Como podemos trabalhar cientificamente as emoções e sentimento e conscientização na empresa?
O objetivo deste sumário é servir de ferramenta para construír as bases dessa resposta a essa “pergunta filosófica e de gestão” … pergunta filosófica
Servir como um check list sobre princípios e indicadores qualitativos para ajudar a desenvolver a inteligência emocional, comportamental e competitiva na empresa.
Ajudar indivíduos e times refletir e conscintizar da necessidade de criar e usar ferramentas para planejar, executar, controlar e ajustar emoções e sentimentos, pelo desenvolvimento da autoconsciência.
Em outras palavras, criar ferramentas para modelar, adquir, assimilar, adequar e equilibrar, emoções, sentimentos e consciência.
Entender e valorizar o papel da autoconciência que deve ser instarurada nos indivíduos e equipes nesse processo de gestão.
Todas as ações e pensamentos são coloridos pela emoção.
A educação empresarial deve se preocupar com os indicadores de desempenho emocionais atrelados aos KPIs – indicadores quantitativos de desempenho.
Embora a administração da empresa adote a “primazia da objetividade” , ela é formada por pessoas, “seres subjetivos”.
A gestão da empresa e a gestão individual precisam ganhar habilidade de lidar com os dois lados.
Saber equilibrar “coletivamente” as crenças e convicções com as experiências e resultados para a empresa é um trabalho da gestão.
Habilidades Emocionais, Cognitivas e Técnicas
Podemos modelar a “habilidade para executar uma tarefa” ou “habilidade de tarefa”, como composta de três partes ou categorias de habilidades:
- Emocional …
- Cognitiva …
- Técnica …
É muito comum as empresas modelarem as habilidades técnicas.
As habilidades cognitivas e emocionais são muitas vezes fracamente abordadas nas empresas e deixadas para o desenvolvimento individual de cada um, mas sem o suporte empresarial.
Essa incompletude de análise e modelagem gera muitos problemas na gestão.
Foco em Tarefas
O foco em tarefas, é um princípio de gestão que segmenta a empresa em atividades e tarefas chave.
É uma abordagem que possibilita ter visões focadas e periféricas tendo como ponto de referência principal a tarefa.
Toda a tarefa tem suas raízes no plano estratégico que gera ramos nos planos intermediários ou táticos da empresa
Entenda tarefa como uma unidade de trabalho com várias propriedades que podem ser representadas por indicadores de desempenho.
Exemplo de Modelagem de Tarefa
Para que uma tarefa seja bem gerida ela deve estar ancorada nos níveis estratégico, tático e operacional
Selecionar e monitorar o desempenho indicadores emocionais, cognitivos e técnicos, mais importantes.
- indicadores emocionais … autoconhecimento, autocontrole, motivação, empatia e sociablidade.
- indicadores cognitivos … atenção, percepção, pensamento, memória, linguagem e aprendizagem.
- indicadores técnicos … planejamento, desempenho, controle e ajustes.
Indicadores Emocionais
O indicador emocional e um indicador qualitativo.
Uma característica importante da emoção é ser mnemônica, ou seja facilita a memorização e lembrança do estado mental (emocional e cognitivo) associado.
- indicadores emocionais … são usados para medir e avaliar mudanças na habilidade emocional ( autoconhecimento, autocontrole, motivação, empatia e sociablidade ) das pessoas (operacional) e equipes (tática) para a gestão da tarefa.
- indicadores cognitivos … são usados para medir e avaliar mudanças na atenção, percepção, pensamento, memória, linguagem e aprendizagem da tarefa.
- indicadores técnicos … são usados para medir e avaliar mudanças nas atividades de planejamento, desempenho, controle e ajustes da tarefa
A emoção pode ser planejada, tal como faz os artistas e suas interpretações.
A emoção planejada pode ser trabalhada por diferentes abordagens, roteiros e scripts, que simulam tarefas, situações, e comportamentos desejáveis.
A bem planejada ou seja bem conscientizada e compreendida, via indicadores emocionais, pode criar e articular gatilhos, ganchos mentais e conexões neurais inesquecíveis, que podem ser “acionadas inteligentemente” no processo de tomada de decisão, gestão de uma tarefa específica, ou resolução de um problema.
