“Estratégia é uma arte simples … é apenas uma questão de execução”(Napoleão) .
É receber um objetivo, analisar a situação, identificar pontos fortes e fracos e traçar um conjunto de ações para alcançá-lo, considerando os recursos existentes.
Para formular boas estratégias, que alcance os objetivos com maior desempenho você deve rodar o processo de planejamento … propósito > objetivo > situação > metas > “estratégias” > planos > execução > controle e avaliação de desempenho.
Objetivos, Estratégias e Planos andam de “mãos dadas” … objetivo define o que alcançar, estratégia explica como o objetivo será alcançado e plano descreve as ações, recursos, prazos e responsáveis para executar a estratégia.
Os objetivos, estratégias e planos empresariais, devem: 1) estar articulados nas perspectivas de curto, médio e longo prazos e 2) estar hierarquicamente consistentes entre si.
O pensamento estratégico é a habilidade de olhar para o agora e pensar no futuro, formular estratégias e antever os efeitos das ações … é uma habilidade para todos …. desenvolve “pessoas estratégicas” que criam conexões entre ideias, planos e pessoas … é uma habilidade que deve ser desenvolvida pelo planejamento seus métodos e ferramentas.
A palavra chave para formular estratégias é informação – a coleta de dados, qualidade de dados, métricas, histórico de dados, técnicas preditivas, têm alta significância para o pensamento estratégico e planejamento empresarial.
Estratégia é receber um objetivo, analisar a situação e traçar um conjunto de ações para alcançá-lo, considerando os recursos e desafios.
Napoleão
- Todos os empresários e profissionais sabem que estratégia de negócios é fundamental para o sucesso da empresa.
- No entanto, muitos não desenvolvem suas estratégias de forma flexível e efetiva.
- Falta uma maneira sistemática de fazer isso.
- É necessário “estratégia para fazer estratégias”!
Estratégia Empresarial
- O que é estratégia empresarial … é um conjuntos de ações e recursos para atingir objetivos empresariais.
- Porque formular estratégias … para pensar antes de agir, projetar o “melhor caminho” para atingir o objetivo com os recursos disponíveis.
- Quem participa da estratégia … líder e gerentes de negócios.
- Quando elaborar a estratégia … após definição de metas e antes do plano de ação.
- Onde aplicar a estratégia … nos níveis estratégico e tático da empresa.
- Como elaborar estratégia … associar a cada meta um do plano de ação específico.
- Quanto custa elaborar a estratégia … quantificar custo, dinheiro, tempo, estresse.
Estratégia fornece visão do futuro para alcançar um objetivo … é baseada no propósito e valores da empresa ou do negócio … define uma estrutura e limites claros (recursos) para tomar as decisões … esclarece ameaças e oportunidades … determina métodos para alavancar forças e mitigar fraquezas.
Objetivos, Estratégias e Planos andam de “mãos dadas” … objetivo define o que alcançar, estratégia explica como o objetivo será alcançado e plano descreve as ações, recursos, prazos e responsáveis para executar a estratégia.
A formulação da estratégia é um processo de negócio onde a empresa (e você) escolhe os cursos de ação mais eficientes e recursos mais apropriados para atingir seus objetivos …
Formulação de Estratégias x Planos Empresariais
- O processo de planejamento e formulação de estratégias (um sub processo ou etapa) é acumulativo … cada etapa depende da etapa anterior e a cada ciclo são inseridos ajustes e melhorias.
- A habilidade para formular estratégias (pensamento estratégico) facilita uma série de ações e resultados desejados que seriam difíceis de outra forma … aumenta a probabilidade de sucesso e eficiência para alçar os objetivos empresariais … significa pensar antes de agir.
- As formulações de estratégias devem ser desenvolvidas em todos os níveis, para todas as pessoas, de forma articulada, hierárquica e sincronizada para direcionar a empresa.
- Sem planos empresariais e formulações de estratégias, você e sua empresa tornam-se reativos, deixam de ser proativos à pressões externas e menos eficazes para lidar com a mudanças.
- Em mercados competitivos e de alto risco, empresas sem uma estratégia coerente são superada por seus rivais … e aquelas que tenham uma estratégia com foco, singularidade e mensagem consistente terão vantagem competitiva.
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Existem vários tipos de planos empresariais, cada qual com seus objetivos e estratégias. … objetivos, estratégias e planos sempre andam juntos … um plano descreve estratégias para atingir objetivos.
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–Resumo sobre Estratégias Empresariais
Conclusão
Para desenvolver estratégias devemos PROCURAR SABER MAIS SOBRE ESTRATÉGIAS … explorar os lados antagônicos entre concorrentes e ofertas e o ambiente de incertezas … saber que a incerteza não é um aborrecimento estranho, mas uma companhia necessária e quanto maior o risco, maior será o valor da estratégia … a fórmula da estratégia é um passo, mas não é o suficiente para conferir vantagem estratégica … a prática da formulação de estratégias, via planejamento, aumenta a percepção do estrategista e não permite a teoria girar em uma órbita acanhada e restrita em torno de verdades aparentes … estimula o pensamento crítico … ajuda a aprender a pensar em termos de campanhas de marketing e vendas sem fim. -–
Teste seu conhecimento sobre Formulação de Estratégias.
- O que é estratégia?
- Como formular estratégias?
- Qual a relação entre pensamento estratégico, planejamento empresarial e formulação de estratégia?
- Qual a importância do pensamento estratégico?
- Quais são as etapas do planejamento empresarial?
- Qual a relação entre estratégia, metas e planos?
- Como formular estratégias empresariais?
- Qual a importância da formulação de objetivos na formulação da estratégia?
- Qual a importância da informação para formular estratégias?
- Qual a agregação de valor da análise de SWOT para o planejamento e formulação da estratégia?
- Qual a razão da definição de metas vir imediatamente após o SWOT e antes da formulação de estratégias?
- Cite pelo menos 5 habilidades presentes numa pessoa com bom pensamento estratégico.
- Quais são os componentes e informações de um bom plano de ação?