, crenças e valores.
- Autocontrole … controlar o pensamento, ação e o stress frente a estrutura social, cultural, política e diversidade de situações.
- Automotivação … explorar emoções, sentimentos, reações e conhecimentos para sustentar a vontade e alcance dos objetivos.
- Assertividade … planejar e se comportar de maneira ordenada e consciente, sem ser passivo, agressivo ou manipulador.
- Empatia … valorizar a perspectiva dos outros e perceber como os outros lhe percebem.
- Comunicação … identificar diferentes maneiras para representar as ideias ou situações, sociabilizar e persuadir.
- Atenção e Concentração … focar o pensamento numa coisa específica para compreensão e juízo.
- Descobertas – descobrir o que você sabe, mas não sabe que sabe, e o que você não sabe e quer saber.
- Escrita … ajudar a entender melhor algo ou a si mesmo e provocar auto iluminação e exploração da consciência.
- Leitura …obter informações e conhecimentos.
- Metacognição – pensar sobre o pensamento, métodos e ferramentas para aumentar o desempenho cognitivo.
- Mudança – avaliar necessidades e o que você pode mudar em seu contexto.
- Perguntas – questionar e fazer perguntas investigativas nunca feitas antes.
- Sistematização – usar métodos e ferramentas para ações corretas e resultados consistentes.
- …
Pensamento Lógico ou Pensamento Racional
Pensamento Lógico ou pensamento racional é um dos ramos do pensamento filosófico para estudar premissas e conclusões, analisar uma situação e chegar a uma solução consistente.
- Seguir uma ordem lógica e precisa.
- Adotar regras estabelecidas por um sistema lógico.
- Avaliar e comunicar se conclusões são verdadeiras ou falsas.
- Fazer associações para gerar ideias a partir daquelas já possuídas.
- Fazer inferências, previsões e definir metas.
- Conceituar, persuadir e solucionar problemas.
- Ajudar a raciocinar em decisões importantes.
As melhores práticas para desenvolver o pensamento lógico são: fazer perguntas exploratórias para estimular a criatividade, fazer descobertas ou resolver problemas … fazer previsões e analisar o impacto das decisões tanto no curto quanto no longo prazo … observar e analisar fenômenos, reações e feedback para tirar conclusões com base nessas informações …
Em lógica, “Se A = B e B = C, então A = C …não importa como você se sente em relação a A, B ou C, é assim que as coisas são … não tem emoção … no pensamento crítico, o questionamento vai além da lógica … e a conclusão lógica pode não ser a melhor escolha ou expressar a realidade … 1 + 1 pode não ser dois, conforme o contexto.
A lógica é a arte do raciocínio … vem dos escritos de Heráclito (535 a 475 AC ) e Aristóteles em
O estudo matemático de linguagens formais artificiais , o estudo de inferências formalmente válidas e consequência lógica, o estudo de verdades lógicas, o estudo das características gerais, ou forma, de julgamento
Pensamento Crítico
Existem muitas definições para o mesmo conceito …
- É o pensamento cuidadoso direcionado a uma meta ou a um julgamento.
- É a capacidade de usar a lógica de forma adequada.
- É voltado para dar autonomia ao pensamento.
- É construtivo com base no contexto, objetivo,
- observações e experimentos
- Pensadores críticos têm disposições e habilidades que os levam a pensar criticamente quando apropriado.
- O uso do termo ‘pensamento crítico’ para descrever uma meta educacional remonta ao filósofo americano John Dewey (1910), que o também chamou de pensamento reflexivo … uma consideração ativa, persistente e cuidadosa de qualquer crença ou suposta forma de conhecimento à luz dos fundamentos que a sustentam, e as conclusões posteriores para as quais tende.
- “consideração de qualquer crença ou suposta forma de conhecimento à luz dos fundamentos que a sustentam e as conclusões adicionais para as quais ela tende”.
- As concepções de pensamento crítico geralmente não incluem integridade moral como parte do conceito.
- “Os métodos de investigação e raciocínio lógico”
- “Conceituar, aplicar, analisar, sintetizar e / ou avaliar informações coletadas ou geradas por observação, experiência, reflexão, raciocínio ou comunicação”
- “Considerações probatórias, conceituais, metodológicas, criteriológicas ou contextuais”
- Identificou o hábito de tal consideração com uma atitude de espírito científica.
- A influente taxonomia de Bloom de objetivos educacionais cognitivos (Bloom et al. 1956) incorporou habilidades de pensamento crítico.
- É aplicado para situações cotidianas e científicas
- É a capacidade de saber o que é lógico, ou seja, dedutivamente válido.
- Exige habilidades de autoconsciência e autocontrole, altos padrões de conformidade, excelência e comunicação eficaz.