Essa característica da “emoção planejada” ou “emoção coscientizada” é um componente chave na gestão cognitiva, para desenvolver técnicas, métodos e ferramentas, para preparar ambientes propícios para os vários tipos de tarefas, aprendizagem, resolução de problema, liderança, comunicação, política, etc.
A emoção controlada ajuda a gravar e manter as conexões neurais iluminadas na nossaa memória de longo prazo e facilita o sistema cognitivo consciente se comunicar com o subconsciente, via métodos e ferramentas mentais.
Indicadores Emocionais e Memória
As emoções são os indicadores qualitativos que deixam as mais fortes marcas ou conexões neurais no cérebro.
Talvez a emoção seja o componente mais importante para a memória, junto com a atenção.
Memória emocional é a lembrança recorrente, de algo baseado principalmente em uma emoção sentida no passado.
Inclui memórias boas ou ruins.
Isso porque são armazenadas tanto nos sistemas de memória explícita quanto nos sistemas de memória implícita.
Memória explícita é quando sabemos que uma determinada tarefa envolve memorização e fazemos esforços conscientes para memorizar imagens, palavras ou textos acionamos a memória explícita.
Memória implícita – quando não temos consciência do processo de memorização usamos a memória implícita
Emoção e Necessidades
- Emoção e necessidade estão conectados.
- Quando desenvolvemos necessidades, carregamos emoções.
- A emoção funciona como um “catalisador” das funções cognivas – atenção, percepçao,linguagem, memória, pensamento e aprendizagem … se bem trabalhada gera aumento de desempenho.
- s para aqiisição de conhecimento – quando ambas são incorporadas na aprendizagem empresarial provocam alto desempenho.
- As pessoas procuram atividades e ocupações que se sintam bem, e evitam àquelas em que se sintam mal.
- A habilidade de investigar necessidades, interesses e motivações das pessoas aumenta a inteligência emocional para engendrar planos, ações e aumentar o poder de persuasão para si mesmo e seu entorno.
- O marketing é ciência e arte, ciência para fazer hipóteses e testar teorias sobre o comportamento do consumidor e arte para emocionar, gerar atenção, interesse desejo, prazer.
Emoção e
O que é Emoção?
Emoção é um estado mental causado por alterações químicas associadas a pensamentos, sentimentos, respostas comportamentais, grau de prazer ou desprazer.
- É um forte “sentimento” derivado das circunstâncias, humor ou relacionamento com os outros.
- É uma resposta a eventos internos e externos significativos.
- É uma reação inconsciente, positiva ou negativa, para nos ajudar a movimentar nossa vida, mudar o que não está bom ou em desequilíbrio.
- Se não movemos energias negativas para fora, elas geram doenças dentro de nós.
- Emoções como medo, raiva, tristeza e alegria contribuem para a sobrevivência e se bem direcionadas impulsionam e protegem das diversidades.
A aprendizagem na empresa deve se preocupar e tratar as emoções e sentimentos para processar e memorizar informações com alto desempenho.
Porque estudar e aprender sobre as emoções?
As emoções revelam aspectos comportamentais positivos e negativos, conscientes e inconscientes, e podem significar afetividade, inteligência emocional, motivação, temperamento e a personalidade do indivíduo, cuja importância na aprendizagem e nas interações sociais e de negócios é de crucial importância e relevância.
- Emoções e sentimentos explicam atitudes e comportamentos.
- Descobrir, entender, compreender emoções e sentimentos demonstra habilidade cognitiva e emocional de alto nível.
- Envolve autoconsciência, autocontrole e automotivação (habilidade intrapessoal) e empatia e sociabilidade (interpessoal).
- Orienta o comportamento empresarial para criar situações e experiências positivas ou evita e trata as situações negativas possíveis.
- Todo o processo de negócio e tomada de decisão está atrelado e dependente de processos emocionais, comportamentos, atitudes, emoções e sentimentos.
- As emoções e sentimentos fornecem informações sobre estímulos exteriores e interiores, sobre as situações e problema das pessoas envolvidas num determinado contexto … porque essa emoção e sentimento?
- As emoções e comportamentos devem ser trabalhados mapeados cada indivíduo de forma crítica e investigativa.
Saiba mais. Emoção e Cognição
Sentimento … um estágio da emoção.
