Este sumário apresenta um” “check list” para resumir o conceito de mix de promoção, parte vital do plano de marketing e composto de marketing (também chamado mix 7P).
Objetiva aprender a aprender (dar uma visão metacognitiva) e ajudar a ensinar sobre seus principais componentes (conceitos) e relações.
Desenvolver a inteligência de marketing na empresa, para não especialistas ou “profissionais de marketing de meio expediente” … gerar “autonomia controlada”.
Introdução do Mix de Promoção.
O marketing frequentemente é definido como a arte de vender produtos, mas vender é apenas a “ponta do iceberg”.
O marketing tem como referência principal o plano de marketing, segmentado em duas partes: 1) estratégia geral de marketing e 2) mix de marketing (táticas específicas para as ofertas).
O mix de marketing ou composto de marlketing usualmente é segmentado em 7 dimensões de recursos: Produto, Preço, Promoção, Praça, Pessoa, Processo e Evidências Físicas.
É uma ferramenta do marketing com o propósito de conceituar e fórmular ofertas de marketing” … com os seguintes componentes:
- Produto … O que é … produto, serviço, solução, acessório.
- Preço … Quanto … custo de aquisição ou uso.
- Promoção … Por que … razões para comprar.
- Praça … Onde … local para comprar e usar.
- Pessoa … Quem.
- Processo … Como.
- Evidências Físicas …
Mix de Promoção é um componente ou subconjunto de estratégias do mix de marketing … ambos componentes do plano de marketing.
Promoção em marketing significa iniciar ou impulsar o processo de tomada de decisão do público alvo para comprar um produto ou serviço.
O uso do mix de promoção tem várias vantagens potenciais, como:
1) melhorar a eficácia das campanhas promocionais.
2) ajudar a segmentação de mercado.
3) melhorar a comunicação com os clientes e mercado.
4) informar sobre necessidades e alternativas de soluções e
Campanhas publicitárias ou promocionais são compostas de várias abordagens envolvendo propaganda, publicidade, venda pessoal, marketing direto e marketing digital.
A principal característica de uma campanha publicitária é que as peças que a constituem devem ter uma identidade entre si, textual e visual, para causar sinergia e melhores resultados … trabalhar o conjunto.
O mix de marketing e o mix de promoção, subconjunto do primeiro, são ferramentas com o objetivo de alocar recursos e orçamentos e gerar as melhores campanhas e resultados de marketing.
Check List – Mix de Promoção.
Este “Check List” reúne conceitos e boas práticas para aprender, ensinar, refletir, criar, desenvolver, refinar o mix de promoção e campanhas de marketing.
- Cliente ideal … especificar o perfil do público alvo está no centro da atenção do marketing em todas as suas ações … é o que há de mais importante … todas as estratégias, táticas e ações de marketing precisam estar conectadas ao cliente ideal … é necessário desenvolver, formular, revisar e fazer ajustes para cada ação de comunicação e campanha de marketing, para que efetivamente a empresa consiga despertar atenção, interesse, desejo e ação de compra para as suas ofertas de marketing ao longo do tempo, frente a “enxurrada” da competição … todas as técnicas e em especial as citadas nesta lista são “umbilicalmente” dependentes da técnica e qualidade da escolha dos clientes ideais para ofertas e campanhas … precisamos compreender especificamente quais são as características da pessoa certa, distingui-la na multidão para podermos ser distinguidos. O estudo e desenvolvimento do cliente ideal é uma estudo e pesquisa de “fora para dentro” e de “dentro para fora”… escolher aquele cliente, grupo ou categoria de cliente que o ajudará a desenvolver o seu melhor produto” … o desenvolvimento de clientes ideais é um tipo específico e bem determinado de segmentação e ganha especialmente importância com o marketing digital, internet e inteligência artificial, que permiite a extratificação de grandes volumes de informação, de forma mais democrática e acessível para todos.
- Anúncios … notícias ou avisos em meios de comunicação de massa (radio, televisão, outdoor, mala direta, brochuras, catálogos, “displays” em lojas, posteres, aplicativos móveis, filmes, páginas da web, anúncios em banners, e-mails, etc) … são essenciais para divulgar novos produtos, serviços e marcas.
