O marketing digital é a expansão do marketing tradicional no mundo digital … pode ser segmentado em marketing de conteúdo, marketing de mídia social e marketing via e-mails.
- O marketing digital visa usar a tecnologia digital para conquistar novos potenciais compradores.
- Aplica a filosofia de dár primeiro para receber depois, via a oferta de serviços digitais “gratuitos” ou “superpromocionais” que instigam a compra e a experiência com as ofertas principais ofertas que serão ofertadas à reboque, via relacionamento e jornada de compra.
- Aumentar muito as opções de canais de relacionamento.
- Atrair e vender mais pela internet, celular, redes sociais, canais de venda digital.
- Vender mais para os já clientes.
- Atrair novos potenciais compradores sem fronteiras em qualquer lugar e hora.
- Presença digital via campanhas continuadas, conteúdos e ofertas digitais.
- Prover ofertas de entrada do marketing digital, como blogs, ferramentas, pesquisas, notícias, aplicativos digitais para firmar relacionamentos e jornadas de compra.
- Criar zonas de desenvolvimento peoximal no entorno das ofertas da empresa.
- Criar comunidades em rede para discutir objetivos empresariais, hierarquia de necessidades, problemas correntes e mais frequentes, alternativas de solução, faixas de valores e preços envolvidos; criar um fluxo informacional educativo que desague nas ofertas da empresa.
- Observar e chamar a atenção para a inovação de valor em custo e diferenciação simultânea” que o marketing digital provê ao produto da empresa.
- na gestão do marketing de relacionamento, com uso de tecnologias digitais.
- Automatizar a interface cliente servidor e multiserviços via web entre empresa e mercados digitais.
- Quebrar as fronteitas do marketing tradicional de forma totalmente digital ou híbrida.
- Viabilizar a aplicação e ampliação de modelos de negócio B2B2C – Business to Business to Consumer – e integrar redes digitais.
- Criar relacionamentos com potenciais compradores e clientes, em estágios, com gestão, economia, atendimento,
- Despende de organizar esforço e ganhar novas habilidades de ciências cognitivas e digitais e inteligência artificial.
- Compreender e influenciar as mudanças de comportamentos no ambiente digital.
- Atentar para diferenças específicas e relevantes em termos do comportamento, conveniência, segurança, racionalidade, facilidade, automação, pesquisa de informações, nível de conscientização de problemas e soluções, forma de influênciar a seleção e escolha de alternativas, justificativas de valor, decisão de compra, valor da compra, forma de pagamento … todos os detalhes.
- A regra para o marketing digital é criar um relacionamento conveniente para informar, documentar, ajudar o potencial comprador na sua jornada de compra em estágios, acompanhar sua decisão, uso, eficácia de uso, regularidade, expansão da compra e serviços e maior retorno do investimento considerando benefícios custos e riscos.
Marketing Digital combina várias estratégias como marketing in bound, marketing outbound, conteúdos digitais, blog, vídeo, podcasts, e-mail marketing, campanhas, e-commerce, mídias sociais, estratégias SEO, tráfego pago, análise de tráfego, etc.
Segmentação de Mercado … o marketing digital facilita o trabalho de segmentação de mercado, produtos, consumidores, locais, de forma mais específica, mensurável, acessível, relevante e temporal; analisa o tráfego que entra e sai do web site da empresa, suas páginas de destino, clicks, interesses … rastreiam as pegadas digitais no seu site e outros web sites.
Alcance … o marketing digital tem a capacidade de estar em muitos lugares ao mesmo tempo, diferente do marketing físico e tradicional; permite a empresa estar mais presente na vida dos clientes, de forma mais personalizada, no lugar certo, na hora certa, no celular, no computador do trabalho, com conteúdos, serviços digitais de comunicação e gestão de tarefas.
Economia … anúncios do marketing tradicional em rádios, TVs, jornais e revistas são muito caros, o que exige altas somas de investimento; enquanto isso, no marketing digital, é possível promover ações com pouco investimento e aumentá-los à medida que os resultados aparecem.
Gestão … o marketing digital conta com muito mais ferramentas e medidas de desempenho de ações e campanhas de marketing do que o marketing tradicional, que apenas informa a audiência de um programa, tiragem de uma revista, quantos exemplares foram vendidos, etc … já o marketing digital permite avaliar se público alvo prestou atenção ao anúncio, quantidade de clicks, páginas mais visitadas, produtos e conteúdos mais procurados, origem do tráfego; horários de maior movimento, palavras chave mais procuradas; Google Analytics ou o Facebook Insights, são exemplos dessas ferramentas digitais.
Inteligência artificial
Check List … Vender no Marketing Digital
1. Desenvolver uam ZDP – zona de desenvolvimento proximal … para a gestão do marketing digital na empresa.
2. Fundamentos do “o marketing digital … o que é, quem usa, porque, quando, quanto, como e quanto usa.
3. Perfil docomprador digital ideal … como “navega e toma decisões de compra” no mercado digital.
4. Funil de marketing digital … modelo de canal da venda digital para segmentar e automatizar a relacionamento de marketing e venda com o mercado em estágios: informar, engajar, conectar, converter, dar suporte, expandir e fidelizar, continuamente.
5. Tecnologias Digital … investir em internet, mobilidade, cloud computing, comunicação unificada, redes sociais, CRM (sistemas de relacionamento) e inteligência artificial.
6. Site na Web … Usar o site como âncora para marcar a “presença digital”.
- Captar tráfego de campanhas.
- Orientar o relacionamento e jornada de compra do cliente no site.