- Busca encontrar referências, pensamentos, motivos e argumentos que sustentem uma observação ou resposta adotada.
- Se preocupa em planejar e priorizar perguntas, questionar e favorecer a formação de novas conexões neurais e associações que ampliam o conhecimento e inteligência.
- Analisa os fatos para só depois formar um julgamento de forma deliberada, racional, investigativa (exploratória), interpretativa e imparcial.
- “Pensamento crítico é definido como processo mental disciplinado para conceituar, aplicar, analisar, sintetizar ou avaliar as informações coletadas ou geradas por observação, experiência, reflexão, raciocínio ou comunicação ativa.
- Pensamento crítico funciona como um guia para a formação de crenças, sentimentos e ação.
Exemplos de Pensamento Crítico
Clima : um homem em uma caminhada nota que de repente esfriou, pensa que provavelmente vai chover, olha para cima e vê uma nuvem escura obscurecendo o sol e acelera seus passos (1910: 6–10; 1933: 9– 13).
Desordem : um homem encontra seus quartos ao voltar para eles em desordem com seus pertences espalhados, pensa primeiro em roubo como uma explicação, então pensa em crianças travessas como uma explicação alternativa, então olha para ver se objetos de valor estão faltando e descobre que estão.
Exemplos de Pensamento Não Crítico
- A aceitação imediata de uma ideia que se sugere como uma solução para um problema é “pensamento acrítico, exige o mínimo de reflexão”
- A suspensão contínua do julgamento à luz da dúvida sobre uma possível solução não é pensamento crítico.
- A derivação de uma conclusão a partir de dados fornecidos usando um algoritmo não é um pensamento crítico.
- O pensamento crítico usa o pensamento lógico para equilibrar o que você percebe para obter um entendimento equilibrado entre vários outros fatores, como político, situacional, emocional, econômico, etc.
- O pensamento lógico trata de conectar uma coisa a outra … o pensamento crítico garante que as conexões entre essas coisas sejam legítimas e, se não forem, desconectá-las … exige o uso de uma visão criativa, honestidade intelectual e bom senso.
- O pensamento crítico ou reflexivo se origina com a percepção de um problema. É uma qualidade de pensamento que opera em um esforço para resolver o problema e chegar a uma conclusão provisória que é apoiada por todos os dados disponíveis.
- Está na base do pensamento científico.
- O aspecto do pensamento crítico que parece mais suscetível de melhoria geral é a atitude de estar disposto a considerar de forma ponderada os problemas e assuntos que entram no âmbito de nossa experiência.
A Taxonomia de Bloom é um conjunto de três modelos hierárquicos usados para classificar os objetivos de aprendizagem educacional em níveis de complexidade e especificidade.
- Conhecer – lembrar e reconhecer informações, reconhecer, organizar, sem necessariamente entender.
- Compreender – resumir, traduzir, generalizar, descrever, captar as ideias principais.
- Aplicar e Aprender – usar o conhecimento adquirido para resolver problemas em novas situações e relacionamentos.
- Análise : dividir informações em partes, relações, identificar causas, fazer inferências, encontrar evidências e apoiar generalizações ou decisões.
- Síntese e Criação– juntar as partes para fazer um todo e prover uma comunicação única e integrada.
- Avaliação : julgar informações, identificar inconsistências lógicas, comparar argumentos e teorias, julgar evidências internas, julgar em termos de critérios externos.
Taxonomia de Bloom (1956) é uma das primeiras classificações para medir níveis de educação nas escolas americanas para Conhecer > Compreender > Aplicar > Analisar > Sintetizar > Avaliar.
Sócrates e o Pensamento Crítico
Sócrates o primeiro “pensador crítico” afirmava que para um indivíduo ter uma vida boa ou que valha a pena ser vivida, ele deve ser um questionador crítico e possuir uma alma interrogativa.
- O método socrático , agora conhecido como ” questionamento socrático” é a estratégia de ensino de pensamento crítico mais conhecida.
- Inicialmente fazer perguntas para revelar lacunas no conhecimento ou inconsistências lógicas da pessoa, questionar crenças, investigar suposições baseadas em evidências e fundamentos lógicos.
- Separar as crenças positivas (consistentes) das crenças negativas (inconsistentes).
- Durante o processo de pensamento crítico, as ideias devem ser fundamentadas, bem pensadas e julgadas.
Saiba mais. Perguntas Socráticas, Simulação de Contatos de Venda.
11 Componentes do Pensamento Crítico
Distinguir componentes do pensamento crítico é uma ferramenta mental para identificar habilidades, disposições, atitudes, hábitos e semelhantes que contribuem para o pensamento crítico.
