Como funciona a inteligência de rede e encaminhamento de tráfego nas SDNs?
- As bordas identificam o fluxo de dados pelo aplicativo que o gerou.
- As bordas dependem do conjunto de políticas fornecidas pelo controlador central para determinar os requisitos de transferência e QoS do fluxo.
- As bordas monitoram constantemente o desempenho do link e direcionam cada fluxo de dados para o link, exibindo o nível de serviço apropriado para esse fluxo. Como resultado, um fluxo de dados não é atribuído a um link específico, nem permanece necessariamente em uma única conexão até a conclusão.
- As decisões de encaminhamento são feitas pacotes por pacote.
- As políticas especificadas pelo cliente classificam os aplicativos por ordem de prioridade, além de definir os requisitos de QoS.
- Durante períodos em que o desempenho disponível em todos os links não é adequado para suportar o desempenho total do aplicativo, as funções de borda podem diminuir a velocidade ou finalizar o tráfego de baixa prioridade para assegurar um desempenho adequado para aplicativos de alta prioridade.
- A segurança é outro problema crítico. Para tal, os serviços de borda são cuidadosamente autenticados quando instalados, para impedir infiltrações na rede. Todos os dados corporativos são criptografados e os links são segmentados, de modo que os dados empresariais são isolados de fontes como o acesso à internet do cliente. O tráfego empresarial, como a informação pessoal, também pode ser isolado de outros tráfegos.
Até logo!