
Estratégia é receber um objetivo, analisar a situação e traçar um conjunto de ações para alcançá-lo, considerando os recursos e desafios.
Estratégia é uma arte simples … é apenas uma questão de execução.
A boa prática para formular boas estratégias empresariais ou seja estratégias eficazes e eficientes (efetivas), que alcancem os objetivos com maior desempenho, com os recursos disponíveis na empresa, é sistematizar o processo de gestão (planejar, desempenhar, controlar e ajustar) , ao longo do tempo, tal como modelado simplificadamente na figura.
A formulação da estratégia na empresa pode ser resumida nos seguinte passos cíclicos: 1) propósito, 2) objetivo, 3) análise de situação, 4) meta, 5) estratégia, 6) plano, 7) execução do plano com desempenho, 8) controle e 9) ajustes.
- Propósito … é o farol que ilumina a estratégia e onde ela está inserida, mostra o caminho, contexto, escopo, missão, valores, visão e proposta de valor da empresa e sua marca, está acima de tudo, tem forte caráter subjetivo, emocional para atrair pessoas, mentes e corações, fundamentar, legitimar objetivos e motivar a ação.
- Objetivo … qualquer objetivo deve estar atrelado a um propósito … deve ser formulado cientificamente, de forma específica, clara, concisa, específicos mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais, têm carater qualitativo.
- Análise de situação … é uma atividade sistemática e fundamental que continuamente analisa informações (indicadores) de mudança do ambiente interno da empresa e compara com o ambiente externo, e avalia a manutenção ou mudança de propósito, objetivos, metas e estratégias. É uma análise objetiva e subjetiva, avalia forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, faz diagnóstico e previsões das situações e condições presentes e futuras, desenvolve e organiza conhecimento e inteligência para o processo de gestão e cognição da implementação da estratégia na empresa.
- Metas ... tendo o propósito, objetivo e situação bem definidos, as metas desdobram e amarram os objetivos em subobjetivos de forma específica, mensurável, acessível, relevante e temporal ( SMART ), para que sirvam de suporte e referência para a formulação de estratégia … a formulação de metas é um estágio de preparação da estratégia que antevê como ela deverá ser executada e controlada.
- Estratégia … é um misto de ciência e arte, trata de definir logicamente a organização e execução de ações, recursos disponíveis, tais como, pessoas, tempo, ferramentas, métodos, técnicas, práticas, para atingir as metas, fundamentadas na situação, objetivo e propósito.
- Plano ... é um documento ou mapa de implantação e operação da estratégia, resume e explica a estratégia, lista ou faz referência, a todas as tarefas, normas, procedimentos, código de ética, cronograma, responsabilidades, temporalidade, sincronismo, articulação, ajustes de recursos necessários, planos alternativos ( ou de referência) para situações e condições reais previstas e não previstas, orientações sobre a técnica para transformar a teoria (estratégia) em prática (resultados) … é um documento interativo e dinâmico … é uma ferramenta essencial da gestão e implantação de estratégias para alcançar objetivos … é o resultado do processo de planejamento … espelha a qualidade do processo de gestão, é fundamental para a melhoria do planejamento, desempenho, controle e ajustes que são renovado a cada ciclo de planejamento e gestão.
- Execução e Desempenho …uma boa execução é diretamente dependente de um plano bem fundamentado, com estratégia, metas, objetivos e proposição claros … é a parte operativa da gestão relativa a ações, habilidades, treinamento e comportamentos das pessoas … produz efeito prático e real que pode ser medido … refere-se à ação de realizar uma tarefa ou processo … já o conceito de desempenho mede a eficiência e velocidade com que a tarefa é executada, é avaliado por meio de indicadores de desempenho, atrelados às metas.
- Controle … assegurar a execução e desempenho do plano e resultados, é uma atividade continuada, para avaliar níveis de corretismo, consistência e capacidades, usa métricas (indicadores de desempenho) que comparam os resultados obtidos com os objetivos estabelecidos … é fundamental para monitorar mudanças, identificar padrões, desvios oriundos do planejamento ou execução, ajustar mudanças de demanda de serviços e cargas de trabalho.