- Observação – perceber algo no ambiente imediato ou observar resultados de operação ou sistema e de ser capaz de articular clara e precisamente para si mesmo e para os outros o que foi observado., reconhecer fatores que afetam a observação.
- Sentimento – confusão, insegurança, satisfação da resposta.
- Questionamento – formular a questão, dúvida.
- Imaginação – pensar nas respostas possíveis.
- Inferência – chegar a uma uma “conclusão assim que evidências relevantes e suficientes sejam reunidas.
- Conhecimento – usar o conhecimento armazenado para gerar possíveis respostas ou fazer inferências dos tipos de respostas.
- Projeta e Experienciar – realizar experimento ou observação sistemática para saber se ocorrerão os resultados deduzidos.
- Consultoria : encontrar uma fonte de informação, obter a informação da fonte e fazer um julgamento se deve aceitá-la.
- Identificação e analise de argumentos – identificar e trabalhar a estrutura.
- Julgamento – julgar com base em evidências e raciocínios acumulados.
- Decisão – tomar decisão sobre o que fazer.
Uma disposição é uma qualidade de caráter, um hábito , uma preparação, um estado de prontidão ou uma tendência para agir de uma maneira específica que pode ser aprendida.
processo mental voluntário de pensar criticamente requer disposição e capacidade de pensar criticamente, incluindo disposição e capacidade de realizar cada um dos atos mentais que compõem o processo e de coordenar esses atos em uma sequência que visa resolver a perplexidade inicial.
Pensamento Criativo
O Pensamento Criativo produz novas ideias, novas experiências, novas realidades … quebra paradigmas, conceitos ou padrões de pensamento, incluindo teorias, métodos de pesquisa, postulados e padrões … busca soluções flexíveis e originais.
Pensamento Deliberativo – pensar para tomar uma decisão, considerando critérios, valores, princípios éticos, e códigos de conduta.
- Pensamento Prático – pensar para aplicar os conhecimentos de maneira simplificada e prática … controlar o corretismo da execução de atividades para gerar resultados consistentes e efetivos … pensar de forma assertiva,
Pensamento Analítico
O Pensamento Analítico busca explicar as coisas e situações, classificar, categorizar ou organizar, decompor em partes mais simples, mais facilmente explicadas e solucionadas.
- Está associado à capacidade de planejamento, formular objetivos, analisar o posicionamento, definir metas, desenvolver estratégias, planos, avaliar desempenho e resolver problemas.
- É a capacidade de lidar com questões complicadas e analisar informações que você reuniu e organizou previamente.
- Busca detectar padrões em conjuntos de dados, gerar informações, identificar relações, fazer previsões e “bolar” soluções criativas.
- É fundamental para analisar a situação competitiva e formular estratégias para ganhar a competição.
- Permite tomar decisões com base nos dados coletados e frente aos objetivos formulados.
Habilidades Analíticas são muito importantes, demandadas e valorizadas no mercado.
10 Conceitos Chave para o Pensamento Analítico
- Planejamento – imaginar um objetivo e fazer um plano para alcança-lo, identificar possíveis problemas e desafios.
- Resolução de Problemas – dividir o problema em problemas menores, mais fáceis de serem resolvidos e gerenciados.
- Organização e Integração – estruturar e apresentar as informações para facilitar a análise de informações.
- Análise da Informação – compreender as origens dos problemas, motivos, relações, percepções, alternativas de solução.
- Questionamento – usar perguntas para direcionar a atenção e obter respostas logicamente possíveis.
- Causa Raiz – chegar à origem do um problema que influi outros problemas subjacentes e encontrar a solução lógica.
- Previsão – avaliar o alcance de objetivos e identificar problemas antes que eles aconteçam.
- Gerenciamento – direcionar e controlar a energia e esforço individual e empresarial da maneira mais produtiva.
- Tomada de Decisão – saber parar de analisar e agir, escolher uma alternativa e melhorar o processo de aprendizagem e de negócios.
- Transferir Conhecimento – incorporar aprendizados anteriores para resolver problemas atuais e futuros.
Saiba mais. Pensamento Focado e Difuso.
Pensamento Sistêmico
Busca mudar a “visão de mundo mecânica” linear e estruturada para uma visão dinâmica e interconectada, com relacionamentos e ciclos de realimentação.
- O pensamento sistêmico ou sistemático estudar as coisas como um sistema de relações de causa e efeito, em que partes de um todo trabalham em sinergia para um propósito comum … como o nosso corpo, mente, empresas… ferramenta, e assim por diante.
- Exige múltiplas habilidades Buscar o conhecimento do todo, com ênfase na relação entre as partes, para analisar e prever o futuro do sistema (você, família, empresa, mundo).
