
Comportamento significa a mudança, movimento ou a reação de uma pessoas ou sistema em relação a seu ambiente ou situação.
- É a capacidade humana (uma competência humana) para responder a estímulos ou gatilhos internos (pensamentos e sentimentos) e externos (ambiente).
- Pode ser categorizado como comportamento comum, incomum, aceitável, inaceitável e assim por diante.
- É influenciado por pensamentos e sentimentos e revela crenças, valores e atitudes.
- É moldado por padrões psicológicos, ações que sempre se repetem diante de situações semelhantes.
- É estudado por várias ciências como a psicologia, sociologia, economia, administração, antropologia, marketing e inteligência artificial.
A gestão do comportamento tem alta relação ou está contida na gestão de mudança, que prepara o indivíduo para se alinhar e cumprir a missão, valores e visão da empresa … estes, macroindicadores qualitativos da empresa.
O marketing …. estuda o comportamento do consumidor para Atrair, Interessar, criar Desejo e Ação de compra – efeito AIDA.
A gestão …. estuda o comportamento dos colaboradores, indivíduos, times e parceiros para atingir metas.
A gestão do comportamento é multifaceado e influenciado pelas ferramentas que são usadas e constróem a cultura da empresa.
Vale o aforismo “digas as ferramengas que usa que eu te direi quem és.
O vendedor analisa o comportamento do potencial comprador e consumidor nas várias etapas da venda – conscientização, informação, escolha de alternativas, tomada de decisão e avaliação da tomada de decisão durante o aprendizadso e uso do produto e relacionamento com o cliente.
O check list “fatores que influenciam o comportamento”.
Lista elementos, condições, causas que contribui para um resultado específico.

Check List.
Fatores que Influem o Comportamento.
- Ambiente Propício … o homem é produto do meio em que vive, contexto, circunstâncias, situações, clima, código de ética, oportunidades, ameaças, competição, segurança, economia, cultura e socialização.
- Crenças e Atributos de Valor … as crenças e valores estão na base das verdades, justificativas, intenções, pensamentos dominantes, atitude, comportamento e hábitos dos indíduos, grupos sociais e empresas.
- Conduta … corretismo e consistência como alguém se comporta em relação a um conjunto de padrões, normas ou regras esperadas.
- Conscientização … nível de compreensão da “conexão universal” objetivo, situação, necessidade, problema, desejo e imagem de solução.
- Aculturamento … perceber a pessoa, como membro da sociedade, crenças, arte, moral, lei, costumes, hábitos, atrelados.
- Desafio … qualificar e quantificar a mudança, esforço, dificuldade, para sair da situação atual para situação futura e alcançar o objetivo.
- Cognitivismo … Estado mental … perceber mudanças entre estados mentais, diferentes sinais e padrões de interação com o ambiente externo; ver através de modelos mentais, para compreender e prever comportamentos.
- Behaviorismo …
- Função empresarial … como diz o ditado: “o hábito faz o monge” – o efeito do “hábito”, que leva ao “estado mental automático”, aquele do “quase sem pensar” (subconscientemente), com padrões comportamentais previsíveis.
- Informação – são dados tratados; está associada a conceitos; tem significado e suporta decisões; desenvolve atitudes e comportamentos.
- Objetivo … formular objetivo é o primeiro passo para a eficácia … o ser humano vive no entorno de objetivos e necessidades.
- Situação … mapear 7 perspectivas 5W2H: What ( o que), Who (quem), Where (onde), When (quando), How (como) e How much (quanto).
- Semiótica …
- Socialização …aculturar, interagir, comunicar, engajar,
- Gestãoda Mrca
- Análise de Contexto

