Qual a desvantagem do MPLS para suportar cloud computing?
Nos últimos 15 anos, a solução padrão WAN tem sido Multi‐Protocol Label Switching (MPLS) devido a diferenciação de QoS. Com a introdução de cloud computing, o MPLS tem apresentado algumas limitações. A desvantagem mais notável é a falta de capacidade dinâmica para provisionamento e configuração.
Para compensar isso, WANs MPLS são algumas vezes superdimensionadas. Esse superdimensionamento, dependendo da operadora, localização, largura de banda e classe de serviço (CoS), pode custar caro.
Uma solução alternativa é usar acesso direto à Internet via cabo, xDSL, ou LTE – Long Term Evolution. É uma solução mais barata, mas sem confiabilidade garantida, já que o desempenho depende de vários componentes como a qualidade do provedor, localização da empresa ou até horários do dia.
Uma nova alternativa é aplicar uma solução de rede definida por software para a rede de intercâmbio com a nuvem, com alocação dinâmica de largura de banda e priorização dos pacotes, para eliminar o superdimensionamento e também permitir tirar proveito de alternativas de baixo custo, para aplicativos tolerantes a perda de pacotes ou atrasos.
Até logo!