Equações e fórmulas fundamentam as grandes teorias … isso tem suas razões.
São simples, sintéticas, bonitas, fáceis de entender, precisas, mnemônicas, não falíveis, fáceis de comunicar, são qualitativas e podem ser quantificadas.
São aplicadas nos vários domínios do conhecimento.
Funcionam como base para o método científico … a forma (fórmula) de fazer ciência.
A matemática é composta de expressões, equações e fórmulas.
Saber trabalhar com elas é a chave para ter sucesso em matemática, na ciência e nos negócios.
As equações são duas expressões que são iguais entre si.
Uma expresão em matemática é uma combinação de constantes (números), váriáveis e operações matemáticas.
- ex: 2x … 2x + 1, 2x+1+y, etc.
A Equação são duas expressões equivaleNtes.
- Equação do círculo = πr2.
- Perímetro do retângulo = 2L1 + 2L2.
Saiba mais.
- 5W2H
- Arte e Ciência.
- Controle.
- Compreensão.
- Comunicação.
- Dimensionamento.
- Estatística
- Explicação.
- Formulação de Estratégia.
- Imaginação.
- Justificação.
- Lógica.
- Métodos.
- Modelagem.
- Planejamento.
- Pesquisa.
- Projeto.
- Previsão.
- Processo
- Simulação.
- Sistematização.
- Racionalização.
Autodiagnóstico Rápido
Perguntas iniciais para ativar o seu “pensamento difuso” e “trazer à tona” o seu conhecimento sobre “equações e fórmulas”.
- O que é uma equação e uma uma fórmula?
- Porque usar?
- Quem usa?
- Onde usar as equações e fórmulas?
- Quando usar?
- Como usar?
- Quanto?
Quais as fórmulas e equações que eu uso na empresa?
Descrição 5W2H –
Essas 7 perguntas usadas para investigar o conhecimento sobre equações e fórmulas, compõem outra ferramenta cognitiva multipropósito conhecida como 5W2H.
- Observe as perguntas qualitativas e quantitativa.
- Como são efetivas para fazer diagnósticos rápidos.
- São perguntas mutuamente exclusivas e completamente exaustivas que permitem “avaliar o todo sem ambiguidades”.
A propriedade de AVALIAR o TODO SEM AMBIGUIDADES, é um PRINCÍPIO FUNDAMENTAL do “MÉTODO CIENTÍFICO“.
- NECESSÁRIA e SUFICIENTE
- ESSENCIAL, CLARA e SIMPLES.
- MUTUAMENTE EXCLUSIVA e COMPLETAMENTE EXAUSTIVA.
- SMART – eSpecifica, Mensurável, Acessível, Relevante, Temporal.
- EFICIENTE e EFICAZ
- SMART – eSpecifica, Mensurável, Acessível, Relevante, Temporal.
- EFICIENTE e EFICAZ
Significa que quando usamos “ferramentas cognitivas e de gestão” estamos pensando, procedendo, processando as informações, conhecimentos, habilidades e experiências seguindo preceitos objetivos, práticos, sistemáticos
Funciona como um FIO CONDUTOR para a filosofia e ciência.
Orienta a observação, hipóteses, equações, fórmulas, resolução de problemas, acionar todas as funções cognitivas de forma SMART – eSpecífica, Mensurável, Acessível, Relevante e
Saiba mais.
Porque usar Equações?
- A equação em matemática permite modelar o mundo real, através de variáveis, constantes, igualdade e operadores.
- Conectar teorias com a prática.
- Sintetizar pensamentos, teorias, axiomas, princípios.
- Resolver problemas, facilitar lembrar, compreender, explicar sinteticamente e resolver classes de problemas.
- Modelar … estabelecer paradigmas, limites, contextos, relações de causa e efeito (tradeoffs) de forma sintética.
- Generalização … são projetadas para serem aplicadas em vários contextos e escopos.
- É ferramenta cognitiva … aumenta o desempenho da atenção, pensamento, linguagem, memória, percepção, aprendizagem.
- É ferramentas qualitativa … modela a realidade via conceitos (variáveis) e suas relaçoes de causa e efeito essenciais … o foco está direcionado para “o que”fazer.
- É uma ferramenta quantitativa … transforma ou representa em números a realidade, usa o computador, tecnologia para registrar fatos e dados, fazer estatísticas, comparar contextos, fazer previsões … o foco está direcionado para “como fazer”.
- A equação, como ferramenta quantitativa não exige que o sujeito ( “quem” ) conheça os princípios e experiências que foram necessários para criar a equação, é necessário que o sujeito saiba aplicá-las saiba quando, como usar
- car a relação entre a teoria e prática, identificar os componentes (conceitos, variáveis) principais no sentido que
- Equação e fórmula são usados como sinônimos mais são coisas diferentes.
- Equação expressa uma igualdade entre grupo de conceitos que em matemáica é representada por variáveis, constantes e operadores (soma, subtração, multiplicação, divisão, exponenciação).
- A equação busca expressar a realidade através expressões matemáticas.
- Exemplo, a = b expressa que o conceito a é igual a ao conceito b, a = b + c +2
- Exemplo, a =
Fórmula
- A fórmula é uma quantificação de uma equação para um determinado fim.
- Permitem expressar cientificamente sentimentos e emoções.
- De uma forma geral, criar formulas e formulações para representar as situações, memorizar e resolver rpoblemas.
- Fórmulas podem traduzir procedimentos,.
- Facilitar repetições espaçadas.
- plas utilidades.