- Ajudar a fundamentação teórica da gestão de comportamento para o desenvolvimento individual e coletivo da empresa.
- Perceber “on the job” o conjunto de ações e maneirismos feitos por pessoas e empresas.
- Servir como base orientativa para gestão de comportamentos na empresa.
- Descrever, modelar, simular, comportamentos e desenvolver planos de ação que explicitem, intenções e comportamentos relacionadas a esses fatores.
- Desenvolver a gestão proativa individual e coletiva, que projeta o futuro antes de executar, através de planos de ações de refrência e intenções.
- Eexecutar as tarefas de forma correta tecnicamente e comportalmente.
Só conseguiremos desenvolver e prever comportamentos nas relações empresariais se construirmos estruturas mentais mnemônicas que facilite o allinhamento … ou seja planos.
A estrutura mais simples e poderosa que podemos usar racionalmente e na gestão que podemos usar são os conceitos.
Após isso, vêm as as proposições, que conectam conceitos.
depois disso mapas conceituais que grupam conceitos e criam contextos, descrevem circuntância (outros conceitos) e condições.
Ser correto “comportalmente” é bem mais “complexo”, é fazer bem aos olhos externos e internos, não mentir para você mesmo, mesmo quando induzido.
Basear o comportamento em códigos de ética, que estabelecem regras e fronteiras para o relacionamento em grupo e declarações claras de intensões para o entorno.
Sintetizar a técnica e comportamento para a execução de atividades e tarefas sempre com “planos de intensões” que objetivam descrever, alinhar, aceitar, reforçar os planos empresariais.
O lema é gerar planos interativos simples, referenciais, orientando situações e técnicas
Exemplos de coportamentos que devem ser fundamentados e reforçados nos planos de ação diários:
Valores … para alinhar a ação operacional com as açções maiores ão maior em andamento entoproposta de valor.