- Informar características de produtos ofertas, promoções e garantias.
- Disponibilizar página de compra ou contato.
- Responder perguntas e “fale conosco”.
7. Conteúdos digitais … que expliquem como a sua solução resolve os problemas de forma diferenciad; Focar nas necessidades, problemas, desejos e imagens de solução mais importantes … que a sua solução resolve para o potencial comprador.
8. Estratégia de SEO … para otimizar pesquisas na Internet.
Fazer campanhas de e-mail … para informar e engajar público alvo.
Fazer campanhas para vender produtos de entrada … conteúdos, blogs, ofertas … “dar para depois receber”.
Fazer campanhas para monetizar … aumentar o ticket de venda e uso de serviços.
Gerenciar tráfego… aumentar a inteligência, identificar fontes, interesse, horário, volume de tráfego, palavras chave, páginas, reações a campanhas, padrões, tendências, previsões.
Marca e Marketing Digital
A sua marca, precisa estabelecer uma “presença on-line forte” para ser competitiva o suficiente para alcançar, conquistar e monetizar o públicos-alvo ideal … caso contrário, será uma “agulha no palheiro”.
Automação de contatos
As ações do marketing digital geram e informações e ofertas digitais para influenciar a jornada de compra do cliente, desde a conscientização de necessidades, escolha da solução, decisão de compra, monitoramento de uso e resultados e descarte / migração de serviços.–
- Independentemente do que você vende, uma presença online é necessária para ir ao encontro dessa tendência.
- Esse novo horizonte digital vai além da área de vendas, para conscientizar, educar e despertar o interesse do mercado sobre os produtos que vende.
- Transformar compradores eventuais em defensores da sua marca, que encorajam outras pessoas da sua rede de conhecimento a fazer o mesmo.
- O marketing digital aumenta e automatiza o interface de contato e conexão entre provedor e cliente.
- É um novo e importante componente para gerar propostas de valor fortes e vantagem competitiva.
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Seguindo o conceito de marketing de relacionamento, a regra para o marketing digital é ajudar um potencial cliente na sua jornada em estágios: despertar a atenção, curiosidade, interesse, desejo, ação de compra do consumidor e além disso, torna-lo influenciador e defensor da sua marca!
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Esse novo horizonte digital vai além da área de vendas; empresas inteligentes usam a Internet para conscientizar, educar e despertar o interesse do mercado sobre os produtos que vende; mais do que isso: transformam compradores eventuais em defensores da sua marca, que encorajam ou outras pessoas da sua rede de conhecimento a fazer o mesmo.
Marketing de E-mail
Quais avatar devem receber e-mail marketing?
E-mail marketing – como estabelecer o objetivo e o corpo da comunicação para ficar alinhado com os objetivos do avatar?
a assinatura de e-mail é muito importante e trata-se do método mais barato e efetivo de mover um potencial cliente através da sua jornada para transformar-se num cliente.
De uma forma geral, para fazer marketing digital você deve ter em mente o seguinte:
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- É necessário um bom produto; não existe milagre.
- Não é necessário você ter um perfil técnico, conhecer linguagens e saber programar.
- É necessário implementar e ajustar continuamente o seu conhecimento: ser um aprendiz ativo!
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Perguntas iniciais sobre marketing digital
Perguntas são ótimas ferramentas para definir escopo, apresentar conceitos, investigar relação entre conceitos, prover um “road map” para o aprendizado.
Veja as principais perguntas e conceitos do marketing digital:
- Qual o VALOR que quero agregar ao mercado?
- Qual o PÚBLICO ALVO a ser atingido?
- Como será a JORNADA DO CLIENTE e FUNIL DE MARKETING?
- Quais as CAMPANHAS DO MARKETING DIGITAL para aquisição de clientes, monetização e fidelização?
- Como explorar o MARKETING DE CONTEÚDO, uma disciplina fundamental, que afeta qualquer campanha de marketing que você irá executar?
- Como GERAR TRÁFEGO para o seu website?
- Como fazer PROPAGANDA PAGA na Internet?
- Como fazer CAMPANHAS POR E-MAIL?
- Como MEDIR DESEMPENHO e OTIMIZAR CAMPANHAS de marketing?
- Como EVITAR ERROS COMUNS no marketing digital?
- Quais são as HABILIDADES e FERRAMENTAS utilizar para executar as suas campanhas de marketing?
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Marketing digital não muda o marketing e sim expande o seu conceito do marketing utilizando tecnologia digital.
objetiva criar relacionamentos com potenciais compradores e clientes, em estágios, utiliza uma combinação de conteúdo digital, SEO (Search Engine Optimization), mídias sociais e e-mail.
Nos dias de hoje, as decisões de compra são cada vez mais feitas ou influenciadas de forma online.
Diante disso, independentemente do que você vende, uma presença online é necessária para ir ao encontro dessa tendência.
As empresas de sucesso entendem que a chave para o crescimento está nos clientes de longo prazo.
Marketing Digital
O marketing digital permite … que as empresas envolvam seus clientes de maneira informal e contínua … estabelecer processos de negócios para monitoramento e desenvolvimento de necessidades de clientes, em etapas, para continuamente atrair, converter, e gerir o valor do cliente ao longo do tempo.
- A tecnologia digital desempenha um papel importante no marketing de relacionamento.
- O marketing digital torna mais fácil rastrear, armazenar, analisar, utilizar informações sobre os clientes.
- Os clientes recebem anúncios personalizados, ofertas especiais e serviço rápido como um sinal de gratidão por sua lealdade.