
A consultvidade é uma habilidade fundamental para gestão, tomada de decisão e resolução de problemas.
- Na abordagem consultiva é assumida uma postura ativa e científica na relação comercial.
- Busca aumentar a eficiência e produtividade de pessoas e sistemas através da aplicação de métodos científicos.
- Está diretamente associada ao sucesso de empresas, projetos e tarefas.
- Busca agregar valor para colaboradores, clientes e investidores.
- É um diferencial e vantagem competitiva para qualquer trabalhador e empresa.
A consultividade vai muito além de analisar as necessidades declaradas pelos clientes, já que muitas vezes, eles não estão conscientes ou não sabem exatamente qual o problema e a melhor solução para seu problema.
Atividades de Administração.
- Estudos … fazer o possível para compreender tempos, movimentos, tarefas, eficiência, produtividades, execelência operacional, comportamentos esperados, conhecimentos e lacunas de já produzidos e dominados.
- Análise de Tarefas … delimitar o escopo, ser especifico, identificar pontos de atenção, identificar os recursos e movimentos mais eficientes, reduzir tempo e esforço para obter resultados, qualidade e satisfação, sem perder a visão periférica.
- Padronização … usar métodos e padrões de trabalho para garantir o sincronismo, articulação, uniformidade e qualidade de processos produtivos nos seus vários estágios de planejamento, execução, monitoramento, controle e ajustes.
- Divisão do Trabalho … separação das tarefas e responsabilidades para otimização da produção e gestão.
- Seleção e Treinamento … escolher os trabalhadores ou parceiros mais aptos para a tarefa ou função, treinar com foco específico na tarefa, incentivar e monitorar a autoregulação e automonitoramento e eficiência na execução das tarefas.
- Avaliar o Desempenho … medir, monitorar e intervir na produtividade, resultados, retorno do investimento para a empresa, colaboradores e clientes.
( referência a Frederick Winslow Taylor, considerado o pai da administração científica, que propôs a racionalização do trabalho, a padronização de tarefas e a divisão do trabalho como forma de otimização dos processos produtivos).
As empresas e profissionais que adotam a abordagem consultiva não vendem soluções que sejam simplesmente melhores que as ofertas dos concorrentes … vendem soluções dos problemas correntes e futuros do cliente.
Expectativas e Propósitos.
Existem vários tipos de expectativas e propósitos quando se contrata serviços de um consultor … de uma forma geral, será a combinação de alguns dos itens abaixo:
- Desenvolver, avaliar ou gerenciar um investimento ou projeto específico.
- Fornecer parecer especializado em uma área específica, tal como avaliações técnicas e financeiras.
- Formular soluções sob medida para questões específicas.
- Prover suporte para o processo de decisão.
- Preencher uma lacuna causada por falta de pessoal, habilidades e experiência.
- Desenvolver serviços personalizados ou fora do padrão, por um período de tempo determinado.
- Permitir controlar despesas, contratação de serviços específicos e temporários.
- Mediar ou fazer intervenções programadas.
- Desenvolver ferramentas cognitivas, inteligentes e de gestão.
- Desenvolver autonomia para a construção e implantação de novas soluções.

Check List.
Competências para a Consultividade.
- Planos de Contato … elaborar planos de contatos para garantir corretismo, consistência e capacidade .
- Gestão de Projeto ... usar métodos e ferramentas para alinhar o escopo e expectativas, tais como, domínio de atuação, limites de projeto, objetivos e metas SMART – especificos, mensuráveis, atingibilidade, relevância e temporalidade.
- Intervenção e Mediação … sistematizar a gestão e ambiente de trabalho para a mediações e intervenções específicas e planejadas para o escopo do projeto, tarefa ou ação.
- Metodologia … aplicar métodos e ferramentas científicos fundamentados e acessíveis para todo o time de projeto. com foco da gestão no escopo e objetivos.
- Investigação … focar em entender e diagnosticar antes para depois prescrever, perguntar e ouvir para alinhar e copartilhar a compreensão da situação, necessidades/problemas, efeitos dos problemas e imagens de solução.
- Empoderamento … capacitar o cliente, aumentar a sua percepção de controle da situação para ganhar confiança nas decisões.
- Conscientização … identificar gaps e necessidades ativas que precisam ser solucionadas.
- Solução de Problemas .… descrever o problema, investigar a causa raiz do problema, impactos, danos, contenção., hierarquia de problemas, desenvolver a regra de solução para o problema ou necessidade.
- Análise e Prevenção de Riscos … identificar, qualificar e quantificar dúvidas, receios, incertezas e riscos de projetos e tarefas.
- Justificar o Valor … qualificar e quantificar benefícios, custos e riscos de projetos e soluções.
- Tomar decisão … suportar a tomada de decisão, definir critérios, comparar alternativas de solução, garantias, escolha da solução e recomendar
- Plano de Miração …
- Implantação … garantir operacionalização rápida da solução, desempenho e o retorno do investimento esperado.

Conclusão.
- Consultividade é um conjunto de competências.
- Exige diagnóstico da situação.
- – conhecimento do sujeito, a complexidade do objeto do conhecimento, ferramentas e ambiente.
- Envolve mediação para resolução de problemas e conflitos, em que um terceiro imparcial, o “mediador consultor”, auxilia a encontrar uma solução mutuamente eficaz.
- É um processo interativo.
- Exige controle coletivo e compartilhado sobre o resultado.
- Busca soluções criativas para os problemas práticos da empresa.
- São aplicadas técnicas e ferramentas para o consultor e para o cliente, para transferência e compartilhamento de informações e conhecimentos, garantir corretismo, consistência e capacidade.
- É um processo de natureza interpessoal e interativa exige desenvolver ianteligência ou habilidades emocionais, principalmente empatia e sociabilidade (além de autoconsciência, autocontrole, automotivação, por exemplo, dentre outros).