Saiba mais. Personas, Atributos de Valor, Necessidades e problemas, Informação.
Atitudes
Atitude é a “carga emocional” que predispõe você para determinada ação e comportamento.
Detalhando mais o conceito …
- Atitude é uma construção psicológica e comportamental, que caracteriza uma pessoa, adquirida por meio de experiências.
- Atitude é um hábito (inconsciente) de pensamento, uma carga emocional, que antecede a ação … expressa quem você é … é função das escolhas e repetições que você faz nos seus processos de decisão ao longo da vida.
- É uma predisposição de uma pessoa em relação à alguma coisa que influencia o seu pensamento.
- Atitude é o resultado de uma avaliação positiva ou negativa de pessoas, objetos, eventos, atividades e ideias.
- Atitudes são baseadas em crenças, valores e experiências.
- São formadas ao longo do tempo, via repetição, e mudam para atender as demandas do ambiente.
- Atitude é um hábito (inconsciente) de pensamento, uma carga emocional, que antecede a ação … expressa quem você é … é função das escolhas e repetições que você faz nos seus processos de decisão ao longo do dia e da vida.
- Você está onde está por causa dos seus pensamentos dominantes e atitudes que ocupam sua mente.
- Para mudar atitudes é necessário mudar propósitos, objetivos e metas.
- As atitudes nos possibilitam melhor regularidade, sincronicidade e alinhamento na relação com o meio.
O estudo das atitudes foca em entender como as pessoas formam avaliações de pessoas, lugares ou coisas.
Um hábito, bom ou ruim, é uma rotina de comportamento que se repete regularmente e tende a ocorrer subconscientemente
Atitudes e Alinhamento com o Ambiente
Atitudes são Preditores de Comportamentos
Trabalhar as atitudes torna o indivíduo fonte de suas ações; no entanto, não é com tanta facilidade que conseguimos prever o comportamento de alguém a partir do conhecimento de suas atitudes, pois nosso comportamento é resultante também da situação e do conjunto de atitudes mobilizadas na situação.
Proatividade significa monitorar os processos mentais e materiais, identificar desvios e agir antes dos resultados … é uma habilidade … e como tal, pode ser desenvolvida e aperfeiçoada!
Sinônimos de Proatividade … iniciativa, diligência, presteza, prontidão, eficiência, eficácia, empreendimento, empresa, ação, agilidade, dinamismo, eficácia eficiência, infalibilidade, utilidade, produtividade.
- Para você ser proativo é necessário se antecipar às situações e garantir o futuro planejado … “a melhor forma de prever o futuro é criá-lo”.
- Você precisa aprender a ser “construtivista” e ganhar conhecimento continuado sobre os processos de negócio, suas etapas, a sequência de atividades e resultados esperados.
- Tentar em todas as situações adquirir conhecimento e inteligência para “ganhar a recompensa” de antecipar-se aos fatos.
- Só é proativo quem gerencia processos de negócios antes dos resultados.
- É necessário saber estabelecer objetivos, monitorar os indicadores de controle do processo e elaborar planos para contrabalançar os potenciais desvios dos indicadores de controle … “influir conscientemente” nos processos e pessoas, de forma empática, comunicativa e colaborativa, para que os resultados fiquem dentro do esperado.
- Pessoas proativas usam métodos de gestão de processos de negócio , tal como o PDCA para aumentar a eficácia e eficiência a cada ciclo de planejamento.
Quando somos proativos adquirimos mais conhecimento, focamos nos processos, analisamos as suas etapas, atividades, comportamentos das pessoas, antes dos resultados; isso significa avaliar um conjunto bem maior de informações e realizar mais interações com o ambiente, do que simplesmente avaliar resultados. No entanto, isso exige mais “preparo físico e mental”, inteligência emocional e inteligência competitiva.
| PROATIVIDADE | DESCRIÇÃO |
|---|---|
| O que é? | Proatividade é prever os fatos e se antecipar aos resultados para atingir metas, através do processo de gestão sistemático. |
| Quem participa? | Líderes e liderados, membros e equipes; pessoas que estudam e aplicam a “ciência da gestão” gestão de processos para sistematizar atividades; planejam, geram planos melhorados, interativos, cíclicos, padronizados; que usam ferramentas para facilitar coletar dados, amostras, fazer previsões de curto, médio e longo prazos; usam conceitos de teorias de fila fundamentais para a diferenciação e ajustes do modelo de negócio. |
| Como ser proativo? | Usar métodos e ferramentas de gestão. |
| Porque ser proativo? | Projetar e influenciar o futuro ao invés de reagir ao presente; fazer o plano acontecer; balancear os recursos para balancear ociosidade e sobrecarga dentro das faixas de tolerâncias projetadas; atingir metas, ganhar vantagem competitiva, cumprir planos, aumentar a rentabilidade do negócio; inovar, buscar novas formas de fazer melhor. |
| Quando ser proativo? | Durante todo o ciclo de PDCA |
| Onde ser proativo | |
- O desenvolvimento do comportamento proativo é fruto do processo de planejamento … só é proativo quem planeja e monitora o processo, checa resultados e faz a ajustes … PDCA …
- Quer ser proativo? R: Aprenda a gerenciar processos.
- Como gerenciar processos? R: Use a ferramenta PDCA
- com estágios e envolve uma variedade de habilidades e comportamentos, que devem ser desenvolvidos e aperfeiçoados ao longo do tempo … proatividade tem alta relação com corretismo e consistência.
- pró-atividade, iniciativa, diligência, presteza, prontidão, eficiência, eficácia, empreendimento, empresa, ação, agilidade, dinamismo.

Saiba mais. Aprendizagem Construtivista.

Check List – Como desenvolver a Proatividade
O desenvolvimento do comportamento proativo é fruto do processo de planejamento … só é proativo quem planeja e monitora o processo com estágios e envolve uma variedade de habilidades e comportamentos, que devem ser desenvolvidos e aperfeiçoados ao longo do tempo … proatividade tem alta relação com corretismo e consistência.
eu nível de proatividade que você terá sobre uma situação é função de várias habilidades técnicas e emocionais …
- Estabelecer objetivos.
- Conhecer o processo, etapas, atividades e procedimentos.
- Selecionar indicadores
- Habilidades
- Analisar tradeoffs
- Monitorar os indicadores de controle do processo.
- Montar um histórico de fatos, indicadores, resultados
- Elaborar planos para contrabalançar potenciais desvios para cada indicador de controle.
- Conhecer e Analisar as causas e efeitos dos desvios
- “influir conscientemente” nos processos e pessoas, para que os resultados fiquem dentro do esperado.
- Conhecer 20% das situações que correspondem a 80% dos resultados.
- Monitorar os indicadores de controle do processo.
- Identificar desvios
- Analisar as causas dos desvios
- Prever os resultados incluindo desvios
Consultividade