O sentimento é uma resposta à emoção … diz respeito como a pessoa se sente diante de uma emoção.
- Enquanto a emoção é uma reação inconsciente, o sentimento é uma “espécie de juízo” sobre essas emoções.
- No sentimento existe a ação da autoconsciência, entendimento e compreensão.
- Imagine a situação de um animal feroz correr atrás de você; antes mesmo da consciência, surge o medo (que é emoção), logo em seguida, você tem a consciência de seus sentimentos … e é aí que você percebe que está assustado e com medo.
Como você se sente afeta sua capacidade de realizar atividades cotidianas, seus relacionamentos e sua saúde e inteligência geral (cognitiva + emocional).
Você precisa no ambiente empresarial reagir às suas experiências e sentimentos de forma deliberada e consciente e obter melhorias continuadas e perceptíveis.
A inteligência emocional está na base
Autoconsciência
A autoconsciência tem vários significados … pode significar vigília simples , senso de individualidade, um estado mental ou processo mental do cérebro.
- É a consciência da consciência.
- É a percepção do que se passa na mente, perceber como reagimos e nos sentimos diante de cada emoção e sentimento.
- É fundamental para tratar uma emoção ou sentimento negativo e manter o equilíbrio emocional.
Reflita sobre essas 2 fórmulas:
- Emoção <–> Consciência <–> Sentimento.
- Autoconsciência = Ponderar (Emoção, Sentimento).
Como Compreender e Gerenciar Emoções e Sentimentos?
A inteligência emocional é o conjunto de habilidades para compreender e gerenciar emoções e sentimentos.
- Autoconsciência … conhecimento de si … crenças, justificativas das crenças.
- Autocontrole … controle a si mesmo … emoções e sentimentos, atitudes, comportamentos e desejos.
- Automotivação … buscar em si mesmo motivos ou estímulos para alcançar seus objetivos.
- Empatia … entender sentimentos da outra pessoa e imaginar-se na situação dela.
- Sociabilidade … ser amigável com um propósito e influenciar pessoas.
Saiba mais. Percepção, Inteligência Emocional, Habilidades Emocionais, Habilidades Técnicas e Emocionais.
Palavras chaves – emoção, sentimento, consciência, autoconsciência.
Todos nós podemos melhorar nossas emoções e sentimentos desenvolvendo a inteligência emocional, por meio da construção de novos hábitos, novas formas de pensar e de se comportar.
O estudo das emoções vem desde muito tempo …
Aristóteles ( 384 a 322 a.C), filósofo grego, aluno de Platão e professor de Alexandre, o Grande, identificou emoções irredutíveis:
- Medo
- Confiança
- Raiva
- Amizade
- Calma
- Inimizade
- Vergonha
- Falta de vergonha.
- Compaixão.
- Bondade.
- inveja
- Raiva
- Competição
- Desprezo
Pesquisadores modernos sugerem apenas quatro “emoções irredutíveis”:
- Alegria
- Tristeza
- Raiva
- Medo
As demais variações mais complexas das emoções foram evoluídas a partir dessas 4 emoções irredutíveis ao longo de milênios.
Essa visão sintetizada da emoção nos ajuda a refletir, perceber e compreendê-la melhor.
Teste seu Conhecimento
- Qual a importância da consciência para melhorar a qualidade das nosas emoções e sentimentos?
- O que é emoção?
- O que é sentimento?
- Qual a relação entre emoção e sentimento?
- Qual a diferença entre consciência e autoconsciência?
Saiba mais. Habilidades Emocionais, Autoconciência, Autocontrole, Motivação, Empatia, Sociabilidade.
Fomentar conexões emocionais com os conceitos a serem aprendidos.
- Simular experiências e conexões relevantes com os conteúdos e ferramentas cognitivas a serem aprendidos e aplicados em campo, com exercícios, práticas deliberadas, calendários e planificação, execução e avaliações devidamente acordados.
- Realizar um relatório a ser apresentado integrando conceitos, ferramentas cognitivas e conclusões sobre o desenvolvimento cognitivo e profissional.
- Aprendizagem planificada … deve focar em aprendizagens significativas, centradas nos interesses, nas paixões e nas experiências vividas pelos profissionais, para ajudar a aprofundar e a visualizar a relevância e a utilidade dos conceitos e habilidades a serem aprendidas, confrontando-as com as situações concretas das suas vidas diárias.
