Figura. Diferença entre Ouvir e Escutar
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Ouvir e escutar são duas ações diferentes. Quando ouvimos, simplesmente captamos a sucessão de sons ao nosso redor (processo passivo). Quando escutamos existe uma intenção (processo ativo).spaço
“Ninguém coloca mais em evidência sua má criação, do que aquele que começa a falar antes que seu interlocutor tenha terminado”.
De uma forma geral temos dificuldade de escutar.
É muito comum o erro de ouvir ao invés de escutar.
Em muitas ocasiões, ouvimos e ao mesmo tempo elaboramos o que vamos dizer assim que o outro termine.
Ao invés de prestar atenção no que alguem diz, ouvir (e não escutar) bloqueia o diálogo, e todos falarão ao mesmo … apenas monólogos se sobrepondo.
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Qual o benefício de saber escutar?
Num diálogo de perguntas e respostas quem domina a conversa é o perguntador.
Quando o perguntador pergunta, exige e aguarda a resposta, ou sej transfere trabalho para o perguntado, que vai pensar e responder, não responder, ou fazer pergunta.
Perguntador investiga via perguntas e o Perguntado se conscientiza via respostas.
É um protocolo.
A escuta ativa tem efeito direto na capacidade de comunicação e persuasão.
Somente a atitude de escuta atenta cria uma conexão forte com outra pessoa.
Quando perguntamos e escutamos, observamos e prestamos atenção a solicitação ou resposta do interlocutor …
A partir da primeira pergunta do perguntador é de responsabilidade do respondedor responder.
A carga de trabalho do respondedor é bem maior maior que o perguntador, que após feita feita a pergunta,pode observar com calma e habilifdade o comportameto de respondedor
É o escutar que cria o canal para receber informação.
, que cria um canal de comunicação.inteiramente controlado pelo perguntador.
faz com que as respostas que daremos ao nosso interlocutor após as escutas crieem forças.
Enquanto ele está ocupado em falar para respnder as pergunta, você, nm ens sobrecarregado, poderá es
Ou seja , a escuta pode valer mais do que a fala, isso porque ela é feita após uma pergunta que solicira uma resposta.
Se não abrirmos nossos ouvidos para escutar completamente, será difícil poder dizer algo que seja válido ou aceito pelo interlocutor.
A pessoa que fala sentirá que estamos dando a importância que ela merece, ficará agradecida e ajudará a criar um clima de respeito, estima e confiança.
Adicionamente a prática do olhar, o sorriso, aparência, o silência
O ato de escutar ajuda a conectar, dá transparência e alimenta a vontade de compreender.
É na escuta que temos mais tempo trabalhamos o rapport.
Quando perguntamos , estamos no controle da conversa, e podemos observar o comportamento do interlocutor, sua resposta verbal, gestual
Quando recbemos uma pergunta
transferimos o controle da resposta para o intelocutor que se comporta de várias formas
O equilíbrio entre saber escutar e saber falar produz o diálogo.
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Como desenvolver a habilidade de Escutar?
Saber escutar exige o domínio de si mesmo (AUTOCONTROLE), compreensão e esforço para captar a mensagem do outro; entrar no seu em seu âmbito de interesse e ponto de referência.
Somente quando somos capazes de escutar o outro, abrimos a porta para que ele se comunique conosco!
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Quais são exemplos de técnicas de Escuta Ativa?
- Estabelecer Rapport. … conexão emocional
- Demonstrar atenção pelo que o outro está fazendo.
- Parafrasear e usar linguagem corporal (acenos, contato visual, inclinação para frente) para mostrar a compreensão, de forma interativa.
- Fazer breves afirmações verbais como “eu vejo”, “eu sei”, “claro”, “obrigado” ou “eu entendo” para facilitat e motivar o diálogo.
- Fazer perguntas socráticas – abertas, de controle e confirmação para permiir e facilitar o interlocutor falar livremente, sob controle e conclusivamente.
- Escutar antes e divulgar sua opinião depois.
- Divulgar experiências semelhantes para mostrar compreensão.
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Check List
Escutar = olhar + sorrir + atenção + perguntar + escutar + comunicação corporal + não julgar + não oferecer solução de forma imediata.
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Escutar é diferente de ouvir.
É a habilidades mais importantes para conectar, comunicar e persuadir.
A Escuta ativa significa:
Estabelecer Rapport.
Demonstrar atenção pelo que o outro está fanado.
Parafrasear e usar linguagem corporal (acenos, contato visual, inclinação para frente) para mostrar a compreensão.
Fazer breves afirmações verbais como “eu vejo”, “eu sei”, “claro”, “obrigado” ou “eu entendo”.
Fazer perguntas socráticas – abertas, de controle e confirmação para permiir que o interlocutor fale livremente e sob controle.
Escutar antes e divulgar sua opinião depois.
Divulgar experiências semelhantes para mostrar compreensão.
Podemos usar a ‘Fórmula Escutar'” como um check list para planejar, desempenhar, avaliar e ajustar a nossa habilidade de escutar.
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Habilidade de Escutar.
- Qual a diferença entre ouvir e escutar?
- Porque as pessoas frequentemente têm dificuldade de Escutar?
- Qual a relação entre Escutar e Autocontrole?
- Como a habilidade de escutar desenvolve a empatia?
- Como a habilidade de Escutar melhora a capacidade de comunicação?
- Como a habilidade de Escutar melhora a nossa capacidade de persuasão?
- Como devemos desenvolver a habilidade de Escutar?
- Quais são os exemplos de técnicas para a escuta ativa?
- Qual a importância de sorrir para o processo de escuta ativa?
- Porque as perguntas socráticas (abertas, controle e confirmação) cooperam para a escuta ativa?
- Porque o julgamento deve ser evitado para melhorar o processo de escuta ativa?
- Descreva o processo de escutar via uma fórmula. Escutar = x + y+ z + …
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Saiba Mais. Inteligência Emocional, Autocontrole, Empatia, Sociabilidade, Habilidades, Habilidades Emocionais, Rapport, Sorrir, Olhar, Atenção, Perguntas, Perguntas Socráticas.