Quais as principais soluções de armazenamento?
Quando se trata de armazenamento, os problemas enfrentados pelos consumidores e empresas não são tão diferentes – preocupação constante com espaço de armazenamento; corrupção e a perda de dados, e assim por diante.
Hoje o armazenamento em nuvem pública permite que os consumidores considerem a disponibilidade de dados como certa; isto vale no âmbito pessoal quanto no âmbito da empresa, mesmo que o hardware sofra danos, as informações valiosas, fotos, listas de reprodução, e-mails críticos estarão seguros na nuvem.
As empresas têm o mesmo conjunto de problemas, embora em escala muito maior. A gestão, disponibilidade de dados, segurança e escalabilidade são as maiores preocupações. O armazenamento corporativo percorreu um longo caminho nos últimos 60 anos, mas a explosão de dados, devido à IoT, IA e mídia social, transformou completamente os requisitos de armazenamento.
DAS
A primeira unidade de produção de disco rígido da IBM foi lançada em 1957 – tinha aproximadamente o tamanho de dois refrigeradores de tamanho médio e armazenava cinco milhões de caracteres de seis bits (3,75 megabytes) em uma pilha de 50 discos.
Embora as unidades Direct Attached Storage (DAS) tenham melhorado para terabytes de armazenamento e agora tenham apenas alguns centímetros de formato, elas não são adequadas para aplicativos modernos, que exigem cinco ou seis noves de disponibilidade e elasticidade e grandes requisitos de capacidade.
NAS / SAN
As soluções NAS (Network Attached Storage) e SAN (Storage Area Network) conectaram matrizes de armazenamento na rede e resolveram muitos problemas associados ao DAS.
Com o NAS as matrizes de armazenamento podem ser compartilhadas entre vários servidores de aplicativos e a camada de armazenamento pode ser dimensionada independentemente da computação. Ambas as soluções NAS e SAN forneceram maneiras diferentes de consumir armazenamento e foram adequadas para aplicativos com requisitos específicos, como acesso a arquivos e acesso a blocos, respectivamente.
Cloud
Seja o armazenamento corporativo ou de consumo, a nuvem é a nova norma: alta disponibilidade, escalabilidade sob demanda e custo-benefício são os principais recursos necessários de qualquer provedor de armazenamento.
O armazenamento em nuvem é um modelo de armazenamento de dados de computador no qual os dados digitais são armazenados em conjuntos de recursos lógicos . O armazenamento físico abrange vários servidores (às vezes em vários locais), e é normalmente de propriedade e gerenciado por uma empresa de hospedagem; pode ser acessado através de um serviço de cloud computing, um serviço web com interface de programação de aplicativo (API) ou por aplicativos que utilizam a API, tais como a área de trabalho em nuvem, gateways de armazenamento em nuvem e assim por diante.
Evolução dos Sistemas de Armazenamento
- Qual a função de um servidor de arquivos?
- Quais são os tipos de sistemas de armazenamento em rede?
- Como funcionam as tecnologias de acesso?
- Como a tecnologia RAID usa a virtualização e provê tolerância à falhas?
- Qual a utilidade do DAS – Direct Attached Storage?
- O que é NAS? Qual o avanço frente ao DAS?
- Como a SANs melhora acessibilidade de armazenamento e isola o tráfego da LAN?
- Quais são a necessidades que o armazenamento na nuvem resolve?
- Exemplos serviços de armazenamento e compartilhamento de arquivos na nuvem?
Saiba mais Servidores. Servidores mais frequentes, Computador Servidor e Computador Cliente, Servidor de Arquivo, Hardware de Computadores Servidores, Servidores Dedicados x Peers to Peers; Rede Cliente-Servidor; Datacenters e Servidores; Cliente Servidor x Multicamadas, Servidor Proxy.