- Aprender com engajamento e compromisso emocional
- Ensinar a resolução de problemas, tarefas a a serem realizadas, para implementar um processo de aprendizagem ativo, criativo e motivante.
- Acumular memórias mais profundas para desenvolver uma aprendizagem mais versátil emocionalmente e cognitivamente.
A ideia de sugerir um ensino mais compatível com a natureza do funcionamento do nosso cérebro é aquela que mais oferece mais garantias para o futuro das suas vidas.
- Encorajar os estudantes a desenvolver intuições escolares inteligentes: esta estratégia prende-se com a promoção e enriquecimento do pensamento intuitivo e estratégico dos estudantes, na medida em que se torna hoje, numa sociedade global em mudança acelerada, cada vez mais necessário potenciar a sua criatividade e o seu raciocínio crítico.
- Aprender a colocar perguntas relevantes, saber questionar e dispor de instrumentos mentais analíticos, são condições críticas para desenvolver, aprofundar e criar conhecimento.
- Utilizar e treinar o pensamento intuitivo é uma plataforma cognitiva excelente para estabelecer generalizações e para transferir conceitos e estratégias da vida acadêmica para novas situações e novos problemas da vida real e concreta. A aprendizagem pode ser concebida como uma maratona longa, e para percorrer com sucesso os currículos devem ser construídos no sentido de criarem mais oportunidades para as funções intuitivas e conativas e para as funções cognitivas e executivas dos estudantes. Os estudantes precisam passar pelo sentimento de que estudam para sentirem em si próprio, que “Eu crio, logo existo”.
- As escolas não existem para amorfanhar a intuição ou para ridicularizar a criatividade das crianças e dos jovens, pelo contrário, como organizações de aprendizagem que são, devem apostar mais na intuição e na emoção, pois só com elas as aprendizagens significativas e relevantes se fixam e incorporam no cérebro. A nossa memória de longo prazo, que consubstancia neurofuncionalmente as nossas aprendizagens mais importantes e engrandecedoras da nossa personalidade, permite-nos recuperá-las, rechamá-las e aplicá-las a novas situações, exatamente porque elas estão entranhadas corporeamente e emocionalmente, só com tais ingredientes afetivos e conativos o auto-aperfeiçoamento é treinado e expandido.
- A escola ou sala de aula que não desenvolva a intuição e a emoção dos estudantes está condenada, esvaziada de entusiasmo, ela empobrece o cérebro dos seus ocupantes, quer no seu presente, quer no seu futuro.
3º gerir intencionalmente e ativamente o clima emocional do processo educacional, com a possibilidade de cometer erros e aprender com eles, algo só possível de ocorrer numa atmosfera pedagógica de confiança e de respeito.
- O clima e o envolvimento empresarial onde decorrem as interrelações entre profissionais experientes e inexperientes contribui de forma crucial para a aprendizagem.
- Aprender também envolve o cérebro social e emocional, as emoções não são irrelevantes, excessos de ansiedade ou de excitação trazem sempre problemas de aprendizagem.
- Um ambiente social, equilibrado, orquestrado, seguro e agradável é indispensável para que as empresas e as emoções de quem ensina e de quem aprende se possam expressar, criando toda uma atmosfera pedagógica de confiança e de conforto que contribua para que os alunos construam competências sociais e emocionais que permitam a acumulação significativa de melhores experiências educacionais.
- A empresa precisa saber que ganha mais com profissionais emocionalmente mais competentes.
- A emoção não pode continuar a ser concebida, em comparação com a cognição, ou pior ainda, a ser entendida como um obstáculo que interfere com ela.
A importância da emoção na aprendizagem é crítica, só com emoção a aprendizagem pode ser relevante, significativa e útil para a vida de todos os estudantes.
A criança ou o jovem como aluno, estudante e ser aprendente, não pode, consequentemente, ser compreendido apenas como um sistema cognitivo de reprodução de informações e conhecimentos factuais, mas pelo contrário, deve ser reconhecido como ser relacional e emocional, como sujeito histórico-social constituído por atitudes, condutas, conhecimentos e competências transmitidas por outros.