Memória é a função do cérebro responsável por codificar, armazenar e recuperar informações ao longo do tempo com o objetivo de influenciar ações futuras.
- É um dos componentes principais do sistema cognitivo e participa de todas as operações mentais.
- Memória sadia e bem trabalhada tem benefícios surpreendentes.
- Depende do sujeito, objeto do conhecimento, ferramentas e ambiente.
- É fundamental para: 1) compreender (entender as relações/associações), 2) lembrar (recuparar memórias, estados mentais de desempenho), 3) provocar reflexão (atentar, ponderar, decidir), 4) reaproveitar experiências passadas, 5) aumentar o retorno do investimento em aprendizagem do sujeito e empresa.
- A memória também contribui para pensar de forma crítica e está conectada direta com a atenção.
- É composta por uma rede de conexões neurais distribuída por todo sistema neural humano,.
- É uma rede mais densa no indivíduo que utiliza o cérebro mais intensamente e menos densa naquele indivíduo que, em qualquer fase da vida, deixe de estimulá-lo.
- A aquisição de informações, tais como sons, palavras, números, conceitos são armazenados na memória como “conexões neurais”.
A memória, essa rede de neurônios, é como um músculo, se parar de usar atrofia e se usar adequadamente se ilumina, fica mais densa, ganha força e flexibilidade.
Memória e Cognição
A memória é componente vital para a cognição e aprendizagem e tem alta conexão com a atenção na aquisição, armazenamento e recuperação de informações e conhecimentos.
- Inclui vários processos mentais para aquisição, memorização e recuperação.
- Organizar o conhecimento prévio.
- Recuperar informações na memória.
- Balancear a sinergia entre conteúdo e forma da informação.
- Usar analogias, conceitos, relacionamentos e hierarquias
- Separar o relevante do irrelevante.
- Usar a neuroplasticidade de forma inteligente para esquecer as coisas irrelevantes e lembrar as relevantes e oportunas.
Funcionamento da Memória Humana.
Podemos “simplificadamente” explicar o funcionamento do nosso sistema de memória como composto de três subsistemas:
- Memória de curtíssimo prazo (ex, lembrar um número apenas o tempo suficiente para escrevê-lo ou discá-lo).
- Memória de trabalho ou de curto prazo (ex, manter informações “arquivadas” na mente durante a execução de uma tarefa e
- Memória de longo prazo (ex, guardar informações importantes a serem recuperadas oportunamente).
- A figura ilustra: 1) um visão simplicada do funcionamento das memórias de curto e longo prazo, 2) blocos de informação criados na memória, 3) gancho criados pelo pelo cérebro para facilitar a aquisição, armazenamento e recuperação dos blocos de informação.
- Ganchos são associassões entre blocos de informações, podem ser palavras chave, conceitos, aforismos, imagens, símbolos … mnemônicos, de uma forma geral, para facilitar a memorização (aquisição, armazenage, e recuperação).
- Memória de curtíssimo prazo e de curto prazo são muito pequenas e utilizadas para processar as informações antes de serem armazenadas na memória de longo prazo.
- A memória de longo prazo é como um grande armazém, com uma enorme capacidade de armazenamento para “registrar tudo” que nos acontece, experiências, equações, aprendizado, emoções, solução de problemas.
- Todas as memórias são conectadas e sempre trabalham de forma articulada.
- Os nossos processos cognitivos que suportam tudo que fazemos, transferem informações da memória de longo prazo para a memória de curto prazo e vice versa, o tempo todo.
- Considerando que a memória de trabalho é muito pequena e a de longo prazo é muito grande, o cérebro, comandado por você, via intenções, cria esquemas mentais, ganchos mentais” e blocos de informação, para conectar “traços de memórias” como conceitos, procedimentos, problemas, soluções, crenças, valores, sentimentos, emoções, comportamentos.
- A atenção para registro e recuperação da informação é fundamental para que o fato ou dado de que precisamos num dado momento seja relembrado da maneira correta e no tempo correto.
- Dessa forma, a memória é uma habilidade a ser trabalhada cientificamente pelo sujeito (eu, você e empresa), entender suas relações com os outros componentes cognitivos como a atenção, percepção, pensamento, linguagem, comunicação, aprendizagem e metacognição.
- Na empresa uma boa prática de desenvolver a memória individual e coletiva é através de ferramentas empresarias baseadas na padronização de tarefas.
A empresa deve ajudar seus colaboradores e cliente, cadeia de valor de uma forma geral, a concentrar a sua atenção, ler e escrever na sua memória de longo prazo repetidas vezes, de forma espaçada e fortalecer as conexões neurais.
Atenção x Falhas de Memória
- Um ponto relevante a ser destacado é a alta interdependência entre a atenção e o sistema de memórias, tanto no plano individual, quanto coletivo.
- Muitas vezes os problemas de memorização estão associados à falta de concentração e não de memória.
- Provavelmente o foco de atenção não esta voltado para o item a ser memorizado e sim para qualquer outra coisa no momento.
- Ou seja falha no corretismo, consistência e capacidade do processo atencional do sujeito.
