
O marketing considera que a comunicação dos ATRIBUTOS de VALOR da empresa e suas OFERTAS quando endereçados ao PÚBLICO ALVO correto, influenciam a PERCEPÇÃO de VALOR e COMPORTAMENTO e SATISFAÇÃO do CONSUMIDOR.
- A percepção do consumidor sobre uma empresa e seus produtos tem um efeito dramático no seu comportamento de compra e é um determinante crucial para preferirmos esse produto mais tarde.
- As ações de marketing objetivam fixar a marca e seu valor na memória de longo prazo do consumidor, de forma repetida, consistente e com inovação.
- A “percepção de valor” ou como uma pessoa interpreta o valor de uma oferta, muda ao longo do tempo, de acordo com situações, informações, conhecimento, sentimentos, emoções.
- Podemos medir o valor de uma oferta como a diferença entre o estado anterior e o estado posterior percebido pelo potencial comprador com a compra da oferta e nível de satisfação como a sensação de prazer ou desapontamento resultante da comparação do desempenho percebido após a compra versus às expectativas antes da compra.
O marketing estuda e busca influenciar “processo de percepção do consumidor” considerando 4 estágios.SENSAÇÃO > ATENÇÃO > INTERPRETAÇÃO > RETENÇÃO.