- Ajustes … neste estágio ou perspectiva o foco é gerar melhorias continuadas, inserir ações preventivas e corretivas, seja no planejamento, execução e controle, garantir a qualidade total, em todas as etapas, atividades e tarefas, fazer revisões programadas, aumentar a precisão das previsões no planejamento, níveis de desempenho e inovação.
Pessoas, Objetivos, Estratégias e Planos andam de “mãos dadas”.
- Objetivo define o que alcançar, estratégia explica como o objetivo será alcançado e plano descreve as ações, recursos, prazos e responsáveis para executar a estratégia.
- Os objetivos, estratégias e planos empresariais, devem: estar articulados e hierarquizados nas perspectivas de curto, médio e longo prazos e consistentes entre si.
- O pensamento estratégico é a habilidade de olhar para o agora nessas dimensões e projetá-las no futuro.
- Formular estratégias é antever os efeitos das ações.
- É uma habilidade para todos na empresa … para planejar, desempenhar, controlar e/ou ajustar tarefas.
- É fundamental para gerentes e líderes, bem como para times e liderados, cada qual no seu domínio e escopo de ação.
- A gestão no seu núcleo via desenvolver “pessoas estratégicas” que criam conexões entre objetivo, ideias, planos e recursos.
- A palavra chave para formular estratégias é a informação – coleta de dados, análise de dados, qualidade de dados, métricas, histórico de dados, técnicas preditivas.
- Todos os empresários e profissionais sabem que estratégia de negócios é fundamental para o sucesso da empresa.
- No entanto, muitos não desenvolvem suas estratégias de forma flexível e efetiva.
- Falta uma maneira sistemática de fazer isso.
- É necessário “estratégia para fazer estratégias”!
- O processo de planejamento e formulação de estratégias é acumulativo … cada etapa depende da etapa anterior e a cada ciclo são inseridos ajustes e melhorias.
- A habilidade para formular estratégias (pensamento estratégico) facilita uma série de ações e resultados desejados que seriam difíceis de outra forma … aumenta a probabilidade de sucesso e eficiência para alçar os objetivos empresariais … significa pensar antes de agir.
- As formulações de estratégias devem ser desenvolvidas em todos os níveis, para todas as pessoas, de forma articulada, hierárquica e sincronizada para direcionar a empresa.
- Sem planos empresariais e formulações de estratégias, você e sua empresa tornam-se reativos, deixam de ser proativos à pressões externas e menos eficazes para lidar com as mudanças.
- Em mercados competitivos e de alto risco, empresas sem uma estratégia coerente são superadas por seus rivais … e aquelas que tenham uma estratégia com foco, singularidade e mensagem consistente terão vantagem competitiva.

Conclusão.
- Para desenvolver estratégias devemos PROCURAR SABER MAIS SOBRE ESTRATÉGIAS.
- Explorar os lados antagônicos entre concorrentes e ofertas e o ambiente de incertezas.
- Se conscientizar que a incerteza não é um aborrecimento estranho, mas uma companhia necessária e quanto maior o risco, maior será o valor da estratégia.
- A fórmula da estratégia é um passo, mas não é o suficiente para conferir vantagem estratégica.
- A prática da formulação de estratégias, via planejamento, aumenta a percepção do estrategista e não permite a teoria girar em uma órbita acanhada e restrita em torno de verdades aparentes.
- Estimula o pensamento crítico.
- Ajuda a aprender a pensar em termos de campanhas de marketing e vendas sem fim. -–

Teste seu conhecimento.
- O que é estratégia?
- Qual a relação entre planejamento empresarial e formulação de estratégia?
- Como formular estratégias?
- Qual a importância da formulação de objetivos na formulação da estratégia?
- Qual a importância da informação para formular estratégias?
- Qual a relação entre estratégia e risco?
- Quais são as etapas do planejamento empresarial e qual posicionamento da estratégia ?
- Qual o papel da análise de situação para a formulação da estratégia?
- Qual a razão da definição de metas?
- Qual a importância do pensamento estratégico?
- Qual a relação entre estratégia, metas e planos?
- Cite habilidades presentes numa pessoa com bom pensamento estratégico.
- Quais são os componentes e informações de um bom plano de ação?