O plano estratégico é um documento resultante do planejamento estratégico usado para comunicar os objetivos estratégicos da organização, as ações necessárias para alcançar esses objetivos e todos os outros elementos críticos desenvolvidos durante o exercício de longo prazo.
O planejamento estratégico é um processo anual, no qual os líderes da empresa determinam onde se quer chegar no futuro, num horizonte de 3 a 5 anos, ou menos, depende do porte da empresa e tipo de negócio e ambiente competitivo.
Objetiva garantir a missão, valores e visão.
- Missão … o que deve ser feito hoje,
- Valores … quais os atributos de valor para suprtar a missão e visão.
- Visão … como estaremos no futuro?
Essas dimensões estão na essência e princípios de qualquer plano estratégico.
Orientam empresa, cadeia de valor, funcionários e interessados trabalharem em direção aos objetivos comuns.
Como a “estratégia maior” da gestão empresarial, visa definir prioridades, direcionar energias e recursos, fortalecer e catalizar as operações, garantir que os funcionários e outras partes interessadas trabalhem em direção aos objetivos comuns, de forma articulada, sincronizada, harmônica e produtiva economicamente e socialmente.
Projetar o arcabouço de conhecimento, habilidade e atitude, para tomar decisões e ações fundamentais que moldam e orientam a empresa.
O planejamento estratégico lida com 3 perguntas principais:
- “O que nós fazemos?”
- “Para quem nós fazemos isso?”
- “Como podemos nos sobressair?”
Componentes do Plano Estratégico.
Um plano estratégico de uma forma geral pode ser segmentado tal como iliustrado na figura (mapa mental) nos seguintes componentes:
- SUMÁRIO EXECUTIVO … síntese do plano estratégico que permita os tomadores de decisão entender o plano e tomar decisões e para muitos é considerado a parte mais importante do plano.
- DECLARAÇÃO DE PROPÓSITO … explicar a razão da existência da empresa e dos objetivos empresariais.
- ANÁLISE de SITUAÇÃO … de pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças … analisar a situação corrente e nível de competitividade empresarial.
- METAS de LONGO PRAZO … detalhar o alcance da visão.
- METAS ANUAIS e MENSAIS … que detalham as metas de longo prazo.
- PLANOS OPERACIONAIS – documentos que detalham como o as metas serão alcançadas.
“Uma visão sem um plano é apenas um sonho. Um plano sem visão é apenas trabalho penoso. Uma visão com um plano pode mudar o mundo”.
Joel A. Barker.
Plano de Negócios x Plano Estratégico.
Enquanto um plano estratégico é um tipo de plano de negócio, existem distinções importantes entre os dois que vale a pena notar.
O plano estratégico é usado para implementar e gerenciar a direção estratégica de uma organização que já existe; o plano de negócios é usado para iniciar um negócio e obter financiamento.
Os dois planos cobrem diferentes prazos; o plano estratégico cobre de 3 a 5 anos; o plano de negócio geralmente cobre 1 ano.
O plano estratégico define foco, direção e ação para mover a empresa do “agora” para o “futuro”, o plano de negócios define o negócio.
O plano estratégico se concentra na construção de uma vantagem competitiva sustentável – é de natureza futurista, o plano de negócios é usado para avaliar a viabilidade de uma oportunidade de negócio – é de natureza tática.
O plano estratégico é o plano maior com os objetivos maiores e de longo prazo.
Orienta todos os planos da “rede de planos” de uma empresa de qualquer porte para garantir a sua sustentabilidade e função social e de negócios, seja com 1 ou milhares de colaboradores.
Plano Estratégico, Tático e Operacional precisam estar conectados por indicadores e atividades de gestão pra garantir o sincronismo empresarial.
O primeiro mira questões conceituais, modelo de negócio, proposta de valor … missão, valores e visão … modelo operacional, KPIs – indicadores de desempenho chave, ITRs – indicadores de tempo real.
O segundo, cuida do presente e o futuro próximo, curto prazo, fazer acontecer o plano estratégico.
As duas partes trabalham de forma articulada cujo sincronismo é dado pelo plano estratégico e realimentado pelo plano operacional.
Em baixo desse “guarda-chuva” são “enredados” os planos operacionais de forma hiráquica.
Adicionalmente, entre o nível estratégico e operaional, existe o nível tático, que faz a ponte, o interface que ajusta os dois planos de acordo com cisrcunstâncias e situações do ctidiano diário, se,anal e mensal de qualqur emprea.
Teste seu Conhecimento sobre Planos Estratégicos
- O que é um Plano Estratégico?
- Quais são as 3 perguntas principais tratadas no plano estratégico?
- Quais os componentes do Plano Estratégico?
- Qual a diferença entre Plano de Negócios e Plano Estratégico?