- É diferente do pensamento analítico que divide o todo em partes mais simples para ser melhor resolvido … a principal (e dramática) diferença é que o pensamento analítico parte de um único problema específico e busca as diversas e possíveis causas, enquanto o pensamento sistêmico parte de diversos problemas (“sintomas” sistêmicos), aparentemente desconexos, para chegar à única causa central.
- O pensamento sistêmico , ao contrário do pensamento analítico , requer múltiplos conjuntos de habilidades para estabelecer uma visão holística de um sistema e explicar seu comportamento. Ao contrário, o pensamento analítico é usado para quebrar um sistema em partes mais simples, a fim de identificar as peças e examinar como elas funcionam juntas.
- O pensamento sistemático usa o pensamento analítico para ajudar a compreender a complexidade do sistema e como as partes contribuem para a operação do sistema como um todo.
- Foca em mapear as relações entre os diferentes elementos que compõem o sistema.
- Tudo está interconectado, como tudo na vida e o modelo mental precisa considerar isso na sua essência.
- É uma forma de pensar para evitar ou resolver conflitos interpessoais, sociais e organizacionais, envolvendo múltiplas variáveis.
- É usado no planejamento estratégico nas empresas para “gerar um norte”, sincronizar as partes e evitar tomar decisões isoladas.
- Ir além dos nossos casulos individualistas e subjetivos e entrar em uma consciência coletiva única em uma rede propositadamente construída com outras pessoas.
- O pensamento sistêmico leva a síntese pela compreensão do todo, suas partes e conexões que constituem a dinâmica do todo … como tudo está interconectado, há ciclos e fluxos de feedback constantes entre os elementos do sistema.
- Podemos observar, compreender e intervir nos ciclos de feedback, uma vez que entendemos o ipo e dinâmica do sistema.
- O pensamento sistêmico vê o mundo formado de processos, isto significa que os sistemas se alteram com o passar do tempo, podemos então pré-supor mudanças periódicas que podem ser cíclicas.
Pensamento analítico – parte de um único problema específico e busca as diversas e possíveis causas.
Pensamento Sistêmico parte de diversos problemas (“sintomas” sistêmicos), aparentemente desconexos, para chegar à única causa central.
O pensamento científico usa uma grande variedade de métodos científicos que adotam regras ou teorias testadas e aprovadas, para desenvolver uma “experiência bem controlada” e produzir “conhecimento científico”.
Pensamento e Método Científico
- Métodos científicos suportam a pesquisa científica.
- Usam formas estruturadas e eficientes de pensar e analisar a natureza de um problema específico.
- São usados na ciência para aquisição e construção do conhecimento.
- O método científico é empírico, se baseia na experiência ou dela resulta, tendo como principais etapas:
- Formulação de Pergunta ou Problema Específico.
- Pesquisa do Problema.
- Formulação de Hipóteses Iniciais.
- Teste hipóteses em experimento adequado e controlado.
- Medição e análise da qualidade dos dados do teste de hipóteses.
- Validação de hipóteses para refutar ou ajustar a hipótese inicial.
- Refinar ou eliminar hipóteses.
- Formular teorias sobre a solução do problema.
Perguntar > Pesquisar Resposta > Formular Hipóteses > Testar Hipóteses > Medir e Analisar > Observe que os método científico
Conhecimento Científico é um dos produtos resultantes do método científico … surge da necessidade de encontrar soluções para problemas de ordem prática da vida diária (senso comum) e do desejo de fornecer explicações sistemáticas que possam ser testadas e criticadas através de provas empíricas … gerar teorias e práticas.
Pensamento Estratégico
O pensamento estratégico é a habilidade de olhar para o agora e pensar no futuro, formular estratégia e antever os efeitos das ações.
- O pensamento estratégico é o processo mental aplicado por um indivíduo ou empresa para planejar, “resolver problemas” e formular estratégias, para atingir objetivos e metas.
- É desenvolvido e refinado ao longo de experiência, ciclos de PDCA, uso de métodos e ferramentas
- O papel do pensamento estratégico é gerar ideias de oportunidades de negócios e vantagens competitivas para a empresa.
- Busca explorar todos os “futuros possíveis” e desafiar o pensamento convencional para estimular a tomada de decisão.
- O pensamento estratégico é a inteligência do planejamento empresarial.
O pensamento estratégico desenvolve “pessoas estratégicas” que criam conexões entre ideias, planos e pessoas.
Saiba Mais. Processos Cognitivos, Formulação de Objetivos, Desafio, Meta, PDCA, Vantagem Competitiva, Tomada de Decisão, Planejamento Empresarial, Pensamento Estratégico (wiki).