
Pesquisas demonstram que precisamos revisitar várias vezes as informações transferidas da memória de trabalho para a memória de longo prazo para que possamos recuperá-las depois.
- Você já teve um “branco”?
- Esse problema é muito comum e também fácil de resolver.
- Tudo está ligado a seus hábitos e a maneira como você utiliza sua memória.
- Por exemplo, nas primeiras 48 horas (2 dias), uma pessoa normal esquece cerca de 70% do conteúdo novo estudado e armazenado na memória de longo prazo.
- A curva de esquecimento ocorre de forma mais lenta e gradativa ao longo do tempo, chegando a 80% ou mais em um período de 30 dias.
- Para transferirmos informações da memória de curto prazo para a memória de longo prazo e recuperá-las demanda tempo e prática.
- Não se trata de um conhecimento “à priori” ou descritivo.
- Memorização é um conhecimento “a posteriori”, exige fazer, experienciar, simular mentalmente, modelar, aplicar um método e ferramenta.
- uma forma de fazer isso é usar a técnica de “repetição espaçada” – repetir o que você deseja reter (problema, conceito, etc) de forma espaçada, por alguns dias.
A repetição espaçada é uma técnica que usa vários recursos para gerar repetições de interações do sujeito com um determinado objeto do conhecimento … que podem ser de várias formas e práticas.
- Reler seletivamente.
- Relembrar conceito.
- Perguntas.
- Revisões programadas.
- Práticas
- Anotações.
- Resumos.
- Síntese.
Se revisitarmos o conteúdo estudado, por exemplo via leitura ativa, na forma de teste ou via anotações não lineares (mapas mentais e mapas conceituais), em períodos específicos e cada vez mais espaçados de tempo, é possível interromper a curva de esquecimento e fazer com que ela seja inesquecível.

Para transferirmos informações da memória de curto prazo para a memória de longo prazo e recuperá-las quando necessário, é necessário tempo e prática.
Uma forma de fazer isso é usar a técnica de “repetição espaçada” – repetir o que você deseja reter (palavra, problema, conceito, etc) de forma espaçada, por alguns dias.
A repetição espaçada constrói estruturas neurais mais fortes ao repeti-las ao longo de vários dias.
Prolongar a prática de repetir o que você deseja reter por alguns dias faz a diferença.
Experiências demonstram que a prática de repetições espaçadas de um bloco de informações, distribuídas por alguns dias, é muito mais efetiva do que repetir várias vezes o bloco de informações, durante um único dia.
Você constata isso, quando deixa para estudar apenas na véspera das provas e em poucos dias depois, já esqueceu tudo.

Saiba mais.
- Repetição espaçada.
- Construção de locos de Informação.
- Informações.
- Repetição espaçada
- Problema
- Conceito
- Mapas mentais
- Mapas conceituais
- Curva de esquecimento