- Portanto, em uma grande maioria dos casos, não é um problema de memória, mas sim de falhas na intenção subjetiva e voluntária de guardar ou não determinada informação.
Volume de Informações e Envelhecimento
A Andragogia, o modelo educacional para adultos, é um ponto de atenção … precisa ser ajustado de acordo com o ciclo de vida da pessoa e seu contexto, para usar da melhor forma a memória e as demais funções cognitivas do cérebro.
- As pessoas mais velhas têm patrimônio de conhecimento infinitamente maior, a sua atenção está dispersa e dividida entre inúmeras demandas.
- Quando somos mais novos, o nosso banco de informações é menor … a busca de informação é sempre rápida e facilitada, mas ficará mais demorada ao longo do tempo e reclamaremos da lentidão, se o volume de dados superar a capacidade de trânsito das informações requisitadas.
- O indivíduo mais maduro que busca por informação, pode achar que a memória está mais lenta e deficitária, entretanto, se avaliar todo o contexto, certamente verá que a resposta está adequada ao ciclo de vida e momento específico que atravessa.

Conclusão.
- Incorporar técnicas de memorização em qualquer empreendimento educacional melhora os seus resultados do sujeito (eu, você, equipe e empresa)….
- Técnicas de “aprendizagem cognitiva” que ensinam a metacognição e criação de ferramentasmentais significa ganhar inteligência e vantagem competitiva.
- É a “faculdade do cérebro” pela qual os dados ou informações são codificados, armazenados e recuperados quando necessário .
- É um dos componentes principais do sistema cognitivo … participa de todas as operações mentais.
- Podemos “simplificadamente” explicar o funcionamento do nosso sistema de memória como composto de memória de curto prazo e memória de longo prazo.
- Pesquisas demonstram que precisamos revisitar várias vezes as informações transferidas da memória de trabalho para a memória de longo prazo para que possamos recuperá-las depois, e existem formas de fazer isso eficientemente, desenvolvendo deliberadamente habilidades para tal.
- A prática de repetições espaçadas de “bloco de informações” menores” e concatenados, distribuídas ao longo dos dias, é muito mais eficaz, eficiente, econômica e prazeroza, do que repetir várias vezes o bloco de informações durante um único dia … você constata isso quando deixa para estudar na véspera das provas e em poucos dias depois já esqueceu tudo … isso é explicado neurocientificamente, principalmente pela capacidade cerebral de esquecer (neuoplasticidade).
- A atenção para aquisição, registro e recuperação da informação é fundamental para que fatos e dados sejam relembrados da maneira correta e no tempo correto.
- A associação, a capacidade de criar relações, pegar um elemento novo que você está aprendendo e associar com outros que você já conhece, é a base do funcionamento da memória … a regra universal é: “busque sempre fazer associaçções do novo com o que você já sabe”.
- O uso de um instrumental mnemônico – ferramentas para a memória – é mais do que recomendável, já que memória é falível em qualquer fase da vida.
- Todas as técnicas de memorização são fundamentadas na associação..
- A memória é uma rede de ligações neuronais, que comprovadamente será mais densa no indivíduo que utiliza o cérebro mais intensamente e menos densa naquele que, em qualquer fase da vida, deixe de estimulá-lo.
- Quanto mais densa e estruturada for a rede de conexões neurais mais fácil será fazer associações e memorizar.
- A Andragogia, o modelo educacional indicado para o adulto, é diferente do modelo pedagógico aplicado para a criança principalmente neste quesito associação. e aplica diferentes métodos de acordo com o ciclo de vida do indivíduo para prover aprendizagem significatva e conceitual.

Perguntas para reflexão e repetições espaçadas.
- O que é a memória humana?
- Dê 5 exemplos de diferentes tipos de informações tratadas pela memória humana.
- Dê um exemplo de uso da memória de curtíssimo prazo, de curto prazo e de longo prazo.
- O esquecimento é uma característica da memória. Por que o nosso cérebro esquece?
- O que é plasticidade da memória e quais são seus benefícios?
- Por que a repetição espaçada é um excelente método para aprender e memorizar?
- Qual a relação entre aprendizado e memorização?
- Nas primeiras 48 horas o nosso cérebro esquece no entorno de __% do conteúdo estudado e 30 dias depois esquece __%.
- Qual a razão da repetição espaçada de um bloco de informação distribuída por alguns dias e muito mais efetiva do que repetir várias vezes num único dia?
- Por que quando estudamos um assunto de última hora a qualidade do aprendizado é reduzida e a curva do esquecimento é mais agressiva?
- Qual a relação entre memorização e atenção?
- O que significa o conceito “associação” e qual a relação com memorização, aprendizado e mnemônicos?
- O que são ganchos mentais?
- O que é mnemônico e para que é utilizado? Dê 3 exemplos de mnemônicos?
- Como aumentar a capacidade da sua memória?
- Qual a diferença em termos de conexões neurais entre um indivíduo especialista numa determinada área e outro que não especialista?
- O especialista consegue aprender mais rápido do que um não especialista? Qual a razão?
- Por que o modelo educacional indicado para o indivíduo numa fase mais avançada da vida precisa ser diferente do mais jovem?