- Fórmulas permitem que os usuários não precisem recriar a mesma fórmula se quiserem realizar as mesmas operações.
- Fórmulas, como boas ferramentas, exigem a atenção seletiva do sujeito e concentração.
- Fórmula facilitam muito o teste, aplicação e transferência de conhecimento entre domínios.
- Fórmula ´é uma forma poderosa de capturar e salvar uma solução de trabalho, ou registrar causas e efeitos de instâncias circunstanciais ao longo do tempo.
- Permite repetir procedimentos com corretismo, consistência e precisão.
- Ajuda a tomar decisão pela análise de histórico de dados e tradeoffs envolvidas entre as variáveis da fórmula.
- Fórmulas funcionam como uma memória dinâmica que amplia construtivamente, em tempo real e on the job, a memória humana e empresarial.
- Fórmulas são ferramentas apreendidas e refinadas com o uso.
- Recálculos, atualizações, avaliações de forma automática e sem perda de tempo.
- nalisar – dividir o todo em partes menores relacionadas de forma mutuamente exclusiva e completamente exaustiva.
- Conceituar – formar conceito através de associações com outros conceitos mais simples.
- Essencializar – identificar o conjunto de atributos ou conceitos necessários à identidade de um objeto (físico ou metal)
- Resumir – reduzir e concentrar conceitos.
- Sintetizar – resumir resumos de diferentes fontes, com “essencialização” e “interpretação”.
- Explicar – fazer o outro compreender na sua perspectiva para dar autonomia para explicar para outro, fluir e democratizar o conhecimento.
- Generalizar – tornar geral ou mais amplo, estender, propagar, universalizar, conceituar.
- Padronizar – organizar, uniformizar,
- Transferem conhecimento
- “Ajudam” a transferir habilidade
- Modelam
- Memorizam
- Inteligência Competitiva = inteligência emocional + conhecer a oferta + fluência situacional + fazer contatos + atingir metas
- Inteligência Emocional = autoconsciência + autocontrole + motivação + empatia + sociabilidade
- Atingir Metas = carga de trabalho + velocidade + conversão + tamanho + precisão + custos
- Conhecer Oferta = características + necessidades + atributos de valor + estratégia de valor + mensagens de valor
- Fluência Situacional = situação + problema + implicação + visão + solução + resultados
- Fazer Contatos = plano + abertura + investigação + solução + fechamento
Expressão bem definida
Uma expressão bem definida é uma expressão inequívoca … uma expressão cuja definição lhe atribui uma interpretação ou valor único.
Caso contrário, diz-se que a expressão não está bem definida , mal definida ou ambígua .
Uma função está bem definida se dá o mesmo resultado quando a representação da entrada é alterada sem alterar o valor da entrada. Por exemplo, se f recebe números reais como entrada, e se f (0,5) não é igual a f (1/2), então f não é bem definida (e, portanto, não é uma função).
O termo bem definido também é usado para indicar que uma expressão lógica não é ambígua ou contraditória.
Uma função que não está bem definida não é o mesmo que uma função que está indefinida .
- Por exemplo, se f ( x ) = 1/ x , então o fato de f (0) ser indefinido não significa que f não esteja bem definido, mas que 0 simplesmente não está no domínio de f .
Exemplos de equações notáveis que
- Leis de Newton … fundamentam a base da mecânica clássica. movimento dos corpos, força, massa, inércia, aceleração, ação e reação iguais e sentidos contrários, predição da trajetória de asteroides, movimento das marés, trazer equações matemáticas para a explicação de fenômenos naturais …
- Lei da Relatividade … E = mc2 … pequenas massas na velocidade da luz e podem causar grande quantidade de energia nuclear.
- Ativo = Passivo + Patrimônio.
- Preço = Procura / Oferta.
- Fila … Tamanho da fila = Taxa de chegada x Tempo de Serviço.
- Valor = Benefício / Custos x Riscos.
- Risco = Probabilidade de ocorrência x Efeito da Ocorrência.
- Rentabilidade … Lucro / Investimento.
- Rentabilidade … (Redução de Custo + Custos Evitados + Aumento de Receita) / Custo Total da Solução.
- Rentabilidade = Lucratividade x Turnover
- Lucratividade = Margem de Lucro = Lucro / Receita.
- Turnover= Receita / Custo de Investimento.
- Produtividade = Receita / Custo de Operação.
- Precisão = Realizado / Previsto.
- Receita = Velocidade de receita x tempo de geração de receita
- Receita = N x $ x %.
- Inteligência Emocional = Autoconsciência + Autocontrole + Motivação + Empatia + Sociabilidade
- Inteligência = Inteligência Genética + Habilidade adquirida
- Conhecimento = Convivência + Descrição + Habilidade.
- Cognição = Atenção + Percepção + Linguagem + Pensamento + Aprendizagem
- Filosofia = Metafísica + Epistemologia + Lógica + Ética + Política + Estética.
- Filosofia da Ciência = Epistemologia + Natureza dos Conceitos Científicos + Produção de Conceitos + Validação de Conceitos (Informação) + Previsão e Domínio da natureza + Método Científico (formulação e uso) + Argumentos (para chegar as conclusões) + Implicações de métodos, modelos e ferramentas
Necessidade = Necessidade Latente + Necessidade Ativa + Imagem de Solução
- Imagem de solução = Necessidade + Implicação + Solução + Ação + Sujeito
- Fechamento da Venda = Necessidade Ativa + Imagem de Solução + Valor da Solução + Controle da Venda + Decisão