A gestão de recursos e processos pode ser simplificadamente modelada e estudada pela ‘análise integrada” do propósito, características, aplicações e suas relações, tal como no diagrama de venn da figura.

A teoria de conjunto explorada no esquema da figura, é uma ferramenta usada na gestão, para criar modelos, mapas conceituais, ajudar a ganhar visão de contexto, conjuntos, elementos e operações que combinados, podem representar qualquer coisa, e à partir daí, investigar relações de interdependência, causalidade, pertencimento, união, intersecção, complementação e outras relações existentes … é uma estrutura de linguagem matemática e intuitiva de alto nível para a análise de relações em qualquer contexto ou situação … está na base da inteligência artificial e ciência cognitiva.
Propósito, Característica e Aplicação.
Quais são os conceitos, significados e utilidades?
Propósito … foca no “Porque” … busca pelo sentido e finalidade da existência, razão profunda que motiva ações.
O propósito é um um guia para pensamentos, comportamentos e ações, conecta valores, direciona, e dá significado na vida, … é aquilo que você deseja alcançar ou realizar (um objetivo ou plano) … que te impulsiona além da obrigação … é uma ferramenta para conectar seus valores e paixões com o que você faz … seja pessoal ou profissional … e que pode beneficiar os outros … atrair objetivos e pessoas … motivar e racionalizar as intenções, atenções e ações.
Característica … foca no “O que“… é uma qualidade, atributo ou particularidade que identifica, define ou diferencia algo ou alguém de outros semelhantes, de forma articulada com o propósito e aplicações.
Característica pode ser física, psicológica, funcional ou simbólica, traços de personalidade (por exemplo … liderança) ou aspectos de um produto (preço, tamanho, etc) … constrói a identidade de um conceito, empresa, tarefa e contribui para a definição de uma propriedade (um conjunto mais amplo de características de um objeto, pessoa ou sistema).
Aplicação … foca no Como, Onde, Quando e Quanto … pôr em prática”, executar, realizar ou implementar uma ideia, plano, conhecimento ou intenção … transformar abstrato em concreto … agir em vez de apenas planejar ou pensar sobre algo.
Aplicação tem como sinônimos como fazer, realizar, executar, implementar ou aplicar … fundamental para alcançar resultados e concretizar objetivos … não esperar pelas condições perfeitas … começar simples a ação vale mais do que várias ideias complexas não realizadas … disciplina acima de tudo … o lema é transformar pensamento em ação, com ou sem inspiraçao, focar no presente e o que pode ser feito hoje.
Relações entre Propósito, Característica e Aplicação.
Uma vez entendido cada conceito, seu significado é detalhado e ampliado pela análise das relações da tríade Propósito x Características x Aplicações.
Relação entre Propósito e Característica.
Características ( o que) e Propósito (porque) estão intrinsecamente ligados … características são atributos que possibilitam a realização do propósito.
O estudo da relação entre característica e propósito é fundamental em vários estágios e contextos da gestão … permite responder perguntas do tipo: Como usar o propósito para orientar o desenvolvimento de características? Como combinar características de forma única para um determinado propósito? Qual o melhor design e sua fundamentação funcional? Quais os atributos da marca, missão, competências e valores que devem ser caracterizados e desenvolvidos?
Características e Aplicações ( O Que e Como)
A relação entre característica e aplicação é direta e fundamental, isso porque as propriedades (conjunto de características) específicas de um material determinam sua adequabilidade para uma determinada função ou uso … selecionar um produto, serviço, recurso baseia-se em como suas características (físicas, químicas, mecânicas, abstratas, pessoais) atendem aos requisitos da aplicação ( e propósito) desejada.
Propósito e Aplicação (Porque e Como)
A relação entre propósito e aplicação (ou colocár propósito em prática) é direta, simbiótica e essencial para a eficácia e o significado de qualquer empreendimento, pessoal ou profissional … o propósito atua como a bússola ou o “porquê”, enquanto a aplicação é a ação ou o “como” e o “o quê” que concretiza essa direção.

Conclusão.
Quando analisamos a tríade propósito, características e aplicações estamos simplificadamente e resumidamente fazendo uma analise circunstancial das variáveis – “O que, Quem, Porque, Quando, Onde, Como e Quanto” de uma forma simplificada, mnemônica e prática , tal como esquermatizado na figura.
A análise, questionamento e pesquisa dessa “tríade de conceitos e suas relações é uma ferramenta para pensar crítico e científico sobre modelos, métodos, ferramentas gestão, aprendizagem, ensino, especialização, solução de problema e tomada de decisão.
Pergunte para você mesmo … qual a relação entre propósito, características e aplicações desse meu “objeto do conhecimento”?