Na abordagem consultiva é assumida uma postura ativa na relação comercial … não basta analisar as necessidades declaradas pelos clientes, já que muitas vezes, eles não sabem exatamente qual o problema e a melhor solução para seu problema … as empresas e profissionais que adotam a abordagem consultiva não vendem soluções que sejam simplesmente melhores que as ofertas dos concorrentes … vendem soluções dos problemas correntes e futuros do cliente.

Palavras chave – comportamento, comportamento do consumidor, comportamento assertivo, sentimentos , atitudes, valores, função empresarial, objetivo, situação, desafio, informação, proatividade, consultividade.

Conclusões sobre Comportamentos e Atitudes
- Comportamento designa a mudança ou reação de qualquer pessoa, entidade ou sistema em relação a seu ambiente ou situação.
- O marketing estuda o comportamento do consumidor para mapear o processo de compra, desenvolver estratégias de marketing e desenvolver proposição de valor das ofertas.
- São vários os fatores que influem no comportamento – normas, papel social e funções empresariais, informações, objetivos, situação e desafios, atributos de valor, necessidades e problemas, criatividade, religião e espiritualidade, atitudes, tempo ou clima, dentre outros.
- A atitude é a carga emocional que predispõe o indivíduo para determinada ação e antecede comportamentos.
- O estudo das atitudes foca em entender como as pessoas formam avaliações de pessoas, lugares ou coisas.
- Tal como o conhecimento, atitudes devem ser desenvolvidas continuamente para tornar o indivíduo mais evoluído nas suas relações interpessoais e alcançar, de forma mais efetiva, os seus objetivos pessoais e profissionais.
- Praticar atitudes positivas significa buscar a felicidade, gerar pensamentos e ações positivas que são percebidas pelas pessoas no seu entorno; é um estado de espírito que você deve aprender a adotar no seu dia a dia.
- Foram destacadas três habilidades muito demandadas no ambiente empresarial que podem ser desenvolvidas e aperfeiçoadas, como qualquer habilidade – assertividade, proatividade e consultividade.
- Assertividade é habilidade de defender o seu espaço sem recuar e sem agredir; falar o que deve ser dito sem criar conflitos; sentir-se bem quando diz “sim” e quando diz “não”; ser pacífico sem ser passivo.
- Proatividade significa monitorar os processos mentais e materiais, identificar desvios e agir antes dos resultados.
- Consultiva é ir além de analisar as necessidades declaradas pelos clientes; as empresas e profissionais que adotam a abordagem consultiva não vendem soluções que sejam simplesmente melhores que as ofertas dos concorrentes; vendem soluções dos problemas correntes e futuros do cliente.

Teste seu conhecimento sobre Comportamentos e Atitudes
- O que é comportamento?
- Qual a importância do estudo do comportamento para o marketing?
- Cite 5 fatores que influenciam o comportamento das pessoas.
- O que são atitudes?
- Qual o foco do estudo das atitudes?
- Por que as atitudes devem ser desenvolvidas continuamente?
- O que são atitudes positivas e qual os seus benefícios?
- Dê 5 exemplos de atitudes positivas e depois 10 exemplos.
- Atitudes são 100% preditoras de comportamentos? Explique a sua resposta.
- O que é assertividade?
- Qual o benefício de ser assertivo?
- Cite 5 exemplos de atitudes e comportamentos assertivos.
- O que é proatividade e como podemos desenvolvê-la?
- Qual o benefício de ser proativo?
- O que é ser consultivo?
- Cite 5 expectativas quando se contrata serviços de um consultor?
- Cite 5 boas práticas para desenvolver a consultividade.