- Estratégias de SEO … (Search Engine Communication) para melhorar o ranqueamento da marca e do site da empresa, nos resultados de mecanismos de pesquisas na Internet, aumentar o tráfego de visitantes qualificados e ideias e potencializar as oportunidades e conversões de vendas.
- Venda Pessoal … vender de forma planejada, padronizada, personalizada, com técnicas de venda, roteiros e scripts para fortalecer apresentações oral, presencial, por telefone ou videoconferência.
- Promoção de Vendas … para comunicar e aumentar a demanda dos produtos, por tempo limitado, via brindes, sorteios, concursos, amostras de produtos, liquidações.
- Propaganda … são os anúncios … uma atividade de marketing controlada pela empresa, para vender uma idéia,marca, conceito, conjunto de crenças e valores … de forma rápida e sintética … endereçada especificamente para clientes poteciais, focada em mensagens positivas, foca em características, benefícios e aplicações de produtos e serviços … atrair e interessar por meio de comunicação direcionada e direta, conscientizar, engajar, interagir, curtir uma página na web, atrair cliente para um “funil de vendas” … aumentar o tráfego on line da empresa, atrair e aumentar o volume de informações entre a empresa e público alvo.
- Publicidade … é uma atividade aplicada para dar visibilidade e conscientização pública, promover produtos, serviços ou empresas através de terceiros ou da propria empresa … deve ser identificada imediatamente pelo público, de modo a deixar claro o propósito comercial da peça publicitária … visa gerar também credibilidade, menores custos do que anúncios (propaganda), pode ser endereçada a uma grande audiência – empregados, investidores e público alvo – pode aplicar mensagens positivas (ou até negativas), aspectos noticiosos e compartilhamento de informações.
- Padronizar Atividades de Venda … manter o discurso uniforme, transmitir de forma eficaz valores e benefícios dos produtos e serviços oferecidos via scripts, roteiros, materiais de venda, apresentações, reuniões, treinamento, programas de incentivos para parceiros.
- Marketing Direto … informar e comunicar com clientes, via mensagens móveis, e-mail, catálogos, de forma pessoal, segmentar o público alvo e atingor clintes interessados e específicos, aumentar a eficiência decampanhas, redução de custos pela precisão, recuperar clientes, medir a taxa de conversão de campanhas, se diferenciar dos concorrentes, aprender mais sobre os clientes e evoluir a cada campanha.
- Marketing de Guerrilha … chamar a atenção de forma não convencional, causar emoções ou surpresas, acionar lembranças de produtos e experiências com a marca, buscar formas criativas e inovadoras, de baixo investimento, com uso de tecnologias digitais para interação em ambientes propícios … superar limitações via a criatividade, aumentar o impacto da ação sobre o público com investimento baixo … fazer mais com menos, se destacar na multidão, ser impossível de ser ignorada, causar uma reação no consumidor, “cutucar” o mercado,
- Marketing Digital … comercializar ofertas de produtos, serviços via tecnologias, redes digitais, internet, mobilidade, conteúdos digitais, canais digitais, publicidade gráfica e qualquer outro recurso digital … inclui marketing inbound (atrair o cliente para a compra) ou outbound (busca o contato do cliente ideal).
- Revisões Trimestrais do Mix de Promoção … para acompanhar as “mudanças de mercado” e fazer reexames, ajustes de perfil de clientes ideais, mix de promoção, ofertas e campanhas.
Conclusão.
O plano de marketing define estratégia geral e o composto de marketing.
Um componente do composto de marketing é o composto (mix) de propomoção.
O mix de promoção objetiva para atrair potenciais clientes, vender ofertas de marketing e converter não clientes em clientes.
O mix de promoção representa um conjunto de atividades vitais para a empresa.
Sua efetividade depende de todos os outros componentes do plano de marketing e mix 7P – Produto, Preço, Promoção, Praça, Pessoa, Processo e Evidências Físicas.
Todos esses conceitos estão conectados em uma rede de causas e efeitos ou compromissos que precisam ser regulados, planejados, desempenhados, controlados e ajustados pela gestão do marketing.